1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Impressão 3D Impressora 3D RepRap Prusa

Discussão em 'Electrónica' iniciada por ajmartins, 15 de Março de 2013. (Respostas: 4670; Visualizações: 248092)

1. yougurt

yougurt Power Member

@FiwiPITO, obrigado pelas tuas palavras!!!

Tenho é de defender um poquinho o @CyreX , hehehe. Ele abordou-me sobre as peças e até fui eu que lhe dei a indicacao da RepRap, na ausencia de outras alternativas!

Obviamente que percebi, quando me perguntou quem do tópico poderia fazer as peças, que eu estaria incluido no lote.
    Contudo, apesar de lá em casa a printer estar a funcionar praticamente desde que chego até sair no dia seguinte, devido às prints do Natal e agora ao projecto de outra impressora, não encontrei disponibilidade no imediato.

para ser honesto, nao tenho interesse financeiro na coisa! Um rolo de filamento e está feito o negocio se for preciso.
    O meu problema é mesmo retirar tempo e prazer dos meus projectos pessoais, para fazer um kit de pecas comercial, que demora sempre uns dias.
    Safar alguem, porque partiu uma peça, tenho todo o gosto, faco numa hora ou duas e so peço é que venham buscar ca a casa, ou meto no correio . PEla forma como vivo este hobby, como imaginam, sou incapaz de cobrar uma coisa destas. É mesmo pelo espirito da Fun da Coisa!

Estou convencido que o Cyrex percebeu a minha lógica e , como se calhar não gosta de estar aí a chatear o pessoal, ( e eu lembro-me de dois ou tres posts em que ele pediu voluntários, mas onde eu, por exemplo , nao lhe respondi ) a decisao da RepRap não terá sido má.

Seja como for, como a primeira coisa que ele vai fazer é um kit de backup de peças ( lol, além dos cubos e dos benchys hehehehe), resolve-se o assunto.

EM relaçao à RepRap, como um amigo ontem me disse, quem ve caras nao ve coracoes, mas conheço, como cliente o Pedro ( dono ) e vou lá por vezes comprar filamento e trocar uma ou outra conversa. Gosto da Postura e tenho-o como um individuo honesto. Tão honesto que , durante imenso tempo teve v-slot em stock. Contudo tinha um disclaimer no anuncio de venda do mesmo a aconselhar os clientes a comprar noutro local e dizia onde, porque o dele tinha um preço superior!

Abc

Última edição: 10 de Janeiro de 2017
  2. Djizasse

Djizasse Power Member

Olá pessoal.

Antes de mais, já varri o tópico. Foi uma leitura na diagonal, mas já deu para perceber muita coisa.

A calibração da minha Anet A8 continua devagarinho. Estou à espera que chegue um peclise para medir os cubos de calibração. Com a régua parecem estar bem.

Ainda não estou convencido em relação a isto e só o vou fazer para ver como está. Vi o video do Thomas sobre estas calibrações com estes pequenos cubos e fiquei na dúvida. Além do mais, pelo que percebi, teria que compilar o firmware para a minha A8 e já vi muito pessoal às aranhas com isto. Tenho de ver muito bem como se faz a alteração do firmware. É algo que prefiro não me meter por agora e tratar das outras afinações.

Já corri o PID autotune só para ver como é. Pelo que percebi, nem tenho que gravar os dados no firmware e posso grava-los temporariamente. Até posso ter um ficheiro com o GCode para o correr sempre que ligo a impressora. Como tenho o Octoprint, até com um simples link posso fazer isto.

Hoje vou ver como estão os steps do extruder. É uma operação simples.

Quanto a melhoramentos na impressora, vou isolar a heatbed pois aquilo é um martírio para aquecer até aos 100C. Em princípio vou usar uma fita de isolamento de tubos.

O hotend também será isolado com fita auto-vulcanizante de alta temperatura. É super fácil de aplicar e já a usei anteriormente cá em casa. Desta forma acabo com a variação de temperatura de quase 10C quando a ventoinha liga.

Só depois destas modificações dos aquecedores é que vou voltar a correr o PID autotune.

Entretanto estou à espera que cheguem os componentes para montar duas placas mosfet :)

Também já tenho uma mesa Ikea Lack que provavelmente vou usar para a parte de cima da "caixa" para a impressora. Para a parte de baixo vou arranjar algo mais pesado e robusto.

