Isto é tudo teoria da batata/brainstorming, podem até ser ideias disparatas, até porque há milhares de pessoas à muitos meses a pensar nestas questões e podem já ter pensado e testado tudo isto, mas quando tiver a Anet A8 vou ver com cuidado todos os elementos que têm de ser fixos à frame e tentar estudar soluções com perfis de aço que tenham resistências equiparadas, pelo menos, ao 3030. Não tenho presentes a resistências do alumínio, mas tenho ideia que à flexão são substancialmente inferiores ao aço, sendo que as grandes vantagens do alumínio é a relação peso/resistência (e facilidade de modelação de diferentes perfis), não a resistência "per se".
Quanto à protecção anticorrosiva, qualquer spray de zinco, com uma lixagem prévia, resolve o problema (a menos que vivam perto do mar ou tenham a impressora no quintal). Relativamente aos portes, qualquer serralharia pequena tem perfis mais comerciais e vende-os ao peso, quase ao mesmo preço que vende uma viga para um prédio.
Outra coisa que queria perceber é se não dá para "ensanduichar" os elementos da Anet A8, ou seja, não retirar parte dos elementos de acrílico, mas meter-lhe elementos de maior resistência, solidários (parafusos e cola), prensando o acrílico de ambos os lados, fazendo um material compósito mais resistente, sem ser preciso muita furação e pecinhas especificas, porque as ligações dos vários elementos seriam as mesmas. Ou o problema está também nas ligações dos elementos e não apenas na flexibilidade do acrílico?
Obviamente que se um dia quiser mudar a impressora de sitio, vai ser muito mais duro
