@ciberg Na minha opinião vale principalmente pela possibilidade de troca de Fusion por SSD de 250GB (Não gosto de fusion, prefiro o SSD e depois o armazenamento Externo USB / Thunderbolt etc)
Os Mhz que referes é em termos de CPU, concordo que não será notável, mas a preocupação maior é a GPU que até agora ainda não vi um comparativo com a x290m. (E não se pode fazer upgrade nenhum ao CPU ou GPU)
Partindo do principio que comprava esta maquina base, fazia o upgrade para SSD ficando o preço no Imac superior +- (Para mim não servia)
@Dissectory Concordo plenamente com o que dizes, e era um espectáculo podermos expandir disco internamente, mas isso esquece, o que se vê é a politica de exatamente o contrario. No entanto este aspeto não me preocupa muito e até ajuda, porque depois de fazermos um investimento sólido em Storage (NAS, thunderbolt etc) mesmo que se troque de mac, temos sempre a nossa base de armazenamento, que é transversal a qualquer sistema. Basta despachar um mac e colocar o novo no lugar e temos tudo de volta. Pelo menos é a minha politica mesmo com outras maquinas windows cá em casa (Se bem que tenho armazenamento HDD Interno para além dos 2xSSD)
A única coisa que me levou a não comprar foi mesmo a grafica, ela é bem capaz de fazer trabalhar o 5K, a perfromance é boa mas aquelas temps e as rpms da fan.HUmm!! Eu não me importo de largar 3500€ por uma maquina ate porque tiro partido dela mas quero ter 100% de satisfação e neste caso não o teria. Logo abdiquei de um vale de cerca de 700€ em talão e prefiro esperar mais um tempo.
Até digo mais, em principio já não vamos ver os modelos não retina actualizados, mas se saísse um com specs similares e a única diferença fosse o ecrã (Dúvido

) iria buscar um porque sinceramente tem uma resolução espetacular, mas passava bem com os 2560x1440