Impressora 3D Anet A8

Tanto por onde escolher.... indutivo, capacitivo, IR sensor, touch, etc

Fica aqui com alguma literatura adicional para tua informação:
https://toms3d.org/2017/03/02/autoleveling-3d-printers-9-myths-12-sensors-tested/
(Apesar da questao dos 5v , em que ele nao conseguiu ligar nenhum, eu actualmente tenho um capacitivo na hephestos a 5 v e sem espinhas! É pena a sensibilidade ao calor, mas isso dá-se bem a volta!

Dde qualquer forma, concordo com o @jbaiao , de momento, o touch é o que me tem funcionado melhor, sem dificuldades e uma enorme repetibilidade.

Compra da geeteck se fores para os clones, por razoes que expliquei ums posts acima.

Por curiosidade, Todos os indutivos que experimentei, colaram a dada altura, deixando de funcionar !

Por curiosidade ainda e a quem possa estar interessado, tambem já encontrei clones do sensor precision piezo ( https://www.thingiverse.com/thing:2319993), *****.
 
Olá,

Ontem fiz o 1º Home All, estou com dúvidas onde é que tenho de ajustar.

Eu não meti a peça que veio para o Z end stop, usei outra que um amigo me deu e que já não precisava.

Meti o end stop a olho, não deixei todo em baixo e ficou um bocado acima, desapertei as porcas da HotBed para que ficasse uma distância de 20mm entre a Frame e a HotBed e voilá. Eis o resultado:




Z EndStop:


Ainda me falta tirar a fita amarela e meter o Vidro, mas onde é que sugerem ajustar para aproximar mais o extrusor?
  • Baixar a parte de baixo (switch) do Z End Stop?
  • Apertar o parafuso da parte de cima do Z End Stop?
  • Desapertar mais as porcas da HotBed?
Não sei o que é melhor, se é ter menos distância entre a HotBed e a Frame e baixar mais o extrusor, ou deixar assim e ajustar apenas no End Stop..

P.S.: Ah, e tive o mesmo problema que já tive antes (qdo testei tudo antes de montar), assim que liguei a impressora o LCD só tinha quadradinhos, após mexer no cabo e fazer 3 reset´s à board ficou normal. Acabo por não saber se é problema da board, do cabo ou do LCD :|
 
Última edição:
@gr2 na minha opinião quando mais baixa estiver a Cama Quente melhor,fica mais estavel, a minha está nos 15mm...E ganhas mais 5mm no Z

Provavelmente será do cabo, tive um problema semelhante na minha COREXY
 
Boas, Ontem meti a impressora a imprimir o frame brace para a parte de trás da impressora, sucedeu que não verifiquei a quantidade de filamento que tinha e este acabou antes da impressão terminar, por volta dos 75%, no entanto, numa ou duas layers antes sofreu layer shifting, o que aconselhou-lham que faça?

Ponho mesmo assim, não esta acabado mas ja serve como suporte, imprimo outro (esta foi a segunda tentativa, a outra sofreu lazer shifting também), ou imprimo este Frame https://www.thingiverse.com/thing:2067872
 
@gr2, o @FiwiPITO já disse tudo :) Aperta mais as molas. depois afrouxas o suporte do end-stop e baixas até fazer o click. Nivela nos quatro cantos. Depois sobes um pouco o extrusor e fazes o Home. Agora afina com a folha de papel.
 
@rffa, sem resolveres o problemas do Layer Shifting não te ponhas a perder tempo com outras coisas porque senão perdes tempo e filamento sem melhorar os resultados.

Essa peça que postaste, do que percebo, serve apenas para a rigidez da frame da maquina e em nada ajuda ao problema que actualmente tens. ( corrijam-me se estiver errado )

Tambem nao dizes se o layer shifting que tens é no x ou no Y.

Seja como for, e como me cheira que o problema passa pelas belts estarem frouxas, e como infelizmente essa maquina não tras de origem a possibilidade de as esticares ( corrijam-me se estiver errado mais uma vez , please) ,
Vais ter mesmo que imprimir uma mod que te dê essa possibilidade e so depois partires para outras aventuras.

Verifica, claro, se a pulley do nema esta bem apertada, mais uma vez, e depois tenta fazer as peças que necessitas para esticares as belts, so que abranda a velocidade de impressão bastante, para tentar evitar que voltes a ter layers desalinhadas. Vigia a impressão, e mesmo que fique feia em termos de qualidade , agora precisas de algo funcional e nao estetico. Depois imprimes novamente com melhor qualidade, quando essas belts parecerem cordas de guitarra e estou a dizer isto no sentido literal.

Em funcao da peça que vais fazer, posso sugerir tambem o seguinte. Provisoriamente , aperta um pedacito da belt , junto a carriage, que a partida nao vai bater em nada, com uma presilha. Ou seja faz uma especie de um "laço", que te permita retirar um pouco da belt da equação, para teres melhor tensão ate imprimires a peca que precisas. Atencao, isto é só provisoriamente.
 
Verdade, já gastei algum filamento e tempo em vão.

Estava a imprimir esta peça porque já fiz um upgrade para esticar a correi só que li algures que antes de montar esse upgrade devia reforçar a rigidez do frame para não correr o risco de ele começar a dobrar.

O layer shifting é no eixo Y.

Já comprei uma belts melhores, reforçadas a aço.

Verifiquei o pulley do nema e está apertado.

Obrigado pela resposta, vou montar esta peça tal como ficou provisoriamente, montar as belts novas e os upgrades para as esticar e só depois volto a tentar imprimir uma peça tão grande. :Winkani:

Edit: Vi num site algures pessoal que lhe acontece o mesmo em longas impressões devido ao motor aquecer, já comprei uns dissipadores de calor para ver se resolve o problema, vi também pessoal a dizer para aumentar um bocado a voltagem da fonte de alimentação.

