Imagens no Flash

Tens que criar um instanceName e um eventListener para o objecto a ser clicado. Depois crias uma função estilo onClick com o comando gotoAndPlay(); e metes o número do frame de destino dentro dos parêntesis.
 
Criei uma nova layer, o que é que eu faço agora?

Não sei o que é um instanceName e um eventListener...

Quando clicas no objecto, cá em baixo em propriedades, tens uma cena que diz <Instance Name>.

Na nova layer, dá-lhe o nome "as", "actions" ou "actionScript". Clicas no frame que pretendes, carregas no F6 para criar um keyframe e depois no F9 para abrir o painel de Action Script.

O eventListener, pah, ou googlas ou escreves isso, seleccionas e carregas no F1 para ires parar à ajuda correspondente.

Assim por alto tens que criar uma estrutura deste género:

instancename.addEventListener(MouseEvent.CLICK, onClick);
//substitui o instancename pelo nome que deste ao teu objecto

function onClick(event:MouseEvent):void
{
//aqui escreves a acção que queres que aconteça, tipo o gotoAndPlay();
}


Tens que ter em atenção se o ficheiro que criaste é AS 2.0 ou AS 3.0. O que te meti aqui em cima é válido para AS 3.0.
 
Não é uma questão de facilidade, existe AS2.0 e AS3.0. Tens que usar o código conforme a versão de AS que estás a usar, por isso te disse para veres qual é que estavas a usar. Em AS3.0 julgo que esse handler não existe.
 
Qual é a lógica de uma versão superior ser mais dificil que uma anterior?...

A.S.3.0 é desde a versão CS3?

Uma coisa não é mais difícil só porque tens que escrever mais código. Só é difícil quando não sabes que código escrever... lol
E o facto de ser superior, não significa que tenha que ser mais simples. Tem é que ter mais potencialidades.

Não te sei dizer a partir de que versão é que apareceu o AS3.0 mas, quando crias um ficheiro novo no Flash CS3, tens opção entre AS2.0 e AS3.0.
 
Qual é a lógica de uma versão superior ser mais dificil que uma anterior?...

A.S.3.0 é desde a versão CS3?

Não é mais 'dificil' na realidade, é simplesmente outra forma de programar visto AS3 é stricted typed e o AS2 era uma salganhada de linguagem... Finalmente com a introdução do Flex 2 e o Flash Player 9, foi introduzido um novo virtual machine no Flash Player que permite correr código AS3 que tem muito melhor performance que qualquer outra versão anterior.
Basicamente AS1/2 corre no AVM1 (antigo) e AS3 corre no AVM2.
 
Tenho outra dúvida. Qunado criou duas scenes, qaundo acaba uma começa a outra, como faço para isso não acontecer?

Ou então:

Quero a melhor solução para: Tenho uma animação com botões, que quero que sempre repita, e depois tenho outros frames num sitio qualquer que ao clicar num dos botões da animaão inicial vá até eles, mas depois de chegar ao frame que quero volte a repetir a primeira animação.

Não sei se me fiz entender.

Obrigado.



para isso vais ter de uso das seguintes acções:


gotoAndPlay(numero de frame);

gotoAndStop(numero de frame);

stop;
 
E como faço para ele não continuar o filme.


Imaginem, tenho do frame 1 ao 10 essa imagem, mas se eu meter uma das animações que vai fazer se eu carregar no botão no frame 11 até ao X, e outra dos X até ao X, vai continuar a dar o filme. Queria saber o que faço para ele não continuar.


para parar o filme--> stop();
 
Não há uma maneira de não passar para a próxima frame quando acaba uma?


Tive agora a fazer uma cena, quando chega a uma frame quero que reinicie.

Há esta função: prevScene(); ou esta: prevFrame();

O que é que tenho de por entre os ()?

Obrigado.

EDIT: Já ranjei uma solucção. É seguinte, tenho a animação inicial, tem um botão que vai até à frame 10, da 10 vai até à frame 20, depois na 21 tem novamente a animação inicial onde meti a função gotoAndStop(). E repeti isto para as que queria. Excelente!

já te respondi a isso no meu primeiro post

edit: pois é isso!
 
Back
Topo