Impressora 3D Anet A8

Tenho a minha Anet A8 a caminho, no próximo fim de semana devo começar a montagem, mas ainda não tenho quaisqueres filamentos ou upgrades (estão alguns a vir da china). Consideram viável imprimir alguns upgrades na própria impressora? (os que estão neste tópico).
Algumas dicas na hora de comprar os filamentos? Ou pode-se ir para os mais baratos?

imprimi vários upgrades na anet, inclusive os necessários para a construção da 3030 by jbaiao.
ficaram perfeitos.
quanto ao filamento, um com excelente custo beneficio é o BQ, encontrado em quase toda loja. use o preto no inicio que
e melhor na fase de ajustes/calibragens
 
Tenho a minha Anet A8 a caminho, no próximo fim de semana devo começar a montagem, mas ainda não tenho quaisqueres filamentos ou upgrades (estão alguns a vir da china). Consideram viável imprimir alguns upgrades na própria impressora? (os que estão neste tópico).
Algumas dicas na hora de comprar os filamentos? Ou pode-se ir para os mais baratos?

Viva... Tenho a minha anet à cerca de 2 meses, não tendo qualquer experiência anterior na impressão 3D, portanto a minha opinião vale o que vale, mas eu imprimi os upgrades na própria impressora com uma qualidade bem superior ao que estava à espera, sem qualquer problema ou grandes afinações. Tal como o portucoin disse, uso o BQ que é bastante acessível e não me deu queixas.
Só mais uma opinião, o primeiro upgrade a fazeres nem precisas de imprimir... por segurança, muda o firmware para o Marlin que permite activar o thermal runway protection, ao contrário do que a impressora trás.
 
Viva... Tenho a minha anet à cerca de 2 meses, não tendo qualquer experiência anterior na impressão 3D, portanto a minha opinião vale o que vale, mas eu imprimi os upgrades na própria impressora com uma qualidade bem superior ao que estava à espera, sem qualquer problema ou grandes afinações. Tal como o portucoin disse, uso o BQ que é bastante acessível e não me deu queixas.
Só mais uma opinião, o primeiro upgrade a fazeres nem precisas de imprimir... por segurança, muda o firmware para o Marlin que permite activar o thermal runway protection, ao contrário do que a impressora trás.

Obrigado. Logo que possível vou instalar os mosfets, e mudar para o Marlin também.


imprimi vários upgrades na anet, inclusive os necessários para a construção da 3030 by jbaiao.
ficaram perfeitos.
quanto ao filamento, um com excelente custo beneficio é o BQ, encontrado em quase toda loja. use o preto no inicio que
e melhor na fase de ajustes/calibragens

Pelo que vi, o Jbaiao imprime os componentes dele com PETG. No kit de upgrade quanto vou gastar em peso? Sei que depende do preenchimento mas supondo que uso 55% qual será a estimativa?


Quanto à fonte, a que vem é assim tão má?

Cumps.
 
Última edição:
eu nem 500 gramas gastei.... 1 rolo de PET-G chega e sobra mais de metade para imprimir as peças do kit 3030 do Jbaião

a fonte é má qualidade... arranjas boas fontes cá em portugal a rondar os 30€ no minimo convem ter 30A
 
Estou a montar a minha anet a8 e cheguei à parte de montar o suporte da Hot bed, montei os 16 parafusos mas a placa não desliza suavamente pelo rod. É normal ou deve ser mesmo suave?
 
Estou a montar a minha anet a8 e cheguei à parte de montar o suporte da Hot bed, montei os 16 parafusos mas a placa não desliza suavamente pelo rod. É normal ou deve ser mesmo suave?

deve ser suave, verifica com calma o alinhamento entre os varões, podes ter dado mais torque de um lado do que do outro na montagem do frame e essa pressão pode estar envergando-o, dificultando omovimento da mesa.

podes ter também apertado demais os parafusos, experimenta afrouxa-los um pouco e vê se correm bem.
 
Vou aproveitar esse fórum para relatar alguns "probleminhas" que tive e as impressões que tive da anet a8. Isso pode ajudar quem vai montar a anet a8 pela primeira vez.

