Importar CSV e Exportar com novo formato

Bom dia,

estou no meio de 2 problemas, um já aqui reportado, e este novo.

O que pretendo fazer é importar um ficheiro CSV, seleccionar algumas colunas, com um novo formato, e criar um novo CSV.

Estava a pensar fazer uma aplicação em Visual Basic. Alguém tem uma ideia melhor? ou esta é uma boa escolha?

qual a melhor maneira? é possivel adicionar os dados a uma tabela?

Consigo definir os campos de uma tabela? (espaços) ou é mais fácil fazer como uma Bdd SQL onde consigo definir o tipo de campo e tamanho? para que depois a exportação para csv seja mais simples.


Aguardo as vossas ajudas, estou a entrar numa aventura nova.... com muita vontade de aprender, e ainda poucas bases de programação...

Se alguém poder sugerir um local com bons tutoriais, ou boa base agradeço :D
 
Boas,

Esse tipo de problemas (trabalhar com tabelas) é facilmente resolvido com a liguagem R.

Convém olhar para o R porque antigamente era um projecto opensource mas agora foi adquirida pela Microsoft. Vai ter uma nova projeção e é especialmente dedicada para manipulação de dados previamente tratados (tabelas).

Espero ter ajudado.
 
Utiliza Python e a library pandas, com poucas linhas de código fazes isso tudo ;)

Consigo ter alguma parte gráfica?

Esteve a fazer testes em Python, mas apenas estava a conseguir fazer em consola...

Este problema tem vários problemas, o primeiro deles é definir qual a linguagem a utilizar.

Depois ver a maneira que vou importar o CSV e selecionar os campos que necessito.
Depois exportar os campos que pretendo, com o formato que pretendo...

Um problema de cada vez, e ainda estou no primeiro... já fiz uns testes em python, hoje estive a fazer em VB... fico com a sensação que vb é mais dificil, mas consigo ter uma parte gráfica simpática....

se bem que posso esquecer esta parte gráfica, apesar de ser mais bonito.... depende dos pós e contras....
 
Instala o Anaconda: https://www.anaconda.com/download/ e lá dentro tens o Spyder. É a alternativa mais simples porque já tens muitas libraries instaladas.

Depois é fácil:

Library que precisas:
import pandas

Ler o ficheiro:
dados = pandas.read_csv("C:/.../.../ficheiro_que_vais_importar.csv")

Depois tratas os dados (isto tens mesmo que estudar, mas tudo o que precisas está na documentação do pandas: https://pandas.pydata.org/pandas-docs/stable/)

Quando terminares:
dados.to_csv("C:/.../.../ficheiro_que_vais_exportar.csv")
 
Instala o Anaconda: https://www.anaconda.com/download/ e lá dentro tens o Spyder. É a alternativa mais simples porque já tens muitas libraries instaladas.

Depois é fácil:

Library que precisas:
import pandas

Ler o ficheiro:
dados = pandas.read_csv("C:/.../.../ficheiro_que_vais_importar.csv")

Depois tratas os dados (isto tens mesmo que estudar, mas tudo o que precisas está na documentação do pandas: https://pandas.pydata.org/pandas-docs/stable/)

Quando terminares:
dados.to_csv("C:/.../.../ficheiro_que_vais_exportar.csv")

vou tentar este também.... não custa.... eu tina uma versão Pyton 3.6, mas não tão completa como este a julgar pelo tamanho do download

Obrigado pela dica
 
mas se só queres importar um csv alterar e criar outro porque nao usas o excel?

programas em vb etc só servem para disponibilizar insercoes, actualizacoes e eliminacoes a utilizadores, se a unica coisa que queres fazer e' ler e alterar um csv, o excel faz isso..
 
mas se só queres importar um csv alterar e criar outro porque nao usas o excel?

programas em vb etc só servem para disponibilizar insercoes, actualizacoes e eliminacoes a utilizadores, se a unica coisa que queres fazer e' ler e alterar um csv, o excel faz isso..

Completamente de acordo
 
mas se só queres importar um csv alterar e criar outro porque nao usas o excel?

programas em vb etc só servem para disponibilizar insercoes, actualizacoes e eliminacoes a utilizadores, se a unica coisa que queres fazer e' ler e alterar um csv, o excel faz isso..

Completamente de acordo

Preciso ler alguns campos, para fazer um ficheiro novo, com uma estrutura diferente (tamanho dos campos). O excel faz isso?
 
com o excel consegues exportar um csv, formatar de formas diferente, agora essa do tamanho dos campos e' que me perdi um pouco, supostamente o tamanho dos campos vem de acordo com a BD inicial de onde extrais o csv original.
 
Back
Topo