Impressora 3D Creality CR-10

Raiquiis

Portugal@Home Member
Como não havia uma thread para este impressora, criei uma.

Quem tiver informação útil sobre a impressora, poste aqui para ser adicionada ao post principal.

A informação que aqui ponho não é da minha autoria, é recolhida pela internet, como no Facebook, Reddit, forums, etc...

Upgrades essenciais para imprimir:
Videos sobre como fazer:



Links úteis:


Links úteis gerais:



Grupos de Facebook:


Lista de peças:



Peças testadas por membros:


Em edição constante...
 
Última edição:
Agora sim na thread certa.

Bem, após quase 3 meses depois de ter comprado a CR-10, finalmente pude experimentar e imprimir algo.
As primeiras impressões testei com a fita cola na cama, mas após uns 5 minutos de impressão, a peça descolava. Testei depois só no vidro bem limpinho, mas aconteceu o mesmo.

Virei-me depois para meter cola "baton" na cama, e as 3 impressões seguintes ficaram no sitio do principio ao fim e foram relativamente fáceis de retirar. Portanto já sei o que vou continuar a usar. xD

A 1ª impressão "completa" foi o gato da CR-10(o que está corrigido). As settings não sei em detalhe quais foram, só que foi com o plástico que eles ofereciam, cama a 50º, PLA a 210º, oco(a shell acho que tem 3 mm de espessura e sem suportes.
Para ironia do destino, tive que sair de casa no momento que ia a meio da cabeça, e como não quis arriscar deixar isto sozinho até voltar, parei a impressão e desliguei. Demorou 2 horas e 20 até ao sitio onde ficou.
Bpy8ysO.jpg

mwaY0FS.jpg

A seguinte impressão foi o mítico Benchy, as settings foram as seguintes:

eaRYggL.jpg

Já notei que o tempo que o Cura diz, tem uma margem de erro relativamente grande. O tempo era de 1 hora e 20 minutos, mas demorou cerca de 2 horas. Sem contar com o tempo de aquecer a cama.

Imprimi este com uma Brim(ou lá como se chama), mas ainda não consegui descolar a parte que ficou colada ao casco onde tem escrito "CT3D.xyz".

Dá para notar bem que no lado direito do casco, tem um arco encurvado para dentro e também algumas falhas nas camadas.

Tny5GIM.jpg

9cVhGLX.jpg

noIAPZC.jpg

kxq2tdJ.jpg

HAkxMFL.jpg

A ultima impressão foi o cubo xyz, com os mesmos settings do benchy, mas sem a base de suporte. Dos 22 minutos que o Cura mostrava, demorou 30 minutos.

tIVaDZJ.jpg

lUeoljO.jpg

nFa2aiy.jpg

PB7GtOZ.jpg

Agora preciso de conselhos e ajuda sobre o que melhorar. :P
 
Meu caro, muitos parabens! Welcome to the maker club !
A ver se leio o teu post com atenção para mandar uns bitaitos!

Repetiria só o que foi dito o outro tópico, preto para calibrações, pq o branco mascara muito as imperfeições, principalmente nas pics, mas olha que para primeiras prints até está simpatico!

Diz-me só umas coisas, com essa board, se precisares, por exemplo, de afinar os steps dos motores ou fazer um Pid para a extrusora ou cama, podes alterar esses valores no firmware?

Qual a diferença para a versao upgraded ( que julgo anda mais perto dos 500€ ), ou a tua já é "upgrade"?

Tem cama quente?

Uma nota, o link para o sofware e hardware faq nao esta a funcionar.

Abc
 
Meu caro, muitos parabens! Welcome to the maker club !
A ver se leio o teu post com atenção para mandar uns bitaitos!

Repetiria só o que foi dito o outro tópico, preto para calibrações, pq o branco mascara muito as imperfeições, principalmente nas pics, mas olha que para primeiras prints até está simpatico!

Diz-me só umas coisas, com essa board, se precisares, por exemplo, de afinar os steps dos motores ou fazer um Pid para a extrusora ou cama, podes alterar esses valores no firmware?

