Impressora 3D Anet A8

@neortic, não percebi? Estas a fazer isso a frio??

Edit: a quente , o que faço na garganta que tenho que como a tua tb tem o tubo de teflon, primeiro empurro ligeiramente o filamento para "alisar", "afunilar" a extremidade e depois puxo suavemente. Nao custumo ter necessidade de aplicar força.

O que acho que te acontece, é que o filamento ao arrefecer entra no espaco entro o teflon e a nozzle , e cria um bloqueio.

Se mesmo assim, nao conseguires puxar, entao empurra, a quente!!! ( não se arrepiem!!) ja usei uma chave das hexagonais, das fininhas para empurrar o filamento, com jeito e alguma força para resolver bloqueios, e sem danos. Fica a sugestao, embora pareca uma loucura, resultou.
 
Última edição:
Fazes bem, mas mais uma vez, e nao me interpretes mal, estas a olhar para o estetico antes do funcional!

Inventa maneira de prender aí uma fan nas electronicas, nem que seja com uma presilha num canto qualquer.

É que estás a planear impressoes com algum tempo de impressão, longas e que, sem corrigires a folga da belt e teres a certeza que nao tens sobreaquecimentos de motores ou electronicas, vais ter dificuldade em levar a impressao até ao fim.

Ou seja, tens de inventar ou imprimir solucoes de recurso para depois voltares a imprimir as soluções finais! ( a A8 devia de vir com um "disclosure" quanto a isto ;) )

Quanto as belts : a belt reforcada com aço pode piorar os resultados da impressão ao invés de melhorar, dado que exige mais do motor, é mais barulhenta e tem menor capacidade de absorver as mudancas subitas e rapidas de direcao dos nemas. As reforçadas a fibra de vidro geralmente são as mais adequadas. As que tens de origem , tenho ideia que sao borracha simples, sem reforço ( corrijam-me se nao for assim) e se assim for, sao mesmo uma treta!

A unica situação em que usaria as de aço seria, por exemplo num eixo Z movido a belts e não a lead srews. Neste caso , como é um eixo que mexe pouco e as belts tem principalmente função de suporte, quando estao paradas, a rigidez adicional é uma vantagem. Para eixos em movimentos rapidos, teria de testar , mas na teoria nao seria o que escolheria.

Se alguem tiver outro tipo de experiencia, partilhe , pls

EDIT: Vale a pena dar uma vista de olhos aqui. Nao responde á questao aço vs fibra, mas demonstra claramente que as belts de origem nao têm qq tipo de reforço de tensão. Vejam o gráfico :


1jp2QoE.jpg

https://www.reddit.com/r/3Dprinting/comments/61j9et/i_tested_some_gt2_belts_to_failure_on_a_tensile/

Quanto á belt que vem com a impressora, ontem mudei para a tal reforçada a aço e verifiquei que a que veio com a Anet é reforçada a aço ou fibra de vidro não sei bem, mas parece aço.
 
@rffa , o melhor é eu não mandar mais bitaites sem conhecer o material. ;)
Depois de ler o teu post, pesquisei mais um pouco e encontrei descricoes da belt original em que será algum tipo de borracha " dura" , com fios internos em aço, como dizes.

De qualquer forma , prefiro analisar o grafico acima para chegar a alguma conclusao.
Efectivamente , as originais parecem ter algum tipo de caracteristica que as faz , com menor força aplicada, esticar mais, percentualmente.

Repara, um nema, por só por si, terá 50N de força ( com uma cama em cima e movimentos bruscos, provavelmente mais) . Aos 50N de força, a belt original já esticou 1,75% ( o grafico tem mm, mas é erro, é um valor em percentagem).

A belt do ebay , das tradicionais, de fibra vidro precisa de cerca de 125N para alongar a mesma percentagem.

Quanto a mim, é por isto que, muito rapidamente se perde tensão sobre os eixos, e numa maquina que nao permite o ajuste, temos depois shifting e missed steps durante a impressão.

Abc
 
@rffa , o melhor é eu não mandar mais bitaites sem conhecer o material. ;)
Depois de ler o teu post, pesquisei mais um pouco e encontrei descricoes da belt original em que será algum tipo de borracha " dura" , com fios internos em aço, como dizes.

