Impedância de colunas vs amplificador

Boas!
Sou novo no forum, pelo que não sei se estou a fazer o correto para colocar uma questão (Na verdade não tenho paciência para estar a ler palavra a palavra as indicações de procedimento que me pareceu ver no fórum).

A minha questão relaciona-se com a compatibilidade da impedância entre colunas e amplificador.
Já li umas coisas na net, mas gostaria de tirar dúvidas.

Tenho um velho amplificador/sintonizador Sanyo JCX 2300 KU que tem as seguintes caracteristicas
(coloco em inglês para não fazer algum erro de tradução):
Total music power: 170 watts (at 4 ohms)
Continuous power: 55 watts x 2 (at 4 ohms)
43 watts x 2 (at 8 ohms)
Com saída para dois pares de colunas (A e B)
Normalmente utilizo um só par de colunas a 8 ohms.

Mudei de casa, e como a sala é bastante mais pequena do que a que tinha, não posso levar as colunas que tenho, apesar de me terem "feito muito feliz" durante estes últimos 43 anos.

Tenho assim de arranjar umas colunas compactas, para colocar numa estante.
Estou certo que, com colunas desta dimensão e dentro de um preço razoável, não vou encontrar a qualidade relativamente a baixas frequências que tenho, em termos de definição, subtileza, pureza e naturalidade, porque penso que estas características estão relacionadas com a qualidade e dimensão do woofer.

Uma vez que estou fora desta área desde a minha adolescência, e que as marcas e modelos que na altura eram referência já desapareceram, fui a uma loja de Hifi que me aconselharam as seguintes colunas para dois patamares de preços:
a) Q Acustics Q3020i (~250€)
Impedância média: 6 ohms
Impedância mínima: 4 ohms
Amplificação stereo: 25 - 75w
Amplificação AV (a que se refere isto??? Alguém me sabe explicar?): 50 - 125w
Frequência de resposta: 64 Hz - 30 kHz

b) B&W 607 (~480€)
Impedância nominal: 8 ohms (mínimo 4 ohms)
Potência do amplificador recomendada: 30 - 100w a 8 ohms
Frequência de resposta: 52 Hz - 28 kHz

Pelas referências que encontrei em sites de testes (whathifi, etc) não tenho dúvidas de que são ambas boas escolhas, sendo que a diferencia em termos de frequência de resposta, é relativamente mínima.
Quanto à potência (w), não me preocupa porque (já) não ouço música muito alto, pelo que não penso pôr o volume no máximo.
A minha dúvida prende-se com o valor da impedância e que influência é que pode ter no som final.
Enquanto as Q Acustics são mais baratas (o que é bom), o valor da impedância anda pelos 6, 4 ohms.
As B&W 607 custam mais, mas têm uma impedância de 8 ohms.
Pelo que tenho lido na net, fiquei com a ideia de que as colunas não devem ter uma impedância inferior ao amplificador, podendo danificar este. Se assim fôr, a minha opção terá de ser pela B&W (apesar do preço).
Se não, gostaria de saber se com as colunas de 4 ohms, não tem influência na qualidade final do som.

Fico a aguardar qualquer dica.
 
Amplificação stereo e Av são as minimas e maximas recomendadas do Amplificador
visto serem duas marcas diferente talvez seja aconselhavem levar o amp. para uma
audição no vendedor, pois são diferentes sonoridades.
(levar um cd bem conhecido do proprio)
os Ohms vão influenciar no volume de audição, qualidade auditiva não tenho conhecimento sobre tal
mas um facto importante em colunas é os decibeis das mesmas.
 
A pressão sonora que as colunas vão gerar depende apenas da sensibilidade (dB por W).

A impedância determina a corrente que vão "puxar" do amplificador. Corrente a mais pode sobreaquecer o amp, mas um amp decente tem protecção contra isto, nem que seja um fusível. Como esse amp especifica a potência a 4 Ohm, isso significa que o fabricante teve essa impedância em conta, pelo que nenhuma dessas colunas terá problemas.

Como o cubo-x mencionou, são colunas bastante diferentes, convém ouvi-las antes de fazer uma decisão.
 
Obrigado a ambos.

Vou ver se consigo que a loja de Hi-fi onde me dá mais jeito ir, se consegue ter lá as duas colunas.
Em todo o caso, se alguém tiver mais alguma opinião que queira partilhar, agradeço.
 
Back
Topo