Qual a diferença para a versao upgraded ( que julgo anda mais perto dos 500€ ), ou a tua já é "upgrade"?

Tem cama quente?

Uma nota, o link para o sofware e hardware faq nao esta a funcionar.

Abc

Obrigado. Daqui a uns tempos devo começar a postar as minhas figuras. :)

Essas perguntas complicadas não te sei responder.

A que tenho não é a upgraded. A upgraded acho que tem motor duplo no eixo z, entre outras coisas que agora não sei de cor. E custa quase 200€ a mais.

Tem cama quente.

Sim, já mudei para o preto e ando agora a testar. Amanha devo postar os "testes" que fiz.

Os links estão correctos, deve ser o forum da CR que está em baixo. :S


Edit: Neste momento estou com um problema que me apareceu agora, aquilo que puxa o filamento, em vez de estar sempre a rodar devagar, empurra para trás o filamento e puxa outra vez. Não está a fazer isto 100% do tempo durante a impressão, mas à vontade 60% do tempo. :S

Edit2: Sou mesmo nabo, não há problema nenhum. Tenho activado o retraction no settings. xD
 
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A ver se leio o teu post com atenção para mandar uns bitaitos!

Repetiria só o que foi dito o outro tópico, preto para calibrações, pq o branco mascara muito as imperfeições, principalmente nas pics, mas olha que para primeiras prints até está simpatico!

Diz-me só umas coisas, com essa board, se precisares, por exemplo, de afinar os steps dos motores ou fazer um Pid para a extrusora ou cama, podes alterar esses valores no firmware?

Qual a diferença para a versao upgraded ( que julgo anda mais perto dos 500€ ), ou a tua já é "upgrade"?

Tem cama quente?

Uma nota, o link para o sofware e hardware faq nao esta a funcionar.

Abc
pelas pesquisas que fiz a board nao tem bootloader e por isso nao é possivel fazer essas alterações no firmware, tem que ser feitas pelo g-code
exite a possibilidade é de flashar um bootloader e depois o marlin
 
Também tenho uma CR-10, antes tive a Anet A8.

A impressão do gato também me falhou, por duas vezes. A primeira saiu da mesa, tentei imprimir direta no vidro; a outra falhou porque o ficheiro que vem no cartão SD pode estar corrompido, era o caso do meu. À terceira tentativa fez uma excelente impressão, mas usei cola de stick no vidro para ajudar a fixar a peça.

cat_fails_final.jpg


Outras impressões:
prints_example.jpg


Imprimo normalmente em PLA da BQ, já usei também o de fibra de madeira da BQ e FilaFlex.
 
Fiz mais uns testes com a cor preta.

O primeiro e o segundo foram 2 peças para a impressora. O "CR-10 duct fan mod" saiu razoável e após lixar ligeiramente 2 cantos, a peça encaixou perfeitamente na máquina. O 2º foi o "Creality CR-10 Filament Guide" saiu também com uma qualidade razoável, na minha opinião um 4/10, visualmente pouco bonito, mas funciona.

Após esses, fui imprimir o meu modelo do Rinoceronte, mas a versão high-poly. Não quis imprimir com suportes, portanto removi as orelhas e os cornos para serem impressos à parte. As settings foram as mesmas do primeiro Benchy mas com 10% infill.
Imprimi consideravelmente pequeno, só com 30,8 x 44,8 x 38,3 mm e saiu bonito, um 7/10. Não reproduziu a 100% os detalhes, mas para o tamanho e com layers de 0,2mm ficou muito bom.
PtpjfQf.jpg

KizKRes.jpg

9IJ7bZu.jpg

1VJGosz.jpg

Os cornos e as orelhas testei imprimir depois, mas o raio do vidro torto e o facto das peças serem tão pequenas, não correu bem. Ficou para mais tarde.