De qualquer forma , prefiro analisar o grafico acima para chegar a alguma conclusao.
Efectivamente , as originais parecem ter algum tipo de caracteristica que as faz , com menor força aplicada, esticar mais, percentualmente.

Repara, um nema, por só por si, terá 50N de força ( com uma cama em cima e movimentos bruscos, provavelmente mais) . Aos 50N de força, a belt original já esticou 1,75% ( o grafico tem mm, mas é erro, é um valor em percentagem).

A belt do ebay , das tradicionais, de fibra vidro precisa de cerca de 125N para alongar a mesma percentagem.

Quanto a mim, é por isto que, muito rapidamente se perde tensão sobre os eixos, e numa maquina que nao permite o ajuste, temos depois shifting e missed steps durante a impressão.

Abc

Boa explicação, embora tenham aço pelo meio não conseguem aguentar assim tanta tensão.

Obrigado ;)
 
Obrigado! Mas é isso mesmo que me causa estranheza! Provavelmente essas fibras/fios/o que forem partem com facilidade e so fica a borracha como uniao.

Porque para todos os efeitos e com essa composicao a belt devia era partir e não esticar dessa forma!
Seja como for aqui há gato :007:
 
Eu tinha a impressora a 190°, tinha feito o pre heat pla e empurrei o filamento e saiu pelo nozzle sem dificuldade. Depois puxei para o tirar foi quando parou de repente de sair e depois nem saia pelo nozzle nem o conseguia tirar. Até que quando puxei partiu. Ainda a quente tentei puxar com o alicate aquela ponta mas sem sucesso. Vou trocar novamente o nozzle e o tubo de teflon pelos ultimos que tenho de reserva.

Quanto ao nozzle e ao tubo de teflon à alguma coisa q possa fazer para desentupir ou sao lixo?

Obrigado
 
@rffa, já imprimiste algum cubo? Imprime um com 2cm de lado e mete aqui as fotos.

O teu layer-shift pode ser muita coisa. Verifica bem se está tudo bem montado e funciona devidamente.
Estica bem essas correias até a cama começar a custar mexer. Quando chegares a esse ponto, alivia um pouco a tensão. Vais reparar que o veio do motor vai inclinar na direção da cama. Não deixes ficar muito inclinado.

Quanto a problemas de calor, o melhor é imprimir uma caixa para a electrónica. Há muitos modelos no thingiverse que têm a tampa com muito espaço aberto. Fica muito fácil acoplar uma ventoinha. Eu aconselho a usares a ventoinha que está no extrusor, supostamente a arrefecer aquela zona. Desmonta essa ventoinha e o dissipador. Só fazem peso. Muita gente já fez isto e nunca teve problemas. É um mod com tripla vantagem (arrefecer a eletrónica sem gastar mais dinheiro), diminuir o peso no extrusor e facilitar o acesso ao filamento.
 
@neortic, se estas a planear o lixo para esses componentes, mais vale tentares o que te disse acima, empurra a quente com uma chave! Não tens nada a perder. Mete a 210°
 
Última edição:
@neortic, se estas a planear o lixo para esses componentes, mais vale tentares o que te disse acima, empurra a quente com uma chave! Não tens nada a perder. Mete a 210°
Acabei por desmontar tudo hoje. O tubo de teflon consegui tira-lo e tinha parecia um rolhao de filamento, com outro bocado de filamento consegui tira lo e aproveitei o mesmo tubo, o nozzle com o aquecimento saiu tudo quando pus o novo filamento.
Portanto entupiu no tubo de teflon, só não entendo porquê.
Não é dificil trocar td, só é chato depois estar a calibrar a cama outra x e começo a ter receio cada vez q tenho q trocar filamento.

Mas já está resolvido. Mt obrigado pela ajuda[emoji6]
 
@neortic, Essas gargantas com teflon da china são uma lotaria!
Na verdade nao estas a ter o clog no tubo, mas sim na zona onde o tubo encosta internamente na nozzle.
Ou seja, o tubo que tens nao deve estar perfeitamente flushed com a garganta, mesmo meio mm faz a diferenca mexe-se no interior e o filamento derretido entra nessa "frincha"minuscula que entretanto fica esposta. As vezes o corte nao é perfeitamente horizontal, fica inclinado e cria espaco para entrar filamento.

