iMac vs Macbook Pro

TiagoWP7

Power Member
Boa tarde a todos os utilizadores.

Antes de começar o tópico em si, quero transmitir a minha experiência com portáteis para perceberem a minha dúvida. Quando entrei para a faculdade, comprei um HP [não me recordo do modelo] em 2006, que me durou até Dezembro de 2009, estava eu em erasmus - ou o disco ou a gráfica queimou, que aquilo era um cheiro a queimado por todos os lados. Vim cá na altura do Natal desse mesmo ano e comprei um Sony Vaio VPCCW1S1E, portátil que estou a utilizar agora mas que desde sempre tive alguns problemas [ erros com a gráfica, a bateria dura uns 30min, faz uns ruídos estranhos quando pego nele - parecem peças soltas por dentro ], por isso, deduzo que isto mais dia menos dia vá à vida também.

Posto isto, quero comprar um iMac ou um Macbook Pro. Quero passar para o OS, e as minhas "dúvidas/dilemas" são os que alguns users referem: bateria viciada após X tempo; se tiver a infelicidade de ter de mudar de componentes pelo que li, estes novos vêm soldados, logo não dá para mudar. Ora, queria um computador que tivesse uma boa longevidade, sem estar de 3-4 anos a ter de mudar de PC. Sou professor de Ed. Física, a questão de mobilidade é relativa, sendo que o uso seria para documentos, internet, filmes, mail, etc. Com o meu orçamento, vejo estes dois modelos:

- Macbook Pro 13'' non retina ou o iMac 21,5'' a 2.7 GHz

Qual a vossa opinião sobre isto ou sobre outros que eventualmente me tenham passado ao lado; vantagens e desvantagens de um em relação ao outro.

Muito obrigado antecipadamente pelas resposta
:cool::cool::cool:
 
Última edição:
Eu aguardava até ao Sony avariar de vez e só então consideraria o mercado. Se não sabes o que queres não precisas de uma máquina nova.
 
O problema é que isto tanto dá como não dá...não quero deixar este "morrer" de vez como fiz com o outro...que assim se der para compor, depois dou este ao meu afilhado. Só queria a vossa opinião em relação aos dois modelos que referi para ficar mais elucidado e saber qual comprar.

Além das vossas opiniões sobre qual a Ram que devo ter, disco e afins, ou se como vem de fábrica, tanto num como noutro, chegam perfeitamente.
 
Última edição:
A resposta é bastante simples: Se a mobilidade para ti é um problema, o Macbook, se queres um Mac para estar em casa o Imac.
Eu desde o inicio, 2007, que os meus Macs foram sempre o Imac. A nivel de Mobilidade não preciso de mais, o Ipad e até o Iphone para mim é suficiente!
O Imac é simplesmente o melhor Desktop que se pode ter em casa para utilização doméstica (tirando jogos). Mesmo que não se goste do OSX (acho muito dificil), podes instalar o Windws.
Mas esta é a minha opinião.
 
Sim também estou mais inclinado para o iMac visto que já não preciso de ir com um portátil para aulas, bibliotecas e afins além de não ter de me preocupar com baterias.
Agora a minha dúvida é, se for para o iMac, o modelo que selecionei, chega e sobra para o que quero fazer? o disco posteriormente dá para meter ssd?
 
Os novos Imacs (Tenho um de 27) estão muito limitados a upgrades. O de 21 não podes inserir Ram (tens que mandar vir de origem e custa mais 200 €). Os Macs estão cada vez mais selados a upgrades e quando se encomenda um tem que se ver muito bem o que se está a fazer.
Esse Ima tem um Disco rigido a 5400 rpm e a grafica é fraquinha, mas serve perfeitamente para o que queres fazer. Também tens a opção do FussioDrive que é um misto de HDD com Discos Flash...
O melhor que tens a fazer é ir ao site da Apple e comparar tudo e inclusivé fazer simulações de compra.
 
Pois lá está, vem tudo soldado não é? se com o avançar dos anos, e saindo cada vez mais OS, a máquina começa a ficar para trás...humm Então mas e se for um macbook, já para para ir alterando, metendo a máquina actualizada com o passar dos anos?
 
Eu cá prefiro o MacBook Pro, não só porque tenho um, mas porque não está tão limitado como os novos iMacs.

Referiste que os novos MacBook Pro vêm soldados, é verdade, mas é os Retina, os não-retina, não estão soldados, por isso ainda dá para fazer upgrade ao disco e á RAM.

