Impressora 3D RepRap Prusa

Ola Malta,

Já não imprimia nada alguns dias, ontem e hoje o filamento está sempre a encravar, isto é, imprimo bem 1horita e depois "encrava" e não imprime mais nada...alguém tem ideia do que poderá ser?Será melhor desmontar e limpar tudo?
Azeite... Antes de iniciar uma print molha os primeiros 10 cm do filamento em azeite. Isso vai lubrifica o hotend para muitas horas e ajuda a evitar jam´s.
Mas deve ter algum problema, poe uma foto do hotend para ter uma noção do setup que tens.
Qual hotend tens? extruder? usas tubo ptfe para guiar o filamento?

@ajmartins Encontras a radds a venda no ebay e no site reprap.me. O meu setup foi oferecido por umas das pessoa da equipa que a desenvolveu. A placa da para 12v ou 24v.
 
Última edição:
@Filipe campos

Aqui o JE tem um Createc3D(igual à Tua Ex.); Sistema Bowden C/ Tubo PTFE dos 2 Lados; Agora que falas quando montei o Rolo esqueci-me de colocar a cena para limpar o Filamento C/ Esponja que leva oleo...Humm pode ser disso lixo.
 
Para mim a pior coisa que fiz foi comprar um budaschnozzle... não queiram metade das dores de cabeça...

Eu também uma vez por outra uso óleo das máquinas de costura, resulta muito bem. Quanto aos drivers, os mais silenciosos que tive foi os da G3D Driver a minha Prusa i2 com dampers, só tinhe era alguns problemas com acelerações... mas era um silêncio brutal, só ouvia as ventoinhas a trabalhar.
 
Para dar uma noção do barulho que os steppers 1/128 fazem podem ver este video que fiz a uns tempos atras:
grande parte dos barulho é da fan do hotend e da fan da fonte de alimentação que se liga de vez em quando.

 
Para mim a pior coisa que fiz foi comprar um budaschnozzle... não queiram metade das dores de cabeça...

Eu também uma vez por outra uso óleo das máquinas de costura, resulta muito bem. Quanto aos drivers, os mais silenciosos que tive foi os da G3D Driver a minha Prusa i2 com dampers, só tinhe era alguns problemas com acelerações... mas era um silêncio brutal, só ouvia as ventoinhas a trabalhar.

A minha itopie só ouves o raio da ventoinha da E3D e a blower qd liga.........
De resto, reina o silencio.
 
Bem, cheguei a casa, vou ver o que se passou, reparei que No Marlin a Impressora andou ao para trás...isto é...o Valor do Extruder é Positivo quando o filamento sai e quando faz a retracção é negativo, para meu espanto tenho 700 e tal negativo, em suma, a certa altura o filamento passou andar para trás...

Ora isto é um acontecimento bastante estranho...
 
Uma tesoura que imprimi no natal para a minha filha, boa prenda para quem tiver muidos pequenos.
http://www.thingiverse.com/thing:1902131/#files

2ic7Rx.jpg

jOETHh.jpg

M1PgHi.jpg
 
Pessoal, tenho estado com um problema na minha BQ Hephestos. O @yougurt e o @jbaiao estão fartos de me tentar ajudar, mas existe pouca informação pela net e para quem não percebe nada de placas e circuitos, como eu, torna-se ainda mais complicado.

O problema consiste em colocar a heatbed e o sensor indutivo. A BQ Hephestos 2, que também utiliza a mesma placa (Zum Mega 3D) tem sensor já incorporado no kit e já encontrei no reddit um gajo que conseguiu colocar a heatbed a funcionar, não explica é como. Podem ver aqui.

Alguém aqui perceba do assunto e que me consiga dar uma mãozinha? Ser possível de fazer isto pelos vistos é, falta saber é onde ligar o quê e como fazer.

Eu já tenho a Ramps + Mega em casa, mas tenho pena de deixar esta placa da BQ de lado tendo em conta que paguei (e bem) por ela.
 