Exemplo de tubo bem flushed, ( seta de baixo ) mesmo que com x-acto ( o problema das nossas é o chines fazer aquilo às 3 pancadas, em serie)
Q4fENdYXCQKl5kAq.huge


Lembro-me que na altura mandei vir de varios sellers e andava nos comments dos compradores a ver quem referia este aspecto do "perfectly" flushed".... a dada altura lá chegaram umas impecavelmente cortadas ( devem ter usado corta tubos em vez do x-acto) e já a uso a mais de um ano , sem espinhas.... dado que ainda mantenho a velhinha mk9 na minha hephestos ( nunca pensei que uma extrusora de 19€ fosse durar tanto e com tao bons resultados )
 
Última edição:
@rffa, já imprimiste algum cubo? Imprime um com 2cm de lado e mete aqui as fotos.

O teu layer-shift pode ser muita coisa. Verifica bem se está tudo bem montado e funciona devidamente.
Estica bem essas correias até a cama começar a custar mexer. Quando chegares a esse ponto, alivia um pouco a tensão. Vais reparar que o veio do motor vai inclinar na direção da cama. Não deixes ficar muito inclinado.

Quanto a problemas de calor, o melhor é imprimir uma caixa para a electrónica. Há muitos modelos no thingiverse que têm a tampa com muito espaço aberto. Fica muito fácil acoplar uma ventoinha. Eu aconselho a usares a ventoinha que está no extrusor, supostamente a arrefecer aquela zona. Desmonta essa ventoinha e o dissipador. Só fazem peso. Muita gente já fez isto e nunca teve problemas. É um mod com tripla vantagem (arrefecer a eletrónica sem gastar mais dinheiro), diminuir o peso no extrusor e facilitar o acesso ao filamento.

Estas a falar deste cubo certo? https://www.thingiverse.com/thing:1278865

estou a montar uns upgrades que fiz, meter as ventoinhas e depois já imprimo o cubo.
 
Desculpem lá, mas calibrar isto é um atrofio :!

Afinei o End Stop Z até o bico estar mesmo muito perto do vidro.

Depois para afinar os 4 cantos com o papel, meti o Pre Heat PLA e comecei a afinar, mas alinho dum lado, desalinha do outro.. e vice versa..

- As molas para prender o vidro podem estar a fazer algum tipo de pressão ou assim, meti 2 atrás e uma à frente.. faço mal?

- A folha de papel, assim que sinto uma ligeira saliência deixo, depois qdo vou a outro canto essa saliência já está menos ou mais do que aquilo que tinha deixado anteriormente.. é normal?!



 
Desculpem lá, mas calibrar isto é um atrofio :!

Afinei o End Stop Z até o bico estar mesmo muito perto do vidro.

Depois para afinar os 4 cantos com o papel, meti o Pre Heat PLA e comecei a afinar, mas alinho dum lado, desalinha do outro.. e vice versa..

- As molas para prender o vidro podem estar a fazer algum tipo de pressão ou assim, meti 2 atrás e uma à frente.. faço mal?

- A folha de papel, assim que sinto uma ligeira saliência deixo, depois qdo vou a outro canto essa saliência já está menos ou mais do que aquilo que tinha deixado anteriormente.. é normal?!



É um trabalho de paciência e chato realmente, mas com calma vais lá.
Eu segui o vídeo da anet q está no youtube (acho que o link está na primeira pagina do tópico) e vou calibrando aos poucos, primeiro a frente e depois atras e volto a fazer pequenos ajustes.

Mas faz sempre isso com a impressora quente por causa das dilataçoes dos materiais (faz o pre heat pla que aquece o nozzle e a bed).

Sou noob também, tenho a impressora à pouco tempo, mas tenho conseguido nivelar a bed, é um trabalho de alguma paciência.
 
