Impressora 3D Creality CR-10

Se usares este: https://www.thingiverse.com/thing:2493504
Tem lá os ficheiros gcode já feitos...

É conveniente sermos nós a gerar os ficheiros gcode para a impressora específica.


No simplify nem precisas de script.
Podes ter processos multiplos para uma mesma impressão, todos com caracteristicas diferentes ( e isto aplica-se a tudo, desde o infill, as temps, as layers... )

A v4 ate já faz a criacao dos diversos processos de forma automática, ( variable settings wizard , nas tools, sendo que depois de isto feito seria só colocar as temperaturas que desejas em funcao das diferentes alturas da peça.

Um link que explica melhor que eu:
https://www.simplify3d.com/support/articles/different-settings-for-different-regions-of-a-model/

Estive a simular o Variable Settings Wizard, e acho que não é o ideal para esta situação. Cria um processo por cada altura definida, neste caso 13 processos, depois teremos que alterar manualmente em cada um dos processos a temperatura.

Por acaso não conhecia esta função mais automatizada, mas já usei os múltiplos processos para algumas impressões, mas fiz de forma manual.
 
Entao nao é mais facil e rápido apenas alterar a temp da extrusora nos 13 processos que foram criados automaticamente do que usar um editor para procurar a respectiva linha e adicionar comandos em código? Ou estou a ver mal a coisa?
 
Edita o gcode à pata. É capaz de ser mais rápido.

Mas se existem soluções para criar o gcode, que não são assim tão complicadas, porquê editar o gcode? Além de que nem toda a gente estará à vontade para fazer isso.
Seja a solução apresentada por mim ou a do @yougurt, acho ambas bem mais fáceis e fiáveis que editar o gcode.
 
É apenas mais uma opçao. É ver quais as layers que são para mudar a temperatura e procurar o G1 Zxxx respectivo. Ainda há a opção de meter um script (python ou outro) a alterar as temperaturas automaticamente.

Mas sim, concordo contigo. É mais fiável utilizar os processos do S3D. Eu como uso o Slic3r, dá-me mais trabalho criar modificadores do que editar o gcode.
 
@jbaiao o extrusor é separado do HotEnd por isso se calhar a temperatura não vai influenciar a degradação, pelo menos não é tão alta, de qualquer forma um extrusor tudo em metal seria uma melhor solução?
 
@jbaiao o extrusor é separado do HotEnd por isso se calhar a temperatura não vai influenciar a degradação, pelo menos não é tão alta, de qualquer forma um extrusor tudo em metal seria uma melhor solução?
Não percebia resposta......... estás a falar no facto do motor estar separado do conjunto de impressão (extruder)?
Se sim..... desculpa mas não tem nada a ver uma coisa com outra!
Seja sistema direct ou bowden, se o heatbreak tiver o tubo ptfe a tocar no nozzle terás sempre problemas com temperaturas elevados (a cima dos 230º).
 
Outras peças, de suporte por exemplo, PETG é a melhor solução?

EDIT: Quer dizer melhor, como quem diz....
Neste momento para mim é a melhor solução para peças de suporte, e neste caso para as impressoras 3D.
Mas aguarda mais opiniões do pessoal que eu já "opinei" em demasia e não tarda nada levo tareia :)
 
Estou a falar dessa peça que está por cima do motor, extruder certo?
2_8d27ead0-f90e-4b47-be6d-a623d18d1500_large.jpg

Como se pode ver tem algumas peças nalgum tipo de plástico, e a minha ideia é ter já partes suplentes para essas rodas dentadas ou tudo em metal.

E sim, eu perguntei no outro tópico, mas não chegaram a responder...

Disseste para esquecer o PETG para este caso específico.

Desculpem a demora a responder, mas ainda estou no trabalho e nem sempre dá para vir aqui.
 