Irei testar e se nada der resultado tento este upgrade: https://www.thingiverse.com/thing:29572
 
Verdade, já gastei algum filamento e tempo em vão.

Estava a imprimir esta peça porque já fiz um upgrade para esticar a correi só que li algures que antes de montar esse upgrade devia reforçar a rigidez do frame para não correr o risco de ele começar a dobrar.

Olha que isso faz todo o sentido! Nao tinha considerado esse aspecto! Fica vigilante nesse caso.


Edit: Vi num site algures pessoal que lhe acontece o mesmo em longas impressões devido ao motor aquecer, já comprei uns dissipadores de calor para ver se resolve o problema, vi também pessoal a dizer para aumentar um bocado a voltagem da fonte de alimentação.

O jeito que dá (dáva) ter um potenciometro para acertar a voltagem dos steppers...
Tens alguma fan dirigida para as electronicas?
 
Fazes bem, mas mais uma vez, e nao me interpretes mal, estas a olhar para o estetico antes do funcional!

Inventa maneira de prender aí uma fan nas electronicas, nem que seja com uma presilha num canto qualquer.

É que estás a planear impressoes com algum tempo de impressão, longas e que, sem corrigires a folga da belt e teres a certeza que nao tens sobreaquecimentos de motores ou electronicas, vais ter dificuldade em levar a impressao até ao fim.

Ou seja, tens de inventar ou imprimir solucoes de recurso para depois voltares a imprimir as soluções finais! ( a A8 devia de vir com um "disclosure" quanto a isto ;) )

Quanto as belts : a belt reforcada com aço pode piorar os resultados da impressão ao invés de melhorar, dado que exige mais do motor, é mais barulhenta e tem menor capacidade de absorver as mudancas subitas e rapidas de direcao dos nemas. As reforçadas a fibra de vidro geralmente são as mais adequadas. As que tens de origem , tenho ideia que sao borracha simples, sem reforço ( corrijam-me se nao for assim) e se assim for, sao mesmo uma treta!

A unica situação em que usaria as de aço seria, por exemplo num eixo Z movido a belts e não a lead srews. Neste caso , como é um eixo que mexe pouco e as belts tem principalmente função de suporte, quando estao paradas, a rigidez adicional é uma vantagem. Para eixos em movimentos rapidos, teria de testar , mas na teoria nao seria o que escolheria.

Se alguem tiver outro tipo de experiencia, partilhe , pls

EDIT: Vale a pena dar uma vista de olhos aqui. Nao responde á questao aço vs fibra, mas demonstra claramente que as belts de origem nao têm qq tipo de reforço de tensão. Vejam o gráfico :


1jp2QoE.jpg

https://www.reddit.com/r/3Dprinting/comments/61j9et/i_tested_some_gt2_belts_to_failure_on_a_tensile/
 
Última edição:
Fazes bem, mas mais uma vez, e nao me interpretes mal, estas a olhar para o estetico antes do funcional!

Inventa maneira de prender aí uma fan nas electronicas, nem que seja com uma presilha num canto qualquer.

É que estás a planear impressoes com algum tempo de impressão, longas e que, sem corrigires a folga da belt e teres a certeza que nao tens sobreaquecimentos de motores ou electronicas, vais ter dificuldade em levar a impressao até ao fim.

Sim, tens razão, vou ver se monto isso tudo ainda hoje ou amanha, pelo menos antes de imprimir algo.

Quanto as belts : a belt reforcada com aço pode piorar os resultados da impressão ao invés de melhorar, dado que exige mais do motor, é mais barulhenta e tem menor capacidade de absorver as mudancas subitas e rapidas de direcao dos nemas. As reforçadas a fibra de vidro geralmente são as mais adequadas. As que tens de origem , tenho ideia que sao borracha simples, sem reforço ( corrijam-me se nao for assim) e se assim for, sao mesmo uma treta!

A unica situação em que usaria as de aço seria, por exemplo num eixo Z movido a belts e não a lead srews. Neste caso , como é um eixo que mexe pouco e as belts tem principalmente função de suporte, quando estao paradas, a rigidez adicional é uma vantagem. Para eixos em movimentos rapidos, teria de testar , mas na teoria nao seria o que escolheria.

Se alguem tiver outro tipo de experiencia, partilhe , pls

Pois, não tinha pensado nisso, agora que já as comprei acho que as vou testar.

Obrigado pela ajuda ;)
 
Boas pessoal

Cá estou eu a chatear mais uma vez que percebe...
Tenho estado a imprimir sem qualquer problema, estou satisfeito com a qualidade, no entanto a trocar o filamento aconteceu isto...
DTNnyr4.jpg


Já tirei varias vezes o filamento sem problema, no entanto nas duas ultimas... Acabei por desmontar o extrusor e trocar o nozzle o tubo c/ teflon por novos e agora voltou a acontecer. Empurrando o filamento saiu pelo nozzle sem problemas, mas depois ao puxar partiu e agora nem com um alicate consigo puxar.

O que posso fazer para retirar o filamento? Tenho que substituir tudo novamente? É habitual isto acontecer? É que começo a ficar com receio de trocar o filamento...

Obrigado
 
Segundo as experiencias que fiz, para se retirar o filamento deve-se ter a 200º no mínimo e dá um valente puxão.
Caso contrário acontece-me exactamente isso.
Lembro-me de ter lido que mais alguém fazia isso.... deve de estar num tópico mais atrás.
 
Back
Topo