O 4º foi um Benchy, mudei umas settings no Cura 2.7.0 e saiu feito, mas horrível. Foi com estes settings.
byHfzCL.jpg

kuNlaGO.jpg

30GebRT.jpg

A 5ª impressão foi outro barco, com settings semelhantes à do Benchy branco e com retraction, mas usei o Simplify3D. Saiu ok, com alguma ondulação no casco, talvez da ventoinha?
DdNLFtx.jpg

k6sdxgH.jpg

go21M5f.jpg

A ultima impressão foi um busto low-poly do Agumon que fiz, a impressão saiu boa, um 6/10. O excesso de suportes estragou um bocado o aspecto, mas depois de lixar deve ficar melhor. A base da peça foi as costas, o que estragou um bocado a qualidade delas, mas devido a isso tive melhores layers na zona da boca.
XHFDlZZ.jpg

vlFDMp3.jpg

BrPRXkR.jpg

xq5o787.jpg


Outras impressões:
prints_example.jpg


Imprimo normalmente em PLA da BQ, já usei também o de fibra de madeira da BQ e FilaFlex.

Na nave parece-me que tens o mesmo problema que eu, em alguns sítios parece que temos visão a dobrar.

Sabes do que poderá ser?
 
Última edição:
Mais uma impressão, "Sanding stick" - https://www.thingiverse.com/thing:2259838

Para infill usei os settings aconselhados, no resto:
  • baixei a velocidade para 55 mm/s, para tentar diminuir aquelas ondas/duplicados que tenho tido.
  • nozzle a 220º e cama a 50º.
  • na cama tenho a mesma cola já de há uma semana, Pritt Stick xD

Veredicto final da impressão - 9/10:
  • Na minha opinião, saiu excelente, a única parte negativa que vejo é nos thumbscrews, a parte de cima ter ficado com as camadas muito visíveis.

WgoyXIK.jpg

VffGfoU.jpg

bPdfeYB.jpg

trWV18r.jpg

9Rxi5Qs.jpg
 
que filamento estas a utlizar, isso nao será under-extrusion?

Estou a usar o da Bq. Não me parece, estive a ver os problemas que under-extrusion pode causar e não são os que tenho. :/

Edit: Descobri que este problema chama-se ringing, e que a causa provável é a aceleração e jerking ao mudar de direcção. Tinha nos settings a 80 mm/s, uma diferença de 25 mm/s para a velocidade de impressão que estava a usar. Vou baixar para 60 mm/s e depois actualizo isto aqui.
 
Última edição:
Baixei o "X/Y Movement Speed" de 80 para 55 mm/s, a mesma velocidade a que estou imprimir e a meu ver baixou bastante o ringing, mas ainda continua lá.

Nos settings gerais, 55 mm/s, 220º, cama a 50º, infill e suporte também a 10%. E 5 cm de altura.

O modelo original era oco, sendo aberto nos pés. Neste aqui alterei e fechei os pés, de maneira a poder ter infill em todo o interior.

Como é habitual os suportes estragam um bocado a impressão, será que dava para imprimir na mesma posição sem suportes? Talvez a uma velocidade mais baixa? :S

Ao7MSog.jpg

aILD01s.jpg

0osGXkI.jpg

hngIGqD.jpg

T5ApVf1.jpg

loPpgfD.jpg
 
Na nave parece-me que tens o mesmo problema que eu, em alguns sítios parece que temos visão a dobrar.

Sabes do que poderá ser?

Só reparei hoje na pergunta. Não sei, poderá ser da temperatura.
Estou a imprimir usando o Simplify3D, base 60º e extrusor com 210º na primeira camada, passando depois para 205º e velocidade de 60mm/s.

O 4º foi um Benchy, mudei umas settings no Cura 2.7.0 e saiu feito, mas horrível. Foi com estes settings.

Mais uma impressão, "Sanding stick" - https://www.thingiverse.com/thing:2259838

Para infill usei os settings aconselhados, no resto:
  • baixei a velocidade para 55 mm/s, para tentar diminuir aquelas ondas/duplicados que tenho tido.
  • nozzle a 220º e cama a 50º.
  • na cama tenho a mesma cola já de há uma semana, Pritt Stick xD

Veredicto final da impressão - 9/10:
  • Na minha opinião, saiu excelente, a única parte negativa que vejo é nos thumbscrews, a parte de cima ter ficado com as camadas muito visíveis

Acho que estás a usar demasiada temperatura de extrusão, usei sempre filamento BQ (excluindo os de oferta) e nunca usei mais que 205º.

