Impressora 3D RepRap Prusa

Boas malta, apesar de ainda estar a montar a minha itopie e não ter "legitimidade" para opinar, tenho percebido pelas ultimas páginas do forum que tem notado algum "desgaste" nalguns temas que já tinham sido anteriormente.

Isto é chato porque a malta que está a entrar neste mundo "tipo eu" fica ancioso por ver as duvidas esclarecidas o que muitas vezes cria temas repetidos e chateia a malta mais expert tipo o @yougurt . No meu caso eu vou tentar encontrar respostas nesta longa thread e marcando as paginas nos bookmarks.

O que eu proponha era "junte" todo este excelente knowhow por exemplo num repositorio github para documentação ou num blog , tipo o que foi na primeira página desta thread mas mais complexa e que podia evoluir de acordo com tipos de impressoras e modelos.

Eu sou voluntario para criar isso e tentar fazer uma primeira versão, usando a primeira página e as dúvidas que foi tento ao longo do projecto, os meus bookmarks, e pode ser alimentado por qualquer pessoa.

Amigo, tens tanta "legitimidade" quanto eu ou qualquer outro. Deixa-te disso! Agora com esse comentário demonstras outra coisa na minha opinião: bom senso. :)
A sugestão que deixas é optima. Usar o search e marcar o que é interessante e util.

Agora, quanto ao repositório , acho super interessante mas de dificil execução. Mesmo que fosse uma primeira pág. melhorada, não sei se serviria de muito. Muitas vezes topo em comments ou pm's que aquilo é pouco visto. E até tenho a indicacao no sig.

Agora um disclaimer meu: não sou expert, antes pelo contrario! Quanto muito sou um amador com alguma imformação. Tenho muitas areas que não domino de todo. Acho é que o processo de progressão que fiz, em conjunto e aprendendo com outros users, permite-me por vezes mandar aí umas postas de pescada. Hehehe

quero começar a testar abs, que marcas recomendam?

ABS+ da RepRap ( imprime quase como se fosse pla, com as caracteristicas termicas e dinamicas do ABS tradicional, sem as devantagens ( cheiros ) . Usa temps um pouco mais baixas e tem menos tendencia para fazer warp ou laminar. Aconselho na mesma enclosure, nada de fan e uso 95° na cama com laca mylabel e 230° na extrusora.

NÃo tenho exp com abs tradicuonal. @FiwiPITO, o que aconselhas.

@ajmartins , agora foste tu que me arrepiaste hehehehe!
Então queres sair daqui para um forum morto, aberto, sem moderação e que as tantas nem largura de banda tem para meter umas pics?

Gosto muito deste cantinho na Zwame. Repara, estarmos aqui escondidinhos na electronica leva a que de alguma maneira quem descubra o tópico tenha alguma inclinação/experiencia para a area maker e naturalmente uma maneira de estar um pouco mais "adulta", se é que me faço entender. Acho que nao é à toa que temos tido a sorte de não aparecer aí um puto de 12 anos a perguntar como é que carrega de filamento a pen3d que recebeu no Natal. Tal como não aparecem pessoas a falar em nerdêz ( aquele tuga abreviado das mensagens que odeio hehehe)

POr outro lado, este forum é altamente moderado. E de forma efectiva, quer se goste ou não, quer se concorde ou não. Por exemplo, nao pode ai aparecer ninguem que juntou dois varoes e 3 cordas a dizer que tem uma printer para vender e a tentar engrupir os outros. ( é rebuscado, eu sei, mas só temos a ganhar com esta moderação)

Por outro lado, até acho que têm tido alguma latitude connosco (os links) sem chatices que eu conheça . Sempre quis acreditar que isto era por causa do espirito boa onda que aqui reina e entreajuda ( as tantas um mod quando ler isto rebola-se no chao a rir, mas pronto!)


O topico esta a ficar confuso, admito, mas isso é apenas porque certas questões ou temas são aqui colocados, quando na verdade deviam era ter um tópico próprio. NA minha visao, aqui discute-se maquinas que tenham um minimo de conceito RepRap por tràs, apesar de aceitar que outros nao o vejam da mesma forma que eu.
Exemplo, é para debater electronicas fechadas? Entao faz-se um novo chamado electronicas printers 3d.

Querem discutir as printers da ***** ou *****? Na boa. façam tópico. Pelas minhas contas existem por aqui pelo menos 5!
se calhar até mesmo o filamento devia ter topico próprio.

Eu nao me importo nada de subscrever 3,4,5 topicos que me interessem e ir participando neles, e sempre ajudava a aliviar um pouco a dispersão por aqui.

Just my 2 cents.

Abc a todos
 
Última edição:
Eu de fóruns pouco percebo :P

Eu sei que realmente lá o outro fórum provavelmente está esquecido, mas mesmo este tópico esteve parado e esquecido muito tempo... se alguém conhecesses o dono do outro fórum, era uma questão de falarmos e arranjarmos moderadores.
 
Uma nota para calculo dos drivers que me parecem bem simples e útil para calibração.

