Impressora 3D Anet A8

Já agora vou deixar aqui tb a minha opinião/experiência:
1º a minha Anet foi oferecida, é verdade que andei a olhar para elas e decidi construir uma (modelo itopie) mas material chinês é sempre um tiro no escuro. Mas, a cavalo dado n se olha o dente! Ah e a comunidade é bastante boa embora com poucas pessoas que sabem do que falam e que realmente sabem ajudar e não mandar bitaites para o ar.
2º assim que chegou tive logo que abrir a fonte de alimentação que vinha com parafusos soltos lá dentro.
3º foi realmente fácil de montar, no total gastei 10 horas divididos entre 3 dias com a "ajuda" da minha mulher e da minha gata ;)
4º a minha board veio com o driver do Y avariado. Fiz logo um video e mandei para a ***** mas até agora ainda n chegou nada, infelizmente n tive a sorte do pmguerre :(
5º utilizei o RAMPS que tinha aqui para a itopie e só mudei dois cabos dos steppers do Z e tenho estado a utilizar ligada ao PC com o Repetier Host.
6º a qualidade... épa, para o que quero chega e sobra que é para fazer prototipos e moldes. Estou a imprimir PLA sem heatbed
7º upgrades, já pensei em fazer, mas prefiro guardar o PLA para a itopie quando estiver concluida.

Já tenho visto no FB users a gastarem vários Kg de filamento (em upgrades) e no fundo n vejo assim tantas diferenças de qualidade em relação à minha, e com o que investem acabam por ficar com um produto quase tão caro como outros kits mais decentes ou dentro do preço de uma impressora decente construída às peças.
 
4° a minha board veio com o driver do Y avariado. Fiz logo um video e mandei para a ***** mas até agora ainda n chegou nada, infelizmente n tive a sorte do pmguerre :(

Sorte é relativo... Ou aquilo funciona quando quer (o que é mau), ou eu fui nabo quando vi o erro (começo o achar que foi o caso).
Mas a ***** ainda não te disse nada? Já foste ver nos tickets se não tinhas lá uma resposta? Vai ao ticket inicial e pergunta o que se passa, porque é que não dizem nada... A mim, tirando quando foi o ano novo chinês, sempre me responderam no dia seguinte...

Sim, a qualidade das peças é quase uma lotaria.
Mas Kgs de filamento em upgrades? Hehehe Os upgrade habituais nem 500gr devem gastar :p

É sempre relativo... Se as peças ficarem bem à primeira, ok, caso contrario lá vai mais filamento... [emoji3]
 
Última edição:
Alguém pode dar uma ajuda na ligação deste mosfet?
15e1049f852daa097776a59cb5598803.jpg
 
Do lado dos conectores grandes pretos é fácil, basta ler as inscrições na própria board:
HOT BED - Saída para a cama, polaridade não interessa. Liga os dois fios de 12V que alimentavam a cama. Originalmente estavam ligados na motherboard no conector da cama. Cuidado que os outros dois fios são os do termistor. São para continuar ligados onde estão.

POWER - Entrada de 12V. Vais ligar um cabo à fonte. Tens de respeitar a polaridade.

Do lado dos conectores azuis/verdes é de onde vem o sinal de controlo, que é o que originalmente dava os 12V para a cama. É o conector da board de onde tiraste os dois fios para ligar ao conector preto.
A dúvida agora é saber se se liga nos teus dois conectores verdes de baixo, ou nos dois de cima. Eu experimentaria dos de baixo, pois a nossa board não é nem uma MKS, nem uma Ramps, logo usaria o sinal de controlo de 5-24V.


Tirei estas informações da imagem seguinte:
s-l500.jpg
 
Do lado dos conectores azuis/verdes é de onde vem o sinal de controlo, que é o que originalmente dava os 12V para a cama. É o conector da board de onde tiraste os dois fios para ligar ao conector preto.
A dúvida agora é saber se se liga nos teus dois conectores verdes de baixo, ou nos dois de cima. Eu experimentaria dos de baixo, pois a nossa board não é nem uma MKS, nem uma Ramps, logo usaria o sinal de controlo de 5-24V.

Se calhar não... Não tenho este MOSFET, mas segundo "nuestros hermanos" deves ligar como se fosse uma RAMPS

Diagrama1.png


Imagem retirada de http://trello.com/c/0inpTFq0/33-mosfet-o-rele-para-la-cama-caliente
Diagrama1.png
 
Boas malta...

