1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Impressora 3D Anet A8

Discussão em 'Impressão 3D' iniciada por Djizasse, 14 de Janeiro de 2017. (Respostas: 1466; Visualizações: 94507)

  1. Bom dia a todos! Adquiri recentemente um senssor de auto nivelamento para a minha anet a8, senssor capacitivo LJC18A3-H-Z/BX. Já á 2 semanas que tento colocar a funcionar e não consigo, o problema tem a haver com as definições no Marlin, neste momento estou com a ultima versão 1.1.9. Problema 1- na cama o que fica no centro é o senssor e não o bico, problema 2- quando faço level net na maquina ela da um erro "probing failed", não consigo configurar por nada... Alguém me consegue ajudar ou tem disponível o ficheiro de configuração do Marlin que possa disponibilizar? Já não sei o que fazer ... Desde já obrigado !!
     
  2. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Já não vinha aqui à muitoooooooo tempo..... desde que passámos a ter um cantinho destinado aos makers.....
    @Daniel Carneiro, no marlin tens de definir a distancia entre o nozzle e o sensor (X. Y e Z).
    Os campos a preencher são:

    #define X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER 33 // X offset: -left +right [of the nozzle]
    #define Y_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER 23 // Y offset: -front +behind [the nozzle]
    #define Z_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER -1.54 // Z offset: -below +above [the nozzle]

    Depois para testar usas o G28 e verifica se o sensor fica mesmo no centro da mesa. Se ficar está ok.

    até breve :)
     
  3. DeepSide

    DeepSide Power Member

    Pessoal estou-me a passar com isto!!! Só problemas....

    Ajudem-me pq nao quero desistir.... Um dos problemas era vazamento de PLA, já estive a apertar o bico e aparentemente ficou bom. No entanto a extruder continua a dar "Tac Tac" nao percebo.....
     
  4. Eu diria para aumentar a temperatura do nozzle e tentar isolar
     
  5. DeepSide

    DeepSide Power Member

    ontem tive ate as 12 da noite a brincar com o bicho.... parece-me que Speed a 75 é muito. a 60 nao faz tanto "Tac Tac" lol
    Qual é a vossa opiniao? consegues ir alem dos 60?
    Sera que o nozzle pode estar entupido?

    Ontem antes de ir para a cama, ela deixou de puxar filamento :S mas desliguei da ficha e fui dormir.

    Aquilo é um bocado desesperante.....

    Estou cansado de desmontar e montar a parte onde passa o filamento? recomendam algum Upgrade que facilite a vida ;)
     
  6. yougurt

    yougurt Power Member

    o clap, clap, geralmente é sinal de algum entupimento ou falta de potencia do driver da extrusora.
    como tiveste um leak, devido a má montagem, inclino-me para o entupimento.

    se estas com a extrusora original, que faz uso de um tubinho ptfe no interior, convem teres spares em casa, quer da garganta, quer nozzles, para estas situações, porque pelo preço é mais facil trocar e meter novo do que andar a limpar e a desentupir.
    alem de que o tubo ptfe chines, é como jogar na lotaria.... geralmente vêm muito mal cortadinhos e nem sempre ficam “flushed” com o topo da nozzle, dentro da garganta. por isso encomenda varios, de sellers diferentes.

    para já podes tentar meter a nozzle no bico do fogão, para carbonizar qualquer residuo no interior. conheço quem tenha feito jantar de grelhados, para meter a nozzle no carvão, hahahha !

    em paralelo, segue este excelente guia do @jbaiao , de como montar correctamente a extrusora da anet:
    https://ptmakers.pt/viewtopic.php?p=138#p138

    como upgrade, podes ponderar passar para um clone da E3D, mas o truque é depois comprares uma garganta original E3D, bem maquinada, full metal, e nunca mais tens chatisses.
     
  7. DeepSide

    DeepSide Power Member

    O problema era efectivamente do Speed, ou seja, nunca superior a 60.... :P vocês conseguem imprimir a que velocidade?
     
  8. PADEIRA

    PADEIRA Power Member

    uma Anet A8 e falo como a minha está que ja foi toda modificada com varios upgrades nunca passo de 50 velocidadee para se ter grande qualidade de impressão diria mesmo 40.... embora conforme está a minha da me bons indicadores para imprimir a 60.....
     
  9. DeepSide

    DeepSide Power Member

    Entao nao percebo como é que os Profiles que estao no github metem speed de 70s. por vezes ate parece metem cenas erradas so para "lixar" os outros...
     
  10. PADEIRA

    PADEIRA Power Member

    se conseguires 60 da te por feliz acredita...
     