Última edição:
Gostava de poder ajudar, mas não tenho uma placa dessas. Mas não é apenas uma questão de ligar o sensor nos pinos correctos e para a heatbed ligar isso através de uma mosfet? (peço já desculpa em adiantado pela pergunta tola hehehe)

@ajmartins, que achas de metermos no primeiro post, links para os perfis do thingiverse? Eu já reuni alguns e ando entretido a ver o que o pessoal anda a colecionar. Já tirei uns tantos para mim :)
 
Gostava de poder ajudar, mas não tenho uma placa dessas. Mas não é apenas uma questão de ligar o sensor nos pinos correctos e para a heatbed ligar isso através de uma mosfet? (peço já desculpa em adiantado pela pergunta tola hehehe)

@ajmartins, que achas de metermos no primeiro post, links para os perfis do thingiverse? Eu já reuni alguns e ando entretido a ver o que o pessoal anda a colecionar. Já tirei uns tantos para mim :)

Se te soubesse responder a isso... hehe. A informação que o criador da placa meteu no google + foi esta:

- Pins for 5V and 12V inductive sensor (for autoleveling)
- Separated board for heated bed, the goal is that when you want heated bed the full board does not need to hold the Amperes required by it, but the board controls a small separated board that manages that (it allows to avoid active cooling and over-sized components)

https://plus.google.com/+AlbertoValeroGomez/posts/h9N7mAu3XYH
 
@RM7 Acho que consigo te dar uma ajuda.
Uma lista do que tens de fazer:
1-sacar e instalar o arduino IDE (http://www.arduino.org/downloads)
2-sacar a ultima versão de marlin
3-sacar os 2 ficheiros de configuração do marlin (https://github.com/MarlinFirmware/Marlin/tree/RCBugFix/Marlin/example_configurations/Hephestos_2)
4-por este 2 ficheiros de configuração no marlin
5-compilar o marlin usando o arduino IDE. verifica no ficheiro de configuração se a board selecionada é a numero 43
#define BOARD_BQ_ZUM_MEGA_3D 43 // bq ZUM Mega 3D
6-liga a placa ao pc atraves de uma cabo usb e faz o upload do firmware.

Se tiver a cama ligada por essa tal board de expensão a cama aquecida deve funcionar.
Para o sensor vais ter de editar o seguinte ficheiro e alterar as parametrizações do "z probe"
https://github.com/MarlinFirmware/M...mple_configurations/Hephestos/Configuration.h
Não tenho a certeza, mas acho que a configuração do sensor indutivo é o mesmo que os mecanicos, alguem ja configurou isso no marlin?

Mas se fosse eu instalava já a ramps, essa zum mega parece ter zero suporte e ter de comprar outra board para ter cama aquecida é simplemente ridiculo.. Acho que o suporte de cama aquecida é uma funcionalidade basica que todas tem de ter por defeito.
 
Última edição:
@RM7 Acho que consigo te dar uma ajuda.
Uma lista do que tens de fazer:
1-sacar e instalar o arduino IDE (http://www.arduino.org/downloads)
2-sacar a ultima versão de marlin
3-sacar os 2 ficheiros de configuração do marlin (https://github.com/MarlinFirmware/Marlin/tree/RCBugFix/Marlin/example_configurations/Hephestos_2)
4-por este 2 ficheiros de configuração no marlin
5-compilar o marlin usando o arduino IDE. verifica no ficheiro de configuração se a board selecionada é a numero 43
#define BOARD_BQ_ZUM_MEGA_3D 43 // bq ZUM Mega 3D
6-liga a placa ao pc atraves de uma cabo usb e faz o upload do firmware.

Se tiver a cama ligada por essa tal board de expensão a cama aquecida deve funcionar.
Para o sensor vais ter de editar o seguinte ficheiro e alterar as parametrizações do "z probe"
https://github.com/MarlinFirmware/M...mple_configurations/Hephestos/Configuration.h
Não tenho a certeza, mas acho que a configuração do sensor indutivo é o mesmo que os mecanicos, alguem ja configurou isso no marlin?