Gostava ainda de saber se costumam fazear o arrefecimento da bed após acabar de imprimir uma peça em ABS. Pelo que li, se o arrefecimento for feito faseado (não sei ainda qual a curva a usar) a peça ficará melhor e evita warping.
    Como vou ter a impressora dentro de uma caixa isto continua a ser importante? De qualquer forma, estive a brincar com a API do Octopi e é fácil enviar comandos para ler e modificar a temperatura da bed, sendo relativamente trivial fazer uma página web que faça este arrefecimento faseado.

3. Pynto R

Pynto R Power Member

Por acaso sabes dizer onde? :)
    É que eu não encontro nenhuma loja física que os tenha.

O tópico ultimamente tem andado numa de custo vs qualidade. Quando montei a minha, o meu objectivo era fazer o mais barato possível (sou pobre!), e o que posso dizer é que, se estudarem tudo muito bem estudadinho, conseguem fazer uma prusa entre 100 a 200 euros. Depois vão fazendo upgrades.

4. yougurt

yougurt Power Member

@Djizasse, companheiro, .... já me arrepiei todo outra vez...
    Vou ser franco, não quero com isto iniciar nenhum dialogo mais prolongado sobre estes aspectos técnico, porque inevitavelmente ia ser repetido aquilo que aqui é dito com frequência. Não é à toa que, consistentemente dizemos que espalhado pelo tópico esta muita, muita, muita mesmo, informação útil.
    Mas vamos por partes:

É melhor que nada, mas Uma leitura mais atenta ajuda mais, nomeadamente sobre a importancia da calibração!

Não percebo o que é que não te convence! A ideia não é fazer só para saber como está. A não ser que queiras imprimir cubos, por exemplo, que depois acabam por sair rectangulos porque os steps não estão correctos.
    Isto são passos básicos e essenciais! A comparação é estupida, mas é um pouco como ter um carro, sem saber meter gota!
    já vi o video do thomas mts vezes e não percebo com que duvidas possas ficar quanto á im portancia destes passos!

Mais uma vez, esta função tem uma justificação e tem resultados evidentes na qualidade das impressões. é mais uma daquelas coisas que não vale a pena colocar em causa!
    Não se faz apenas só pelo gozo!
    Efectivamente podes ter os dados gravados temporariamente, mas não percebo qual a vantagem, a não ser que uses várias temps diferentes, com materiais diferentes ao longo de um dia.

E depois, quando vires que precisas de alterar os steps? como fazes sem mexer no marlin? Mesmo que nao queiras mexer no marlin, pelo menos vê como é que o podes fazer pelo lcd de forma definitiva.

mesmo sem essas protecções, com o PID bem definido, a variação não seria tanta
    De qualquer forma, nao conheço esses materiais, tens mesmo de avaliar bem se são adequados.
    Uso algodao termo resistente (e que não arde) e Kapton a fazer de embrulho.

Só tenho experiencia com ABS+, não posso ajudar, mas se não estou em erro, esse arrefecimento faseado de que falas, também o consegues com o end g-code , de uma forma que me parece muito mais simples. Contudo não o faço. deixo a print arrefecer dentro da enclosure, que durante o inverno atinge 30/34 graus.

@Pynto R , também não conheço nenhuma loja com venda fisica. julgo que os da leds and chips sao encomendados na ratrig e revendidos lá. mas posso estar errado

Última edição: 10 de Janeiro de 2017
  5. Djizasse

Djizasse Power Member

@yougurt, veste um casaco, com tantos arrepios ainda apanhas uma constipaçao :D

Segundo este gajo, hoje em dia não faz sentido fazer estas calibraçoes steps/mm a não ser para o extruder.
    Calibrações com cubos pequenos apenas servem para identificar problemas de slicing e extrusão. E é um erro determinar os steps/mm com volumes tão pequenos. Os desvios até podem bem ser devidos apenas a slicing/extrusão/temperatura. A isto junta-lhe a imprecisão dos peclises do chinês (falo por mim, claro).
    É só isto a importância de determinar os steps/mm para os eixos, com cubos pequenos, que não me convence. Se eu mandar a cabeça andar 20cm para o lado ou para trás e o erro foi realmente notório é que me vou preocupar.