A última impressão que fiz, ficou noite durante a impressão, pelo que falhou um pouco do timelapse:
Modelo 3D (não é gratuito): https://cults3d.com/en/3d-model/art/the-sorceress

E do Millennium Falcon, embora falte um pouco da impressão, câmara não apanhou a totalidade.

Estou a usar um raspberry pi para controlar a impressão, poupa as constantes trocas de cartão sd entre o PC e a impressora. Permite controlar tudo da impressão e ainda permite ligar uma câmara para criar timelapse. Para quem quiser usar ou saber mais, http://octoprint.org/.
 
Última edição:
Só reparei hoje na pergunta. Não sei, poderá ser da temperatura.
Estou a imprimir usando o Simplify3D, base 60º e extrusor com 210º na primeira camada, passando depois para 205º e velocidade de 60mm/s.

Acho que estás a usar demasiada temperatura de extrusão, usei sempre filamento BQ (excluindo os de oferta) e nunca usei mais que 205º.

Já consegui corrigir quase a 100% o problema, baixei o jerk para 8 no eixo X e Y e apertei melhor a correia. A aceleração deixei na mesma a 500. Tanto o eixo X como o Z sempre estiveram bons.

Nestas fotos dá para ver como estava e como ficou. Os cubos estão ordenados da esquerda para a direita. O da direita é o mais recente. Tem todos 0,2 mm, excepto o 2º (tem 0,12 mm). Todos a 220º, menos o ultimo que foi a 210º. Infill só me lembro da dos 3 últimos e foi a 5%. Todos a 55 mm/s, excepto o ultimo que foi a 60 mm/s.
 
Já consegui corrigir quase a 100% o problema, baixei o jerk para 8 no eixo X e Y e apertei melhor a correia. A aceleração deixei na mesma a 500. Tanto o eixo X como o Z sempre estiveram bons.

Nestas fotos dá para ver como estava e como ficou. Os cubos estão ordenados da esquerda para a direita. O da direita é o mais recente. Tem todos 0,2 mm, excepto o 2º (tem 0,12 mm). Todos a 220º, menos o ultimo que foi a 210º. Infill só me lembro da dos 3 últimos e foi a 5%. Todos a 55 mm/s, excepto o ultimo que foi a 60 mm/s.

Estive a ver as definições que falaste, mudei e ao princípio parecia que estava melhor, mas como mudei de preto para cinza não se nota tanto, mas com a luz a incidir sobre a peça nota-se.

Ai está a imagem com os testes (as peças estão numeradas conforme a ordem de impressão):
cube_test.jpg


Por acaso não me incomodou muito esse efeito de sombra, mas sem ele ficará bem melhor.
A base das tuas impressões é que ficaram muito diferentes em relação às das minhas impressões, além de que não são uniformes.

Estou a usar um perfil do Simplify3D que retirei deste vídeo do youtube, que consegui através do 3D Printing Nerd que sigo no youtube, talvez queiras experimentar fazer umas impressões para comparar.
Anteriormente na Anet A8, usei o Cura e o CraftWare, pois no Simplify3D não estava a conseguir bons resultados.
 
Estive a ver as definições que falaste, mudei e ao princípio parecia que estava melhor, mas como mudei de preto para cinza não se nota tanto, mas com a luz a incidir sobre a peça nota-se.

Ai está a imagem com os testes (as peças estão numeradas conforme a ordem de impressão):

Por acaso não me incomodou muito esse efeito de sombra, mas sem ele ficará bem melhor.
A base das tuas impressões é que ficaram muito diferentes em relação às das minhas impressões, além de que não são uniformes.

Estou a usar um perfil do Simplify3D que retirei deste vídeo do youtube, que consegui através do 3D Printing Nerd que sigo no youtube, talvez queiras experimentar fazer umas impressões para comparar.
Anteriormente na Anet A8, usei o Cura e o CraftWare, pois no Simplify3D não estava a conseguir bons resultados.

Pois, é como dizes, parece que te melhorou, mas como está a cinzento é complicado ver.

