iMac Retina Display

Distinguir ou não, não é uma questão exclusivamente com a densidade de pixels, mas sim também com a distância. A história dos 300dpi é fake já agora.

A ideia do iMac 5K é poder trabalhar video 4K em full screen e ainda sobrar espaço para os icones e barras de ferramentas a volta....

Faz sentido.

Em relação ao que o nosso olho humano consegue distinguir o limite é 300ppi o imac 5k tem 218ppi

Sem fazer contas a ppi eu olhei para o iMac 5K e notei diferença para o ecrã atual.
Enquanto as pessoas notarem diferença entre o antigo e novo vão continuar a encontrar motivos para querer o novo.

Pois, estou numa duvida do arco da velha!! Nem sei mesmo que faça....mas eu não consigo mesmo ver um 5K ao vivo pelo menos nestes dias mais próximos para ver se a diferença é assim tão significativa.

Nunca vi nenhum também mas para mim um retina de 13" já é qualquer coisa de espectacular relativamente ao meu air, imagino um 27" 5k.

Eu por acaso andei a falar sobre isto numa aulas lá no mestrado mas de pouco me lembro para ser sincero. Também a minha área era mais a imagem em si e não tanto os meios de reprodução ou vídeo.

Última edição pelo moderador:
Ok obrigado era isso que eu dizia a r9 m295x conssegue lidar com alguns jogos se calhar é melhor comprar o imac porque se lida com alguns jogos e eu não usar só para jogos apenas para me divertir de vez em quando acho que vale a pena.

Mas se eu fosse optar por um pc gamer qual era a melhor opção customizalo eu próprio peça a peça ou comprar um já montado por exemplo da asus ou alienware.

Tenho um primo com as mesmas dúvidas que tu. Também já tem um iphone e um ipad e queria o imac para jogos. A diferença é que ele tem a mania que é fotógrafo e brinca de vez em quando com o photoshop. No entanto o uso principal que quereria dar seria mesmo mais direccionado para os jogos e isso seria um desperdício.

Ainda tenho que ir à outra secção fazer uma configuração para ele, depois tendo já os dados e conselhos todos ele que decida.

Ou não sabes procurar ou não te deste ao trabalho.

Penso que não possa colocar aqui links de lojas, seja como for tens pm com pelo menos um link.

Quais são as questões?

Oi @nexp Não comprei logo quando saiu porque não sabia o desempenho da M295x, depois que soube surgiram as queixas da malta em termos de "fan noise" e temps. Tenho andado a pesquisar bastante nos ultimos tempos, mas verdade seja dita que os que encontro a se queixarem é malta que joga e eu é coisa que não faço ptt jogos não me preocupa.

Depois da intro :) aqui vão as questões se possível testares espectáculo:

1- Renderizar um video +- 10 min em FCPX sem efeitos nenhuns de especial qual a rpm e a temp que ele atinge (E claro o feedback humano se o barulho é incomodativo ou não)

2- Mais importante que o anterior: Gravar um Voice Over em FCPX provoca a ramp das fans ou ele continua idle de forma que não se ouça as ventoinhas enquanto se grava a voz?

As perguntas são um bocado "noobs" normalmente não tenho dúvidas no PC/Mac a adquirir mas este está a ser um bocado difícil, especialmente quando não consigo arranjar forma de testar numa maquina exactamente igual.

Obrigado por qualquer ajuda que seja possível
RJ

Estive agora a ver os preços dos iMacs e é impressão minha ou actualmente com a saída de um modelo por 2350€ quem quiser um 27' a única opção lógica é um 5K?
Quem faz o esforço de dar mais de 2000€ por um iMac por mais 200€ fica com os 5K e CPU mais potente (não falo da gráfica pois como tem que alimentar os 5K não sei se fica melhor).

Última edição:
Na ***** esteve há dias o i7 16gb com 780M a 1999€.
Que até deveria ser o preço maximo para ecra retina bem apetrechado.

Realmente é pena o € estar em baixo. 5K por 1999€ era um best buy. Se bem que um desktop destes sem fusion/ssd deve ficar aquem das espectativas.

@ciberg Na minha opinião o 5K só faz mesmo sentido o de topo o mais barato não faz sentido (na minha opinião claro)

@Dissectory Por acaso vi esse modelo I7 780m, mas tinha um HDD 7200rpm e humm!! nam :)

A promoção que ainda me fez ficar um pouco indeciso uns dias foi a Nota 20, mas acabei por não comprar (dava jeito porque a prenda este ano para a minha esposa vai ser um iphone e era de "borla")

Preferi não investir, vou aguentando o que está em casa e ver o que vem ai com ou sem promos :)

Gostava mesmo que conseguissem resolver os probs de heat com a x295m, isso é que era de homem :)

@robertojorge sim, a este preço com hdd não vale mesmo a pena.
É pena no iMac não dar para trocar/adicionar armazenamento. Nem que fosse expandir através de pci para ocupar menos espaço físico.

Para quem quer armazenamento tem sempre a versão com 3TB Fusion a cerca de 2300€. Mas a esta altura do campeonato acho que não compraria nenhum retina.

@ciberg Na minha opinião vale principalmente pela possibilidade de troca de Fusion por SSD de 250GB (Não gosto de fusion, prefiro o SSD e depois o armazenamento Externo USB / Thunderbolt etc)

Os Mhz que referes é em termos de CPU, concordo que não será notável, mas a preocupação maior é a GPU que até agora ainda não vi um comparativo com a x290m. (E não se pode fazer upgrade nenhum ao CPU ou GPU)

Partindo do principio que comprava esta maquina base, fazia o upgrade para SSD ficando o preço no Imac superior +- (Para mim não servia)

@Dissectory Concordo plenamente com o que dizes, e era um espectáculo podermos expandir disco internamente, mas isso esquece, o que se vê é a politica de exatamente o contrario. No entanto este aspeto não me preocupa muito e até ajuda, porque depois de fazermos um investimento sólido em Storage (NAS, thunderbolt etc) mesmo que se troque de mac, temos sempre a nossa base de armazenamento, que é transversal a qualquer sistema. Basta despachar um mac e colocar o novo no lugar e temos tudo de volta. Pelo menos é a minha politica mesmo com outras maquinas windows cá em casa (Se bem que tenho armazenamento HDD Interno para além dos 2xSSD)

A única coisa que me levou a não comprar foi mesmo a grafica, ela é bem capaz de fazer trabalhar o 5K, a perfromance é boa mas aquelas temps e as rpms da fan.HUmm!! Eu não me importo de largar 3500€ por uma maquina ate porque tiro partido dela mas quero ter 100% de satisfação e neste caso não o teria. Logo abdiquei de um vale de cerca de 700€ em talão e prefiro esperar mais um tempo.

Até digo mais, em principio já não vamos ver os modelos não retina actualizados, mas se saísse um com specs similares e a única diferença fosse o ecrã (Dúvido :) ) iria buscar um porque sinceramente tem uma resolução espetacular, mas passava bem com os 2560x1440 :)

Os de 5K ainda não vi ao vivo. Mas concordo que a resolução retina já é bastante boa.

Acho estranho é nos novos não terem adicionado nenhuma porta usb-c. A nível de performance thunderbolt ainda fica bem acima mas dada a fraca aderência não sei se irá continuar daqui a 2 ou 3 atualizações.

Back