É tudo uma questão de prioridades, até porque nem estou minimamente preocupado se o busto da Cicciolina tem mais ou menos 1mm.

Quanto a firmwares, a minha Anet não tem o tem disponível para alteração. Há pessoal a flashar firmwares skynet e outras coisas, mas depois para obter suporte é um bico. Eu sou programador de profissão e estas coisas não me metem medo nenhum, mas já prevejo muitas horas de depuração de problemas e dores de cabeça que não me vão trazer retorno considerável. Por isso é que prefiro guardar os parâmetros do PID temporariamente, pois é uma coisa que não me custa nada meter em perfis do Slic3r para G-Code inicial. Até porque vou ter vários perfis consoante se é PLA ou ABS. Com um pouco de sorte será possível guardar os parâmetros na EEPROM com um comando M500.

Quanto ao arrefecimento faseado tens razão, existe o G4 Fxxx para fazer um sleep em milisegundos. Dá perfeitamente para meter isto num perfil do slic3r e fazer um arrefecimento faseado da bed (que até pode ser uma pentilhice).

Disclaimer :D
    Eu não estou a menosprezar a vossa informaçao, está aqui um tópico espectacular que mais do que uma fonte de informaçao, é um ponto de encontro de malta com os mesmos interesses. Há malta que são verdadeiros makers, com domínios em variadas áreas, pelo que vi, em eletrónica, design, bricolage skills e até domínio da pintura de modelos (o teu pai ainda vai ter que vir aqui mostrar como faz, ou tu tens de fazer um video). Às vezes pode parecer que eu não leio o que vocês escrevem, mas acredita que leio. Posso é discordar de algumas coisas, tenha ou não tenha razão. É um processo de aprendizagem :D

Não te arrepies comigo, já ando a ler estas cenas há uns meses e até livros já li. É uma área com muito para aprender e que abarca um conjunto de skills nas mais variadas áreas. Tenho muito para aprender e mesmo o que leio, com a quantidade enorme de informaçao que entra diariamente, nem tudo fica memorizado à primeira ;)

Tenho a perfeita noçao da importância da calibração, mas estou a fazer as coisas devagar e tenho prioridades diferentes. Em primeiro lugar é impedir que a impressora pegue fogo à casa e que não incomode ninguém, muito menos à noite.

6. yougurt

yougurt Power Member

Ora bem... tens Razão. Vesti o casaco e na verdade não precisava de me ter "arrepiado" daquela maneira!
    Gostei imenso deste post que fizeste, com boa onda, mas esclarecedor, ao contrario de mim, que tenho de admitir, estava com a mão no gatilho ( ou o dedo) A comunicação na net nem sempre é facil!

Vou ser muito frontal, sinto que conheci mais de ti e do teu perfil neste unico post do que em todos os outros que colocaste! Se calhar faltava-me aqui algum enquadramento.

Julgo que pelo menos compreendi bem o teu racional, apesar de discordar de algumas coisas.
    Por exemplo, quanto a usar a calculadora para os steps, acho muito bem, não vejo prob nenhum, mas esse aspecto nunca foi referido. Se soubesse , tinha dito força com isso, porque os valores da calculadora são na verdade calibração. A Teoria do Thomas está correcta, mas muitas vezes o pessoal nao faz ideia dos valores dos motores ou dos varões , e para um beginner, é muito mais facil verificar os steps e aplicar uma conta de 3 simples.
    Acima de tudo a ideia que passava para quem lia (a mim pelo menos) é que a calibração era de alguma forma menosprezada. Interpretei mal.

E repara, hoje em dia já imprimo coisas com uma dimensão consideravél e em que é essencial não haver desvios nas medidas, devido a posteriores encaixes... ( e agora entra a brincadeira ) ... é por isso que fico muito ofendido por essa despreocupação com o busto da Ciciolina. Aquilo tem de ser preciso ao micron!!!!!

E depois algumas coisas faziam menos sentido! Como lês-te, aconselho toda a gente a fugir de kits pre build como o diabo da Cruz por varias razões, e numa coisa o @Pynto R tem toda a razão, com calma, ponderaçao, estudo, por 200/300 euros monta-se a base e depois faz-se upgrades.

