Imagem esticada a resoluções inferiores a 1280x1024 em LCD Fujitsu-Siemes C19-9

EJAY

Portugal@Home Member
O meu novo monitor é este: http://www.vobis.pt/vobis/products/product_detail.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=715581&FOLDER%3C%3Efolder_id=424989&bmUID=1154119655373

Fujitsu-Siemens ScaleoView C19-9, 19 polegadas

Boas, gostaria de saber se o facto de a imagem do meu monitor estar esticada na vertical quando meto a resoluções 1024x768 e 800x600 é normal nos monitores LCD. Quando meto a 1280x1024, este problema já não acontece e a imagem fica com as proporções correctas. Curioso é que este problema apenas acontece no Windows, mas nunca nos jogos, onde posso meter resoluções baixas (a minha placa grafica não é a melhor, lol) e não sentir a imagem esticada.:confused:

Outra coisa, o meu monitor tem 2 pixeis queimados, mas ainda tou no prazo dos 14 dias de devolver/trocar se não ficar satisfeito. Será que devo devolver este monitor ou não vale a pena? Os pixeis mal se notam mesmo com o ecra completamente negro.

Obrigado:)
 
atao? niguem me pode ajudar? É que tenho os 14 dias para o devolver.

cump's e desculpem se estou a ser chato demais. :(

outra coisa.... reparei que o formato do meu monitor é 5:4. Não é dito no manual de instruções, mas dividi a largura pela altura da tela e é 1,25, ou seja, 5:4. O mais estranho é que todos os monitores que vejo á venda são todos 5:4. :cwm3:
 
Comprei um Samsung 901N por 199€, com tempo de resposta de 8ms, ve lá se ele ainda á lá e troca-o, tive de o trocar 1 vez, porque vinha com 1 dead pixel, portanto tens 2 é mesmo melhor trocares.

Aconselho-te a trocares mesmo por este samsung.
 
Obrigado pela resposta, Ricardo, mas a minha duvida é se quando metes a uma resolução de 1024x768 (ou seja, resoluções 4:3 num monitor 5:4) não sentes a tua imagem esticada na vertical. Nota-se melhor quando vês círculos, que ao invés de serem círculos, são puras ovais na vertical, e isso incomoda-me bastante. Outra coisa que acho estranho é porque raio no Need for Speed Most Wanted, mesmo mentendo a resolução nativa do TFT, que são os 1280x1024, a imagem continua esticada (o velocímentro por exemplo, que em vez de ser um círculo é uma oval).

Fogo estou mesmo desesperado.
 
EJAY disse:
Obrigado pela resposta, Ricardo, mas a minha duvida é se quando metes a uma resolução de 1024x768 (ou seja, resoluções 4:3 num monitor 5:4) não sentes a tua imagem esticada na vertical. Nota-se melhor quando vês círculos, que ao invés de serem círculos, são puras ovais na vertical, e isso incomoda-me bastante. Outra coisa que acho estranho é porque raio no Need for Speed Most Wanted, mesmo mentendo a resolução nativa do TFT, que são os 1280x1024, a imagem continua esticada (o velocímentro por exemplo, que em vez de ser um círculo é uma oval).

Fogo estou mesmo desesperado.


Epa não stresses!!!:x2:



a resposta é simples... Troka! já to disse muita vez!!! Teimoso!:P



cumpzZz
 
Então mas se são todos 1280x1024, são todos 5:4 e então todos têm o mesmo problema: esticam a imagem na vertical
Agora é preciso os jogos suportarem as resoluções mais populares, que são neste momento a 1280x1024 e a wide 16:10 que é a 1920x1200 se não estou em erro.

É esta a minha conclusão.

Já agora... alguém sabe como adicionar umas barrinhas pretas na horizontal na imagem? de maneira a não esticar a imagem.

cump's
 
Um dos problemas do monitores TFT é que apenas funcionam correctamente nas resolucoes nativas.

Quando num jogo que nao suporte é sempre uma carga dos trabalhos para nao destabilizar a imagem

cumps
 
EJAY disse:
Obrigado pela resposta, Ricardo, mas a minha duvida é se quando metes a uma resolução de 1024x768 (ou seja, resoluções 4:3 num monitor 5:4) não sentes a tua imagem esticada na vertical. Nota-se melhor quando vês círculos, que ao invés de serem círculos, são puras ovais na vertical, e isso incomoda-me bastante. Outra coisa que acho estranho é porque raio no Need for Speed Most Wanted, mesmo mentendo a resolução nativa do TFT, que são os 1280x1024, a imagem continua esticada (o velocímentro por exemplo, que em vez de ser um círculo é uma oval).

Fogo estou mesmo desesperado.

Experimenta 1280*960.

1280*1024 não tem o formato 4:3.
 
Dentro do Windows, somente a 1280x1024 (resolução 5:4, nativa do monitor) é que tem as proporções correctas.
Dentro dos jogos (e isto é para substituir o que anteriormente tinha dito acerca dos mesmos nos tft's de 5:4) qualquer que seja a resolução que eu ponha, a imagem estará sempre esticada na vertical.

Já agora, ninguém sabe como por duas barrinhas horizontais, para evitar os esticanços nos jogos?

Agora um tema de discussão: Porque raio agora já quase não se veem monitores TFT LCD de 4:3? Porque é que lançam agora quase somente em 5:4? Será este o formato NARROW do futuro, que será acompanhada com o formato 16:10 WIDE?

cump's:)
 
Back
Topo