Impressora 3D - Orçamento 350 - 500€

theking

Power Member
Boa tarde Pessoal, antes de mais uma feliz páscoa a todos, apelo à vossa ajuda com algumas sugestões sobre este tema das impressoras 3D.

Gostaria de obter uma impressora, para iniciar, produzir algumas figuras, ou seja gostaria de algo que imprimisse com alguma qualidade, para que possa pintar e expor.

Tenho andado a ler os vários Tópicos aqui no forum, e continuo com algumas dúvidas, na escolha da impressora:
  • Creality 3D CR - 10 (para a qual estou mais inclinado)
  • JGAURORA
  • Anet A8 (estou um pouco de pé atrás, pois verifico que é necessario comprar muitos acessórios e fazer alguns updates para a termos no ponto, e como nao tenho muita experiência seria um entrave).
O melhor seria algo de qualidade, e praticamente plug and play (ou seja montar o kit e arrancar).

Já agora, aconselham alguns youtubers que falem sobre o tema, mostrem algumas prints?

Obrigado
 
Boa tarde Pessoal, antes de mais uma feliz páscoa a todos, apelo à vossa ajuda com algumas sugestões sobre este tema das impressoras 3D.

Gostaria de obter uma impressora, para iniciar, produzir algumas figuras, ou seja gostaria de algo que imprimisse com alguma qualidade, para que possa pintar e expor.

Tenho andado a ler os vários Tópicos aqui no forum, e continuo com algumas dúvidas, na escolha da impressora:
  • Creality 3D CR - 10 (para a qual estou mais inclinado)
  • JGAURORA
  • Anet A8 (estou um pouco de pé atrás, pois verifico que é necessario comprar muitos acessórios e fazer alguns updates para a termos no ponto, e como nao tenho muita experiência seria um entrave).
O melhor seria algo de qualidade, e praticamente plug and play (ou seja montar o kit e arrancar).

Já agora, aconselham alguns youtubers que falem sobre o tema, mostrem algumas prints?

Obrigado
Sim vai para a Cr-10 ou se estiveres folgado vai pela 10s (a última e mais cara delas salvo erro).
Há no YouTube a muitos vídeos a falar dela.
 
Na minha opinião, sendo uma escolha até 500€, optava por procurar uma corexy ou até uma delta.
São rápidas a imprimir, uma frame mais estável e com melhorias na qualidade de impressão.

No entanto, caso prefiras uma cartesiana, pondera também a Tevo Tornado.
A Tevo Tornado é muito semelhante à CR10, podemos dizer que é um clone da CR10, mas trás algumas melhorias:

- Todas as peças da frame são em metal.
- Extrusor titan.
- O controlador apesar de ser semelhante, ocupa menos espaço, e a ventoinha de arrefecimento só liga quando atinge determinada temperatura.
- A mesa quente é alimentada por AC... é muito mas mesmo muito rápida a aquecer, ideal para quem quiser imprimir ABS.

Mas nem tudo são vantagens, a CR-10 tem uma comunidade muito grande face à Tornado (existe desde Outubro de 2017)... em caso de ajuda nos passos iniciais é provável que a CR-10 traga essa vantagem.
 
Podes comprar uma A8. Mesmo com as peças originais, consegues boas impressões. Mas tens de afinar a impressora.
Imprimi uns Hulks minúsculos com 4 ou 5cm de altura, numa resolução de 0.1 e ficou muito bom.
Tendo em conta que é uma impressora que custa 130€, não vejo melhor forma de entrar neste hobby. Ainda por cima com a comunidade que tem.
Por outro lado, a CR-10 é mais fácil de montar e permite impressões maiores. É uma boa compra.
 
Se não precisas de uma área grande de impressão tens a cetus MK2 e com opção de mesa aquecida (+/- 400€). É uma impressora muito bem contruída e ao preço dificilmente arranjar melhor em termos de preço/qualidade na area de preços que esta a procura. O unico problema dela é o pequeno volume de impressão (180x180x170), mas em termos de qualidade de impressão e durabilidade bate a cr10 e afins. Tens uma versão que custa mais 100€ e tem mais 10cm nos Z, embora acho que este preço é xulado em relação ao modelo base.
 
