Impressão 3D para próteses

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Sendo este o maior tópico sobre impressão 3D venho aqui colocar uma questão para depois eventualmente se discutir noutro tópico específico. Mas ao colocar aqui espero que me possam direcionar, mesmo que por PM para o local certo.

Cruzei-me com um senhor de cadeira de rodas duas vezes nos últimos tempos e tendo-o ajudado nessas duas vezes acabei a conversar com ele e apercebi-me de um problema que não faz sentido. Ele está à espera de uma prótese para a perna (a amputação é abaixo do joelho) à quase um ano e normalmente demora bem mais de um ano.
Explicando de forma muito sumária há duas questões que faz sentido explicar:

1- A seguir à amputação não se pode colocar logo uma prótese. Neste caso o motivo da amputação foi motivada pela diabetes que acarreta muito frequentemente perda de sensibilidade e ao haver perda de sensibilidade com o calçado inadequado é fácil as pessoas fazerem feridas que quando se apercebem já há infeção e se a cicatrização já é difícil nos diabéticos piora um pouco. Acabam muitas situações relativamente simples em amputações. No caso deste senhor já tem amputação dos 5 dedos no outro pé o que ainda acaba por ser um desafio maior em termos de equilíbrio. Para terem uma ideia a falta do dedo grande do pé aumenta muito o risco de desiquilíbrio e queda de uma pessoa. Não ter os 5 dedos e ter que usar uma prótese na outra perna ainda pior.
É necessário esperar para se poder avançar para a colocação da prótese para a total cicatrização da ferida e esta é moldada para que a perna termine num coto que permita fazer peso sem causar dor.

2- Cadeira de rodas. Sobre as cadeiras de rodas dizer telegraficamente algumas coisas.
a) As pessoas facilmente aumentam de peso devido á imobilidade acrescida quando acabam numa cadeira de rodas. O aumento do peso torna ainda mais difícil qualquer reabilitação. Também há uma enorme perda de massa muscular que aumenta com o tempo e que é difícil recuperar.
b) Portugal não foi feito para cadeiras de rodas. A tão bonita calçada portuguesa é horrível para quem precisa de se deslocar de cadeira de rodas. Os prédios e casa também estão muito mal adaptadas. Quando juntamos a isto pouco poder económico ainda pior.
c) As cadeiras de rodas eléctricas só pioram as coisas. Estão e bem reservadas a quem não tem força muscular para se deslocar. Pelas alíneas anteriores conseguem perceber o problema. Menor actividade, menor consumo de energia, maior aumento de peso, maior perda de massa muscular o que acab frequentemente em incapacidade total.

A questão que coloco é simples. Como é que se pode ajudar estas pessoas. Vi já vários projetos para amputações de membros superiores nomeadamente para crianças que necessitam de mudar de prótese conforme vão crescendo mas em adultos e nomeadamente nos membros inferiores não há essa variação.

Só encontrei este exemplo no Thingiverse: https://www.thingiverse.com/thing:2593335
Imagino que a dimensão necessária seja superior ao que se consegue fazer nesta impressora e este exemplo não é uma prótese, é mais o efeito de um "gesso". Mas o que acham que se consegue fazer e se conhecem ou podem apontar para onde continuar a investigar.

Obrigado desde já.
 
@Metro Aquilo que falas na minha Opinião é praticamente impossivel...Simplesmente na minha opinião..O Peso que é necessário suportar e também pelas "Articulações" necessárias para dar a mobilidade de movimento...Como se fosse andar, isso é algo muito especifico deste genero.

australian-student-troy-baverstock-3d-prints-smart-leg-prosthetic-4.jpg


Não digo que para "Desenrascar" não será de todo Impossivel, mas...assim assim na primeira vista acho que sim...Imprimir uma perna como Acessório é facil..nem que seja "Imprimida" / "montada" aos bocados... No Entanto fica aguardar os comentários da malta e também todos juntos dá sempre nalguma coisita :)