Mas se fosse eu instalava já a ramps, essa zum mega parece ter zero suporte e ter de comprar outra board para ter cama aquecida é simplemente ridiculo.. Acho que o suporte de cama aquecida é uma funcionalidade basica que todas tem de ter por defeito.

Obrigado Filipe. Mas e em termos de ligações de cabos à placa? Esse é que é o problema.
Ah, e saber que board de expansão é essa também...

Deixo aqui uma pic da placa:

IMG_20150819_181849.jpg


Em relação à ramps, o @yougurt emprestou-me uma ontem mesmo para isso e é o que tenciono fazer. Mas não queria colocar esta Zum de lado sem pelo menos tentar perceber como posso/poderia resolver. Na verdade, e apesar de tudo, deve ser uma placa bem pensada e não é chinoca.

Já enviei email para a BQ, mas eles não se descosem porque não lhes interessa. Dizem apenas que estão a trabalhar arduamente nisso.

É que o cabo do LCD por exemplo é diferente e teria que comprar outro para a Ramps. (atualmente ligo ali onde diz LCD, no canto inferior esquerdo).
 
@Filipe campos , obrigado pelos videos e aviso à navegação!
Fundamentalmente a unica maquina da BQ que aconselhamos por aqui é mesmo o primeiro modelo hephestos, e de preferencia sem sequer ser comprado em Kit, feito em outsourcing, principalmente pela redução de custos e possibilidade de alguns upgrades de inicio, por um preço mais baixo! É um excelente modelo para "dummies", como gosto de dizer, com muito apoio e informação na net. Geralmente a frame, um dos maiores obstaculos, pela necessidade de maquinação, é comprada directamente à fonte, por bom preço, e chega a casa na coixa do correio! Todos os outros componentes, é da mesma forma. Tudo entregue à porta de casa, o que para quem tenha menos disponibilidade é um ponto positivo adicional.

provavelmente, muitos outros fizeram o mesmo que eu e na verdade aproveitamos o "know how" bq, que por sua vez foi buscar o grosso do modelo à prusa original, com algumas modificações. Tudo em open source por isso all ok! Contudo a BQ viu as vendas a descer o que muito provavelmente explica este "VENDOR LOCK DOWN" brutal, primeiro na hephestos 2 e agora na hephestos 1.5!

isto aliado a um atendimento ao cliente pavoroso, fujam da BQ ( menos do PLA, que é estupendo). SE vissem algumas das respostas que o @RM7 recebeu... :(

REsumindo: modelo hephestos 1 , sim defendo-o e até percebo que alguem com um pouquinho mais de carteira e menos paciencia, possa comprar o kit original! Todas as outras, para esquecer!
ENtao se comparar o preço da hephestos 2 com a prusa MK2... nao é preciso dizer mais nada!

Quanto ao problema do @RM7, ( e atenção que estes aspectos mais tecnicos do marlin fogem ao meu dominio), a ideia com que fiquei do post da reprap para a hephestos 2 é que através da configuração dos pins na pins_ramps_13h, conseguiu fazer "bypass" a essa placa de expanção, eventualmente abdicando da protecção adicional que a mesma fornece. Terei lido mal nas entrelinhas? Como nao refere ter recorrido à famosa placa que a BQ não vende sub-entendi isto.

Se calhar o @Djizasse tem alguma razao e é algo tao simples como a placa mosfet chinesa, mas apenas para retirar a carga de amperes da Zum, por segurança, e não de forma obrigatória.
 
Última edição:
Ya, a tua board apenas vai dar o "sinal" para uma placa mosfet, como esta que acabei de encomendar (mandei vir duas, não vá uma estar estragada):
https://pt.*****.com/item/for-3D-Pr...lt&btsid=a61d5b77-d76a-4d65-b10e-a83a5484c6e1

O link está "ratado". É o site *****

Só agora reparei no teu post. E acredito muito bem que seja apenas isso no meio da minha ignorância no assunto. Só gostava de ter confirmação "oficial" e perceber onde ligo o quê na placa.