Tu estás a imprimir directo no vidro?!

Eu já tentei umas vezes e não conseguia segurar. Ontem, por acaso, imprimi a peça para segurar o cabo atrás e aguentou-se só no vidro. Mas não sei se confio só no vidro para peças maiores.

Eu também estou a usar uns settings que vi no youtube, fiz só umas mudanças aqui e acolá.
 
Pois, é como dizes, parece que te melhorou, mas como está a cinzento é complicado ver.

Tu estás a imprimir directo no vidro?!

Eu já tentei umas vezes e não conseguia segurar. Ontem, por acaso, imprimi a peça para segurar o cabo atrás e aguentou-se só no vidro. Mas não sei se confio só no vidro para peças maiores.

Eu também estou a usar uns settings que vi no youtube, fiz só umas mudanças aqui e acolá.

Peças pequenas já imprimi direto no vidro, grandes não arrisco e coloco uma pequena camada de cola. Aqueço a base até os 60º e depois aplico a cola.
O problema é o "warping", se for peça muito larga tem tendência a levantar nos lados e aí é complicado.

Vou imprimir agora outro cubo, usando o CraftWare a ver como corre.
 
Peças pequenas já imprimi direto no vidro, grandes não arrisco e coloco uma pequena camada de cola. Aqueço a base até os 60º e depois aplico a cola.
O problema é o "warping", se for peça muito larga tem tendência a levantar nos lados e aí é complicado.

Vou imprimir agora outro cubo, usando o CraftWare a ver como corre.

E suportes? Recomendas alguns settings?

Hoje vou imprimir este, e é numa posição complicada. A posição é essa para conseguir obter o maior número de camadas nos cornos.

8PMq0aI.jpg
 
E suportes? Recomendas alguns settings?

Hoje vou imprimir este, e é numa posição complicada. A posição é essa para conseguir obter o maior número de camadas nos cornos.

O simplify3D é bom para os suportes, pois podes colocar manualmente ou após usar o modo automático, podes adicionar ou retirar alguns se achares que o mesmo tem demais.
Agora, relativamente à imagem de impressão, nunco imprimiria nessa posição, imprimir a imagem a direito será a melhor opção.

Podes usar também o Autodesk MeshMixer para gerar suportes.
 
Pessoal, quanto ao vidro, se começarem a usar laca, nao vão querer outra coisa! Garantido.
Quer pela adesão , quer pelo acabamento inferior, que fica TOP.

Uso a laca do Continente ( marca é continente ) a mais forte de todas ( extra forte acho ) e sei que a my label tambem funciona muito bem ! ( extra forte novamente ). SEi de quem nao goste do cheiro e este é o unico aspecto negativo. Eu por acaso até gosto .

Esqueçam a cola, as misturas de cola branca com agua , etc! É garantido.

Da minha experiencia, mesmo em impressoes longas ( 10/15h ) as temperaturas para a cama andam á roda de :

PLA: 65
Petg : 70
PLA plus : 90

Um grafico para terem uma ideia geral dos efeitos da temperatura na adesao, e não é preciso ir para estas lacas especificas do 3d. ( este é para abs, mas aplica-se noutos materiais.

dimafix_adherencia_es.jpg


Experimentem, nao se vao arrepender.


Quanto á print em cima, nao percebi a questao da orientação. Eu imprimiria como aparece na imagem, mas nao sem antes ter ja muita experiencia nos settings dos supports. Dense layers, horizontal offset, etc, porque esse modelo vai precisar de muitos mesmo e depois para retirar, ou isso esta bem calibrado ou vao ficar marcas e residuos.

Deixo aqui um exemplo de como estas dense layers podem ajudar á qualidade da zona sob suportes e ao mesmo tempo ajudar a poupar filamento e tempo de impressão usando uma menor densidade de suportes nas layers intermédias ( hoje em dia so uso 13/16% de densidade )

QiZVN2I.jpg

UQdS2ta.jpg

Sijkg8m.jpg

Aproveito para felicitar pelas prints que vou vendo. Esta cr 10 comeca a fazer-me mudar a opiniao dos kit chineses.
 
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