Eu optaria pela tevo tornado.

As mais recentes estão a ser enviadas com uma board MKS GEN L que é uma actualização ás MKS BASE.
Em breve a tevo vai lançar mais novidades com a nova versão de 2018 com a tornado X.
 
Este modelo é mais do mesmo. Todos estes modelos "made in china" (Cr-10, Anet A8, etc..) são construido com objectivo de ser baratos e funcionais. Se a impressora imprimir e não pegar fogo no processo acho que é uma boa opção :)
 
isso depende.... comprei uma Anet A8 e ainda nao fiz nenhuma impressão nela lol.... para os iniciantes é a escolha acertada..... quanto as impressões grandes prefiro uma corey
 
isso depende.... comprei uma Anet A8 e ainda nao fiz nenhuma impressão nela lol.... para os iniciantes é a escolha acertada..... quanto as impressões grandes prefiro uma corey

Eu tenho uma Anet A8 e gosto bastante dela, mas para ter boa qualidade tenho de a por a andar "devagar".
 
Agora a serio, eu pessoalmente acho que essas impressoras low cost são um excelente forma de entrar neste mundo, são baratas e do que vi até agora todas elas copiam soluções que funcionam bem. Se depois não gostas de imprimir pode revender ou podes encostares a impressora sem ter uma perda € muito alta.
Em termos de qual é a melhor acho que é muito difícil de avaliar isso porque são todas são fabricadas para serem o mais barato possível. Usam componentes de marca branca e electrónica duvidosa. E como está sempre a sair modelos novos o pessoal só se baseia em reviews, imagens e texto que encontra na net.
Mas uma coisa posso garantir, não são impressoras construidas para durar ou levar abusos! Tens por exemplo a Anet que em termos estruturais é do pior que há, aqueles acrílicos é óbvio que com as vibrações vão dar problemas. Depois tens a Cr-10 que removeu um suporte importante do eixo dos Z e usa rodas sobre perfil para poder poupar uns trocos e assim aumentar os lucros.

Mas ha algum modelos que tem um potencial enorme. Na CR-10 podes instalar o motor em falta no Z e pores guias lineras e ficas com um impressora muito melhor. O mesmo para a anet com por exemplo o kit de perfil 3030 do jbaiao. Ou pode com poucos erros criares o teu próprio kit com barras de 2020 ou 3030.

A nível de preço/potencial acho que a anet é sem duvidas a melhor. A Cr-10 e tevo tornado uma excelente escolhe se removeres as rodas e substituir por algo mais rígido, idealmente guias lineares. Agora a cr-10 como vem de origem é para esquecer, acredito que funciona bem no inicio enquanto são novas. Mas da um ano de uso e é muito provável que o sistemas de rodas da problemas.

Quanto ao modelo Anycubic I3 Mega acho que tem um potencial baixo, isso porque tem uma frame de metal que é difícil adicionar novos upgrades. Mas em termos estruturais e como vem de origem a primeira vista parece ser uma boa opção, toda de metal, usa rolamentos lineares e 2 motores nos eixos dos z.

Mas por valores a rondar os 300/400€ eu escolheria sem duvida a cetus MK2 com a opção de cama aquecida. A qualidade dos componentes não tem nada a ver com esses modelos chineses. Toda em metal, guias lineares de marca, boa electrónica, enfim está noutro nível. O grande problema dela é o tamanho pequeno da área de impressão.

Imprimir rápido e numa área grande modelo cartesiano tipo prusa é uma missão complicado. O movimento da cama nos y não deixa...
 
Última edição:
@Filipe campos , excelente post ! Obrigado

Ri-me porque constataste uma grande verdade. É necessário ter alguns cuidados para que " não pegue fogo" ! Por outro lado , existe por aqui informação suficiente para que , com um pouquinho de trabalho ( ou investimento de tempo ;) ) esses aspectos possam ser minorizados.