Eu cá se fosse a ti, optava por um MacBook Pro não-retina.
 
Se for este Macbook Pro com estas specs: Intel Core i5 Dual-core a 2,5 GHz,4 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz - 2 x 2 GB chega bem para mim? Já li users que se queixam que mesmo o básico de origem, ou seja, algo parecido com isto, por ser o básico neste caso, a máquina é lento no boot e nas aplicações. Seria melhor acrescentar mais ram e mudar logo o disco ou com as specs que referi chega e sobra para o que quero fazer? E depois mais tarde, com as actualizações, se visse que tal, acrescentava ram e mudava o disco?!
 
Se for este Macbook Pro com estas specs: Intel Core i5 Dual-core a 2,5 GHz,4 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz - 2 x 2 GB chega bem para mim? Já li users que se queixam que mesmo o básico de origem, ou seja, algo parecido com isto, por ser o básico neste caso, a máquina é lento no boot e nas aplicações. Seria melhor acrescentar mais ram e mudar logo o disco ou com as specs que referi chega e sobra para o que quero fazer? E depois mais tarde, com as actualizações, se visse que tal, acrescentava ram e mudava o disco?!

Chega, sobra, e ainda podes vender o resto do desempenho xD

E sim, mais tarde podes aumentar a RAM e colocar um SDD em vez do HDD.

É o que eu vou fazer quando tiver o dinheiro.
 
Hum ok :) obrigado pelos esclarecimentos. Uma das minhas dúvidas era mesmo em relação a isso, saber se com o "stock" de origem chegava e sobrava, visto que já li aqui noutros posts de users se queixarem que o "stock" de origem era fraco, que a máquina era lenta e afins. Sabendo que daqui a cinco anos a máquina está como nova, que só lhe vou precisar de meter RAM e um SDD vai ao encontro daquilo que pretendia. Quero durabilidade e fiabilidade, o único senão é relativamente à bateria, que tenho receio que fique como esta - dura 30min no máximo.
 
Hum ok :) obrigado pelos esclarecimentos. Uma das minhas dúvidas era mesmo em relação a isso, saber se com o "stock" de origem chegava e sobrava, visto que já li aqui noutros posts de users se queixarem que o "stock" de origem era fraco, que a máquina era lenta e afins. Sabendo que daqui a cinco anos a máquina está como nova, que só lhe vou precisar de meter RAM e um SDD vai ao encontro daquilo que pretendia. Quero durabilidade e fiabilidade, o único senão é relativamente à bateria, que tenho receio que fique como esta - dura 30min no máximo.

A bateria deve durar umas 7h ;)
 
7h? com uso intensivo? hum parece-me bem...a bateria do Mac funciona como a do iPhone relativamente a carregamentos, ciclos de 1x por mês?
 
7h? com uso intensivo? hum parece-me bem...a bateria do Mac funciona como a do iPhone relativamente a carregamentos, ciclos de 1x por mês?

Sim, as baterias dos Macs, duram muito tempo, para uso intensivo como o meu que é edição de imagem e de vídeo, a bateria não aguenta muito, no máximo umas 2h-3h, mas como para ti, é só fazer aquilo que referis-te ela dura bastante.

Em relação aos ciclos de bateria, sim podes fazer 1 ciclo por cada mês, mas existe um programa que te ajuda a fazer os ciclos bem, e em que datas é que deves fazer, agora não me lembro é do nome.
 
Já agora aproveito este tópico para esclarecer uma dúvida.

Relativamente ao MBPro 15 non retina, a apple só oferece no site os 8GB's de RAM, mas o computador pode levar 16Gb ou não? Já pesquisei, e já li que podia levar e outros a dizer que não...
 
Já agora aproveito este tópico para esclarecer uma dúvida.

Relativamente ao MBPro 15 non retina, a apple só oferece no site os 8GB's de RAM, mas o computador pode levar 16Gb ou não? Já pesquisei, e já li que podia levar e outros a dizer que não...

Claro que pode. ;)
 
Já agora aproveito este tópico para esclarecer uma dúvida.

Relativamente ao MBPro 15 non retina, a apple só oferece no site os 8GB's de RAM, mas o computador pode levar 16Gb ou não? Já pesquisei, e já li que podia levar e outros a dizer que não...

Sim pode, tanto pode que eu vou fazer ao meu isso.
 
Back
Topo