Image Averaging

[makina];9510295 disse:
http://www.youtube.com/watch?v=mHg3A6gCNlo&feature=related

Agora a minha duvida: se este método funciona com imagens "paradas" como irá funcionar em astro-fotografia? tendo em conta que cada foto terá pelo menos 15/20sec de exposição, a proxima foto já as estrelas se moveram.

Alinhas as imagens!

@Widstar o post foi mesmo pelo desafio face ao "no exemplo à esquerda é impossível reduzir o noise sem perder o detalhe que se vê no exemplo da direita"

continuo a achar que neste caso concreto não é assim tão impossível (na medida em que a diferença facilmente se torna impercetível para o comum dos mortais)

todos os meus posts tinham a resalva que noutras situações a diferença será efetivamente mais notória.

e a vantagem para astrofotografia nao é apenas o ruido, pode servir tb para aumentar a gama dinamica e eliminar efeitos introduzidos pela nossa atmosfera

@Ignis: se esta tecnica resultasse em todas as situações, até digo na maior parte das situações, tb não se faziam FF ;)

Eu disse que resultava em todas as situações? obvio que não, mas faz muito geito em certas situações, isto ainda é melhor que as full frame a fazer este método.
 
avej.jpg


Ambas as imagens tiradas a ISO25000, aqui nota-se e bem, a da direita o average de 12 imagens a ISO25000 1/50 f/4, ou seja fui obrigado a usar esta técnica para tirar a fotografia, nem uma full frame tem uma performance igual a ISO25000, isto é o crop 100%, a imagem toda é impressionante. Se não consegues ver a potencialidade disto, temos pena, eu vou usa-la quando for preciso, mas obvio que preferia uma full frame.

Obvio que quem usa tripé não precisa usar esta tecnica, mas quem anda sempre com o tripé às costas? Mas atenção que isto funciona apenas em scenes estaticas, sem pessoas, sem vento e isso. Mas é bom para uma igreja e outros ambientes interiores.
 
Última edição:
ignis, dai eu ter dito que aquele exemplo não era o melhor porque naquele caso ate conseguias obter resultados aceitaveis por software (denoise). agora se disseres para tentar com essa segunda imagem? nem vale a pena :)

tenho algumas duvidas relativamente ao alinhamento automatico de 12 frames (se for necessário fazer à mão esquece), mas no meu caso esse problema nem se coloca pq: prefiro fazer HDR (e a maquina para quando termina o bracketing) e pq o meu buffer so da para 5 RAWs a ISO1600 :p
 
A minha dá 12 imagens, mas 5 raw a ISO1600 já reduzes muito noise. Isso fazes no photoshop e tens de estar o mais parado possível, porque basta te moveres um bocado e a perspectiva também muda o que fica difiçil de alinhar. Isto é a mesma coisa que fazer panoramas, sequências, etc o photoshop faz automático.
 
Obvio que quem usa tripé não precisa usar esta tecnica, mas quem anda sempre com o tripé às costas?

É preferível andar com tripé às costas do que depois andar a alinhar à unha 12 imagens.
:P


j/k



De facto é uma técnica bastante interessante, acho que já tinha lido sobre isto.
Para algumas situações pode ser muito útil.
 
eu sei disso, passo a vida a fazer HDRs handheld. dai as minhas duvidas em manter os 12 frames minimamente "alinhados", manter os 3 que preciso para o HDR já é necessário ~1 segundo (a 3.5FPS), 12 frames são ~3 segundos "imovel", é uma eternidade :p

sim 5 ja deve dar para alguma coisa (até porque a minha maquina não faz mais que ISO1600), mas para fazer os 5 tinha de deixar de fazer HDR (pq a maquina para automaticamente ao fim de 3 disparos).
 
Alinhas as imagens!



Eu disse que resultava em todas as situações? óbvio que não, mas faz muito geito em certas situações, isto ainda é melhor que as full frame a fazer este método.

Só mesmo testando ou vendo o que vais fazer.

Em astrofotografia está-me a fazer confusão o alinhamento porque se tirar-mos ex:10 fotos todas elas já estão alinhadas numa especifica parte da foto (imaginando que as estrelas estão do meio para cima da foto), logo não percebo como fazer o alinhamento.

Estou a falar sem ter alguma vez testado este tipo de alinhamento ou ter usado algum software para alem do CS4/5/6 e o lightroom
 
se tens uma parte na imagem imovel e uma movel, fixas a imovel (layers, mascaras, etc) e alinhas apenas a movel. por acaso nao sei se os programas de astrofotografia são capazes de lidar com isso de forma automatica.
 
Back
Topo