Impressora 3D Anet A8

A Mk 9 tambem tem dissipador:
s-l300.jpg


Aliás , tem poucas diferenças para a mk que julgo vir com a anet, mas julgo que faz sentido estar lá o dissipador, para arrefecer a tal "camara de aço" por completo. (Tem piada que vejo mais a caixa como um acumulador de calor ao invés de um dissipador, se nao tiver a fan)

Contudo o meu dissipador tem um furo circular consideravel no centro para permitir a passagem para o interior que nao sei se as vossas têm.

Lá está, sao experiencias diferentes, com equipamentos diferentes. No meu caso, preciso mesmo da fan , e o dissipador julgo que cumpre a funcao. Tive foi de o virar 90°. A ranhura permitia a passagem de ar para o bloco arrefecendo o mesmo. ( como na pic acima.) isso sim para mim é fail , mas nao a existencia do dissipador em si.

Apercebi-me melhor desta situacao, quando a dada altura o crimping que fiz para as fans da extrusora deu de si. Ao fim de uma hora sem refrigeraçao fiquei com o filamento todo enrolado na roda dentada. Desmanchar, remontar, etc.. Voltei a fazer um mau crimping ( ja comprei alicate especifico para isso ;) ) e a situação voltou a acontecer quando a fan se desligou novamente ( pelo caminho melhorei as skills de crimping.... hehehe) daí valorizar esta ventilação.

Mas faz sentido o que dizes, de tirar o dissipador por completo, e so deixar a fan, caso nao seja furado no caso da anet.


Quanto ao que disseste dos steppers derreterem é que me fartei de rir!

EDIT: o dissipador da minha é assim: ( a unhaca não é minha... deve ser de um chines qq )
MK8_Extruder9.1.jpg


O da anet nao tem este orificio no centro?
 
Última edição:
Eu para facilitar o acesso para colocar filamento e controlar principalmente o filamento flexível, alterei para este modelo https://www.thingiverse.com/thing:2360242, embora tenha editado o STL para retirar o suporte do sensor. Também usava o acessório para a ventoinha de arrefecimento da impressão na foto, https://www.thingiverse.com/thing:2121279.

2a44502da74dd9c34b238ccb9870e37a_preview_featured.jpg
Era esse mesmo mod que estava a pensar imprimir, por esse mesmo motivo, facilitar a colocação do filamento.

Funciona bem esse mod?
 
Era esse mesmo mod que estava a pensar imprimir, por esse mesmo motivo, facilitar a colocação do filamento.

Funciona bem esse mod?

Segundo o ficheiro gcode, fiz a impressão em Agosto, entre 2 a 3 semanas após ter recebido a impressora. Depois vendi a impressora e o meu amigo ainda a usa assim com essas (os dois modelos que indiquei) modificações.
 
Ora bem, sem querer parecer condescendente, diria que o titulo do tópico é um bom indicador do tema geral em discussão. Naturalmente, por vezes surgem outros aspectos que são debatidos em que outras impressoras podem vir ao barulho, até porque a temática da impressão 3d tens aspectos transversais a todas as impressoras sendo que a experiencia com a Impressora A pode ser util para a impressora B. E depois, pelo caminho vêm sempre as opiniões e experiencias pessoais de cada um.

Ainda bem que tens boas impressões!

Espero é que, até porque é o que importa, a leitura tenha contribuido para ficares mais esclarecido quanto as questoes que colocaste.
 
