iMac vs Macbook Pro

Hum vocês falam nos 8GB e nos 16GB...eu se comprar o que referi vem com 4...há assim tanta diferença? De qualquer forma, obrigado a todos pelas respostas, deu para tirar as dúvidas todas. Só não percebo o porquê da Apple soldar quase tudo nos iMac, senão a minha opção iria claramente para este e mais tarde, podia acrescentar o necessário se assim fosse preciso
 
Malta vi agora isto: "The 27-inch model retains its four RAM slots and that (now official) 32GB RAM ceiling; the 21.5-inch model does not. Teardowns have shown the RAM isn't soldered to the logic board as it is in newer MacBook Airs and MacBook Pros, but the two slots can only be accessed by completely taking the machine apart (a time-consuming task that is basically impossible for end users)"

Ou seja é possivel fazer upgrade à RAM, mas dá muito mais trabalho, e não é qualquer utilizador comum que o faz certo? O mesmo se passa em relação ao disco?
 
Malta vi agora isto: "The 27-inch model retains its four RAM slots and that (now official) 32GB RAM ceiling; the 21.5-inch model does not. Teardowns have shown the RAM isn't soldered to the logic board as it is in newer MacBook Airs and MacBook Pros, but the two slots can only be accessed by completely taking the machine apart (a time-consuming task that is basically impossible for end users)"

Ou seja é possivel fazer upgrade à RAM, mas dá muito mais trabalho, e não é qualquer utilizador comum que o faz certo? O mesmo se passa em relação ao disco?

"a time-consuming task that is basically impossible for end users"... e certamente não muito aconselhável dado que acarreta alguns riscos..
Quanto ao disco, nunca houve nenhuma limitação quanto à substituição
 
O processo não é exactamente de fácil execução. O que tu pretendes é a conveniência de upgrade de um desktop num tudo-em-um como o iMac. São conceitos diferentes. Se a portabilidade não for uma questão, já consideraste a aquisição de um Mac mini? É mais barato e dá para fazer upgrade das memórias e disco sem grandes problemas.

Claro que, uma vez que a aquisição do novo computador não é algo prioritária podes sempre aguardar que a Apple lance um modelo base que vá de encontro às tuas necessidades e enquanto isso ficar atento ao mercado dos usados. Eu próprio estou à espera que a Apple introduza os 8Gb de RAM no modelo base do MacBook Air.
 
No de 27" podes mudar facilmente a Ram mas não podes mudar o disco, no de 21" não podes mudar nada, só nos modelos anteriores.
 
Exactamente, porque ao comprar queria uma coisa com mais longevidade e não andar a trocar de portátil de 4 em 4 anos com gráficas ou discos queimados...e não consigo compreender porque é que a Apple solda estes componentes ( obrigar os utilizadores de x em x tempo a investir e comprar novos modelos ). O de 27" está lindo, etc mas tinha de vender um rim ou algo do género eheheh Mac mini não me seduz muito sinceramente e a escolha é entre o iMac e o MacBook pro de 13 non retina
 
Mais uma vez, um portátil ou um tudo-em-um não é um desktop. Provavelmente, dadas as tuas exigências e orçamento ficarias mais bem servido com um destes últimos. Podes trocar o que quiseres, quando quiseres.
 
então o unico senão do iMac é a RAM? o que vier, é o que fica, mas com o disco, posso + tarde meter um ssd??

Deve haver aqui alguma confusão...

Eu referi-me ao novo MBP (retina). Esse sim tem as memórias soldadas.
O iMac não tem memórias soldadas.. dá é uma trabalheira para as trocar porque tens de desmontar as protecções para lhe acederes.
E claro, convém teres conhecimento do que estás a fazer, caso contrário, no fim vão sobrar peças.

O disco também pode ser trocado (aplica-se tanto para o MBP como para o iMac).


No de 27" podes mudar facilmente a Ram mas não podes mudar o disco, no de 21" não podes mudar nada, só nos modelos anteriores.

Onde viste isso?
 
Pois se para ti é confuso para mim muito mais eheheh :P . Já andei a brincar num Macbook Pro de 2010 de um amigo e adorei aquilo, ainda para mais tendo eu um iPhone. Eu desde que me lembre sempre brinquei com Windows, desde o meu 386 com 4MB de Ram, e afins até aos dias de hoje, mexi em todos os Windows mas agora, quero mudar para Mac OS. Mas como sou sou um leigo nesta matéria, mais leigo sou em questão de hardware. Queria um Mac que tivesse uma longevidade maior que os portateis que tenho vindo a ter desde 2006 [ tenho trocado de portátil quase de 4 em 4 anos, e agora em tempos de crise não me posso dar ao luxo de comprar algo sabendo à partida que ao fim de 3 anos ou 4 anos, estará a arrastar-se ]

Mais uma vez, obrigado pela paciência em responderem-me, às vezes posso não me fazer esclarecer da melhor maneira ;)

Cumprimentos
 
Pois se para ti é confuso para mim muito mais eheheh :P . Já andei a brincar num Macbook Pro de 2010 de um amigo e adorei aquilo, ainda para mais tendo eu um iPhone. Eu desde que me lembre sempre brinquei com Windows, desde o meu 386 com 4MB de Ram, e afins até aos dias de hoje, mexi em todos os Windows mas agora, quero mudar para Mac OS. Mas como sou sou um leigo nesta matéria, mais leigo sou em questão de hardware. Queria um Mac que tivesse uma longevidade maior que os portateis que tenho vindo a ter desde 2006 [ tenho trocado de portátil quase de 4 em 4 anos, e agora em tempos de crise não me posso dar ao luxo de comprar algo sabendo à partida que ao fim de 3 anos ou 4 anos, estará a arrastar-se ]

