Impressora 3D Anet A8

O gcode são as instruções de baixo nível que mandam os motores mexer e subir/baixar temperaturas. O mesmo STL vai dar origem a vários gcodes diferentes, de acordo com o processo de slicing.
Só convém usar gcodes com settings apropriados para a tua impressora. Para teres uma ideia, se eu gerar um gcode com velocidades e temperaturas mais altas para um filamento ABS que tenha, se tu tentares imprimir em PLA com esse GCode, vai dar asneira.
Basicamente, cada settings que mudes pode mudar milhares de valores no gcode.

O processo de slicing é uma parte imprescíndivel deste mundo de impressão 3D. Cada peça que imprimes poderá ter settings diferentes para melhor imprimir.

Nós podemos meter gcodes aqui neste tópico e dizer quais os settings que utilizámos. Seria útil para os objectos de afinação como cubos e outros testes.

Eu não estou a usar o cura. Estou a usar o Slic3r e tenho andado a afinar isto. Quando tiver isto melhor afinado eu meto aqui os meus perfis para vocês usarem e até afinarem melhor.
Diz-me qual é a versão do cura que estás a utilizar e eu meto aqui os meus settings. Depois é só abrir o STL, mudar dois ou três settings, se necessário, e gerar o gcode. É muito fácil.
 
Boas ppl. Onde arranjam os gcode para colocar no microsd prontos a imprimir? Eu tenho arranjado uns ficheiros slq na thingiverse (acho eu que é assim) levo-os ao cura e ele tranforma-os em gcodes. Há maneira mais fácil de fazer isto?
Ficheiro slq ou STL (de STereoLithography)?
Mas sim, basicamente é isso... Os ficheiros STL descrevem a geometria da superfície do objecto, para imprimir os objectos é necessário dar as instruções à impressora "camada a camada", é isso que os slicers fazem (slicers são softwares como o CURA e o Slic3r, por exemplo), "transformam" o objecto 3D em instruções para que a impressora 3D conhece e percebe.

Edit: Djizasse, enquanto eu escrevia tu fizeste o post... :-)
 
Obrigado pela explicação. Já importei através do cura 14.07 ficheiros STL, o cura fez o slice automático e gravei no microsd. Sei que dá para editar as preferências do ficheiro antes de o gravar com o formato gcode. Mas ainda não o fiz pois só comecei a imprimir na minha anet A8 desde o fds passado. O programa Slic3r e mais intuitivo que o cura?
 
O Slic3r não vem preparado para a A8. Dá um pouco mais de trabalho. Sugiro que continues com esse Cura nos primeiros prints, enquanto vais aprendendo como alterar esses parâmetros. O que aprendes com o Cura será depois utilizado no Slic3r.

Não te esqueças de importar os settings para o cura, que vieram no cartão SD.
 
Boas pessoal.
A minha A8 já chegou e já está montadinha mas.... pelos vistos tenho um stepper driver queimado! Quando testei a eletronica funcionava tudo bem mas não tinha nada a fazer força. Assim que está tudo no seu devido lugar, o motor Y não tem força para puxar a cama... Se trocar o motor do X com o Y passa o problema para o X ou seja dos motores não é o problema... Eu ia fazer upgrade para uma RAMPS mas ainda me falta o LCD. Ninguém tem uma motherboard a mais que possa dispensar?

Boas
o problema pode não ser do driver mas sim a corrente desse motor estar regulada para um valor muito baixo.
Tens que rodar o mini potenciometro que está junto ao driver para ajustar a corrente do motor
 
A board da Anet não tem potenciómetros nenhuns... Ou pelo menos eu não vejo nenhuns... E bem que procurei, pois ontem à noite foi-se o driver do extrusor à vida... O motor funciona ligado a outro driver, outro motor não funciona ligado ao driver do extrusor... E isto estava a correr tão bem... :facepalm:

Segue email para *****, vamos ver...

Eu ia fazer upgrade para uma RAMPS mas ainda me falta o LCD

Já tens as placas RAMPS? Onde compraste? Já agora, o LCD da Anet não é compativel com as placas RAMPS?
 