Achei genuinamente piada à forma como colocaste a coisa! :)

Já tive a minha fase anti impressoras chinesoides, mas francamente, com a info disponivel actualmente mudei radicalmente de opinião ( sempre a aprender , felizmente ) e concordo com cada linha do que escreveste acima.

Hehe, acho que o @Djizasse pode confirmar esta minha conversão :) :)

Respect!!!
 
Boa noite a todos,

Também ando à procura de uma impressora por volta dos 500€ para a empresa onde trabalho.

Pensei numa tevo tornado, mas pediram-me para procurar algo por volta dos 400x400mm de impressão.

Tenho alguma experiência em estruturas e tenho malta na empresa que percebe da parte eletrónica. Não queria construir nada de raiz, mas sim, partir de algo bom e ir melhorando.

Não sei se estou a exagerar em algum parâmetro, mas alguém me pode ajudar?
Obrigado
 
Desse tamanho, por esse valor não te safas...tambem queria uma mas optei por um cnc...tens aqui malta entendida na coisa, mas tens de dar mais info.
 
@Geri , Tenho sempre dificuldade em aconselhar printers chinesas. Como estou bem servido, não me debruço muito sobre as mesmas, e parto do principio que tens noção das dificuldades adicionais que estes kits podem acrescentar. Dificuldades que são amplificadas pelo tamanho.

Assim de repente, lembrei-me da tronxy X5S , abaixo do valor que pedes. Esta foi buscar alguma inspiracao à voron, mas foi só inspiração....

Depois , tenho apanhado muito youtuber a aparentemente imprimir bem com as CR.
Espreita a CR10S com cama de 400 ou a CR10 500 , mas julgo que ambas sao acima dos 500€.

Contudo, um dos meus problemas com esta maquinas, e generalizando, é que sao evoluções das mais pequenas, de 200x200, em que a estrutura aumenta de tamanho , mas o resto não. ( poucos reforços estruturais ou extrusoes e varoes que se mantêm nos 2020 ou nos 8 mm, para movimentos de impressao que duplicam ou mais em extensão.)

Se tens apoio de mais malta, teras alguem na empresa que saiba usar cad ou similar?
Para mim o ideal, para uma cama de 400 seria um DIY porque assim pensas de raiz numa estrutura solida e rigida com varoes a acompanhar a carga/massa adicional .

Eu aqui puxo a brasa a minha sardinha , por isso que tal uma voron com perfil 3030 , varoes de 10mm, cama de 400? Julgo que com 600 ou um pouco menos é realizavel para os 400mm de area de impressao

Usando o manual v1 disponivel , mas fazendo ja a v1.55 e aproveitando os stl's do github do @jbaiao , tentas montar o projecto primeiro no cad,assim é facil tirar as medidas de tudo, que seria onde eu teria mais dificuldade em aconselhar. Só este processo vai-te fazer conhecer o projecto a fundo e ficas com uma build facilitada.
A assembly em si não é dificil, mesmo para primeira máquina. Se tiveres facilidade com o ingles espreita o reddit da voron e poderas comprovar.


@Ga-Lee , uma cnc? Tens de partilhar esse projecto :)
 
Obrigado pela resposta. Por acaso já tínhamos optado pela CR10 500. Como temos gente na China já tenho o processo agilizado.

Eu trabalho em CAD. Já estou mentalizado que vou ter que reforçar bem a estrutura.

Obrigado pela ajuda, vou continuando a dar uma vista de olhos pelo fórum para mais aprender.

Abraço
 
Boas

Antes de mais, eu não pesco nada disto!

Queria aproveitar o tópico para me darem opinião da impressora 3d Anycubic Phonton.

Ja vi alguns videos, e fiquei apenas a saber que tem uma defenição impressionante de inpressão.
É o que procuro acima de tudo, maior defenição.
Não me preocupa muito o tamanho da mesa/cama (?)...area de impressão...nem o tempo ou rapidez.

Uma duvida que tenho, é que este modelo imprime em resina, alguem me pode dar umas dicas breves e rapidas dos pros vs contras de uma impressora de filamento?

O valor da maquina ronda os 600€, arranja-se algo melhor dentro do mesmo valor?

Cumprimentos
 
Back
Topo