iMac vs MacPro - capacidade de renderização

stuzender

Power Member
Mais uma perguntinha. Peço que responda quem realmente tenha tido contacto com os seguintes sistemas.

Estou à procura de um computador Apple - desktop - para equipar um gabinete de trabalho (design industrial+interiores+arquitectura). O computador irá utilizar o seguinte software: Rhinoceros, 3D Studio Max (raramente), Maxwell Render e Adobe Creative Suite.

Aqui pelo meio está o Rhinoceros, que de momento apenas existe para Windows, portanto até inicios do próximo ano, que é a altura em que deverá sair a versão nativa para OSX, terei igualmente que ter o Windows instalado no sistema. Tudo o resto será software para utilizar em OSX.

Anyway, eu estou indeciso entre dois sistemas - iMac e MacPro - mas como estou de algum modo on-a-budget pois não posso perder a cabeça agora com os gastos, tenho como base de comparação as seguintes configurações:

- iMac 3.06Ghz Core2Duo + 4GB RAM + gráfica nvidia 8800 GS 512MB (+- 2000 euros)

- MacPro 2x 2.8Ghz QuadCore Xeon + 2GB RAM + nvideo 8800 GT 512MB (+- 2600 euros)


Para modelação 3D e uso do Adobe CS, qualquer iMac serviria é certo, até mesmo os modelos entry-level, mas a história muda de conversa quando chegamos à parte dos renders. Como é óbvio, o iMac também serviria para os fazer, a questão aqui deve-se ao tempo de renderização.

Em trabalho não convém muito estar algumas horas à espera que determinado render acabe, e muito menos convém deixar esse computador 'parado' até acabar o render.

Portanto vem-me a questão à cabeça: será que com estas configurações o MacPro dá um speed-boost bastante superior ao iMac, de modo a compensar os 600 euros a mais fora o monitor?

Isto é, será que os niveis de renderização e poupança de tempo é bastante superior no MacPro face ao iMac?

----

E mais uma questão. Nunca tive grande contacto com a gama profissional de desktops da Apple, apenas na gama de portáteis. E portanto não sei até que ponto estes serão 'updatáveis'.

Gostava então de saber que tipo de componentes poderei actualizar no MacPro a médio prazo. Poderei alterar os processadores, discos rigidos, placas gráficas, etc?

----

One more thing... :) ... o preço dos computadores Apple é standardizado, ou será que existem lojas com preços mais baixos? Se sim, quais são... se possivel na cidade do Porto, de modo a poder ter assistência técnica no futuro, caso necessite.

Caso seja tudo a mesma coisa, onde me aconselham a comprar? Directamente da Apple Store? Ou de uma loja fisica?


Um grande obrigado a todos pela ajuda! Até ao final da semana tenho que me decidir sobre isto!
 
Boas

Boas,

bastou me olhar para a palavra renderização, e digo te um resposta simples das duas opções que puseste MacPro 2x 2.8Ghz QuadCore Xeon.

cumps


 
Por acaso passei esta semana de um iMac para um MacPro, e não tem nada a ver. Bastou-me abrir o C4D e fazer um render de teste para ver a diferença abismal entre as duas máquinas.

03dh2.jpg


ps: mete é mais ram...
 
Ya, vou comprar mais uns 8GB de RAM, mas não compro de certeza à Apple. A diferença entre comprar com o MacPro e numa loja qualquer é ABISMAL. Mas mesmo... ABISMAL :O
 
8 cpus != 2 quad cores.

2 quad cores = 2x4 cores. Se fossem 8 cpus separados era uma história completamente diferente ;)
Sim mas era isso que queria dizer, excepto que simplifiquei a coisa...para simplificar, digo eu, pode-se dizer que são 8, apesar de serem 2x4 cores....

Um abraço,

_Rock_
 
Sim, este material comprado directo à apple é caro.

É montar o mac pro base e tudo o resto vir de outras lojas, inclusive a gráfica!

E para rendering, nada como o POWER de 8 cores :D é quase 4x a performance...

E sim, o imac é 1x dual core e os mac pro é 2x quad-core
 
Última edição:
Sim, este material comprado directo à apple é caro.

É montar o mac pro base e tudo o resto vir de outras lojas, inclusive a gráfica!

E para rendering, nada como o POWER de 8 cores :D é quase 4x a performance...

E sim, o imac é 1x dual core e os mac pro é 2x quad-core


Já que puxaste pelo assunto... :x2:

Falas aí que posso comprar a gráfica sem ser à Apple. Pois bem, na Apple Store disponibilizam-me as seguintes configurações de gráfica:

- ATI Radeon HD 2600 XT 256M
- NVIDIA GeForce 8800 GT 512MB
- NVIDIA Quadro FX 5600 1.5GB


Eu escolhi a 8800 GT. É possivel comprar outra placa gráfica para o MacPro sem ser uma destas três?
 
Já que puxaste pelo assunto... :x2:

Falas aí que posso comprar a gráfica sem ser à Apple. Pois bem, na Apple Store disponibilizam-me as seguintes configurações de gráfica:

- ATI Radeon HD 2600 XT 256M
- NVIDIA GeForce 8800 GT 512MB
- NVIDIA Quadro FX 5600 1.5GB


Eu escolhi a 8800 GT. É possivel comprar outra placa gráfica para o MacPro sem ser uma destas três?

Não. Espera por Janeiro, deverá sair um kit de upgrade como é costume.



Sim, este material comprado directo à apple é caro.

É montar o mac pro base e tudo o resto vir de outras lojas, inclusive a gráfica!

E para rendering, nada como o POWER de 8 cores :D é quase 4x a performance...

E sim, o imac é 1x dual core e os mac pro é 2x quad-core

Fala-se de Mac Pro e vai tudo dar ao mesmo.
Quero ver um pc montado com tudo o que o Mac Pro tem direito, mais barato ou sequer ao mesmo preço.

Só um exemplo já antigo.

http://www.macworld.com/article/52381/2006/08/macproprice.html

E ver.

http://www.tomshardware.com/reviews/apple-mac-leopard-windows-vista,1985-2.html
 
Usas tanto o 3D Studio Max...hás de me dizer como se não existe para MacOSX..acho que compraste a máquina certa pra ti LOL.

É bom ver que há pessoal inteligente no mundo. Infelizmente não és tu...

Não sei se reparaste, mas eu referi em cima - uso raramente - o 3DStudio Max. Este raramente deve-se ao facto de uma das pessoas que trabalha para mim, utilizar - ainda - o software. Este 'ainda' deve-se ao facto de a partir deste mês apenas ser utilizado o Maxwell Render (só usava o Max para render).

Eu até te fazia um desenho, mas como tenho mais que fazer e muito menos perder tempo com técnicos que se acham doutores - como já te referi no outro tópico - fico-me por aqui.

Abraço.
 
Última edição:
Back
Topo