Imagem de um disco para outro disco

Crusher

Power Member
Boas

Adquiri recentemente um novo disco rígido e queria aproveitar a instalação do SO e programas do antigo disco para colocar neste novo...

Pressumo que não seja apenas fazer um "copy & paste" para que funcione não? Ouvi falar num Norton Ghost que poderá servir para fazer este serviço, mas se tiverem alguma sugestão melhor digam aí... por alguma razão abri este tópico. :D

Cumps
 
quase todos os programas para fazer backups de partições ou discos inteiros tem essa opção de fazer imagem/clone de um hd para um hd novo, eu pessoalmente uso o Acronis True Image
 
ghost2003, imagem integral e crias uma disquete com o ghost.exe lá dentro.
Pegas no cd do XP, formatas o disco, e fazes logo reset( se for pelo CD )

depois boot pela diskete, e fazes o restore para uma partição ( C: presumo ).

Tive um problema parecido mas com discos dinâmicos, felizmente está resolvido, a thread está no forum de Sistemas Operativos.
 
Aproveito esta thread para perguntar o seguinte :

É possível trocar um disco de um portátil sem ter que instalar tudo de novo ?

Estes softwares que criam imagem exigem os dois discos instalados no sistema, não é ?

Ter que instalar tudo de novo é um frete do caraças :004:
 
Última edição:
No Acronis True Image podes gravar a imagem num dvd e fazer load da mesma apartir do dvd...por isso, nao..só precisas mesmo de 1 disco e de 1 leitor.

ps: podes tb fazer load da imagem por rede...desde que tenhas outro computador :)
 
kidloco disse:
No Acronis True Image podes gravar a imagem num dvd e fazer load da mesma apartir do dvd...por isso, nao..só precisas mesmo de 1 disco e de 1 leitor.

ps: podes tb fazer load da imagem por rede...desde que tenhas outro computador :)


Também já me lembrei dessa possibilidade de gravar a imagem num PC de rede.

Diz-me outra coisa :

Quando se instala um novo disco, ele vem sem partições/sem absolutamente nada, não dá para fazer o BOOT do sistema.

Instalando depois esse disco novo no portátil, como é que faço para preparar o disco com a imagem que está num PC de rede, por exemplo ?

Não percebo nada disto, uma vez usei o Ghost e sem resultados, tive que instalar tudo de novo :(

* EDITADO *

lembrei-me agora que existem aqueles adaptadores USB para discos 2.5" de portáteis. Isto assim deve funcionar :)
 
Última edição:
Se tiveres a imagem num dvd/cd nem precisas disso, basta meteres lá o disco, arrancares de cd ou disquete que contenha o ghost.exe e passas a imagem para o novo disco. Ele faz tudo o resto. O acronis tb deve ser assim.
Atenção com a rede que o cd de arranque com o ghost.exe deve ter drivers para a placa rede (tb pode ser em disketes, mas devem ser 3 ou 4). A única vez que fiz isso com rede foi com o ghost server, portanto não sei se funciona de forma simples.
 
Este programa dá para fazer o backup total de uma nova instalaçao, do tipo, instalar win, office ... e fazer um backup com o Acronis, para quando vir que o computador estiver lento eu formatar tudo e colocar de novo tudo atraves do backup que fiz da clean instal?
é que já ouvi ppl a falar em instalar o win xp em menos de 5 minutos.Será por este meio?
 
Supondo que eu não tenho DVDRW nem CDRW e a minha imagem tem 4GB.
Se eu colocar o novo disco no PC. Como é que copio do antigo para o novo?
O Norton Gost faz isso?
 
Acho que com a disquete de arranque do ghost podes escolher de onde queres arrancar a imagem a carregar.
Caso esteja noutro disco, escolhes o outro disco.
Mas não sei, n uso o ghost ...
Alguém há-de confirmar (ou não) o que acabei de dizer
 
Ricardo Miguel disse:
Este programa dá para fazer o backup total de uma nova instalaçao, do tipo, instalar win, office ... e fazer um backup com o Acronis, para quando vir que o computador estiver lento eu formatar tudo e colocar de novo tudo atraves do backup que fiz da clean instal?
é que já ouvi ppl a falar em instalar o win xp em menos de 5 minutos.Será por este meio?

Sim, quando ouves falar em installs de SOs em tempos assim tão pequenos, normalmente é a partir de uma imagem já feita
 
Isso da instalaçao pode ser do xp com Nlite, aonde já escolhemos o que queremos instalar, ja tem user/serials/settings de país, updates saídos até á data. Basta colocar cd no pc e escolher a drive e ele faz tudo automaticamente.

- faço uma instalação limpinha do OS + programas básicos que usamos todos dias , browsers com favoritos, depois faço uma imagem dessa instalação, de tempos a tempos só fazer um format e um restore dessa instalação, fica logo o pc liberto daquela tralha que se vai acumulando dia a dia.

- outro uso da imagem , é dos trabalhos efectuados, mas isso é diaramente

Para uma e outra costumo usar um HD externo usb 2.0 ou dvd-rw
 
Mas o acronis dá para fazer a imagem de uma clean instal, e arrancar por ele? e copiar a clean instal para o disco? tipo a clean instal ser boot cd/dvd.
 
Ricardo Miguel disse:
Mas o acronis dá para fazer a imagem de uma clean instal, e arrancar por ele? e copiar a clean instal para o disco? tipo a clean instal ser boot cd/dvd.


Acronis crias um cd/dvd de arranque todo pipi com menus, e depois faz o restore para o disco da imagem criada
 
Back
Topo