Tenho uma prusa i3 à cerca de ano e meio e agora decidi aproveitar as promoções e comprar esta Anet A8 para a experimentar.
Tenho visto que existem imensos upgrades para esta Anet, quais deles é que têm usado mais?

Não sei se hei-de pensar em algum upgrade antes de montar a impressora ou não... Pelo menos quando a fosse montar já seria com algum upgrade que realmente valha a pena.



Obrigado.
 
Por ordem de importância:
Mosfet para a cama
Alteração da fixação do endstop Z
Alteração da afinação da cama (fazendo furos mais largos no H-carriage)
Isolamento da ponta do hotend
Tensor do Y e reforço frontal e traseiro
Tensor do X
Isolamento da cama
Caixa para a motherboard e mosfet
Podes ainda não montar a ventoinha/dissipador de arrefecimento do extrusor e meter a ventoinha na caixa da motherboard


Há outros upgrades que têm mais impacto, como a substituição do acrilico por alumínio ou aço, mas já implica outros custos.

A subtituição da estrutura de suporte do motor-Y e respectiva correia/iddler pulley por dois varões roscados também parece um excelente upgrade e com custo baixo, mas ainda não o experimentei:
http://www.thingiverse.com/thing:2045010
 
Tenho uma prusa i3 à cerca de ano e meio e agora decidi aproveitar as promoções e comprar esta Anet A8 para a experimentar.

Se já tivesse uma impressora 3D, não ia gastar dinheiro na Anet, iria para uma coisa melhor, mas cada um sabe de si.

Por ordem de importância:
Mosfet para a cama
Alteração da fixação do endstop Z
Alteração da afinação da cama (fazendo furos mais largos no H-carriage)
Isolamento da ponta do hotend
Tensor do Y e reforço frontal e traseiro
Tensor do X
Isolamento da cama
Caixa para a motherboard e mosfet
Podes ainda não montar a ventoinha/dissipador de arrefecimento do extrusor e meter a ventoinha na caixa da motherboard


Há outros upgrades que têm mais impacto, como a substituição do acrilico por alumínio ou aço, mas já implica outros custos.

A subtituição da estrutura de suporte do motor-Y e respectiva correia/iddler pulley por dois varões roscados também parece um excelente upgrade e com custo baixo, mas ainda não o experimentei:
http://www.thingiverse.com/thing:2045010

A ordem de importância em sempre relativa, o que pode parecer importante para uns pode não o ser para outros. Por exemplo, eu ainda não mexi na fixação do endstop do Z nem alterei a forma de afinar a cama, optei por pôr um sensor para fazer o auto-leveling... São escolhas...
Para mim o mais importante foi por um vidro em cima da cama quente e meter tensores nos eixos do X e Y, juntamente a substituição do "cooling duct" (falta-me a palavra para isto). Ultimamente estava a usar este http://www.thingiverse.com/thing:2121279, que me parece muito bom.

@Djizasse, só uma observação, pelo que eu percebi, essa estrutura que mencionaste não muda a forma de tracção do eixo do Y, que continua a ser a correia, só faz com que a força de tensão do eixo não seja aplicada na frame, mas sim nessa nova estrutura, com o objectivo de tornar desnecessário o reforço da frame. Pelo menos foi isso que eu percebi, se estou enganado por favor corrijam-me.
 
Sim, continua com correia. Mas parece-me interessante pois passa a tensão para os dois novos varões roscados.

Essa duct parece porreira :)
 
Boas pessoal,

já lí muito deste forum mas acho que não postei ainda nada!

tenho um A8 e já a transformei numa coisa diferente com todos os upgrades que pude fazer.

algumas questões:

- o segundo mosfet para o hotend é necessário?
- já instalaram o sistema E3d V6 (este vai ser o próximo)
- Alguns de vocês já usou o octoprint ou astroprint!? estou a curtit muito do astro! apenas estou com um problema com a webcam que embora me diga que não está configurada continua a fazer as timelapses como deve ser (estranho).

obrigado!
 
O mosfet acho que é obrigatório para a bed, já para o hotend fico na dúvida se faz mais mal que bem. É que se um mosfet falhar, o que é uma possibilidade, pode ficar a aquecer o hotend sem qualquer forma de a board o parar. No mínimo vai aquecer até derreter o tubo de teflon.
Na cama já não tem este problema, pois a fonte não tem capacidade para aquecer uma cama daquele tamanho ao ponto de derreter alguma coisa crítica. Claro que se estiver uma peça em PLA a ser impressa, vai deformar-se.