Por opção pessoal, acho muito mais interessante uma impressora totalmente aberta ( codigo e build) porque o potencial de evolução e no extremo inicial, de introdução de novos makers à tecnologia é imensamente maior! Este tópico é um brilhante exemplo disso, com a discussão dos modelos itopie , prusa, core xy abertas e se tudo correr bem, quem sabe no futuro a Voron!

Isto até me faz reflectir se a discussão da anet não deveria ter um tópico próprio, até para beneficio de quem as usa. É a minha opiniao somente.

Como imaginas, tendo essa opinião, nem me dou ao trabalho de ver as características da tua anet.
    Não me interpretes mal, tenho outras coisas com que me distrair. Uma das razões de nao gostar dos kits é esse Vendor lock in que encontraste nas electronicas, por exemplo. (Qual é a placa já agora?)
    Como tal, desconhecia que isso não usava ramps, onde é fácil instalar e mexer no ultimo marlin ou Repetier (@Filipe campos, esta foi a pensar em ti hehehe !), Daí se calhar o meu arrepio!

Ou seja, os conselhos que aqui deixo, partem de certos pressupostos que efectivamente a tua maquina não tem.
    Daí se calhar ter feito algumas interpretações menos correctas.

De qualquer forma, fiquei convencido ( vale o que vale, não sou mais que os outros) que sabes onde te meteste e a maquina que tens.

Em Kit só mesmo a hephestos 1 , porque era verdadeiramente aberta ( já nem a 1.5 se safa).

Obrigado pelos teus comments ao meu Pai hehehe , sei que vai ficar todo contente quando lhe disser que andaram a falar dele outra vez por aqui :)

A prioridade do não pegar fogo à casa é de facto a mais importante, por isso keep up the good work!

Última edição: 11 de Janeiro de 2017
  7. Djizasse

Djizasse Power Member

Boa onda :)

Esta Anet parece-me boa pelo que custou e pelo tempo que não tive que investir à priori.

Sei que se tivesse conhecido este tópico mais cedo provavelmente não teria escolhido a Anet, mas agora está feito e tenho que viver com ela.

A próxima será feita convosco, com um orçamento bem mais generoso e com muito mais tempo de planeamento. Sinceramente ainda nem sei bem para onde me virar. Mas uma coisa de cada vez, ainda tenho muito trabalho até estabilizar a A8.

8. diogoc

diogoc Power Member

Só é pena a placa da Anet não usar o Atmega2560.
    Qualquer outra que use esse atmega faz-se o que se quiser dela.

9. Boas malta, apesar de ainda estar a montar a minha itopie e não ter "legitimidade" para opinar, tenho percebido pelas ultimas páginas do forum que tem notado algum "desgaste" nalguns temas que já tinham sido anteriormente.

Isto é chato porque a malta que está a entrar neste mundo "tipo eu" fica ancioso por ver as duvidas esclarecidas o que muitas vezes cria temas repetidos e chateia a malta mais expert tipo o @yougurt . No meu caso eu vou tentar encontrar respostas nesta longa thread e marcando as paginas nos bookmarks.

O que eu proponha era "junte" todo este excelente knowhow por exemplo num repositorio github para documentação ou num blog , tipo o que foi na primeira página desta thread mas mais complexa e que podia evoluir de acordo com tipos de impressoras e modelos.

Eu sou voluntario para criar isso e tentar fazer uma primeira versão, usando a primeira página e as dúvidas que foi tento ao longo do projecto, os meus bookmarks, e pode ser alimentado por qualquer pessoa.

10. CyreX

CyreX Power Member

Boas malta,

E hoje assim que acordei veio-me uma coisa à cabeça, pensei; "Acho que não tenho nenhuma peça para o extruder...:wvsore:

Hoje vim ao forum ver o meu post onde tenho tudo escrito para o que serve e... :facepalm: Sem extruder :clap::clap:

Bah... Tenho de ver o melhor ao estilo AirTripper sugerido pelo @yougurt e o @jbaiao para ver se ainda consigo imprimir tudo junto...

Abraço

11. Djizasse

Djizasse Power Member

Eu vou tentar responder a questões que alguém tenha. Se disser algo errado, alguém há-de aparecer e corrigir :D

Hoje era suposto entregarem-me 3 rolos de PLA. Mas eu enganei-me no código postal :\ Agora só amanhã.
    Os espanhóis que me iam enviar os componentes electrónicos para montar as placas mosfets estão a anhar com o NIF. Mais um atraso.