EDIT: Ou Tipo Isto -> http://lumecluster.com/portfolio/natasha-hope-simpson-prosthetic-leg/

EDIT 1: Ou Tipo isto ->

EDIT 2: Ou Algo Perto Disto -> https://www.pinterest.pt/pin/716353884448737872/?lp=true

EDIT 3: Parece-me totalmente impressa -> http://www.makepartsfast.com/3d-pri...-alternative-to-traditional-prosthetic-limbs/

EDIT 4: Afinal não me parece-me totalmente impossivel...Parece-me um projecto dificil mas possivel...Que acham @jbaiao @yougurt @ajmartins e o resto da malta...

Cumprimentos,

Fiwi.
 
Última edição:
@Metro, em primeiro lugar elogiar o teres em consideração esta possibilidade! Estes são os projectos com verdadeiro alcance e impacto e tudo parte de uma coisa simple : a ideia!

Esta sim, é uma das formas mais uteis e revolucionárias de aproveitar a possibilidade desta tecnologia, tal como já vimos ser possivel com as próteses para amputaçoes superiores, abaixo do cotovelo, em que se devolve alguma função motora e que, principalmente em paises subdesenvolvidos tem servido para auxiliar muitos miudos, principalmente amputados de guerra, mas principalmente porque as proteses ditas "boas" não lhes são acessiveis!

Ou seja, a protese impressa não é um verdadeiro substituto ainda das clássicas. Em paises como o nosso, e conheço um caso em St Maria em que foi feita uma no âmbito de um estudo, a protese foi feita como secundaria, no sentido de diferenciar positivamente o miudo. Imagina só, chegou à escola com uma coisa colorida, divertida, a parecer o robocop.... à hora de almoço queriam todos ter uma, foi muito giro. Até o irmao mais novo, com os dois membros, chorava por nao ter uma igual. Ou seja na ambito da "aceitação" da deficiencia ou limitacao foi extraordinario.


A ser sequer possivel o que dizes, quanto a mim é necessario conhecimento de ortopedia aprofundado, e uma equipa pluridisciplinar a trabalhar no assunto e eventualmente misturar alguns tipos de materiais diferentes e articulações mecanicas, para , como o fiwi disse suportar o peso do corpo humano. Talvez seja por isto que a generalidade dos projectos homemade, dentro da area, têm sobretudo a ver com membros superiores. Mesmo que fosse só fazer uns dedos de "enchimento" para meter dentro do sapato, seria sempre preciso esperar que tudo cicatrizasse , por isso mais vale aguardar pelo original, feito por um profissional.

Com todo o respeito por esse Sr. também nao me parece que seja o tipo de amputado ideal para estas experiencias quer pela patologia, quer eventualmente pela idade.
Conheço bem o perfil dos amputados diabéticos por razoes profissionais, e muitas vezes sao individuos que têm e tiveram bastante dificuldade em manter alguns habitos de vida saudavel, que depois os colocam nesta situação, que na generalidade dos casos é evitavel. ( sei que estou a ser duro e a generalizar. Existem sempre as exepcoes à generalização ). Ou seja, dei por mim a pensar na capacidade em manter e cuidar de uma protese deste género, por mais injusto que eu possa estar a parecer.


Quase que fico com vontade de fazer um tópico próprio, só para explorar em grupo esta possibilidade , podia daí vir uma boa ideia. Seja como for era um grande projecto de estudo para quando um dia tivermos departamentos de 3d em hospitais portugueses.

Digo-te uma coisa, se fosse uma para um miudo, menbro superior, nem que fosse apenas para o diferenciar positivamente dentro da escola, acho que era possivel com a contribuicao de 2 ou 3 users daquie era um excelente projecto.

Vou pesquisar e pensar um pouco, amadurecer a ideia, ver os videos do fiwi, e se tiver alguma ideia ou sugestao, chamo-te aqui para a conversa.

