Impressora 3D Anet A8

Finalmente hoje posso opinar acerca desta Anet A8.
Através de um amigo meu, que estava "mortinho" por comprar uma 3D lowcost, recebi no jblab este modelo para calibrar e dar um jeitinho à "coisa".

Depois de algumas horas perdidas, lá chegou a altura da primeira impressão.


Peça impressa:

izDCx8c.jpg


Minha modesta opinão:

Frame - Do pior.... instável e demasiado frágil. Muito cuidado ao apertar os parafusos pois facilmente estala o acrílico. Solução.... colar com cola própria para acrílico.
Electronica - Drivers onboard... ou seja, se queimar um drive terá de levar board nova. Apenas tem trim para o motor do Z.... os restantes não tem possibilidade de afinação.
Motores - Qualidade QB. Não indica a força.....
Extrusor - MK8 (assim parece). Alguns problemas com pressão do filamento, inicialmente o motor não puxava o filamento. A mola precisa de ter mais tensão, a solução passou por aplicar uma mola maior. Heat break com tubo PTFE.... aconselhado só para temperaturas abaixo dos 240º.
Eixo X - Ao tensionar a correia (péssimo para esticar), os varões saem na peça direita (visível no video). A correia não está alinhada, ou seja, a de baixo está cerca de 5mm à frente do eixo. A solução passa por colocar dois parafusos maiores, mas o ideal é refazer as peças todas e usar uma que permite tensionar a correia e prender os varões. Algo como isto: https://www.thingiverse.com/thing:1315535
Eixo Y - A correia fica em "V". A solução passa por criar um espaçador com cerca de 5mm de altura.
Eixo Z - Devido ao problema do X, os varões lisos ficam dobrados e os lead screw batem na parte superior da frame.
Rolamentos - Muito ruidosos e precisam de massa consistente. Algo a ter em consideração no ato da montagem.
Correias - Não passam de um bocado de plástico... a trocar logo no inicio por umas de qualidade (baratas *****)
Fan blower - Vinha estragada... vantagem em ter muitos spares :)

Não se pode esperar muito para uma impressora de valor tão baixo.
Ao contrario do que tem sido falado, é preciso ter em consideração que para um iniciante nesta vertente uma maquina com muitos problemas logo na fase inicial é meio caminho para encostar e nunca mais lhe pegar.
Nesta anet A8 para mim o pior é mesmo a frame, é mesmo ruim. É preferível investirem numa com frame em perfilado de 2020, como por exemplo a Anet A2 ou a Tevo Tarantula, que apesar de ter algumas peças em acrílico, a união da frame e a própria frame é em perfil 2020.

Acredito que com as mods que foram partilhadas no primeiro post, a impressora fique mais estável, mas nunca vai resolver o principal problema, que é a frame.....
 
Última edição:
Não tem muito para explicar :P cama nivelada, temperatura a 50°C, agarra que é uma maravilha. De tal maneira que só consigo retirar as peças depois de arrefecer o vidro
 
Não tem muito para explicar :P cama nivelada, temperatura a 50°C, agarra que é uma maravilha. De tal maneira que só consigo retirar as peças depois de arrefecer o vidro

Mas que vidro estás a usar? Não estou a ver vidro normal a ter essa aderência sem usar laca.... pelo menos nunca consegui.
 
É um vidro completamente normal, que me foi oferecido por um amigo serralheiro. Antes ainda usava laca, mas agora não uso nada.

Mas agora que penso, ainda lá tem restos de laca velha. Se calhar é disso xD
 
Se calhar é isso..... pois se for só o vidro descobriste a pólvora! Lá terias de chatear o teu amigo para arranjar uns qts desses... e eu seria o primeiro cliente!
 
JBaiao,

Se o eixo Y tem a correia em V, é porque montaste o H ao contrário.
Quanto ao problema do X, tal nunca me aconteceu, nem a 3 colegas meus com a A8. Não estarás a esticar demasiado a correia? Para conseguires dobrar os varões lisos, é obra.

Podes tirar pics ao problema da correia estar 5mm à frente do eixo?
 
Quando chegar a casa tiro as fotos que mencionas.
Não creio que tenha esticado em demasia as correias, até porque o sistema de tensão é tão ruim que mesmo assim as correias (para mim) ainda precisavam de mais tensão.

