Impressora 3D: "encrava" a meio da impressão

Comprei recente uma Anet A2 e, depois de alguns percalços na montagem, já comecei a fazer as primeiras impressões. Como seria de esperar não estão a sair perfeitas, mas há um problema em particular que é recorrente e muito chato e que queria perguntar se alguém já viu semelhante e/ou sabe como resolver.

Durante uma impressão (geralmente à volta de meia hora) acontece-me quase sempre a meio a extruder deixar de expelir plástico. O motor continua a rodar, mas o fio não se mexe e vai ficando desgastado. Isto acontece quase sempre logo nos primeiros 5minutos de impressão; resolvo facilmente empurrando ligeiramente o fio de forma manual e depois geralemente prossegue a impressão até ao fim sem mais problemas. Mas claro que se não estiver logo lá quando ela encrava é uma impressão estragada.

Já experimentei diversas velocidades de impressão (desde 10 até 40 mm/s) e temperaturas (desde 190ºC até 250ºC).

O filamento que estou a usar é Wood PLA.

Alguma ideia?
 
Mete uma gota pequena se óleo das máquinas na ponta do filamento.
Isso que tu tens é o chamado clog, muito frequente em pla.
 
@Filipe Morais, Se esse wood pla é filamento composto ( para além do pla tem outros materiais para dar acabamento tipo madeira) , não terá sido a melhor opção para primeiras prints.... começa com um pla simples para ires sentido a maquina e ganhando confiança com a mesma.

Qual a tua extrusora? Quanto retract tens para os travel moves? Pode estar um valor demasiado elevado e se a extrusora for do tipo mk, nem sempre o tubo ptfe do heatbreak ( chamo-lhe a garganta ) vem "flushed", ou seja , o corte não é ou perfeitamente horizontal, ou perfeitamente nivelado com a garganta ( por vezes sao mais curtos ) o que faz com que exista uma " gap" , um espaço entre a nozzle e o interior da garganta.
Durante a impressão, o material acumula e provoca um entupimento , " clog". Se assim for, só com nova garganta ou tubo ptfe.

Regra numero 1 quando se usa material chinesóide ( adaptei do americano chinisium , hehehe ) ... spares para tudo, mosfet na cama e trocar o wiring onde passa maior amperagem por cabos de maior calibre (10/12 awg ou cerca de 3mm ) e conectores de qualidade. O Leroy já vende a um preço simpatico alicates de crimping para conectores isolados e nao isolados e deixo a dica para quem se mete na area. É daqueles investimentos que vale a pena.
 
Última edição:
@Filipe Morais, Se esse wood pla é filamento composto ( para além do pla tem outros materiais para dar acabamento tipo madeira) , não terá sido a melhor opção para primeiras prints.... começa com um pla simples para ires sentido a maquina e ganhando confiança com a mesma.

Qual a tua extrusora? Quanto retract tens para os travel moves? Pode estar um valor demasiado elevado e se a extrusora for do tipo mk, nem sempre o tubo ptfe do heatbreak ( chamo-lhe a garganta ) vem "flushed", ou seja , o corte não é ou perfeitamente horizontal, ou perfeitamente nivelado com a garganta ( por vezes sao mais curtos ) o que faz com que exista uma " gap" , um espaço entre a nozzle e o interior da garganta.
Durante a impressão, o material acumula e provoca um entupimento , " clog". Se assim for, só com nova garganta ou tubo ptfe.

Regra numero 1 quando se usa material chinesóide ( adaptei do americano chinisium , hehehe ) ... spares para tudo, mosfet na cama e trocar o wiring onde passa maior amperagem por cabos de maior calibre (10/12 awg ou cerca de 3mm ) e conectores de qualidade. O Leroy já vende a um preço simpatico alicates de crimping para conectores isolados e nao isolados e deixo a dica para quem se mete na area. É daqueles investimentos que vale a pena.

Antes de mais obrigado pelo tempo despendido! De facto já me disseram várias vezes que devia ter começado por PLA simples... acho que vou aceitar o conselho e encomendar um rolo.

Em relação ao resto, receio não saber responder a isso de cor e infelizmente (bom, talvez felizmente) vou hoje mesmo de férias e portanto só vou ter acesso à printer novamente a 20. Seja como for, não me recordo de ver part numbers em relação à extrusora em lado nenhum (quando voltar hei-de confirmar), a printer completa é esta no link abaixo, tem umas fotos da extrusora
http://www.*****.com/3d-printers-3d...are&siteID=TnL5HPStwNw-mbLXeHoHfkGxUKWYdGlTTg

O retract salvo erro estava a 0.4mm, mas hei-de confirmar quando voltar.
Há alguma forma de confirmar visualmente que o problema é de facto esse tal espaço entre o nozzle e o interior da gargante?
 
Quer parecer-me que esse extrusor tem um pedaço de PTFE dentro dele.
É bom para PLA mas péssimo para ABS, ou seja, em temperaturas acima dos +-230º terá tendência a derreter.
Isto pode ser um dos problemas (não quer dizer que seja o teu). Outro problema também pode ser a temperatura do filamento.

Relativamente ao rectract, começa por baixar para 2mm. Existem milhares de desenhos no thingverse para esses testes.

Os que mais utilizo:
https://www.thingiverse.com/jbaiao/collections/calibrao

Perde tempo nas calibrações. Apesar de adquirires um kit, todos os settings mudam de maquina para máquina, o ideal é perder tempo em calibrar, calibrar, calibrar.....

Tens de perceber quais os limites da maquina. Começa sempre por valores baixos para retract e velocidade de impressão, temperaturas dentro do que o filamento menciona (por exemplo no PLA da BQ são 200 a 220º). Depois vais ajustando.

Eu começaria por:

Rectract: 2mm
Velocidade maxima: 40mm/s
Temperatura filamento PLA: 210º
 
Última edição:
Quer parecer-me que esse extrusor tem um pedaço de PTFE dentro dele.
É bom para PLA mas péssimo para ABS, ou seja, em temperaturas acima dos +-230º terá tendência a derreter.
Isto pode ser um dos problemas (não quer dizer que seja o teu). Outro problema também pode ser a temperatura do filamento.

Relativamente ao rectract, começa por baixar para 2mm. Existem milhares de desenhos no thingverse para esses testes.

Os que mais utilizo:
https://www.thingiverse.com/jbaiao/collections/calibrao

Perde tempo nas calibrações. Apesar de adquirires um kit, todos os settings mudam de maquina para máquina, o ideal é perder tempo em calibrar, calibrar, calibrar.....

Tens de perceber quais os limites da maquina. Começa sempre por valores baixos para retract e velocidade de impressão, temperaturas dentro do que o filamento menciona (por exemplo no PLA da BQ são 200 a 220º). Depois vais ajustando.

Eu começaria por:

Rectract: 2mm
Velocidade maxima: 40mm/s
Temperatura filamento PLA: 210º

Muito obrigado pelos conselhos, vou experimentar e logo dou feedback
 
Back
Topo