@FiwiPITO, epah encontraste aí coisas bem interessantes
 
Existe vários fatores que nos fogem a todos.
Isto carece de investigação numa área que nenhum de nós (pelo mesmo o pessoal que mencionas) domina, como por exemplo ortopedia.
Depois tens também o fator dimensional, que para o tipo de impressoras que usamos estamos logo à partida condicionados a uma área pequena, na melhor das hipóteses os 30cm.
Uma peça desta dimensão também precisa de ter em consideração peso corporal, inercia da peça, durabilidade no produto final, etc etc etc.....
ou seja, ensaios específicos e acreditados....
Não encarem isto como um descartar da ideia, até porque disponibilizar-me-ia a oferecer a dita prótese feita em 3D.
Mas....no pior dos cenários, sem qualquer tipo de testes, não quero mais tarde ficar com peso de consciência que a pessoa se lecionou por causa de uma peça feita sem qualquer tipo de estudo..... na qual eu me aventurei porque achava estar a dar um excelente contributo.....
 
Eu acho que se fosse uma "Capa" para uma Protese ... e Pah isso era dificil, mas tipo "Canja"...

Agora depois de uns minutos emotivos...o @jbaiao tem a sua razão...mas como também sou meio "Maluco" acho que era quase possivel, mas a falta de conhecimentos na area "Prejudica" a ajuda...a não ser que alguém de ortopedia viesse dizer que afinal até era facil :P

Mas a minha cena vai mais, não na impressão...Por existe material resistente e que aguentaria o peso necessário, não tenho duvidas disso...mas sim no movimento, nas "Rotulas", no Encaixe que teria de ser perfeito...seria necessário um Scan 3D a essa zona...

É pah...Vou parar por aqui...já são muitos "Filmes"...


EDIT: Desculpem a foto, mas não é uma coisa tipo isto:

http://upload.semidata.info/new.eefocus.com/article/image/2016/06/03/57514ac8adb44.jpg

Por isto é "Facil" é Desenha e Imprimi...É algo muito mais complexo.

Se reunirem uma equipa Eu ajudo no que for preciso...
 
Última edição:
Tomei a liberdade de passar para um novo tópico porque tanto entusiasmo em tão pouco tempo é um bom sinal.

Umas notas prévios a alguns dos pontos que colocaram.
Como referi esta é uma prótese abaixo do joelho. Eu tenho conhecimentos na área e vou tentar adicionar algo ao que tinha escrito que não quis transformar num romance.
A protese a que os amputados neste caso vão ter não tem qualquer alrticulação. Não é uma prótese como costumam ver nos filmes ou nos EUA. É uma prótese fixa.
A articulação do joelho é muito importante e quando a pessoa tem amputação acima do joelho ou teve que ser fixada tem uma marcha completamente diferente mas não tendo dor qualquer pessoa pode "andar" com o joelho fixo. Um exemplo é as pessoas que tiveram um AVC e deixam de ter mobilidade de um dos lados. A marcha deles é projetando a perna para a frente fazendo um movimento de báscula da bacia. A perna que não tem movimento faz uma rotação externa (movimento tipo foice). Isto por palavras é difícil de explicar.

A articulação do tornozelo é reduzida e também nos casos em que tem que se fazer fixação da mesma não impede que as pessoas andem. O apoio do pé é que é feito de modo diferente. Passam a coxear mas conseguem andar.

Dito isto a prótese é algo fixo sem articulação.

1JJfBB7.jpg


Nesta foto é feita de materiais caros mas neste caso é à primeira a contar da esquerda. A parte superior é importante porque tem que encaixar bem no coto. Não pode magoar. Mas tudo o resto é sólido.
1JJfBB7


Esta sim, é uma das formas mais uteis e revolucionárias de aproveitar a possibilidade desta tecnologia, tal como já vimos ser possivel com as próteses para amputaçoes superiores, abaixo do cotovelo, em que se devolve alguma função motora e que, principalmente em paises subdesenvolvidos tem servido para auxiliar muitos miudos, principalmente amputados de guerra, mas principalmente porque as proteses ditas "boas" não lhes são acessiveis!