  11. DeepSide

    DeepSide Power Member

    A questao é que nao consigo, ou melhor conseguir consigo mas a qualidade deixa muito a desejar.
     
  12. yougurt

    yougurt Power Member

    não se esqueçam que essas velocidades depois levam com modificadores em cima!
    ate podem meter a 100mm/s.... depois reduzem para 50% nas outer walls, metem a70 % disto nas inner walls, e depois o infill a , digamos 65%....

    se for preciso depois ainda imprimem as top e bottom layers a 30% disto.....


    assim dizem aos amigos que imprimem a 100, mostram as pics, mas na verdade nem andam perto disso.

    Se o objectivo é reduzir os tempos de impressão, primeiro sugiro afinar muito /em para velocidades realistas, e depois avancar para firmware kipler.... se reduzirem os retracts para minimos, ja viram o tempo de 8mpressão que ganham? ( exepcao ao vase mode, mas este é sempre rapido hehehehe )
     
  13. PADEIRA

    PADEIRA Power Member

    eu não me queixo das velocidades da minha @yougurt e tu ate conheces a minha maquina.... eu sou realista e depois do que passei mentalizei me que 40/50s é bom para esta impressora....com todos upgrades que ela tem direito!!! com frames de acrilico duvido que essas velocidades sejam possiveis com qualidade aceitavel...
     
  14. Meje

    Meje Power Member

    Ando a ler info sobre esta impressora e de todos os problemas que vi até agora, tirando o de incêndio ;), a frame flexível e até mesmo frágil em alguns aspectos, é um dos principais problemas da Anet A8. Vejo montes de frames em perfis de alumínio à venda, de 50 a 100€ para substituir a frame original de acrílico.

    Agora a questão: Porque não é feito em aço? Alguém sabe alguma razão? Tubo de aço é barato, tão resistente quanto se pretenda, a esta escala creio que seja suficientemente rigoroso dimensionalmente, fácil de trabalhar e a meu ver, melhor por ser pesado (mais estabilidade ao conjunto). Então porquê o alumínio?
     
  15. yougurt

    yougurt Power Member

    varias razoes.... uma delas, a disponibilidade dos materiais.
    estruturalmente, pelo maior peso do conjunto, a tua ideia faz algum sentido.
    na prática, o aço necessita de tratamento anticorrosão o que pode encarecer o mesmo ( mas mesmo assim ate acho que ficaria mais barato que aluminio ) mas a sua grande desvantagem é o proprio peso o que encarece tudo o resto. pesa 2x mais que o aluminio e julgo que para estas peças em que shipping e transport fees têm muito impacto no custo final ( maquinas low cost ) este factor é determinante..

    extrusoes deste tipo em aco , desconheco, so mesmos as banais, em tubo , ou quadradas, etc.

    o que eu tenho pena é a extrusao 3030 em aluminio nao ser mais usada, mas nao é facil de encontrar ou de ver projectos pensados para a mesma ( temos exepções, hehe ) .

    3030 resolve o problema da solidez , mantendo o aluminio e mantendo a frame razoavelmente leve, mas como o 2020 esta amplamente disponivel......
    abc
     
  16. Meje

    Meje Power Member

    Isto é tudo teoria da batata/brainstorming, podem até ser ideias disparatas, até porque há milhares de pessoas à muitos meses a pensar nestas questões e podem já ter pensado e testado tudo isto, mas quando tiver a Anet A8 vou ver com cuidado todos os elementos que têm de ser fixos à frame e tentar estudar soluções com perfis de aço que tenham resistências equiparadas, pelo menos, ao 3030. Não tenho presentes a resistências do alumínio, mas tenho ideia que à flexão são substancialmente inferiores ao aço, sendo que as grandes vantagens do alumínio é a relação peso/resistência (e facilidade de modelação de diferentes perfis), não a resistência "per se".

    Quanto à protecção anticorrosiva, qualquer spray de zinco, com uma lixagem prévia, resolve o problema (a menos que vivam perto do mar ou tenham a impressora no quintal). Relativamente aos portes, qualquer serralharia pequena tem perfis mais comerciais e vende-os ao peso, quase ao mesmo preço que vende uma viga para um prédio.

    Outra coisa que queria perceber é se não dá para "ensanduichar" os elementos da Anet A8, ou seja, não retirar parte dos elementos de acrílico, mas meter-lhe elementos de maior resistência, solidários (parafusos e cola), prensando o acrílico de ambos os lados, fazendo um material compósito mais resistente, sem ser preciso muita furação e pecinhas especificas, porque as ligações dos vários elementos seriam as mesmas. Ou o problema está também nas ligações dos elementos e não apenas na flexibilidade do acrílico?