Olá pessoal, tudo certo? Terminei de montar a minha A8 hoje, fiz uma única impressão e já deu problema, a temperatura da cama sempre fica em 67~70°, mesmo se eu tiro o conector, mantem sempre nesta temperatura. Alguém passou por isso já? Instalei o Skynet 1.1 Alpha na minha, mas imprimi uma vez normalmente, depois da primeira impressão deu este problema
 
Boa noite Pessoal,
Estou com um problema na minha Anet A8 precisava da vossa ajuda, cama não aquece.
-Aparece no visor 146/60ºC mas a cama está fria
-Já medi na board não tenho qualquer tensão
-Já medi na fonte tenho 12V

Que mais posso verificar?

obrigado
 
Boa noite Pessoal,
Estou com um problema na minha Anet A8 precisava da vossa ajuda, cama não aquece.
-Aparece no visor 146/60ºC mas a cama está fria
-Já medi na board não tenho qualquer tensão
-Já medi na fonte tenho 12V

Que mais posso verificar?

obrigado

Estou com o mesmo problema, mas a minha mostra 70°...
O problema dela não aquecer é por ela achar que está com a temperatura alta já, e a controladora não envia corrente para ela esfriar até os 60°. Não sei o que fazer, parece cer um problema na Mainboard

---------------------------------------------------------------

Achei um vídeo no YouTube com o mesmo problema
 
Última edição:
Estou com o mesmo problema, mas a minha mostra 70°...
O problema dela não aquecer é por ela achar que está com a temperatura alta já, e a controladora não envia corrente para ela esfriar até os 60°. Não sei o que fazer, parece cer um problema na Mainboard

Ando aqui as voltas com isto não entendo o porquê...
 
Malta, acho que se mais ninguem aparecer com algum tipo de ajuda, vao mesmo ter que tentar ajudarem-se mutuamente, dado que o meu conhecimento acaba onde a vossa board começa. O problema parec ser mesmo daí. Consultem o tal grupo do fb com mais users a ver se encontram aí mais info.

Nunca vi uma cama a marcar 60° estando fria e nem o sensor de temp avariado poderia dar esse valor. @DrC Maker , para baixar a temp a cama deixa de receber corrente e nao o contrario. Aquilo é uma resistencia ao fim ao cabo. Ou seja , mais uma vez parece ser mesmo a board. @imrri , a board sem tensão é um sinal tb.

Com um multimetro e jeitinho podia-se despistar o componente, mas isso ja é out of my league!

Uma solucao possivel, caso isso nao se resolva, é mandar vir uma ramps ( SB de preferencia mas o low cost é da china ) steppers e enfiar aí o marlin ou repetier. Enquanto esperam que chegue , estudam a ciência do firmware

Outra é escrever ao chines que vendeu a anet, descrever o problema, encherem-se de paciencia para a lábia do mesmo que vai pedir 30 por um linha e baterem-se a uma board nova!

@Djizasse , alguma sugestão?

@gr2 isso é que é um desnivel do catano! Pela segunda pic, diria que o vidro tambem nao esta 100% assente na cama. Vejo ali uma sombra que cresce junto da borda, mas pode ser apenas efeito da luz e sombra na pic.
O @FiwiPITO ja teve um vidro que estava côncavo, por isso essa é uma possibilidade, mas que acho que despistas com facilidade colocando o vidro numa superficie plana. Tens aí um desvio de 1mm e isso tem de ser visivel a olho nu, num vidro.

Outra é já teres tido, por qq razao um crash da nozzle com a mesa, e com isso teres empenado os varoes lisos do x. Se nao for visível , retira e rola numa mesa de vidro por exemplo. Perceberás logo se estao empenados.
 
Última edição:
@gr2 isso é que é um desnivel do catano! Pela segunda pic, diria que o vidro tambem nao esta 100% assente na cama. Vejo ali uma sombra que cresce junto da borda, mas pode ser apenas efeito da luz e sombra na pic.
O @FiwiPITO ja teve um vidro que estava côncavo, por isso essa é uma possibilidade, mas que acho que despistas com facilidade colocando o vidro numa superficie plana. Tens aí um desvio de 1mm e isso tem de ser visivel a olho nu, num vidro.

Outra é já teres tido, por qq razao um crash da nozzle com a mesa, e com isso teres empenado os varoes lisos do x. Se nao for visível , retira e rola numa mesa de vidro por exemplo. Perceberás logo se estao empenados.

