Impressora 3D - Orçamento 2000€

Arnie_Marta

I quit My Job for Folding
Boa tarde,


Na empresa onde trabalho estou responsável por comprar uma impressora 3D (escolheram logo a pessoa que pouco percebe disto :cwm3: ) , onde o orçamento que estabelecemos ronda os 2000€.

Não queremos construir uma, mas sim adquirir já pronta com alguns requisitos no entanto existe "tanta" variedade que não consigo decidir.

Orçamento: aprox. 2000€

Requisitos:
  • Vários materiais de Filamentos (PLA e ABS obrigatório)
  • Dimensão de impressão aprox 200mmx200mmx200mm
  • Resolução de pelo menos 100 microns
  • Área de trabalho fechada
  • Tecnologia FFF

Não percebendo muito, solicitava a vossa ajuda para fazer uma boa compra....
Era bom que a máquina aceitasse filamentos "genéricos/standards".
 
Pelo que tenho lido, as Makerbot ou as Ultimaker serão talvez as mais indicadas tendo em conta esse requisitos, o orçamento disponível, e o facto de ser para uma empresa onde provavelmente não haverá muita gente para andar a "inventar". A Makerbot Replicator + deve sair do orçamento, mas a Ultimaker 2 deverá rondar os 2000€
 
Por 2000€ e com uma area de volume normal de 200x200x200 tens muito por onde escolher.
Abs tem sido um filamente que cada vez se usa menos devido haver melhor tipo petg, nos dias de hoje ha cada vez menos impressoras 3d que são totalmente fechadas por causa disto.
Antes de sugerir alguma coisa podes explicar porque porque tens mesmo necessidade de imprimir em abs?

-ultimaker 2 ou 3 nao são uma boa opção para abs por nao serem totalmente fechadas e ficam um bocado fora do orcamento.
-Makerbot são muito caras, fraça qualidade de impressão e assistencia muita má.

O minha opinao iria para uma zortrax m200.
 
Última edição:
@Arnie_Marta , eu nao gastava sequer os 2000.
Ainda estou para ser convencido que com 2000 de budget ( e sem construção DIY ) os 1200 de diferenca para uma mk3 prusa original ( que nao é perfeita, mas nenhuma o é) justificam o investimento mesmo talvez em price ranges ainda mais alto.

Se me mostrarem que uma de 2000 imprime melhor que esta, quando afinada, mudo de opiniao! Percebo o aspecto de ter uma impressora quase rtp ( ready to print ) , mas sejamos honestos, com trabalhinho, temos maquinas no forum nos sub 400 euros que imprimem tao bem ou melhor que as de 2000! Ou seja, isto para dizer que o preço final nao é sinonimo de qualidade de impressão! 50% dos resultados ( pelo menos ) são devido ao operador, o resto sera da maquina... neste sentido, acho a mk a melhor opção. Excelentes componentes a um preço justo , por comparacão, num sistema totalmente aberto, o que em termos de futuro é sempre uma protecção adicional.

Se é mesmo para queimar os 2000, compra duas, duplicas a capacidade de produção ou os tempos de impressao para pecas complexas.

Trabalho e afinacao todas precisam, e isso passa por ter "maozinhas". se o problema é ter de ser enclosed, mandas cortar em acrilico uma caixa com porta, por exemplo,e fica enclosed. ( existem outras opcoes - eu gosto muito da server rack do @Djizasse )

Pessoalmente este seria o caminho que tomaria, até porque acho que é a marca com maior inovação em termos de slicer, uma serie de caracteristicas especificas que diminuem os erros ao imprimir, com uma serie de perfis preconfigurado e preparados, possibilidade de impressao multicolor com kit especifico, uma qualidade de impressao que acho todos reconhcem, bom volume de impressao , mas acima de tudo, com uma comunidade gigantesca de apoio o que é mt importante e um CEO altamente motivado em continuar a inovar e crescer ( alias, estas prusas têm vendido que nem paezinhos quentes exactamente por terem uma brutal relacao preço/qualidade)

Cumps
 
Última edição:
Acho que a prusa mk3 não é opção para abs, as peças imprimidas dentro de uma caixa com temperaturas entre os 50 e 60ºC vão desformar com o tempo. A mk3 já vem com peças imprimidas em petg, mesmo assim acho que não vai aguentar muito tempo. Se abs é mesmo uma necessidade tem de ir para uma que não usa peças imprimidas.
 