Octoprint é um espectáculo. Até posso ligar a camera a meio dum print. É só esperar uns segundos e a camera é reconhecida e começa a funcionar automaticamente. Não experimentei o Astro, pois o Octoprint tem funcionado perfeitamente.

Quem tem montado um E3d V6 tem ficado muito satisfeito, até mesmo com clones (mas aqui é preciso ter um pouco de sorte com a qualidade deles). Eu ainda não mandei vir um. Se montares um, diz como correu.
 
Encomendei recentemente um E3D (clone), e vou instalar e mudar para bowden, muita gente que o fez diz que funciona bem, pelo que vou experimentar, depois deixo feedback!

Alguém mudou os rolamentos para os igus RJ4JP? A redução do barulho é assim tão significativa? Ou tem mais vantagens sem ser essa?
 
Olha eu de volta :P

Desculpem voltar a tocar na discussão, mas quer me parecer que há aqui um caso de cada um "puxar a brasa a sua sardinha". Compreendo o pessoal que comprou os kits e compreendo o pessoal que optou por comprar peça a peça. Agora, e desculpem a sinceridade, deixem se de m.e.r.d.a.s e de atacar uns aos outros só porque optaram por um método.

Eu percebo de Electrónica, sou um amante de diy, e preferi comprar o kit. Fui o primeiro a dizer que se calhar fiz compra por impulso e saía melhor com compra peça a peça, depois de ler o outro tópico, mas não é de todo verdade.

Primeiro, não concordo com a "separação" que se criou. Falam do comprar peça a peça e montar / afinar para conhecerem a máquina. Que eu saiba o kit não vem montado. E tive de dar muita cabeçada e ler muito para meter aquilo a imprimir algo decente. Tal como se fosse peça a peça.

Depois dizem que aquele é um tópico para i3 e derivados. Que eu saiba a anet é derivada da i3. Mas ok, separamos as coisas e deixemos as discussões organizadas. Sem stress.

Agora. Digam-me. Por 160€, sem ter de andar a comprar peças em 1001 sites diferentes, conseguir uma qualidade de impressão MUITO boa, mesmo não tendo em conta o que custou. Conseguia assim tão melhor ao não optar por um kit? Show me. É mesmo preciso andarem aí aos tiros uns aos outros?

E é verdade que o kit pode ou não ter peças de qualidade duvidosa. No caso do meu, os parafusos e varões roscados eram mais os que tinham a rosca lixada dos que os que estavam bem. É verdade que o acrílico tem uma resistência manhosa. Mas mesmo assim. Conseguia melhor por 160€?

Deviamos estar aqui a partilhar ajudas e ideias, em vez de andar a dizer mal do que os outros decidem
 
Boas a todos!
Estou a pensar comprar uma impressora 3D, mas tenho muitas duvídas relativamente à marca a escolher,assim como, relativamente ao modelo.
Pretendia uma impressora que fosse capaz vários tipos de filamentos, como por exemplo com fibra de carbono,
Agradeço antecipadamente as vossas opiniões.
Eu pretendia comprar um kit, pois tenho alguma urgência.
Cumprimentos,
Manuel Silva
 
Existem muitos kits, a vários preços e a vender em vários sítios, inclusivé em Portugal.

Se tens urgência, não compres uma Anet, pois vai levar algum tempo a chegar, no mínimo três semanas. Podias escolher uma transportadora como a DHL, mas nesse caso, quase de certeza que vai parar na alfândega. Acabas por pagar mais e ainda te sujeitas a atrasos maiores. Podes comprar cá, mas ficará muito mais caro. Não vale a pena.
Sinceramente, a Anet A8, tal como vem, não está preparada para fibra de carbono. Terias de alterar o hotend. Parece-me uma má opção para quem tem urgência e ainda não percebe bem disto. A troca do hotend vai obrigar a umas afinações extras. Mas também é uma coisa que podes fazer depois. Primeiro habitua-te a imprimir em PLA que é mais fácil. Depois logo avanças para filamentos exóticos.

Podes falar com o jbaiao que tem uma impressora para vender. Ele percebe bem de impressoras 3D e ainda te dava umas dicas valentes. É uma opção a considerar.

Existe um tópico aqui ao lado, que fala de mais impressoras. Se deres lá um salto podes ter mais opiniões.

Urgência e impressoras 3D não combinam ;) O melhor "skill" de quem tem uma impressora 3D acho que é mesmo paciência ;)
 
Back
Topo