Relativamente ao H ao contrário... é bem provável, terei de confirmar. A montagem não esteve ao meu cargo pelo que pode ter passado isso em vão. Obrigado pelo alerta.
 
Nem foi preciso tirar foto do Y.... o Google é nosso amigo.
Aqui tens o problema documentado:
15965570_248209735621044_8199965594582451847_n.jpg


e o dito desenho para correção:
http://www.thingiverse.com/thing:1669305

Relativamente ao problema que menciono na correia do X:

img_7609.jpg


Repara que os parafusos onde ela aperta, fica a correia na parte de cima mais à frente. Se olhares lateralmente vais ver que a correia não está alinhada pela inferior. Mais uma mod que pode resolver isto: https://www.thingiverse.com/thing:1685768
 
Já agora , encontrei isto, que pode ser interessante para alguma da malta possuidora deste modelo.
Frame 2020 para Anet A8

Pode-se encontrar tudo isto bem mais barato, ( encomendei 4 varoes 2020 500mm ***** por 17€ Mais 50 nuts po 3,7€, para terem comparação mas este tem a vantagem de vir em kit, e de ser uma casa Portuguesa.)
 
Amigo @jbaiao , lavei o vidro, coloquei de novo e fiz um teste, sem qualquer tipo de produto adicionado por cima. Ate fiz um video para veres (e nao, nao esta bem nivelado)



Depois disso cancelei e foi este o resultado


Do que sei, é um pedaço de vidro normalissimo. Até esta muito mal cortado xD
 
Sim senhor, realmente consegues uma adesão ao vidro.
Acho que és o único que conseguiu essa possibilidade.
Vamos esperar por mais comentários e alguém que tenha feito o mesmo tipo de teste.
 
@dj_fifas só uma questão, se eu "espalmar" a primeira layer, tb consigo aderência ao vidro (acho que todos conseguem).
No entanto ao fazer isso corro o risco de ter clog no nozzle e que a peça fique com "elephant foot"....

Atenção que não me interpretem mal, apenas estou a dar opinião... fundamentada nos testes que faço... não sou o dono da verdade!
 
Última edição:
My 2 cents...
@dj_fifas ,
Achei piada a experiencia. Nao pensei ser possivel. nunca tinha tentado em vidro sem qq tipo de substancia para ajudar a adesão. surpreendeu-me.
Também me pareceu um pouco espalmado mas o unico indicio que tenho é o facto de a primeira layer praticamente não se ver, e o branco so se tornar visivel na segunda, mas posso estar enganado.
A melhor forma de perceber é olhando para as letras da base, por exemplo, de um benchy!
Mas desde que funcione é que importa!

Contudo, partilho das reservas que aqui foram apontadas, mas sobretudo no sentido da adesão a longo termo. preciso de algo que aguente 10/15 h se necessário ou mais e não estou a ver isso a durar muito tempo, principalmente quando a nozzle ja estiver em layers altas e o,plastico das inferiores comecar a arrefecer para os 60/70 graus ( é a temp da tua cama , right) sem a ajuda da nozzle a aquecer o ambiente nas areas inferiores.

Mas vai deixando feedback de como corre em prints longas ou com areas de adesao mais pequenas ( suportes por exemplo.
 
Olha... isto ate me faz lembrar uma coisa que ando a testar.
Muitos foruns e comunidades dizem que para a altura máxima da layer devemos usar -+75% do diâmetro do nozzle, mas eu por exemplo no nozzle de 0,3 estou a imprimir layer com 0,3.... e já imprimi varias peças sem problemas.
Lá está... isto não é uma ciência exacta, e para tal temos de fazer testes e mais testes.... até que achemos que esta determinada opção ou função é a ideal.
 
@yougurt tenho a cama a 50ºC, e como já disse antes, se nao a deixar arrefecer não consigo tirar as peças de lá. certo que ainda não imprimi nada muito alto, mas em breve devo fazer a experiência.

E compreendo o que dizem da primeira layer parecer espalmada, mas sinceramente prefiro assim, e ter uma adesão boa ao vidro :)
 
Back
Topo