1 - Diferente do que vi em alguns vídeos de montagem, as correias devem estar bem apertadas (mas não precisa de nenhuma ferramenta especial, apenas puxar com as mãos é suficiente);
2 - A não ser que tenha o azar de vir quebrada, todas as peças se encaixam perfeitamente e são de qualidade.
3 - A mesa de impressão deve deslizar, mas não tão facilmente como se apenas fosse necessário um empurrãozinho. Deslizando com uma certa pressão das mãos significa que está ok.
4 - Quando ligada e em espera, a mesa não desliza.
5 - Sofri bastante e quase desisti de usar o ABS, mas com as configurações corretas as impressões ficam excelentes e dá para economizar bastante dinheiro (no Brasil um rolo de 1kg custa 45,00 reais / 6,50 euros enquanto o PLA custa o dobro. Aqui vale algumas observações:
a) Para qualquer impressão com ABS aqueço a mesa a 110º, e a extrusora a 240º (celsius) também coloco BRIM com 5 "voltas" em torno da peça, para aumentar a aderência e evitar o warping. Depois que comecei a usar o BRIM nunca mais tive problema com Warping.
b) Sempre desenrolo uma boa quantidade de filamento para que não haja travamentos.
c) Por algum motivo, após começar a imprimir, a extrusora começava a desaquecer/esfriar. Descobri por acaso que é necessário apenas entrar no Quick Settings e clicar em ABS. Isso faz a temperatura voltar a subir. (Isso depois de mandar imprimir).
d) Para colocar novo filamento, corto o filamento da extrusora, empurro com a própria chave Allen fina que vem com a impressora (a impressora deve estar aquecida), aperto aquela parte que não sei o nome, uso uma lanterna e envio novo filamento.
e) Uso spray fixador para grudar o objeto na mesa e evitar perder a impressão.

6 - Estava com muito problema ao imprimir com o computador/notebook conectado à impressora, pois havia perda de conexão por vários motivos que não descobri (um era por acender a luz do quarto, por incrível que pareça). O filamento parava de sair e eu perdia toda a impressão. Todos os meus problemas foram resolvidos quando comecei a imprimir com o SD Card direto na impressora. Isso foi um divisor de águas. Para isso é necessário apenas salvar o objeto com extensão gcode em algum software de slicing como o Cura.
7 - Tive outro problema que quase me fez desistir da impressora, que é o problema do fim de curso (micro end switch). O fio veio soldado no lugar errado na chave e isso fazia com que a extrusora não parasse ao chegar no limite do eixo x, além disso sobrecarregar o motor do eixo X. Esse problema pode ocorrer em qualquer um dos três eixos e para resolver é necessário tirar o fio e soldar no lugar certo. Veja como estão as outras chaves de fim de curso funcionando para saber onde é o lugar certo.
8 - Como não tenho o sensor de nivelamento, uso uma régua para nivelar a mesa. É muito mais fácil do que usar uma folha de papel e o bico da extrusora (mas também uso a folha após nivelar a mesa).
9 - Quando começa a impressão e o bico da extrusora não está perto da mesa, eu ajusto por dois cilindros laterais. Basta girar no sentido horário para aumentar a distância e no sentido anti-horário para diminuir a distância entre o bico e a mesa. Isso pode ser feito apenas no lado direito, apenas no esquerdo ou em ambos.
10 - Não desista quando tiver dificuldades, pois fazem parte do aprendizado e os resultados finais são bastante satisfatórios. O esforço vale à pena.

Essas são minhas dicas sem upgrades, caso eu lembre de mais alguma, irei informando. Acredito que vá ajudar alguém, assim como me ajudaram quando procurei ajuda.
 
Estou a montar a minha anet a8 e cheguei à parte de montar o suporte da Hot bed, montei os 16 parafusos mas a placa não desliza suavamente pelo rod. É normal ou deve ser mesmo suave?

Quando montei a minha também achei que fosse um problema, mas não precisa deslizar muito facilmente. É necessário uma pequena pressão da mão. O mais importante é que não haja travamentos. Você vai saber se está ok quando imprimir.
 
Bom dia pessoal,

Adquiri a minha Anet A8 em Fevereiro do ano passado e de há 3 meses para cá tem acontecido alguns problemas com a extrusão do filamento.
No início a maquina foi comprada como um hobby e um interesse pela área e imprimi-a extraordinariamente bem as peças mas agora que realmente preciso dela para o trabalho é que me começou a dar este tipo de problemas.

Quando faço a extrusão do filamento por ordem minha, o material é extrudido normalmente, porém, quando estou a imprimir algo (temperatura de 190º/200º) é que se começa a observar este tipo de problemas.


Em baixo, deixo um vídeo que encontrei de um utilizador que parece-me que está na mesma situação


Inicialmente a fazer o Brim ou o Skirt faz normalmente mas depois a fazer o enchimento das Top/Bottom Walls parece que se esquece de extrudir o filamento e o mesmo acontece para as paredes verticais (eixo Z).

Ao observar o motor de alimentação do filamento tudo me parece bem, excepto o facto de o filamento não ser puxado como deveria.

Inicialmente pensei que o bico talvez estivesse entupido, tentei limpá-lo mas como os resultados não me estavam a parecer melhores, acabei por trocar por outro bico e o problema manteve-se.

