Impressora 3D Anet A8

Djizasse

Power Member
Boas pessoal.

Criei este tópico para falarmos sobre esta impressora e para trocarmos informação sobre a mesma.
Vou reunir alguma informação para depois colocar aqui.

Há um tópico com bastante informação aqui ao lado, mas discussão especificamente sobre a Anet A8 seria agradável que viesse para este tópico.

Também há outros modelos da Anet e se alguém tiver uma, apareça por aqui :)

Wiki A8:
https://3dprint.wiki/reprap/anet/a8

Fórum A8:
http://anet-a8.net/index.php

Existe um grupo no facebook com muita informação sobre a A8:
https://www.facebook.com/groups/1068531466501015/

Tópico geral Reprap Prusa, com muita informação útil. No primeiro post tem muitos links:
https://forum.zwame.pt/threads/projecto-impressora-3d-reprap-prusa.782591/

Página com muito conteúdo em espanhol:
https://trello.com/b/X1HL9kIf/03-anet-a8

Notas importantes de montagem e verificação
Para evitar problemas é importante ter em atenção os pontos seguintes:


Links para testes de calibração

Upgrades
Criei uma coleção no thingiverse com as peças que já imprimi e experimentei na minha Anet.
Também coloquei outros modelos que vão sendo falados aqui neste tópicos.
http://www.thingiverse.com/VitorMCJesus/collections/anet-a8-zwame-collection

Upgrade JBaiao
O @jbaiao desenhou um kit 3030 para a A8. Podem encomendar o kit ao mesmo.

Tópico de venda:
https://forum.zwame.pt/threads/kit-anet-a8-estrutura-3030.1008450/

Projecto Github:
https://github.com/jbaiao/anet3030

GLlbKqA.jpg


Kit completo:
5 perfis 3030 (frame) maquinados (roscas e furos)
Peças em PETG com enchimento infill 55% (excluído peças da board, lcd e fonte).
30 Parafusos e porcas T m6
6 Parafusos para a frame m8
Firmware marlin 1.1.8

Perfis com ferragens:
5 perfis 3030 (frame) sem maquinação*
30 Parafusos e porcas T m6
6 Parafusos m8 para a frame


Apenas perfis:
5 perfis 3030 (frame) sem maquinação*


Para ambos os casos, o tratamento dos perfis pode ser em natural ou preto.
 
Última edição:
Montagem da A8
Existem alguns vídeos no Youtube, no canal do David Dan. Só os últimos vídeos dizem respeito à montagem na última versão da A8. Eu levei 6 horas para montar a minha. Há quem leve mais, há quem leve menos. Reservem algum tempo para fazerem isto nas calmas.

Além dos vídeos, devem ter recebido um cartão SD com pdfs da instalação e com uma versão do Cura e o respectivo perfil de impressão da nossa impressora.

Antes de mais convém testar a parte eletrónica da impressora:
 
Montagem da estrutura

Video 1:

Notas importantes
Na montagem da base da heatbed, a H-carriage está a ser montada ao contrário. Meti lá um comentário, mas ainda ninguém respondeu.
15271807_10209913027896074_9208501541290585511_o.jpg

O objectivo é a correia ficar paralela.

Na montagem dos couplers dos motores dos ZZ, também estão a montar mal. A montagem deverá ser feita assim:
https://3dprint.wiki/reprap/anet/a8/coupler

O objectivo é que o veio e o eixo apenas ocupem o espaço verde. O espaço vermelho que sobra é para deixar que o coupler trabalhe devidamente.
 
Uma dica de montagem que nao vejo em lado nenhum. O acrilico que fica na frente (onde apertam os varoes roscados, e o suporte da correia) nao é simetrico. Tem um lado diferente do outro. Vou ver se encontro imagem. Tenham atençao a isso ao montar
 
Fiz este 3DBenchy em PLA, com layers 0.2, com a Anet A8.
Antes de mais, isto foi impresso a 200º ou 210º, o que agora me parece muito alto para o filamento que usei, mas são erros de noob. A temperatura ficou lá de um teste e nunca mais mexi. Só ontem, quando imprimi uma peça em ABS é que se fez luz.
http://s1248.photobucket.com/user/Vitor_Jesus/library/3DBenchy


O link para o thingiverse:
http://www.thingiverse.com/thing:763622

No meio do casco percebe-se que há um desvio. Este desvio também me apareceu noutras peças e dá impressão que o dj_fifas tem o mesmo problema



Ainda em relação à temperatura, vou imprimir a torre de calibração de temperatura seguinte:
http://www.thingiverse.com/thing:915435

Vou deixar aqui o g-Code para podermos usar directamente na impressora.
 
tens aqui uma imagem que mostra aquilo que falava

7bb4aed495f7ba7c7cf1739fca2f0ba3_preview_featured.jpg


Os lados sao diferentes, tenham atenção a isso



Quanto ao Benchy, este é o meu ultimo resultado:
IMG_20170114_181031_1_zpsyhfscx27.jpg


IMG_20170114_181111_1_zpsop9m6j98.jpg


IMG_20170114_181056_zpseotsvtyt.jpg


IMG_20170114_181045_zpsd8aew0fd.jpg


IMG_20170114_181039_zpsxebzikjr.jpg


a bottom layer nao ficou a 100% mas no geral nao esta muito mau :P
 
Estive a agora a personalizar uma torre de calibraçao de temperatura. Deixo aqui os passos que dei.

