1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Imposto de Selo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por UnknownName, 18 de Julho de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1686)

1. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

Boas, eu posso parecer um grande noob na Matéria mas preciso perguntar duas coisas:

1º - Aderi ao MBnet e criei dois cartões virtuais só para experimentar (com valores disparatados do tipo 250€ lol) e logo de seguida anulei os dois porque era apenas uma experiência. Queria saber se paga-se alguma coisa por criar cartões vituais ou se fiz mal em criar aqueles dois cartões (penso que não). Eles continuam lá mas anulados/cancelados.

2º- Eu renovei o cartão MB à uns dias atraz (temos de renovar de 2 em 2 anos :p) e quando fui ver a conta aparece-me nas últimas três coisas feitas na conta o Seguinte:

IMPOSTO DE SELO - 0.30 EURO

EMISSÂO CARTÂO - 7.50 EURO (essa eu já sei que é o preço do cartão)

IMPOSTO DE SELO - 0.01

COM.GEST.CONTA - 0.17

depois tem a data antes como sabem, só gostava de saber o que é este IMPOSTO DE SELO que já paguei ao todo e o GEST.CONTA...só nisso já se foi 50 centimos. Isso é normal ou fui eu que fiz alguma coisa? se isso é normal então trata-se do quê, de algum serviço em que tem de ser cobrado todos os meses/semanas 30 centimos?

a ignorância até pode parecer grande mas nunca me tinha acontecido isso e não gosto que o BES me roube dinheiro >(

Última edição: 18 de Julho de 2008
  2. UnknownName

eu não acredito que ninguém sabe...

3. Blue Zee

Blue Zee Power Member

O imposto de selo aplica-se sobre diversas operações bancárias, como é o caso.

Sobre as comissões tem que falar com o seu Banco.

Última edição: 18 de Julho de 2008
  4. mr_zener

mr_zener Power Member

a comissão de gestão de conta, é uma taxa que podes pagar ou nao consoante o saldo médio da tua conta. pelo menos na cgd, se for superior a 1500 trimestrais, nao paga nada, e depois depende.

5. UnknownName

ok, brigado acho que já percebi ;)

6. Pedrocas

Pedrocas Banido

O imposto de selo é uma espécie de IVA que se aplica a todas as operações bancárias. Só não se chama IVA porque é inconstitucional cobrar IVA sobre operações bancárias. ;)

7. UnknownName

então de cada vez que eu mexo na conta ele cobram o Imposto de selo? a gestão de conta já percebi.

mas eu não pago imposto de selo por fazer transferências ou levantamentos e consultas, certo?

8. Pedrocas

Pedrocas Banido

Operações bancárias = operações que o banco faz à tua conta, como por exemplo, manutenção da mesma.

9. jalms

jalms Power Member

Mas o Imposto de Selo não reverte a favor do banco, atenção, é a favor do fisco.

Há operações que presumem uma certa riqueza ou um certo consumo e, por esse motivo, é tributado esse imposto.
    Uma verdadeira estupidez, obviamente; era a mesma coisa que um MB levar com 21% de IVA, como se fosse um luxo.

Quanto a isso do MBnet, se não chegaste a utilizar os cartões virtuais e os cancelas, não te cobram nada nem há problema nenhum.

10. UnknownName

obrigadão, agora sim fiquei esclarecido. de qualquer maneira fica o tópico aberto para se alguém tiver alguma dúvida parecida.

11. jalms

jalms Power Member

Sim, vou ver se reúno mais informação sobre esse imposto de selo, mas o Google é a melhor ajuda!

12. theforbidden1

theforbidden1 Banido

chama-se imposto de selo porque antigamente esse imposto pagava-se com uns selos. Tinham que ser colados os selos às escrituras e aos contratos e afins. Actualmente já não é preciso o acto físico de colar os selos, mas o imposto continua a ter que ser pago.

13. Blue Zee

Blue Zee Power Member

A propósito, alguém ainda é do tempo do Papel Selado?8|

Regulamento do Imposto do Selo

Ver Art.º 40.º e depois o quadro 29 da Tabela Geral do Imposto do Selo.

Zee

14. jalms

jalms Power Member

E eu cheguei a ver o fisco, aqui há uns 15 anos, a mover uma execução, com penhora e tudo, porque o gajo não tinha posto lá o selo de 15$... e o pior é que ele tinha mesmo posto, mas descolou-se!!
    Só se safou porque carimbou com o "selo branco" por cima do selo e tinha lá a forma do picotado do selo...

Partilhar esta Página