Obrigado pela ajuda, bom.. ontem já era muito tarde e já estava farto da folha de papel e do desnível.. fui dormir, mas ainda me deu para tirar o vidro e virá-lo ao contrário, parece-me que melhorou, ou pelo menos não consigo ver o desnível a olho nú ao passar o nozzle de um lado para o outro, pareceu-me mais uniforme. Hoje faço então novo teste de calibração! :|

Quanto a um crash.. não sei se terá sido suficiente ou não, mas quando estava a montar a impressora, e na parte de passar os fios, eles mandam descer o eixo do Z, eu fui rodando os motores manualmente devagarinho e passado um pouco reparei que o nozzle já estava a bater na cama, estando inclusive a empurrá-la para baixo. Como as molas estavam todas apertadas, não sei se aquela força pode ter provocado algum empenamento no veio do X, também não foi assim muito hardcore, forçou apenas um pouco. Mas pronto, vou ver se é apenas do vidro ou não!
 
@gr2 o Meu Vidro que comprei para a COREXY está empenado...hehehe, também andei a calibrar, perdi uns minutos, vi que não dava desisti e vi logo que era o vidro, mas o meu dá para ver bem a olho Nu o empeno.

O Vidro metes numa superficie Lisa, tipo no Balcão da Cozinha, numa mesa, e vez logo, se ele não se apoiar em 100% então tá empenado.

Cumps,

Fiwi.
 
Pois, problemas de temps costumam ser a board.
Podem experimentar trocar os cabos dos sensores para ver se a temperatura da cama troca com a da nozzle. Se não trocar, é mesmo a board. Também podem ser dois sensores estragados, mas duvido.

Há pessoal que teve o mesmo problema e descobriram um condensador estragado, mas se não percebem de eletrónica, mais vale pedir uma board nova.

E isto, é a grande desvantagem da Anet A8 e outras impressoras de baixo custo (e também qualquer material ***** & Cia), o controlo de qualidade não é tão apertado :\
 
Pois, problemas de temps costumam ser a board.
Podem experimentar trocar os cabos dos sensores para ver se a temperatura da cama troca com a da nozzle. Se não trocar, é mesmo a board. Também podem ser dois sensores estragados, mas duvido.

Há pessoal que teve o mesmo problema e descobriram um condensador estragado, mas se não percebem de eletrónica, mais vale pedir uma board nova.

E isto, é a grande desvantagem da Anet A8 e outras impressoras de baixo custo (e também qualquer material ***** & Cia), o controlo de qualidade não é tão apertado :\

Obrigado, logo vou trocar os cabos para ver.
Sabem me dizer de onde posso pedir a board?
Obrigado
 
"Nunca vi uma cama a marcar 60° estando fria e nem o sensor de temp avariado poderia dar esse valor. @DrC Maker , para baixar a temp a cama deixa de receber corrente e nao o contrario. Aquilo é uma resistencia ao fim ao cabo. Ou seja , mais uma vez parece ser mesmo a board. @imrri , a board sem tensão é um sinal tb.

Com um multimetro e jeitinho podia-se despistar o componente, mas isso ja é out of my league!

Uma solucao possivel, caso isso nao se resolva, é mandar vir uma ramps ( SB de preferencia mas o low cost é da china ) steppers e enfiar aí o marlin ou repetier. Enquanto esperam que chegue , estudam a ciência do firmware

Outra é escrever ao chines que vendeu a anet, descrever o problema, encherem-se de paciencia para a lábia do mesmo que vai pedir 30 por um linha e baterem-se a uma board nova!

O problema é que ela não recebe corrente alguma, e mostra como se ela estivesse quente, quando mando imprimir, ela fica aguardando chegar a temperatura ideal programada (no meu caso 60°), enquanto ela não atinge essa temperatura, ela não imprime. O termistor está funcionando normalmente, medi o mesmo e esta acusando 100kOhm, no cabo também está certo. Mesmo se eu desconectar o termistor, ele continua acusando 100°, as vezes cai pra 70°. Tudo indica ser problema na mainboard :(
 
Back
Topo