Pololu A4988 OEM
VREF= AMPERES MOTOR / 2.5
exemplo: 1.7A/2.5 = 0.68V

Pololu A4988 R100
VREF= AMPERES MOTOR / 1.25
exemplo: 1.7A/1.25 = 1.36V

Pololu A4988 R200
VREF= AMPERES MOTOR / 0.625
exemplo: 1.7A/0.625 = 2.72V

600px-A4988_detail_current_sense_r_1a.jpg


Pololu DRV8825
VREF= AMPERES MOTOR / 2
exemplo: 1.7A/2 = 0.85V

Ferramenta online para calculo:
http://atividademaker.com.br/calculando-vref
 
Última edição:
Boa noite malta...

Não querendo fazer deste tópico o meu 'Diário de bordo' mas para partilhar convosco o que fui buscar hoje e já agora digam de vossa justiça se ficaram assim tão mal...

1acde6684ca517bec456f6732679550d.jpg


f36f6713dbe1829d196124a4c824bb75.jpg


d2dc1f250630b7267ed5513fa1b885a5.jpg


8104769346f88de2fc6aa9ea1cce4840.jpg


33dcd8973a48e5691fbded1235251397.jpg


@Filipe campos obrigado pelas dicas no extruder.

Abraço
 
Eu de fóruns pouco percebo :P

Eu sei que realmente lá o outro fórum provavelmente está esquecido, mas mesmo este tópico esteve parado e esquecido muito tempo... se alguém conhecesses o dono do outro fórum, era uma questão de falarmos e arranjarmos moderadores.

não sei se é permitido falar disto aqui, mas eu tenho um projecto (blog + forum) sobre cultura maker onde esta incluído esta temática das impressoras 3d, se acharem interessante podemos reunir uma equipa e avançar com esta ideia. O projecto ainda esta numa fase muito embrionária. Mandem PM se vos interessar.
 
Não querendo fazer deste tópico o meu 'Diário de bordo' mas para partilhar convosco o que fui buscar hoje e já agora digam de vossa justiça se ficaram assim tão mal...
d2dc1f250630b7267ed5513fa1b885a5.jpg

Não te querendo assustar, se é assim que as peças de uma loja ficam, já me sinto bem à vontade para vender também!
Nota-se que foram apressadas.
Mas são peças mecânicas, a qualidade exterior não importa, o que importa é as medidas estarem precisas e a estrutura sólida (o que não dá pra ver em fotos).
 
Segue por aqui. É um all in one https://geartrack.hdn.pt
obrigado pela dica, nao conhecia este site.

Eu tenho estado a seguir a encomenda já algum tempo, mas o problema é que deveria a ter recebido a mais de 3 semanas atras e ninguém sabe ao certo onde ela se encontra neste momento. Na ***** paguei mais 3€ para enviar por Espanha para não ter de pagar alfandega. Telefonei para a empresa portuguese e foi me indicado que ainda não receberam de Espanha. Telefonei para Espanha, atendeu uma mulher que não percebe português. Eu percebo espanhol por ser parecido, não percebo como a mulher não percebeu nada do que estava a dizer... Teve de ser em inglês, mas ela falava muto mal. Para a perceber foi complicado. Ao fim de 20 min a tentar decifra o inglês dela lá percebi que no sistema dela está indicado que a encomenda já tinha sido enviada para lisboa no dia 24 dez.


No sistema de espanha aparece:
aiS6h4.jpg


No site portugues aparece que ainda não receberam...

Ja contactei a ***** e foi me dito para aguardar mais uma semana e que enviaram um pedido a transportadora para localizar a encomenda, vamos ver no que dá.
 
obrigado pela dica, nao conhecia este site.

Eu tenho estado a seguir a encomenda já algum tempo, mas o problema é que deveria a ter recebido a mais de 3 semanas atras e ninguém sabe ao certo onde ela se encontra neste momento. Na ***** paguei mais 3€ para enviar por Espanha para não ter de pagar alfandega. Telefonei para a empresa portuguese e foi me indicado que ainda não receberam de Espanha. Telefonei para Espanha, atendeu uma mulher que não percebe português. Eu percebo espanhol por ser parecido, não percebo como a mulher não percebeu nada do que estava a dizer... Teve de ser em inglês, mas ela falava muto mal. Para a perceber foi complicado. Ao fim de 20 min a tentar decifra o inglês dela lá percebi que no sistema dela está indicado que a encomenda já tinha sido enviada para lisboa no dia 24 dez.


No sistema de espanha aparece:
aiS6h4.jpg


No site portugues aparece que ainda não receberam...

Ja contactei a ***** e foi me dito para aguardar mais uma semana e que enviaram um pedido a transportadora para localizar a encomenda, vamos ver no que dá.
Vou-te enviar PM com mais uns passos para seguir a encomenda (é uma fonte exterior ao fórum e acho que não é permitida a partilha). Quanto a isto de seguir encomendas, se mais users quiserem os restantes passos, que peçam
 
Back
Topo