12. magno_23

magno_23 Power Member

quero começar a testar abs, que marcas recomendam?

13. CyreX

CyreX Power Member

Pegando nesta questão do ABS, a rapariga que estava na RepRap disse-me que se de futuro eu fosse imprimir em ABS era melhor ter uma bracket para o extruder também ele em ABS, convém mesmo, ou podemos ter a bracket em PLA?

14. ajmartins

ajmartins Power Member

Eu uso da marca Esun, baratinho e os resultados são bastante bons para o preço.

Quanto a isso da bracket, não sei bem do que falas, mas como o ABS aguenta temperaturas mais altas, a probabilidade de deformar é menor.

15. RM7

RM7 Power Member

Acho que isso seria uma excelente ideia. Tudo reunido num só blog facilitava a vida de todos e evitava-se as típicas perguntas repetidas. Posso ajudar também.

16. ajmartins

ajmartins Power Member

Existe um fórum "Impressora3D", não tenho qualquer ligação, mas podemos sempre nos registar e ir lá colocando a informação.

O fórum é bastante simples e livre de publicidade.

Vou-me lá registar, e tentar colocar ao máximo a informação aqui existente.

17. g_card

g_card Power Member

bem, ou a minha impressora esta prestes a morrer ou o filamento esta mal tratado de todo.
    PLA, sai estaladiço e com rachas...

@Djizasse quando quiseres imprimir uma peça que nao seja um boneco de decoração vais notar que as dimensões realmente importam. ate la diverte-te, eu fiz o mesmo

18. Filipe campos

Filipe campos Power Member

Já agora e para partilhar conhecimento vou falar sobre os extruder já experimentei vários e a minha opinião sobre eles:

greg extruder imprimido em pla
    vantagens: tem muita força
    desvantagens: demasiado força e se não tiver um tubo ptfe que vai ate ao parafuso dentado ele empena o filamento. é muito pesado e ocupa muito espaço. Pessoalmente acho que é um mau extruder para usar como direct, mas opção para bowdem. Muitas peças que podem partir, convém ter sempre um sobresselente.
    Link: http://www.thingiverse.com/thing:18379

mk8 imprimido
    vantagens: muito leve, compacto, barato e simples de fazer.
    desvantagens: tem pouca força, embora tenha mais força que o mk7.
    No geral é um bom extruder que tem força suficiente para ser usado como direct ou bowden 1,75. Não aconselho em bowdem 3mm devido a poder não ter força suficiente.
    Link: procurar no thingiverse que há uma dezenas de mk8 diferentes.

mk8 metal (ebay: 4€)
    vantagens e desvantagens: mesmas que o mk8 imprimido, mas por ser de metal não vai ter o problema de partir, suporta altas temperaturas sem empenar e permite que se pode apertar com mais força o filamento. Consegue imprimir tudo sem stress.
    atualmente uso este na minha prusa.
    Link: http://www.ebay.com/itm/3D-Printer-...tal-Frame-For-Makerbot-Reprap-L-/401190628927

bulldog clone: (ebay: 12€)
    vantagens: leve, compacto, muito resistente, pode ser adicionado um motor com gears para ter mais força, permite imprimir 1,75 ou 3mm, pode ser usado com direct ou bowdem, agarra o filamento com muita força e sem folgas o que produz um fluxo de plástico constante e mais perfeito.
    desvantagens: mais caro de todos, para usar um hotend E3D é preciso imprimir ou comprar um adaptador metal, para a limpeza é preciso desmontar uma placa da frente segura por 2 parafusos.
    Atualmente uso este na minha corexy e é o melhor que ja tive até agora
    Link: http://www.ebay.com/itm/DIY-3Dprint...tal-Extruder-KIT-for-J-head-MK8-/301842062869

19. RM7

RM7 Power Member

Pessoal, um aparte da conversa:

Alguém sabe um sítio para comprar o Raspberry Pi 3 mais baratito?

20. ajmartins

ajmartins Power Member

Boas dicas ;)

Eu pessoalmente uso o Gregs á alguns anos... fora o "ghosting", e como nunca usei outro :P é o meu preferido, nunca me deixou ficar mal. Mas Vou aproveitar as tuas dicas e talvez num próximo projecto tente o bulldog.

Partilhar esta Página