Impressora 3D Anet A8

3 opções:

Opção 1 e que deves fazer já: abre ticket como o imrri, e bate-te por uma board nova! Nao aceites dinheiro em wallet, descontos, etc. .enche-te de paciência ( a famosa paciencia de chines ). Vais ficar um mês pelo menos , parado e podes sempre ter o azar de apanhar uma board do mesmo batch e avariar novamente, mas isso é algo que pode acontecer com qq equipqmento chinesoide.

Opcão 2: com jeitinho para a electrónica, encontrar o componente avariado dessoldar e soldar um novo. Nao sei até que ponto é exequivel.

Opção 3 e que recomendo, nao invalidando o pedires uma board nova, nem que seja para backup.
Aproveita a paragem para fazeres alguma auto formação em marlin ou repetier. Aquilo nao é dificil, só custa a primeira vez, como tudo na vida.

Compras um arduino mega, ramps e steppers. ( eu ainda adicionaria o mosfet ) . Por um pouco mais ate consegues esses componentes em PT, se estiveres com a pica!
Julgo que nem terias de fazer novo wiring, se o que tiveres já for bem feito ( leia-se seguro! )
Para mim as vantagens seriam passares a ter todos esses componentes, separados, em caso de avaria, seria so trocar o que avariou de tudo isto. A board da anet tem tudo integrado, o que significa que basta um condensador avariar que é logo a board toda a trocar. ( tambem entendo que podem adquirir uma nova por 19€ - à que pesar os pros e os cons)

Passas a ter um firmware livre e editavel. ( ando a estudar uma coisa chamada linear advance, para quem ficar curioso,) por exemplo que tem o potencial de me reduzir o tempo de impressao em 30/40% sem perder qualidade e especifico do marlin)
Passas a poder ajustar os potenciometros de todos os eixos e trocar os mesmos para outros com outras caracteristicas.
Podes correr funcoes tao basicas quanto uma calibracao pid, que no caso de uma extrusora, tem um elevado impacto na qualidade da impressao.

Provavelmente mais uma quantas vantagens que nao me lembro.
O unico senao é teres de ir estudar a ciencia da coisa, mas no meu caso até o faço por prazer, como ja devem ter percebido
 
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3 opções:

Opção 1 e que deves fazer já: abre ticket como o imrri, e bate-te por uma board nova! Nao aceites dinheiro em wallet, descontos, etc. .enche-te de paciência ( a famosa paciencia de chines ). Vais ficar um mês pelo menos , parado e podes sempre ter o azar de apanhar uma board do mesmo batch e avariar novamente, mas isso é algo que pode acontecer com qq equipqmento chinesoide.

Opcão 2: com jeitinho para a electrónica, encontrar o componente avariado dessoldar e soldar um novo. Nao sei até que ponto é exequivel.

Opção 3 e que recomendo, nao invalidando o pedires uma board nova, nem que seja para backup.
Aproveita a paragem para fazeres alguma auto formação em marlin ou repetier. Aquilo nao é dificil, só custa a primeira vez, como tudo na vida.

Compras um arduino uno, ramps e steppers. ( eu ainda adicionaria o mosfet ) . Por um pouco mais ate consegues esses componentes em PT, se estiveres com a pica!
Julgo que nem terias de fazer novo wiring, se o que tiveres já for bem feito ( leia-se seguro! )
Para mim as vantagens seriam passares a ter todos esses componentes, separados, em caso de avaria, seria so trocar o que avariou de tudo isto. A board da anet tem tudo integrado, o que significa que basta um condensador avariar que é logo a board toda a trocar. ( tambem entendo que podem adquirir uma nova por 19€ - à que pesar os pros e os cons)

Passas a ter um firmware livre e editavel. ( ando a estudar uma coisa chamada linear advance, para quem ficar curioso,) por exemplo que tem o potencial de me reduzir o tempo de impressao em 30/40% sem perder qualidade e especifico do marlin)
Passas a poder ajustar os potenciometros de todos os eixos e trocar os mesmos para outros com outras caracteristicas.
Podes correr funcoes tao basicas quanto uma calibracao pid, que no caso de uma extrusora, tem um elevado impacto na qualidade da impressao.