@Filipe campos , obrigado pelos videos e aviso à navegação!
Fundamentalmente a unica maquina da BQ que aconselhamos por aqui é mesmo o primeiro modelo hephestos, e de preferencia sem sequer ser comprado em Kit, feito em outsourcing, principalmente pela redução de custos e possibilidade de alguns upgrades de inicio, por um preço mais baixo! É um excelente modelo para "dummies", como gosto de dizer, com muito apoio e informação na net.

provavelmente, muitos outros fizeram o mesmo que eu e na verdade aproveitamos o "know how" bq, que por sua vez foi buscar o grosso do modelo à prusa original, com algumas modificações. Tudo em open source por isso all ok! Contudo a BQ viu as vendas a descer o que muito provavelmente explica este "VENDOR LOCK DOWN" brutal, primeiro na hephestos 2 e agora na hephestos 1.5!

isto aliado a um atendimento ao cliente pavoroso, fujam da BQ ( menos do PLA, que é estupendo). SE vissem algumas das respostas que o @RM7 recebeu... :(

REsumindo: modelo hephestos 1 , sim defendo-o e até percebo que alguem com um pouquinho mais de carteira e menos paciencia, possa comprar o kit original! Todas as outras, para esquecer!
ENtao se comparar o preço da hephestos 2 com a prusa MK2... nao é preciso dizer mais nada!

Quanto ao problema do @RM7, ( e atenção que estes aspectos mais tecnicos do marlin fogem ao meu dominio), a ideia com que fiquei do post da reprap para a hephestos 2 é que através da configuração dos pins na pins_ramps_13h, conseguiu fazer "bypass" a essa placa de expanção. Terei lido mal nas entrelinhas? Como nao refere ter recorrido à famosa placa que a BQ não vende!

Se calhar o @Djizasse tem alguma razao e é algo tao simples como a placa mosfet chinesa, mas apenas para retirar a carga de amperes da Zum, por segurança, e não de forma obrigatória.

Hoje sabendo o que sei teria feito a mesma opção que tu sem dúvida. Mas como foi uma coisa duma semana para a outra e a minha namorada queria que a prenda que ela fosse oferecer tivesse cá no dia de Natal foi a opção tomada.

Tirando a parte do atendimento e de não haver esclarecimento relativamente a este assunto, eu estou satisfeito com a máquina. Como tu já viste, mesmo sem qualquer upgrade tenho feito muito boas prints, que me têm surpreendido bastante. Mas há sempre um se... :/
 
OLha que eu proprio so me apercebi das dificuldades inerentes a este modelo 1.5 contigo. Ainda nao me tinha debruçado no assunto e muito provavelmente, na tua situação e com as limitações de tempo/informação, quando fosse contactado pela loja a dizer que o modelo 1 estava esgotado e que te faziam desconto para o modelo 1.5, teria tomado a mesma opção.

Agora, um ponto positivo para a bq, esse firmware e marlin devem estar mesmo bem configuradinhos por eles, porque fazer isso sem nenhuma calibracao ou ajustes no marlin....

SE calhar até é uma boa maquina para um cota, que nao frequente foruns, sem experiencia, etc. monta liga imprime e fica feliz! ( quando vier o primeiro problema, arruma no armario) . SE calhar o ptencial do negocio esta neles, têm dinheiro, gostam de tecnologias, mas só sabem repetir o que leem ha gadget, exame informatica , pc guia ( as biblias destes srs... tenho um em casa) Adoram pedir conslhos aos empregados ***** vortens e afins... nós pretendemos outro tipo de utilização, e no teu caso até mesmo para projectos profissionais, por isso procuramos qualidade e repetibilidade e aquilo a que gosto de chamar " modability"
 
Última edição:
Back
Topo