Implentação de aplicação

manta

Power Member
Olá,
Preciso de implementar uma aplicação que permita fazer o seguinte

1) ter varios pc's a aceder a aplicação.
2) upload de ficheiros
3) impressao de documentos,
4) insercao de novos registos
5) listagem de registos
6) impressao de listagem
7) impressao de etiquetas
8) exportação para pdf ou excel



Para isto pensei em ter uma base de dados mysql
e agora não sei que linguagem devo utilizar para a interface,
o php parece mais aconselhado para os primeiros 5 pontos
o vb para os seguintes.
estou aberto a sugestões :)

Gracias,
 
Para o ponto 8 tens libraries que te permitem gerar PDF's a partir de PHP, basta perderes uns segundos de pesquisa no Google.

Boa sorte.
 
pessoalmente, aconselhava-te a usar vb, se tens hipotese de escolher a plataforma.
Nao tens que andar a perder tempo com html's, css's e coisas parolas do genero e a criação do interface é muito simples de executar e nao tens que andar a misturar 4 ou 5 linguagens diferentes (php, sql, html, css, jscript) no codigo (em vb sao só 2:basic e sql)
 
Depende... Acho que deves ter em atenção a finalidade da aplicação.
Estamos num mundo cada vez mais "Webalizado" (<= será que inventei um termo hoje!?) e um browser é quase o "Pão nosso de cada dia!" portanto a opção de php será de considerar!
Todavia, no que respeita ao GUI vais ter que recorrer a 2 hipóteses: phpGtk ou HTML+CSS. O maior problema que encontro no PHP é que o GUI que "nós gostamos" de implementar está sempre dependente do Javascript. Mais ainda, os contras de teres o php "embrulhado" no meio do HTML e/ou demasiado distante leva-me a pender para outras opções.
Sou completamente viciado em PHP e VB e acho que são duas linguagens que primam pela "simplicidade" implícita na construção das coisas...

Se quiseres isso "multi-plataforma" rapidamente recomendo o PHP. Terás é que implementar outros mecanismos de protecção de acesso ao software. Se, por outro lado, tens uma fraca vertente no interface com o utilizador (UI) ainda mais um ponto para o PHP. Ainda conta com a parte do licenciamento do software no que diz quer ao SGBD quer à linguagem (nomeadamente o IDE que usares)
Se queres desenvolver as coisas rapidamente aconselho VB. Se é pra usares VB com MySQL vais ter mais dores de cabeça do que com MS SQL. Se queres o free então PHP+SQL parece-me plausível.

Para tornar tudo ainda mais exequível acredito que tenhas na tua consciência que estás preparado para lidar com os infindáveis problemas de incompatibilidades com os browsers.

Sobra ainda C# para a qual dou o meu + por questões de velocidade!

Espero ter ajudado... 1abraço
 
O meu problema é que ambas tem vantagens e desvantagens.
relativamente a plataforma, e para ser implementado no windows.
Não gosto de ms sql, prefiro o my sql, e tem a vantagem de ser free.
A minha primeira ideia era utilizar php, html, css, mas depois com a impressão
de documentos fiquei um bocado reticente.

ps: seja qual for a aplicacao que escolher, sei que vou ter muitas dores de cabeça
thks
 
Parece que me vou contradizer (em relação aos post anteriores) mas porque dizes que para a impressao de documentos ficaste reticente? Aonde trabalho, o nosso ERP foi feito em VB e os reports sao em HTML (crystal reports sucks:smiliel:)
 
Hein? Reports em HTML? Essa é gira... E se Crystal "suka" sinceramente só se for pelo preço! Qual das versões de VB? Usei Crystal e dei-me muito bem. Tem é uns objectos complexos...

Quanto aos relatórios fazes isso relativamente fácil em PDF e imprimes posteriormente. Fiz isso na ultima aplicação que desenhei em PHP! Ele abre o PDF automaticamente e é só imprimir. Fiz isto porque detesto aqueles cabeçalhos manhosos que são criados se fizeres a impressão através do JavaScript.

Aconselho a leitura disto:
http://www.databasejournal.com/features/mysql/article.php/3355201

És capaz de vir a precisar por questões óbvias!

Qualquer uma das linguagens é válida. PHP é mais trabalhoso ao nível gráfico, somente! Mas é mais "barato"! Qualquer que seja a tua escolha estamos cá para ajudar, man!

Boa sorte com isso!
1abraço!
 
:offtopic:
Yop HTML. Geras um HTML e depois mandas imprimir. "Porreiro, Pá!" Muito mais simples e bem mais barato (usas um ocx Webbrowser e tá a andar!). Também dá para imprimir com pre-vizualização, impressao directa, etc... Usei VB6. Ficou porreiro :P
 
e agora não sei que linguagem devo utilizar para a interface,
Se é uma aplicação web, para o interface deves usar (X)HTML+CSS+JavaScript, digo eu.

Para a programação no lado do servidor, usa a linguagem que souberes. Se fosse eu, utilizava Perl+Apache+PostgreSQL. Mas como não sou... :-) usa a que souberes; qualquer uma das sugeridas permite implementares essas, e muitas mais, funcionalidades.
 
Back
Topo