Provavelmente mais uma quantas vantagens que nao me lembro.
O unico senao é teres de ir estudar a ciencia da coisa, mas no meu caso até o faço por prazer, como ja devem ter percebido

Boas já encomendei a minha board, porque quase de certeza vou ter uma luta muito grande na RMA.
Opção 3 fiquei com o bichinho mas tenho muitas duvidas de exactamente o material a comprar logo precisava de uma ajuda para avançar.
Podem me dar uma ajuda?
Obrigado pessoal voces teem sido espetaculares.
 
Material, para já é simples:

Arduino mega 2560 x1
Ramps 1.4 x1
Steppers a4988 x6 ou x8 ( para ficares com spares )

Chave de ceramica para afinar os potenciometros ( pede ao chines que te ofereca uma se vier tudo do mesmo sitio, por exemplo ) a minha foi "cravada"desta forma.
Multimetro.

Fundamentalmente, a ra,ps encaixa em cima do arduino, os steppers encaixam na ramps, no fim fica assim:

Componentes separados:

85013.jpg


Componentes assemblados com ligacoes:

kBUFKft

O ponto 9 deste instructable tambem tem boa info: ( nao assustes com a wall of text. Muito daquilo tem a ver com o preparar o firmware, que vira depois )

Vê tambem se este video ajuda no processo: ( nao vi ate ao fim, mas... pareceu-me ir no bom caminho)

Ja arranjei muito com que te distraires por enquanto, qq questao a malta ajuda ( acho que nao me faltou nada pois nao?)
 
Material, para já é simples:

Arduino mega 2560 x1
Ramps 1.4 x1
Steppers a4988 x6 ou x8 ( para ficares com spares )

Chave de ceramica para afinar os potenciometros ( pede ao chines que te ofereca uma se vier tudo do mesmo sitio, por exemplo ) a minha foi "cravada"desta forma.
Multimetro.

Fundamentalmente, a ra,ps encaixa em cima do arduino, os steppers encaixam na ramps, no fim fica assim:

Componentes separados:

85013.jpg


Componentes assemblados com ligacoes:

kBUFKft

O ponto 9 deste instructable tambem tem boa info: ( nao assustes com a wall of text. Muito daquilo tem a ver com o preparar o firmware, que vira depois )

Vê tambem se este video ajuda no processo: ( nao vi ate ao fim, mas... pareceu-me ir no bom caminho)

Ja arranjei muito com que te distraires por enquanto, qq questao a malta ajuda ( acho que nao me faltou nada pois nao?)

Muito obrigado
 
Boas pessoal, acho que encontrei o problema na minha board, andei a medir cheguei a conclusão que R37 deve de estar queimada.
R37 e type472 e comparei com outras na board e o valor não e igual. ou seja R37 - 0.3K, R41- 4.9K e as restantes da board.
Não sou nenhum especialista em electronica :), mas como vou substituir está coisa tão pequena?
wfVeH

https://imgur.com/a/wfVeH


wfVeH
 
Boa :) Agora tens de arranjar um amigo que tenha um ferro de soldar ;)
Ferro de soldar?!?
Talvez querias dizer estação de soldar a ar quente...... é que o ferro quase de certeza que não vai dar.....
@imrri eu posso tentar, é uma questão de combinarmos.
No entanto não sei se é assim tão fácil medir resistências soldadas na placa! Normalmente existem parâmetros e pontos de medição que o fabricante usa e não me parece que estejas a cumprir com eles. Dos poucos elementos que se consegue facilmente medir são os fusíveis, tudo o resto ou tem de estar fora da placa ou ter aparelhos específicos de medição.
 
Uma pergunta. Vou mandar vir um anet a8, mas gostavade saber, se alguém puder responder, se é compatível com o software, solid works?
Cump. Bruno

A impressão 3D funciona independente do software de CAD ou similar.
Vais precisar de software se pretenderes criar modelos ou editar existentes, suponho que o SolidWorks funcione, tem que permitir exportar o modelo para STL ou OBJ para ser "convertido" para impressão.
Há modelos já prontos para imprimir, o site thingiverse.com é um excelente repositório de modelos.
Depois precisas de software que irá converter o modelo para código que a máquina entenda, ai tens o Cura, Simplify3D (comercial), CraftWare, Slic3r, etc.
 