Depois achei que pudesse ser a roda dentada que estivesse solta ou mesmo os dentes gastos e por essa razão troquei por outra e isso também não resolveu o problema.

Alguém tem alguma sugestão/solução para este tipo de problemas?

Amigo, verificou se a temperatura não está diminuindo após mandar imprimir? Comigo acontece algo parecido: depois que mando imprimir a temperatura da extrusora diminui e isso impede o filamento de derreter e, consequentemente, de sair pela extrusora. Eu resolvo indo em Quick Setting e selecionando o ABS, isso após iniciar a impressão. No meu caso eu uso o ABS, mas você pode clicar em PLA pois a temperatura é menor.
 
Olha, o que eu posso dizer é que também tenho uma Anet A8 e tenho apenas um Mosfet para a HotBed. Antes sequer de montar a impressora tinha comprado também um sensor de AutoLevel mas não o meti ainda, pura e simplesmente porque a impressora ficou afinada e a funcionar bem e não quero para já estar a alterar nada e que possa depois desajustar as cenas.

Mas basicamente fiz uns ajustes à estrutura, com upgrades\impressões do Thingiverse, correias novas (reforçadas), o Mosfet para a HotBed, alterei o terminal de ligação à HotBed e fiz depois umas coisinhas:

  • Uma caixa fechada com porta de acrílico com a impressora lá dentro
  • Uma caixa com tampa com o rolo do PLA e sílica lá dentro
  • Fonte de Alimentação diferente, meti uma fonte ATX e com umas ligações 'extra' que fiz (amperímetro, ventoinhas, sensores de temp., etc)
  • Alarme dos chineses para detectar fumo (vale o que vale..)
  • Alarme de temperatura
e não me estou a lembrar de muito mais agora...

Estou na mesma situação. Depois de ajustar estou com receio de fazer upgrades. Deixarei para outra hora :D
 
Estou a precisar de ajuda !!

Preciso de imprimir esta peça: https://www.thingiverse.com/thing:3003527

O suporte e Knob já imprimi na boa mas a 'Fan Case' está a dar luta.

Instruções do autor: To print the fan case I used an Infill of 80, 0.80 walls and 0.80 top and bottom. 0.2 res.
No Supports needed.


Já tentei umas 5 vezes e corre sempre mal..


Quando começa a fazer as paredes, ao início deixa apenas uns pontinhos de PLA solto e depois o resto já não agarra e fica tudo solto..

o 'click' que se ouve no vídeo é de um sensor que tenho à parte, não é do extrusor.

As definições que tenho no Cura são estas:



Alguma dica ?

Obrigado!!
 
Parece-me que está nivelado, mas alto. Também pode haver alguma humidade no filamento, mas não deve ser disso. Diminuir a velocidade na 1ª camada também ajuda.
Cola batom no vidro para melhorar a adesão e nem é preciso de ligar a cama quente...
 
ui , o bico esta muito afastado da cama!
para teres algo por onde te guiar, o teu brim, que tem 4 linhas, as linhas deviam tocar-se e fundir-se, de forma a teres uma barra unica mais grossa.

aproxima mais um pouco e testa novamente.

usar tubo de cola e vidro frio so resulta em prints curtas. enquanto o plastico estiver aquecido depois da extrusao, agarra, mas conforme a print cresce em Z , o plastico diminui a temperatura e vai sempre acabar por descolar.

continuo a defender o vidro mais laca, ate pela maior facilidade em limpar residuos.
 
Bom,aproximei mais um pouco, baixei a temperatura do nozzle mas ocorreu o mesmo problema.

Consegui imprimir a peça virando-a ao contrário, colocando suportes e Brim.. não sei se era suposto fazer desta forma mas só assim consegui...


 
Boas pessoal,
Hoje a minha A8 deixou de subir o eixo Z, se ligar o Z1 ao Y o motor sobe e desce normalmente, se ligar o Z2 ao Y o motor também sobe e desce normalmente, portanto penso que não será problema dos motores, tudo indica que deve ser um problema de Motherboard, já alguém passou por esta situação? ou consegui resolver de outra forma!!
Obg..
 
Olá a todos,

Adquiri uma impressora Anet A8, imprimi uma peça para regular o eixo do Z mais facilmente e deparei-me com os seguintes problemas, como mosta as imagens.

KSEQii9.jpg
zAEOycu.jpg
mV4yf1L.jpg


As imagens mostram tipo borboto a sair da peça e um ligeiro desalinhamento na base.

A impressão foi feita em PLA a 200º.

Podem-me ajudar a identificar o problema que causa isto e como melhorar a impressão das futuras peças?
 
Back
Topo