Mais uma vez, obrigado pela paciência em responderem-me, às vezes posso não me fazer esclarecer da melhor maneira ;)

Cumprimentos

A confusão era relativamente a rams soldadas em MBP que depois passaram para iMac, mas nada que não se resolva. :P

Bem, a questão nos iMac é que não encontrei informação que diga explicitamente que não é permitido fazer upgrades, a grande questão é que todos esses upgrades implicam uma grande perícia. No caso do iMac late 2012 (aquele fininho), para fazeres o upgrade tens de ter um kit próprio para lhe sacar o "vidro fora" sem lhe colocares as mãos em cima (http://macperformanceguide.com/blog/2012/20121216_1-OWC-iMac21-memory-upgrade.html), depois terás de descolar a cola que está entre o "vidro" e a board, depois tirar as protecções e finalmente procederes ao upgrade.

Se não tiveres experiência, é quase certo que vai dar asneira.

Como li em cima, és professor, como tal deverás conseguir acesso à compra do iMac através do programa educativo. Com o desconto que terás face ao iMac numa loja comercial qualquer, podes aproveitar o dinheiro do desconto e fazeres logo a máquina à tua medida. Tudo bem que não é 100% economico, mas certamente deverá ser mais económico do que fazeres asneira no upgrade caseiro e queimares os 1000 e tal euros que te custaram na máquina mais económica.

O iMac traz logo 8Gb de RAM, o que me parece suficiente para o uso que sugeres. Portanto a sugestão de upgrade que sugeria era de escolheres a Fusion Drive de 1Tb (que é um disco hibrido com 128Gb de flash storage - SSD - c/HDD de 1Tb, em vez do disco de 5400rpm que vem por defeito, que ai sim, parece ser a queixa de algumas pessoas que vinham habituadas a ter um SSD e depois deparam-se com o disco não tem rápido como aquele a que vinha habituadas.
 
O iMac de 21' (Late 2012) não dá para fazer upgrade á RAM a não ser que mandes isso para a Apple.

O iMac de 27' (Late 2012) dá para fazer upgrade até 32GB, a RAM não está soldada, tanto é, que atrás, está um botão para abrires a caixa para acederes á RAM (http://www.youtube.com/watch?v=0uYzM9cwNas)

O MacBook Pro 15' Retina, não dá para fazer upgrade á RAM, só ao disco (http://www.youtube.com/watch?v=V3_x18MYRw0)


Acho que assim, está tudo esclarecido, como disse anteriormente, eu apostava no MacBook Pro 15' Não-Retina, porque podes sempre fazer upgrade á RAM e ao Disco.
 
Se pensarmos na longevidade, na compra do iMac de 21" justifica-se escolher o modelo mais artilhado. Mas aí a Apple não é nada meiga, e cobra bastante por mais RAM ou disco mais rápido.
O Mac mini pelo menos por enquanto permite o upgrade de disco e RAM e na perspectiva de aumentar as performances do computador no futuro é uma boa escolha. É o que eu estou a pensar fazer ao meu Mini.
Mas se o user não gosta não gosta. Aí aconselhava o Macbook Pro.
 
Já agora, como alguém aqui sugeriu o Mac Mini...hum podia comprar a versão stock metendo so com 2.3GHz Core i7, e depois metia-lhe 16GB de Ram, metia um disco SSD quando ele cá estivesse certo? Já agora, que monitor aconselham?

Ou seja, isto assim por alto:
- Intel Core i7 quad-core a 2,3 GHz (+/- 800€) + Apple Teclado s\ fios Português [+ 65.19€] = 872,07 € incl. IVA

- Depois era arranjar um monitor [ posso ligar isto ao plasma da sala ou algo do genero? ]
- Rato uso um Microsoft com fio q tenho aqui;
- O que fica a faltar? [ microfone, webcam ?? ]



Qual é a vossa opinião sobre esta ideia as 4 da manhã? :P eheheh [ nem consigo dormir a pensar nisto ]



Cumps
 
Última edição:
Já agora, como alguém aqui sugeriu o Mac Mini...hum podia comprar a versão stock metendo so com 2.3GHz Core i7, e depois metia-lhe 16GB de Ram, metia um disco SSD quando ele cá estivesse certo? Já agora, que monitor aconselham?

Ou seja, isto assim por alto:
- Intel Core i7 quad-core a 2,3 GHz (+/- 800€) + Apple Teclado s\ fios Português [+ 65.19€] = 872,07 € incl. IVA

- Depois era arranjar um monitor [ posso ligar isto ao plasma da sala ou algo do genero? ]
- Rato uso um Microsoft com fio q tenho aqui;
- O que fica a faltar? [ microfone, webcam ?? ]



Qual é a vossa opinião sobre esta ideia as 4 da manhã? :P eheheh [ nem consigo dormir a pensar nisto ]



Cumps
Era o que eu fazia e estou a pensar fazer :P
Também ando com a ideia de entrar no mundo Mac. O iPad deixou-me o bichinho....
 
Back
Topo