Boas pessoal, acho que encontrei o problema na minha board, andei a medir cheguei a conclusão que R37 deve de estar queimada.
R37 e type472 e comparei com outras na board e o valor não e igual. ou seja R37 - 0.3K, R41- 4.9K e as restantes da board.
Não sou nenhum especialista em electronica :), mas como vou substituir está coisa tão pequena?
wfVeH

https://imgur.com/a/wfVeH


wfVeH

Substituí este resistor na minha placa, continuou do mesmo jeito =(
Estou a procurar a causa, se descobrir algo aviso aqui
 
Pois, eu tenho lido algumas coisas ainda não vi ninguém a resolver este problema. Estou a ver que não passa por comprar uma nova.
Mas vamos ver...
 
Pois, eu tenho lido algumas coisas ainda não vi ninguém a resolver este problema. Estou a ver que não passa por comprar uma nova.
Mas vamos ver...

Acredito ter descoberto e resolvido o problema!
Vou fazer alguns testes e posto pra vocês, o circuito para medir a temperatura é bem simples, mas lhes digo que no meu caso não é o resistor!

Antes:
jFt1rkV.jpg


Depois:
Yyoz2TY.jpg


Lembrando que a solução se aplica no caso de, mesmo se desconectar a cama, continua com a temperatura travada!
Farei um teste de impressão agora, se não houver problemas eu compartilho com vocês
 
Acredito ter descoberto e resolvido o problema!
Vou fazer alguns testes e posto pra vocês, o circuito para medir a temperatura é bem simples, mas lhes digo que no meu caso não é o resistor!

Antes:
jFt1rkV.jpg


Depois:
Yyoz2TY.jpg


Lembrando que a solução se aplica no caso de, mesmo se desconectar a cama, continua com a temperatura travada!
Farei um teste de impressão agora, se não houver problemas eu compartilho com vocês

Boa, no meu caso também acontece isso ficha desligada continua a temperatura travada.
Da novidades.
Obrigado
 
Acredito ter descoberto e resolvido o problema!
Vou fazer alguns testes e posto pra vocês, o circuito para medir a temperatura é bem simples, mas lhes digo que no meu caso não é o resistor!

Antes:
jFt1rkV.jpg


Depois:
Yyoz2TY.jpg


Lembrando que a solução se aplica no caso de, mesmo se desconectar a cama, continua com a temperatura travada!
Farei um teste de impressão agora, se não houver problemas eu compartilho com vocês

Boas tens novidades?
Obrigado
 
FINALMENTE !! COMEÇOU A IMPRIMIR.
Grande filme para meter o filamento.. é literalmente impossível! 1 Hora de volta daquilo, tive que tirar a Fan do extrusor, o filamento tinha entrado mas não aparecia no bico, resultado.. estava enrolado lá dentro, tirei-o novamente, meti os parafusos\fan mas tb não deu, o raio do filamento não ia para o veio do extrusor.. não sei pq! O dedo já estava todo dorido da porcaria daquele parafuso.. tirei a Fan mais uma vez, deixei ficar o extrusor nos 190º e meti o filamento assim. Depois montei novamente e pronto.. foi assim que consegui colocar o PLA :facepalm:

Mas pronto, está a imprimir:






O famoso cubo..
 
Boa gr2 :) No bom caminho.
Tenho a impressão que a primeira layer está com plástico a mais, mas pode ser só impressão.

Finished! :) Pode não estar bem mas para mim acho que ficou muito bom para 1ª impressão. Ah esqueci-me de colocar o "Fan Duct", só reparei qdo já estava a imprimir..



As definições que tenho no Cura são:


Brim Line meti 10 para imprimir o cubo.
 
Isso parece derretido, por falta da fan duct ;)
As ondas só desaparecem quando tiveres a impressora fixa a uma base sólida e pesada e as correias bem esticadas.
 
Boas, como faco para no final da impresao a cama ir para a frente e nao para traz, ja mudei as no cura na parte"end gcode" meti o y190 mas a cama continua sempre ir para traz
 
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