Imformatica ou Eletronica?

JomarB

Power Member
Ola pessoal:)
Estou a fazer actualmente o ensino medio de Eletronica\Telecomunicacoes (12 classe).
No proximo ano vou para a falcudade (Se DEUS quizer), e pretendo fazer o curso de imformatica, mais o meu pai aconselhou-me a continuar com eletronica. Eu ainda acho que dveria fazer algo que eu gosto muito (Imformatica) mais ele diz que ambas estao muito interligadas e que devido a situacao do mercado (aqui em Angola) e mais facil arranjar um emprego no ramo da eletronica.
O que me sugerem Imformatica ou eletronica?8|
 
Em Electrónica também aprendes bastantes coisas relacionadas com informática, como programação, só que claro que é mais virado para o ramo da electrónica. E se é mais fácil arranjar emprego em electrónica, talvez seja a melhor escolha.
 
Mantém-te com Electro.
Na minha opinião tudo o que poderias aprender com um curso de eng informática consegues aprender com mais ou menos esforço por ti próprio. O contrário já não é bem assim, além de que com electro podes concorrer a lugares específicos de electro e a muitos de informática.
 
se gostares a serio de programacao vai para informatica, se quiseres algo mais abrangente segue electronica, e tendo em vista esse curso que estás a acabar "Eletronica\Telecomunicacoes (12 classe)." eu aconselhava seguires ou o meu curso (ET (electronica e telecomunicacoes) na UA (universidade de aveiro)) ou um semelhante :)
 
Ola pessoal:)
Estou a fazer actualmente o ensino medio de Eletronica\Telecomunicacoes (12 classe).
No proximo ano vou para a falcudade (Se DEUS quizer), e pretendo fazer o curso de imformatica, mais o meu pai aconselhou-me a continuar com eletronica. Eu ainda acho que dveria fazer algo que eu gosto muito (Imformatica) mais ele diz que ambas estao muito interligadas e que devido a situacao do mercado (aqui em Angola) e mais facil arranjar um emprego no ramo da eletronica.
O que me sugerem Imformatica ou eletronica?8|

Em Angola há mais mercado na area da Electronica que na Informática(mais ligado ao sector bancário). Estás em que provínicia? Não tenho a certeza se na Lusíada de Luanda e de Benguela ou no Huambo(não sei se já está em funcionamento), existe Electrónica, pelo menos Informática sei que há.
Tens a alternativa, já que gostas muito de Informática, fazeres a Engenharia Informática em Angola, e quem sabe, fazer um mestrado, pos-graduação, whatever cá em Portugal, em Electrónica.
Uma vez que o teu pai aconselhou isto e aquilo, a decisão final(quiça) parte de ti.
 
Tens de ver se consegues conjugar as 2 coisas. Podes-te formar em electrónica e teres a informática como hobby. Visto que o panorama em Angola é mais favorável para a electrónica, acho que deverias apostar pelo mais seguro. Até porque podes vir a acabar por fazer coisas muito relacionadas com a informática.
 
Por vezes é preciso escolher entre o que é correcto, e o simples.
Como te disse, informa-te na Lusíada de Luanda, e tenta fazer uma avaliação do mercado actual e daqui a 3(ou 4/5) e quais as tendências pro futuro, de certeza que vai ponderar na tua decisão.
 
Também concordo que as pessoas devem fazer o que gostam e mesmo em informatica podes ter bons empregos aí. Agora não te esqueças que um curso de informatica é só programar praticamente, pelo menos isto é o que me dizem quem acabou este curso, tipo informatica e computação, se gostas mesmo muito de programar segue isso, agora se gostas de programação e não só como tambem a parte de hardware e se és como eu que o que gosta mesmo é a ligação entre o software e o hardware aconcelho-te electro, estou no primeiro ano FEUP - electro, e ja tive duas cadeiras de programação, C, C++ e ja aprendi VeryLog que é programação de hardware se assim podemos chamar o que já te da uma base solida para aprenderes a maior parte das linguagens de programação :) e no país em que estás acho que se seguisses electro te ias safar muito bem :)

Boa escolha
 
tou a tirar o curso de informática na U. Lusiada de Lisboa, e até agora tenho recebido uma boa formação a nível das cadeiras de comunicações e programação (tou a terminar o 1º ano, numa cadeira de algoritmos dei logica e pascal e nas de programaçao mesmo dei c++ e c#)!

Tive 3 anos na faculdade de economia e gestao da U. Tecnica e depois troquei... por experiencia aconselho-te mesmo a seguir aquilo que mais te atrai...vais ver que o gosto pela "coisa" é diferente! :)

Boa sorte.
 
Última edição:
Back
Topo