Nas crianças há ainda a questão de terem necessidade de trocar de prótese à medida que vão crescendo. Mas neste caso o simples facto de acelerar o processo tem enormes ganhos para a pessoa. Vai ter mobilidade mais cedo com ganhos enormes de autonomia. Vemos sempre a despesa da saúde a crescer mas ela cresce também por causa disto. Os tempos de espera agravam problemas.

A ser sequer possivel o que dizes, quanto a mim é necessario conhecimento de ortopedia aprofundado, e uma equipa pluridisciplinar a trabalhar no assunto e eventualmente misturar alguns tipos de materiais diferentes e articulações mecanicas, para , como o fiwi disse suportar o peso do corpo humano. Talvez seja por isto que a generalidade dos projectos homemade, dentro da area, têm sobretudo a ver com membros superiores. Mesmo que fosse só fazer uns dedos de "enchimento" para meter dentro do sapato, seria sempre preciso esperar que tudo cicatrizasse , por isso mais vale aguardar pelo original, feito por um profissional.

A questão é mais o fator peso que não estou a ver que tenha que ser igual à da perna e mais importante o comprimento que a prótese tem que ter. Ai um mecanismos como na foto que coloquei que permita aumentar ou diminuir reduz o risco de se fazer uma prótese com a altura errada.
Depois de ver a imagem parece-me que pensando no sistema de fixação uma impressora zaseira resolve o problema porque a prótese pode ser feita por 3 peças. Parte superior que fica em contacto com o coto, perna propriamente dita e pé.

Com todo o respeito por esse Sr. também nao me parece que seja o tipo de amputado ideal para estas experiencias quer pela patologia, quer eventualmente pela idade.
Conheço bem o perfil dos amputados diabéticos por razoes profissionais, e muitas vezes sao individuos que têm e tiveram bastante dificuldade em manter alguns habitos de vida saudavel, que depois os colocam nesta situação, que na generalidade dos casos é evitavel. ( sei que estou a ser duro e a generalizar. Existem sempre as exepcoes à generalização ). Ou seja, dei por mim a pensar na capacidade em manter e cuidar de uma protese deste género, por mais injusto que eu possa estar a parecer.

Isso levava-nos á questão dos cuidados de saúde primários que são responsáveis pela promoção da saúde e prevenção da doença. Mas eu ando tão revoltado com isso que nem queria lembrar-me disso. A minha questão aqui é resolver um problema que é igual a muitos outros e que há de facto condições para resolver.
O tipo de amputação é o ideal com o contra da falta dos dedos no outro membro. Com um dos membros a 100% a vida dele seria muito mais fácil.

Digo-te uma coisa, se fosse uma para um miudo, menbro superior, nem que fosse apenas para o diferenciar positivamente dentro da escola, acho que era possivel com a contribuicao de 2 ou 3 users daquie era um excelente projecto.

Podemos a seguir pensar em crianças. Tenho a certeza que conheço alguém que esteja ligado a alguma consulta onde isto seria útil. Mas primeiro queria saber que se conseguia fazer algo.

Isto carece de investigação numa área que nenhum de nós (pelo mesmo o pessoal que mencionas) domina, como por exemplo ortopedia.

Como disse, e é visível na imagem a prótese nestes casos é fixa. Apenas tem que se ter em atenção a altura da prótese.

Por existe material resistente e que aguentaria o peso necessário, não tenho duvidas disso...mas sim no movimento, nas "Rotulas", no Encaixe que teria de ser perfeito...seria necessário um Scan 3D a essa zona...

Eu vou tentar saber o que é preciso fazer-se na parte do contacto com o coto. Em termos de articulações a prótese não tem qualquer articulação.

Desde já queria agradecer profundamente todos os contributos.
 
Sim. Pode ser assim de facto.
Mas deixaram-me a pensar sobre a robustez da prótese. Acabei num site de próteses com BT e afins e aquilo é em titânio.
 