Que confusão aqui vai!
Tu falaste que usar filamento PETG para imprimir as peças que queres suplentes, e eu respondi-te:
A extrusora da tevo tornado não conheço, só conheço da tevo tarântula.
Se for igual, esquece o PETG. O tubo ptfe (que vem desde o motor com o filamento) entra dentro do heatbreak e bate no nozzle.
Temperaturas a cima dos 230º acabam por danificar este tubo.
A solução que tive foi trocar o heatbreak por um original da E3D.

Sugiro que utilizes o tópico respetivo, para não se misturar os assuntos.

E já estou a perceber o teu problema... é que talvez ainda não estejas a par que alguns componentes que compõem a parte de extrusão.

Mas estamos cá para ajudar:

hotend_thumb.jpg


Exemplo de heatbreak sem e com tubo ptfe:

3D-M6-26.jpg_640x640.jpg
 
@wizard_master , companheiro, percebo bem a fase em que estás! Hehehe chama-se sofrer por antecipação! Nao te zangues, ja passei pelo mesmo.

Existe um momento em que, sem ter ainda posto as maos na massa ,enquanto esperamos pelo material, em que todas as questoes nos vêm à cabeça...

É assim, respira... tem calma, e apenas pesquisa, absorve o que vires e leres, mas nao te foques em demasia nas questões que te vierem à cabeça. Acredita, com as maos no material, tudo fará outro sentido.

Quanto ao filamento , e a tua questão inicial...
É assim. Temos, entre outros, o ABS, PETG e PLA... ( não falarei de hips, nylon, etc, porque estes 3 que referi , sao os mais " mainstream" . Contudo, tenho ainda pecas em hips do meu primeiro kit que adquiri via ebay, na hephestos, e estao ainda impecs. 2 anos de uso intensivo e talvez 48 spools depois...)

Ora bem, para peças de impressora , a melhor opção será sempre ABS. Mecanicamente é o mais resistente e com alto tolerancia a maiores temperaturas, sem deformar. ( ideal para as pecas perto da extrusora, por exemplo). Contudo é um filamento " dificil" . Precisa de temps mais altas para extrudir ( perto dos 240) , é sensivel a oscilacoes de temps, o que quase obriga a uma impressora fechada, enclosed, porque com toda a facilidade delamina ou faz warp da cama com uma simples corrente de ar.

Depois temos o PLA. É o filamento mais facil, mas por outro lado, por ser rigido, racha com maior facilidade. Em termos termicos, aos 60/70 ° amolece, o que faz com que, por exemplo se quiseres imprimir uma fan shroud, esta com facilidade , apos impressa , deformará, quando perto da cama quente.

Temos entao o petg... é um filamento mid-term. Razoavelmente facil de imprimir, com temps de impressao mais razoaveis, e resiste bem à temperatura da bed. O unico senao é que é mais elastico... se usado como pecas de fixacao, nao é tao rigido quanto o pla, mas resiste melhor as temps....

Ou seja , esta é uma area de concessoes...nunca existe o material ideal. As vezes determinado material é melhor num aspecto e menos bom noutro... temos é de saber as carateristicas de cada um e qual a melhor utilizaçao.

Espero ter ajudado, e volto a repetir.... calma! Respira! Tudo vai fazer sentido mais tarde.

1abc

Edit: o que linkaste acima é um clone Titan. Ou seja uma copia chinesa da extrusora com desmultiplicacao 3/1 cujo original é da e3d , fabricantes do famoso e clonado e3d V6 extruder. Essa peça, é oque " empurra" o filamento para dentro da camera de extrusao. , a hot end.
 