A torre foi personalizada a partir deste modelo:
Raise3D N2 Temp Calibration Tower v3
http://www.thingiverse.com/thing:1703867

A personalizaçao foi feita no Customizer:
http://www.thingiverse.com/apps/customizer/run?thing_id=915435&code=375c00eb4382ce2a38b0153f815c7a54
Usei 7 níveis com as temperaturas seguintes (para filamento PLA preto da BQ que indica 200-220ºC):
[190,195,200,205,210,215,220]
Link para esta versão personalizada: http://www.thingiverse.com/thing:2041991

981a0065cebeeef4eaf8f0e6627379c1_preview_featured.jpg

Com o Slic3r, carreguei a minha versão e mudei para a vista das layers.
A torre tem uma base para o modelo não descolar. Fui subindo as layer até chegar à torre em si.
Começou na layer de altura 3.1. Como a torre gerada foi feita com cubos de 10,10,10mm, os proximos níveis seriam de 10 em 10mm.
Confirmei, verificando que a layer nessas alturas tinha a indentação que separa cada nível.

Após gerar o g-code, bastou procurar as instruçoes que levantam o eixo (G1 Zz.zzz Fffff) e meter uma instrução de aquecimento antes das layers respectivas.
  • 03.1mm - 190ºC - G1 Z3.100
    • inseri antes M104 S190
  • 13.1mm - 195ºC - G1 Z13.100
    • inseri antes M104 S195
  • 23.1mm - 200ºC- G1 Z23.100
    • inseri antes M104 S200
  • 33.1mm - 205ºC- G1 Z33.100
    • inseri antes M104 S205
  • 43.1mm - 210ºC- G1 Z43.100
    • inseri antes M104 S210
  • 53.1mm - 215ºC- G1 Z53.100
    • inseri antes M104 S215
  • 63.1mm - 220ºC- G1 Z63.100
    • inseri antes M104 S220
No início do g-code também tive que alterar uma instruçao M109 S200 para M109 S190. É a instruçao que diz à impressora para esperar que a temperatura chegue ao valor especificado. As outras instruções que dei, não bloqueam a impressora, ela passa imediatamente para a instruçao seguinte.

Link para o gcode: https://drive.google.com/open?id=0B2hkiVwRyWRlWFpIdVh0bGZOa1U

Após isto, mandei para a impressora. De manhã tiro umas fotos.
 
O resultado foi inexpressivo. Quando a ventoinha liga manda muito ar para o hotend e este perde muita temperatura.

Estava a usar a este "upgrade":
Anet A8 prusa-i3 circular fan duct
Não percebo se é ar que vai directamente para o hotend ou se bate na mesa e volta para o hotend.

Voltei a instalar a peça original e envolvi o hotend com fita reparadora autosoldante da "tesa".
tesa-56064-04-00-li408-pa-001-fullsize,149657_canvas16x9_9.jpg


Agora está a variar 0.5ºC :D
 
Viva

Hoje queimou um dos contactos da cama quente da minha Anet A8...

Estava a imprimir uma coisinha, quando deu o erro "THERMAL RUNAWAY, PRINTER HALTED, Please reset"... Depois de desligar e voltar a ligar a impressora, o que foi o que não foi, vi que a cama quente não estava a aquecer... Verificar as voltagens, ver se a MB estava a enviar os 12v para a cama quente, estava tudo OK, mas o LED da cama quente não estava acender... Observando a ligação à cama quante, vi que o fio dos 12v estava "queimado", como se pode ver abaixo

x858Vgt.jpg
x858Vgt.jpg

mj35SR9.jpg


Olhando para a cama quente, parece-me que o contacto correspondente aos 12v (o primeiro da esquerda) não está a fazer um bom contacto...

tV7LsPJ.jpg

1T3cdYW.jpg


Liguei o ferro de soldar, e tentei arranjar aquilo um bocado, de forma a fazer um melhor contacto...
Raspei aquilo tudo (neste momento não tenho aqui nenhuma ficha para substituir) e já funciona... :-)
 
Pois é. Pelo preço nem me queixo. Mas manda uma mensagem para a ***** e vai insistindo até eles te darem um crédito na loja ;)

Mas esses problemas são perigosos. São essas ligações da placa de aquecimento, os conectores na motherboard e os parafusos que vêm soltos na fonte de alimentação (caem dos conectores de alimentação que estão do lado de fora). Eu já sabia disto antes de a comprar ;)

Eu ainda não deixo a minha a imprimir de noite enquanto não instalar duas placas mosfet (uma para a placa de aquecimento e outra para o hotend), mudar a fonte para uma de PC, trocar os cabos de alimentação (da motherboard, hotend e heatplate) por outros mais grossos e soldar tudo. São alterações simples e que melhoram muito a fiabilidade da A8.

EDIT: Mosfet no hotend pode dar mau resultado se o mosfet avariar. Pode ficar a passar corrente para o hotend, independentemente do sinal que a board lhe passe. Este aquecimento desenfreado vai derreter o tubo ptfe e entupir o hotend. Não sei se é possível derreter mais alguma coisa, mas a temperatura poderá passar dos 300ºC (não faço ideia se há algum valor exacto).
No caso da cama não é tão problemático pois a fonte não tem capacidade para a aquecer muito acima dos 100ºC.
 
Última edição:
Boas pessoal.
A minha A8 já chegou e já está montadinha mas.... pelos vistos tenho um stepper driver queimado! Quando testei a eletronica funcionava tudo bem mas não tinha nada a fazer força. Assim que está tudo no seu devido lugar, o motor Y não tem força para puxar a cama... Se trocar o motor do X com o Y passa o problema para o X ou seja dos motores não é o problema... Eu ia fazer upgrade para uma RAMPS mas ainda me falta o LCD. Ninguém tem uma motherboard a mais que possa dispensar?
 
Boas ppl. Onde arranjam os gcode para colocar no microsd prontos a imprimir? Eu tenho arranjado uns ficheiros slq na thingiverse (acho eu que é assim) levo-os ao cura e ele tranforma-os em gcodes. Há maneira mais fácil de fazer isto?
 
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