Sim. Pode ser assim de facto.
Mas deixaram-me a pensar sobre a robustez da prótese. Acabei num site de próteses com BT e afins e aquilo é em titânio.

Nada que já não tivesse sido logo abordado no inicio do tema.... é realmente preciso ter muita atenção que isto não é uma "brincadeira", é algo sério e a ser feito deve existir muito estudo por de trás, inclusive ensaios em organismos notificados para o efeito...... se fosse fácil não faltaria por ai pessoal a dedicar-se apenas à impressão de próteses :)
 
Também não me parece tão complicado quanto isso nomeadamente para as amputações abaixo do joelho.
Mas sim é necessário pensar em tudo antes de se fazer a prótese.
 
Olá,
@Metro e restantes companheiros,
Andei bastante atrapalhado com o que me paga as contas, mas nao deixei de pensar neste assunto. Agora que tenho um dia mais calminho, queria só fazer algumas considerações, talvez de caracter mais prático. Tentar estruturar um pouco a coisa...


Esta pic vem do meu link do post acima, é o estilo de protese para amputados abaixo do joelho, que com o contributo do 3d e outras tecnologias tem sido implantado em locais sub-desenvolvidos. Neste caso Uganda.
Ainda nao pesquisei por files ou infos adicionais relativas a este projecto em particular.
4285.jpg



Contudo, e apenas em estilo de exercicio vamos assumir que até decidiamos por este tipo de prótese:

Obviamente que a producao 3d vem aliviar todo o processo, pela rapidez no fabrico , o transporte de material e materia prima é menos moroso, etc, etc.

mas percebi outro aspecto igualmente importante. Scaning em 3d, ou seja, se ate á data era necessário fazer moldes fisicos, obter o negativo, encher, fazer o molde, etc, com o scanner, rapidamente se obtem um modelo virtual do coto, que rapidamente é trabalhado em 3d e especifico do paciente:

Questões:

malta para imprimir somos muitos! contem comigo, mas precisamos entao de um voluntario para obter uma imagem do coto do Sr. Alguém tem equipamento de qualidade para isto?

Depois outro voluntario para manipular isto em 3d.
( acredito que seja necessário alguem que consiga ter em consideração ou possa ter tambem formação nos aspectos ergonómicos da protese em si, pelas questoes de equilibrios, etc ) no minimo talvez um tecnico de ortopedia?) ou talvez não...

Assumimdo que isto fica feito, uma equipa pequena para a montagem . Analisar bem como fazer o enchimento, o suporte interior almofadado e testar no coto.
Imagino que a peça necessite também de algum tipo de suporte interior em metal, na "perna inferior" para resistencia, é necessário ter isso em consideração no design.


Feito tudo isto, quem sabe até teriamos uma protese funcional,

Contudo mantenho a seguinte questão, se é necessário todas as costuras da cirurgia estarem completamente saradas para colocar uma prótese " profissional" , que pelo que percebi está garantida, e é apenas por isto que ainda nao foi colocada, não é necessario exactamente o mesmo para esta prótese impressa? Ou seja, quando a pudesse usar, ja estaria habilitado a receber a protese "profissional".

É neste aspecto que adicionalmente me parece fazer menos sentido o projecto em si.


mais uma vez, e quanto mais penso no assunto, melhor compreendo o porquê de, com equipas de amadores ( nós) , serem os projectos de mãos para miudos a terem maior possibilidade de sucesso de implementacao prática e impacto individual.
Vejam so os exemplos abaixo, principalmente o enabling future , pela diversidade de opções , de acordo com o tipo de amputação ou limitação de nascença.

http://enablingthefuture.org/upper-limb-prosthetics/
http://www.openhandproject.org/

Alguns exemplo, com resources, step by steps, etc


Deixo estas minhas preocupações à consideração

edit:
knickfinger.jpg


Com a devida adaptação, seria isto interessante para o dedo em falta deste Sr.?
Conseguirá ter alguma capacidade de suporte? Designers precisam-se...

Edit 2 : correcção da ortografia
 
Última edição:
Back
Topo