    Obviamente que se um dia quiser mudar a impressora de sitio, vai ser muito mais duro :winknu:
     
  17. FiwiPITO

    FiwiPITO Power Member

    @Meje Todas as ideias são boas, no entanto a Anet deve ser a Impressora mais explorada no Mundo, já existem diversas opções no mercado que a transformam numa verdadeira Impressora Low Cost com Impressões fantásticas, por isso a minha pergunta é, Valerá a pena?Justificará a perda de tempo em troca de uma coisa que já existe, só porque o Material é diferente?

    Sinceramente, na minha modesta Opinião, Não, os kit's que já existem(de Reforço), são fantásticos e ficas com uma Impressão onde consegues comparar com impressoras topo de gama...


    Cumps,

    Fiwi.
     
  18. yougurt

    yougurt Power Member

    @Meje, atenção, a tua ideia nao é descabida de todo! o aço tem outras caracteristicas que o tornam numa opção apelativa por varias razões.

    se um dia decidisse montar algo com 1m cubico de area de impressão, o aço seria sempre a primeira opção em ter em conta. nas areas que habitualmente usamos, o aluminio geralmente é mais que adequado.

    eu diria que até 200/250 de caixa, 2020 ou 4020 é suficiente. se for 3030 melhor ainda ! a minha tem 300x300 e com extrusao 3030 aquilo é uma rocha!

    gosto sempre de ver novos projectos e iria acompanhar a tua tentativa de reforçar a aço , mas sou franco, fazias anet em estrutura 3030 e ainda aumentavas a cama para 300x200 na conversao e ficavas com bela maquina e ainda low cost

    entretanto lembrei-me que ja esteve na moda uma prusa a aço. a Prusa steel! o @FiwiPITO diz-te o mau que aquilo era hehe ( mas nao por causa do aço, mas sim por tudo o resto)


    ahh , e sim o acrilico, para alem das vibracoes tem tendencia a quebrar nas zonas dos parafusos. ja vi uma quantas que quebraram na montagem por causa do aperto, inclusive.
    ensanduichar.... epah ja comeco a ver muita pecas e componentes a rocar uns nos outros , a impressora quere-se o mais clean possivel para diminuir ao maximo vibracoes e ressonancias.
     
  19. Meje

    Meje Power Member

    O único objectivo, para além de alimentar o hobbie de montar e desmontar coisas, seria com menos dinheiro (não tem a ver com o material), fazer eu esse reforço, para me justificar a mim próprio não duplicar o valor da impressora low cost, em vez de comprar logo uma com uma estrutura em alumínio por 200 e tal euros (eu também me sinto mais confortável a trabalhar madeira>>>aço>alumínio). Ou seja, eu não acho que as soluções que já existem não sejam excelentes e muito bem aprimoradas, mas o objectivo é não gastar mais 60 a 100 € de caras na impressora e tentar fazer a coisa praí com metade desse valor (as soluções standard envolvem 50 a 60 + portes). Se calhar mesmo que desse, quando se começam a somar as pecinhas, os cortes, etc, pode ir dar ao mesmo.

    Também já li e vi vídeos de malta a implementar muitos dos habituais reforços em PLA e a fazer testes a cada novo componente que montam na impressora e muitos deles acrescentam muito pouco à qualidade de impressão quando fazem novas impressões de teste a cada passo (pelo menos quando a impressora é nova e a estrutura não tiver muitas folgas, pode ser que a médio prazo tenham mais influencia). A grande mudança parece ser mesmo quando se mete a impressora numa estrutura mais rígida, daí ter a preocupação de "rigidificar" a estrutura, mas com elementos metálicos baratos. Outra vantagem do aço, é que se pode usar varões roscados a fazer de tirantes (em vez de vigas), para ter uma estrutura mais rígida com menos aço, podendo ser materializada essa rigidez apertando umas porcas nos varões e se necessário, metendo um pingo de solda na porca para não desapertar (não sei se a deformação por fadiga/fluência aqui poderá ser significativa, mas é uma questão de não poupar nos diâmetros. Há um projecto no thingiverse com os apoios para os tirante em PLA, mas acho que isso não fará muito sentido pela muito inferior resistência do PLA.

    Mas já percebi o porquê do alumínio (já existem coisas semelhantes, é mais leve e mais durável). Terei mesmo de pensar nisso depois de ter a impressora, fazer uns "projetos" e fazer umas contas ao custo. É que tinha receio que tivesse alguma coisa a ver com condutividade eléctrica do metal, ou coisas que me pudessem estar a escapar.
     

Partilhar esta Página