Impressora 3D Anet A8

Olá uma vez mais, a minha anet está a fazer barulho no eixo do z e do x, sendo que no x só faz quando está a chegar ao fim (home position) e se mover manualmente vejo que cria um pouco mais de resistência naquela área. O que pode ser?
 
Pergunta de noob, que posso fazer para o filamento não "saltar" fora, já me aconteceu deixar a imprimir, o filamento sair fora da bobine e prender no eixo, resultado; impressão estragada.
 
@Glorioso , deves estar a usar um rolo novo, ainda completamente cheio right? Quando o rolo ainda está nas primeira 100/150 gramas, pode acontecer, devido ao balanco do rolo, que pode criar folga e o filamento saltar, como dizes.
Nesta fase, so mesmo vigilancia! Depois deixa de acontecer.

PReparo já para o que pode acontecer de seguida caso não tenhas cuidado com a ponta do filamento no rolo quando o armazenares, Pode sem dificuldade passar por baixo de outros fios de filamento, o que faz com que depois, mid print, o filamento faça um nó sobre ele mesmo e bloqueie. Fica o heads up.
 
Pergunta de noob, que posso fazer para o filamento não "saltar" fora, já me aconteceu deixar a imprimir, o filamento sair fora da bobine e prender no eixo, resultado; impressão estragada.
Desculpem meter-me na conversa......
Uma dica, o ideal é ter um suporte onde o rolo rode e que não faça balanceamento.
Pode acontecer varias coisas, uma delas é o que o @yougurt menciona, mas pior que isso é que ao balancear o rolo pode "puxar o filamento em sentido contrario" e caso o motor não tenha força suficiente, vai saltar steps, como também provoca oscilações na frame (caso tenhas preso na frame).

O ideal é ter o rolo sobre um "rolling spool holder" como este por exemplo https://www.thingiverse.com/thing:2086877 mas fazer com que o rolo não rode livremente/facilmente, que o mesmo tenha alguma resistência, para que nos rectract's o rolo não continue a desenrolar.
Para isso eu tenho por habito colocar um pedaço de papel da cozinha por debaixo do rolo, é o suficiente para criar um pouco de atrito e evitar este problema. Outra solução é meter bastante massa consistente nos rolamentos mas isso pode trazer sujidade e derrame da massa (em dias de calor).
 
Última edição:
@Glorioso , deves estar a usar um rolo novo, ainda completamente cheio right? Quando o rolo ainda está nas primeira 100/150 gramas, pode acontecer, devido ao balanco do rolo, que pode criar folga e o filamento saltar, como dizes.
Nesta fase, so mesmo vigilancia! Depois deixa de acontecer.

PReparo já para o que pode acontecer de seguida caso não tenhas cuidado com a ponta do filamento no rolo quando o armazenares, Pode sem dificuldade passar por baixo de outros fios de filamento, o que faz com que depois, mid print, o filamento faça um nó sobre ele mesmo e bloqueie. Fica o heads up.
As duas vezes que me aconteceu foi com rolos novos, é verdade. Eu já estou a usar um soporte com rolamentos e voltou a acontecer, uma maneira que me pareceu resolver foi passar o filamento pelo buraco inferior do acrílico do suporte, mas agora mudei de cor e como não passei voltou a acontecer.

PS: Já tinha registado a dica para não perder a ponta do filamento, assim que tirei o filamento da impressora prendi logo na bobine!
 
Vidro e laca.
Para mim a vantagem do vidro é ter vários suplentes, tiras um e metes outro... e siga para impressão.
Pois, é que a fita que Engo está sempre a rasgar, já pensei em colocar aqueles “tapetes” da vertex, mas não sei se é melhor ou não que o o vidro.
 
@rffa , Mais um aqui a reforçar o uso do vidro com laca ( extra forte ) - marca é continente ou my label funciona mt bem.

Atencao só ao sensor que usas e se vai ser suficiente a contar com a espessura do vidro.
 
@rffa , Mais um aqui a reforçar o uso do vidro com laca ( extra forte ) - marca é continente ou my label funciona mt bem.

Atencao só ao sensor que usas e se vai ser suficiente a contar com a espessura do vidro.
Sim, se comprar vidro terei de ajustar a bed para não fazer pressão no vidro e no pior dos casos parti-lo.
 
Vou acabar com a fita azul que tenho é depois devo comprar um vidro então.

Já agora, quando imprimi coisas que seja necessário um suporte essas mesmas coisas ficam meias que esquisitas, não fica uma face lisa como as outras, fica meio que um novelo. Há como reduzir isso?
 
O único conselho que tenho é comprares uma laca sem cheiro :p
Por acaso é uma coisa que detesto.... o cheiro.
Já andei a ver se existe alguma indolor mas não encontrei.
Algumas até tem um cheiro agradável mas acabam por não serem boas para o pretendido.
A única que realmente foi eficaz, e atenção que comprei umas 10 de marcas diferentes, foi a MYLABEL do continente.
A marca É do continente é boa mas tem de se aplicar varias camadas antes da impressão, a MYLABEL (um pouco mais cara) basta uma camada e chega.. ou seja, é mais cara (+ 0,40€) mas no final acaba por compensar porque não se usa muito a cada impressão.
 
Pelo preço dos portes vs cheiro. ..... mais vale abrir as janelas!
Pelo preço que vi na Amazon, dava para comprar 5 da mylabel.....
Mas é mais uma opção.
Obrigado
 
Eu usava vidro + laca, mas desde que nivelei aquilo em condições nao vejo a necessidade da laca. só o vidro fica impacabel, e agarra bem. :P


E bem, numa de updates, decidi meter mãos à obra e finalmente acabar com o spaghetti de fios que tinha por cima da maquina :lol: Andei aqui a arrumar/organizar fios. Só me faltam 2 ou 3 que tenho de soldar ainda.

EpWt0F.jpg


Ficou bem mais fofo :o
 
Back
Topo