Bem, Acho que já foi tudo dito...Imprimir em ABS, peças pequenas ainda se safa qualquer coisita...Agora peças grandes, bem, aqui é quase impossível obter bons resultados sem um Ambiente Fechado e Controlado e Não pode ser de mesa "Corrida", tipo as Prusa, que é a Mesa que mexe na direcção, tem que ser COREXY, onde a Mesa encontra-se parada, e passo a explicar o motivo, a corrente de AR provocada pela mesa quando esta se mexe prejudica o ABS e cria os famosos cracks :P ...Já imprimi uns bons kilos de ABS, e para peças grandes...fazes 10x e aproveitas 1...que o diga o @ajmartins outro user que imprimiu muito ABS...


Em suma, 2000,00€ é um Orçamento completamente fora do que nós aqui temos, o @Filipe campos será o que tem a impressora mais "Cara" em termos de orçamento e penso que não é nada perto desses valores.

Espero ter contribuído para alguma coisa.
 
@Filipe campos e @FiwiPITO , se o abs vai ser o material de eleição, então tenho de dar todo o valor aos vossos argumentos, fazem todo o sentido!
Como a impressora que tenho fehada tem as peças impressas em Hips nunca tive o problema de "amolecerem" dentro da caixa quente. das experiencias que fiz com abs, que admito nunca foram pecas muito longas, dai nao ter sentido o problema da cama movel que o fiwi refere e que aceito que seja uma realidade. Mas sou franco, dentro de uma caixa com temp. estável, vejo mais a fan da e3d a ter impacto do que a cama a andar para tras e para a frente, mas aceito que seja possivel.
 
@yougurt Eu estou a expor aquilo que vi num video que explicava a impressão em ABS, para ter sucesso...Um das coisas que referia era mesmo o movimento da cama que criava corrente dar e não ajudava em nada na Impressão :) Eu também imprimo como sabes muita coisa em ABS, as Pequenas são sempre mais fáceis de imprimir, as grandes, que ocupam a mesa inteira torna-se muito difícil...

É sempre bom partilhar este tipo de ideias :) @yougurt @Filipe campos , Gracias!!!


A duvida que tenho é? Porquê ABS? Vai estar num sitio ventilado?(é Necessário e Recomendado)
 
Tenho a mesma duvida, porque abs?

Antes abs era uma das melhores opções para peças mecanicas, maior resistancia mecanica e ao calor. Empresas que usam impressoras 3d para fazer prototipos ou moldes isso pode ser muito importante. Mas atualmente o abs em relação ao petg tem mais devantagens que vantagens e a escolhe da impressora tem tudo a ver com o tipo de material que se pretende usar. Essa senhora que esta a perguntar por modelos de impressoras devia em primeiro lugar ver se precisa mesmo de imprimir em abs, porque o mais provavel é que não...
Do que sei abs aguenta um pouco melhor o calor, tipo mais uns 20ºc antes de ficar mole. talvez seja essa a razão... nos outros aspectos o petg leva a melhor; facil de imprimir, resistancia mecanica e agua, desforma quase nada, não toxico, sem odor e menor consumo eletrico a imprimir.
 
Bom dia, desde já o meu agradecimento a todos pela ajuda...
A questão do ABS prende-se com o facto da empresa ser de construção de máquinas industriais, vai ser usada para moldes e protótipos.

E do que entendo e do que pesquisei, ABS é a melhor opção!
Já agora, indicaram-me esta como opção: http://3dkreator.com/en/
 
Na minha humilde opinião, sendo uma empresa, optava por contactar alguma empresa nacional que vende-se estes tipo de equipamento.
Além de darem o devido aconselhamento, em caso de problemas (que serão vários) terá sempre apoio técnico.
Também usufruirá de formação e acompanhamento, algo que me parece ser necessário no vosso caso, pois a ideia não será em andar a fazer experiencias mas sim passar logo a produzir peças.
Caso contrário continuará à procura de soluções, e para empresas tempo é dinheiro....... além de que é preciso ter experiencia nesta área.
 
Nao vejo nenhum motivo para queres usar abs para moldes.
O problema do abs é que este se desforma um pouco caso não houver cuidados em controlar a temperatura de arrefecimento. Este controlo é tento valido durante a impressão e depois de terminada. É necessario deixar o abs arrefecer lentamente para ele não perder as dimensões correctas. Se é para fazer simples moldes não vejo motivo para nao usares o pla.
 
Back
Topo