Última edição:
As designações foi aprendendo por essa internet fora, mas pelos vistos não era a mais correta.
2600731408560162312.png

Figure-1-A-schematic-diagram-of-a-3D-printer.png

diagram-of-3d-printer.jpg

3D-printers-(scheme).jpg

Antes que reclamem, nenhum destes diagramas são meus, ainda não me tinham dito que na realidade as designações corretas estão mais de acordo com o diagrama abaixo :(
diagram.png

Ainda vou a tempo de aprender :D
Obrigado pela ajuda ;)
 
Estou a falar dessa peça que está por cima do motor, extruder certo?
2_8d27ead0-f90e-4b47-be6d-a623d18d1500_large.jpg

Como se pode ver tem algumas peças nalgum tipo de plástico, e a minha ideia é ter já partes suplentes para essas rodas dentadas ou tudo em metal.

Vai dando uma olhada *****. Se sao spares que pretendes, do que percebi, tens lá tudo e um par de botas para estes modelos.
Neste caso em particular , pesquisa por Titan extruder spares, ou titan gear hobb por exemplo. Estas em particular são peças em injecção de plastico.
 
Tens que saber primeiro as layers onde pretendes mudar, podes usar o preview da impressão para veres as layers.
Vais aos settings do processo, selecionas Temperature -> Extruder 1 Temperature.
Depois se tiveres dados inseridos no Pre-Layer Temperature Setpoints retiras usando o botão Remove Setpoint.
Agora por cada um dos níveis de temperatura tens que alterar os valores de Layer Number e Temperature e depois inseres usando o botão Add Setpoint.

5lX246C.jpg

Se usares este: https://www.thingiverse.com/thing:2493504
Tem lá os ficheiros gcode já feitos...

No simplify nem precisas de script.
Podes ter processos multiplos para uma mesma impressão, todos com caracteristicas diferentes ( e isto aplica-se a tudo, desde o infill, as temps, as layers... )

A v4 ate já faz a criacao dos diversos processos de forma automática, ( variable settings wizard , nas tools, sendo que depois de isto feito seria só colocar as temperaturas que desejas em funcao das diferentes alturas da peça.

Um link que explica melhor que eu:
https://www.simplify3d.com/support/articles/different-settings-for-different-regions-of-a-model/

É conveniente sermos nós a gerar os ficheiros gcode para a impressora específica.




Estive a simular o Variable Settings Wizard, e acho que não é o ideal para esta situação. Cria um processo por cada altura definida, neste caso 13 processos, depois teremos que alterar manualmente em cada um dos processos a temperatura.

Por acaso não conhecia esta função mais automatizada, mas já usei os múltiplos processos para algumas impressões, mas fiz de forma manual.

Edita o gcode à pata. É capaz de ser mais rápido.

Obrigado pessoal pelas respostas, entretanto acabei por ir manualmente como sugerido pelo pjrblue, é simples e eficaz.
O que inicialmente estava a perder tempo é que na própria página do thinginverse tem o GCode (Exemplo: {REPLACE "; layer 10," "M104 S240;"} {REPLACE "; layer 45," "M104 S235;"} ) e eu colocava onde me fazia sentido mas não alterava em nada.
 
Obrigado pessoal pelas respostas, entretanto acabei por ir manualmente como sugerido pelo pjrblue, é simples e eficaz.
O que inicialmente estava a perder tempo é que na própria página do thinginverse tem o GCode (Exemplo: {REPLACE "; layer 10," "M104 S240;"} {REPLACE "; layer 45," "M104 S235;"} ) e eu colocava onde me fazia sentido mas não alterava em nada.

Se quiseres posso-te arranjar o Profile que estou agora a usar para pla da Fillamentum. Tenho tido bons resultados.

Não é o mesmo que te dei da ultima vez, já foi alterado.

Edit: Se quiseres experimentar, está aqui.
 
Se quiseres posso-te arranjar o Profile que estou agora a usar para pla da Fillamentum. Tenho tido bons resultados.

Não é o mesmo que te dei da ultima vez, já foi alterado.

Edit: Se quiseres experimentar, está aqui.

Está a aproximar-se de algo bem TOP! Apesar que hoje na minha impressão tive várias falhas, vou ter que analisar e alterar.
 
Back
Topo