Implementação RAID 1.

msdevweb

Power Member
Boa tarde.

Já alguem de vós implementou algum sistema "mirroring" em linux?, Ja trabalhei com o sistema mirroring com o windows server, e aí não hà grandes complicações... Agora em linux, está a tripar comigo não sei porquê...

É o seguinte, tenho 2 discos de 300GB, "preciosamente iguais" entre si, e instalado o meu sistema operativo, neste caso o opensuse num disco de 80GB.

Iniciado o YAST, no modo expert de particionamento, aparecem então listados o meu disco de 80GB, já com o linux, e os meus 2 discos de 300GB.
Criei nos discos de 300GB uma partição, OxFD linux Raid de tamanho total, voltando ao particionamento tenho os meus 2 discos como tipo Linux RAID. Utilizei o wizard Raid para criar o sistema raid (Array), escolhi Raid 1. Na etapa seguinte apareceram então os meus discos de 300GB em Linux Raid com Raid md0 :)
Continuando...
Formatei com o sistema Reiser (já com o array criado) e escolhi como ponto de montagem /raidsystem. No final, lá estava o meu sistema raid (F MD Raid) com ponto de montagem definido corretamente. Apliquei as minhas alterações, aceitei as modificações para verdadeiramente começar a criação do meu sistema Raid. (teria que estar à espera...mas continuei a minha configuração enquanto o sistema era criado) Consegui criar a partilha do meu sistema atravez do YAST no modo de partilha, Ficaria: RAID-Based secure NAT storage, montado na pasta /raidsystem. e no Samba verifiquei a partilha.Até aqui, no probs.
Criando as devidas permissoes para o utilizador, aí que começaram os problemas.
Devido a não ter conseguido partilhar decentemente apenas para 2 users, lá acabei, para testar por permitir o acesso a "toda a gente"... chmod +777 /raidsystem.
Aí ao tentar aceder atravez de outra maquina, PUFF!!! "Impossivél ler Unidade"

E agora?
Boa pergunta...
Sim, já testei tudo, ja escrevi no meu sistema raid, na boa... e o que poderia estar errado era o meu processo de criação RAID ainda nao ter acabado, mas...
results:
shellblabla# cat /proc/mdstat
Personalities : [raid1]
md0 : active raid1 hdd1[1] hdb1[0]
1232blabla81301 blocks [2/2] [UU]

Resumindo... é tudo suposto estar bem, até a criação raid funcionou... mas o porque de não conseguir atravez de rede escrever ou ler no meu raidsystem???
Tenho outras pastas partilhadas e funciona bem...

Samba bug? não sei...já esta actualizado.. e não é conhecido um erro deste com o samba...

já alguém montou um sistema destes? se já... fizeram o mesmo que eu? que acham que está mal?
É que já estou todo "queimado" dos neurónios com este problema...

Alguma solução??

Um abraço. ;p
 
Última edição:
Back
Topo