Última edição:
A board da Anet não tem potenciómetros nenhuns... Ou pelo menos eu não vejo nenhuns... E bem que procurei, pois ontem à noite foi-se o driver do extrusor à vida... O motor funciona ligado a outro driver, outro motor não funciona ligado ao driver do extrusor... E isto estava a correr tão bem... :facepalm:

A minha placa tem apenas um trimmer no driver do eixo do Z, a foto que eles têm no site da ***** mostra uma placa com trimmers em todos os eixos... enfim engenharia chinesa... tipo:
http://image.*****.com/0x0/f2/albu/g4/M00/1B/E9/rBVaEVdw25WAF2SmAAH6AP22gOM988.jpg

(os **** é a palavra d h g a t e)
Para resolver o meu caso tenho duas hipóteses: trocar a resistencia SMD de modo a afinar a VREF e dar mais corrente ao motor ou, e esta é que talvez também te interesse, sacar a saida do STEP e do DIR do controlador da placa Anet e mandar para uma placa com um driver compativel com RAMPS e ser este o driver que alimenta depois o motor.

Já tens as placas RAMPS? Onde compraste? Já agora, o LCD da Anet não é compativel com as placas RAMPS?

A RAMPS comprei o kit juntamente com o Mega e os drivers no ebay espanhol. Foi mais caro do que comprar ***** mas chegou em 3 dias.
O problema do LCD da Anet é que não tem o leitor de cartões e eu queria evitar ter que ligar a impressora ao PC :/
 
Tem um sim, apenas para os motores do eixo do z.

A minha placa tem apenas um trimmer no driver do eixo do Z, a foto que eles têm no site da ***** mostra uma placa com trimmers em todos os eixos... enfim engenharia chinesa...

Bolas, estou mesmo cego... Fui novamente ver e... não é que está lá um? :facepalm:
A foto no site da ***** é a versão antiga das placas, os conectores da bed e da alimentação (acho que são estes) são diferentes, os antigos queimavam com relativa facilidade.

Para resolver o meu caso tenho duas hipóteses: trocar a resistencia SMD de modo a afinar a VREF e dar mais corrente ao motor ou, e esta é que talvez também te interesse, sacar a saida do STEP e do DIR do controlador da placa Anet e mandar para uma placa com um driver compativel com RAMPS e ser este o driver que alimenta depois o motor.

A RAMPS comprei o kit juntamente com o Mega e os drivers no ebay espanhol. Foi mais caro do que comprar ***** mas chegou em 3 dias.
O problema do LCD da Anet é que não tem o leitor de cartões e eu queria evitar ter que ligar a impressora ao PC :/

No meu caso, e dependendo da resposta da gerbest, acho que trocava tudo mesmo... Tinha menos trabalho...
Quanto ao SD, nem me lembrava disso, mas como já estava a usar o OctoPrint (tinha aqui um RPi da primeira geração sem fazer nada), isso não me preocupa
 
Última edição:
A foto no site da ***** é a versão antiga das placas, os conectores da bed e da alimentação (acho que são estes) são diferentes, os antigos queimavam com relativa facilidade.

Pois, quanto aos conectores pode ter sido uma melhoria mas em relação aos trimmers é uma bela bosta, ainda por cima com a qualidade das resistências que eles metem para acertar o VREF

No meu caso, e dependendo da resposta da gerbest, acho que trocava tudo mesmo... Tinha menos trabalho...
Quanto ao SD, nem me lembrava disso, mas como já estava a usar o OctoPrint (tinha aqui um RPi da primeira geração sem fazer nada), isso não me preocupa
Sim, eu também estou à espera da resposta da Gear, espero que eles mandem ou uma placa nova ou façam um refund parcial, mas entretanto tenho que inventar alguma para me ir safando...
O RPi é uma possibilidade, mas o meu tá a servir de media server, tinha que mandar vir um zero ou outro qualquer para instalar o octo.
 
E aqui está a minha A8 que nem Lázaro retornando do outro mundo. Eu sei que aquilo ainda parece um ninho de ratos mas ainda não cortei cabo nenhum, estou com esperanças que os chineses me mandem uma placa nova na garantia!
 
Bom trabalho. Os cabos parecem mais grossos.

Sim, são ligeiramente mais grossos. A ver se esta semana tenho tempo de imprimir uma caixa e arrumar a loja.
Entretanto... tenho um problema a imprimir objetos verticais:
Como posso resolver isto? Já apertei as correias mas sem imprimir uns suportes decentes não posso apertar mais ou racho o acrilico!
 
Estou com um problema na minha, sempre que tento por a cama a aquecer o ecra desliga (fica com luz mas não diz nada ) e a impressora não faz nada tenho que a resetar, não consigo imprimir nada pk não consigo por a cama a aquecer.

 
Última edição:
Back
Topo