Análise Impacto do SP1 no Vista x64 em RAID0

MinisterOfSound

Power Member
Boas,

Como tive problemas com RAID0 após SP1 e após ter visto na net muitas queixas do mesmo resolvi fazer testes para ver qual a melhor opção, os meus testes foram só de read, write não dá por ter partições.

Discos: 2 WD RaptorX 150GB Sata I
Chipset: X48 com drivers Intel 8.3.1.1010
RAID: Feito no próprio IC9HR
Driver do RAID: Carregada a ultima versão no inicio da instalação do Vista x64 - 8.3.1.1010
Versão do Intel Raid Matrix Storage Control: 7.8
UAC: Sempre desligado, detesto essa porcaria.

Eu já reinstalei o Vista X64 outra vez e confirmo que com todos os updates menos o SP1 o sistema fica estável, além disso aqui vão os resultados dos meus testes para tirarem as vossas conclusões:

Vista x64 sem updates e sem SP1:

1.jpg



Vista x64 sem updates e com SP1:

2.jpg



Vista x64 com updates e com SP1:

3.jpg



Vista x64 com updates e sem SP1:

4.jpg


Ou seja, os melhores resultados são sempre sem SP1 e o melhor de todos é o com updates e sem SP1. Todos os testes foram feitos com WB Cache activa.

Mesmo assim acho os resultados baixos para dois RaptorX 150Gb em Raid0, vou formatar e experimentar o XP a ver se é melhor ou não.

Cumps.

EDIT: Não vou poder fazer mais testes sem ser no Vista x64 com updates e sem SP1 porque não vou formatar e instalar tudo mais 3 vezes.

Parte II

Decidi fazer os testes com o XP Pro para ver as diferenças e aqui ficam os resultados:

Discos: 2 WD RaptorX 150GB Sata I
Chipset: X48 com drivers Intel 8.3.1.1010
RAID: Feito no próprio IC9HR
Driver do RAID: Carregada a ultima versão no inicio da instalação do Vista x64 - 8.3.1.1010
Versão do Intel Raid Matrix Storage Control: 7.8


XP PRO com SP2 incluído sem mais Updates:

XPPROSP2SemUpdatesRead.jpg



XP PRO com SP2 incluído e todos os Updates:

XPPROSP2ComTodosUpdatesRead.jpg



Apesar de parecer que o Vista com updates e sem SP1 ganha, na realidade e em uso normal, o XP com todos os updates é muito mais fluido, além disso os discos não fazem tanto barulho como em Vista - o ruido causado é o de dois discos normais, coisa que não sei explicar porquê!! Também de notar que ainda não foi desta que a Intel criou um controlador com RAID capaz de bater os da Nvidia.

Cumps.
 
Última edição:
Já agora, podias nos dizer onde está ligado o raid? chipset e afins, e versão dos drivers usados ou se foram os stock

depois acrescenta info no XP :)
 
2 Raptor 150gb Raid 0 Vista x64 com updates e com SP1

raid00cn0.jpg


o que axam dos meus resultados? O meu Burst Rate nao ta muito baixo?!

 
Última edição:
Tópico muito bom.

RAID0 por ICH9R da Gigabyte GA-P35-DS3R.

Dois Seagate Barracuda 250GB 16MB Cache modelo ST3250410AS.

Controlador de 13/09/07 disponível no site da MoBo.

Cache activa.

Windows Vista Home Premium 64 SP1 com conta de Super Administrador activa.


14961321bh7.jpg
 
Última edição:
para satisfazer a minha curiosidade podiam correr:

sem UAC
com UAC, user normal
com UAC, admin mode (botao direito correr como admin)
 
Já agora, podias nos dizer onde está ligado o raid? chipset e afins, e versão dos drivers usados ou se foram os stock

depois acrescenta info no XP :)

Já coloquei

2 Raptor 150gb Raid 0 Vista x64 com updates e com SP1



o que axam dos meus resultados? O meu Burst Rate nao ta muito baixo?!

Sim mas se reparares coincide com a minha instalação sem updates e com SP1, fizeste o mesmo?


para satisfazer a minha curiosidade podiam correr:

sem UAC
com UAC, user normal
com UAC, admin mode (botao direito correr como admin)

Já corri com a opção Admin e a coisa é a mesma.

SP! lixou-me o 1.6, cheio de breaks...

Tinhas RAID?
 
era porreiro alguem fazer o teste em modo single, para ter um termo de comparaçao

por exemplo, com os seagate 250 GB sata II SP o read praticamente duplica em raid0
 
Apesar de parecer que o Vista com updates e sem SP1 ganha, na realidade e em uso normal, o XP com todos os updates é muito mais fluido, além disso os discos não fazem tanto barulho como em Vista - o ruido causado é o de dois discos normais, coisa que não sei explicar porquê!! Também de notar que ainda não foi desta que a Intel criou um controlador com RAID capaz de bater os da Nvidia.

Cumps.

O facto do XP ser mais fluido é normal, o facto de não teres discos a fazer mais barulho é porque não tens nem o superfetch nem a indexação a fazer o seu trabalho.. e no Vista tal só acenta com pouco mais de 2 semanas de trabalho ;)

Agora os dados são concretos e estão ai para inglês ver :D

btw a minha opinião é:
Já saiam era novos drivers...
 
Quando instalei a versão beta do SP1 a primeira coisa que eu notei foi que a velocidade de escrita foi para os 15 MB e dai não passava quando antes atingia os 35 MB.
Depois instalei tudo numa instalação limpa e agora dá cerca de 32-33 MB.

Falo do meu disco externo USB 2.0 porque dos internos em RAID 0 não sei porque não os testei na altura.
Creio que o sp1 deve ter "tirado" uns 2-3 MB de velocidade de escrita aos discos externos....
Mas não acho significativo e acho até um pouco irreversivelmente.
 
Back
Topo