Afinações com aquele sistema. Ui. Ainda dei umas cabeçadas à conta disso.
Verifica que o endstop do Z está mesmo bem fixo.
Verifica que os parafusos da cama estão bem presos. Este é mesmo o maior problema. O sistema original é propenso a que percam a afinação. Mas não é normal que quando voltes para trás tenha perdido a afinação. Verifica os parafusos e as molas (endireita-as se estiverem tortas).
Quanto ao processo em si, eu fazia assim:
1 - Home Z
2 - Afinava o primeiro canto (o do home) com a folha de papel.
3 - Desligava o motor X e Y.
4 - Puxava o extrusor para a direita até chegar à outra ponta. A folha de papel acompanha o nozzle. Se começar a prender muito, ou apertas a cama com as mãos para dar mais espaço para chegar canto da direita e depois afinavas o parafuso, ou vais afinando.
5 - Repetia para os cantos posteriores.
6 - Subia o Z 1cm e fazia novo Home.
7 - Repetia os 4 cantos.
8 - Fazendo novo Z já deverá estar tudo perfeito.

Se isto te correr bem, faz o mod da cama que consiste em furar os buracos da cama onde estão os parafusos de afinação. Este mod torna a afinação muito mais fácil. Está descrito na primeira página.
O mod para a fixação do end-stop do Z faz com que o mesmo não fuja. Em alternativa, mete cola quente na peça que suporta o end-stop e fixa na estrutura. Aliás, olhando em retrospetiva, devia ter metido cola em todos os parafusos da estrutura de acrílico. Com as vibrações podem desapertar.
 
@rffa, na generalidade sou da opiniao que sim! Numa print mais curta até te podes safar, numa mais longa julgo que não.

O objectivo dessa fan, nesse local , é evitar o temido "HeatCreep"!
https://www.fargo3dprinting.com/how-to/heat-creep/

Ou seja, se reparares, a fan nao só arrefece a zona da roda dentada que empurra o filamento nas Mk, mas também o topo superior da garganta. O objectivo é manter o filamento rijo, fresco, não amolecido, para que possa ser " mordido" e empurrado pelo roda dentada.

Sem fan, o calor do bloco trepa garganta acima ( o tal heatcreep), amolece o filamento, a extrusora deixa de conseguir empurrar, e o filamento amolecido enrola-se, bloqueando.

A minha mk9 (semelhante à da anet) não se aguenta muito tempo a imprimir sem a fan por estas razãos, contudo eu uso uma garganta substancialmente mais curta que a de origem, o que pode explicar esta maior sensibilidade térmica.

Ou seja, a fan é fundamental para separar as zonas de calor e frio do mecanismo de extrusao.

Em paralelo, a fan também ajuda a evitar clogs, mesmo quando uma impressao termina a a impressora comeca a arrefecer.

"Heat creep most frequently becomes a problem after you have finished your print and the the printer begins cooling. Now the expanded filament that has softened and stuck to the narrow walls of the upper part the of the thermal tube will harden and clog your extruder. These types of clogs are particularly difficult to remove because once the plastic in the top of the tube expands and cools, you have created too much mass for enough heat to creep to the top and soften that plastic again."

Acho que mais vale manter a fan!
 
Última edição:
@nunooliveira88, bem vindo!

O melhor ponto de partida é leres este tópico! Tens mts questoes ja respondidas e ainda so vai em 27 paginas.
Não tenho uma anet ( nao sou grande fan, como a malta daqui já sabe, hehe ) mas no que puder ajudar aqui estarei ;).

Na primeira pagina tens mods e à 1ou 2pág atras andamos a falar das correias(gt2 já agora)
Good luck
 
Última edição:
A Anet A8 tem o raio dum dissipador a tapar o acesso à camara de extrusão. É completamente inútil. Um "fail" de todo o tamanho.
Além disso, toda esta camara é feita em aço que acaba por funcionar como um grande dissipador.
Para mais, para quem só imprime PLA a 210º, se tanto, o heat-creep é o menor dos problemas. Mais depressa os drivers derretem numa impressão longa.

Se realmente se preocuparem com heat-creep, arranquem o dissipador e deixem só a ventoinha.
 
Back
Topo