Impressora 3D RepRap Prusa

thanks @yougurt estou agora a testar uma peça a 240 e a seguir vou testar a 245, eu estava a imprimir peça sem suporte, mas aconteceu-me o mesmo com aquele S para calabrir quando o tirei da mesa dava para se desfazer com os dedos, vou testar agora com estas temperaturas vamos ver.
 
estive a fazer experiencas a imprimir umas peças com o PETG ... com a cama a 65 a temperatura de 225º com a primeira layer a 230°

Não sei qual é a tua marca de PETG, mas com Reprap só consegui com 235/90. A fan ficou com o max a 50% (para as pontes). A minha base é em PEI (Ultem).

Antes de acertar com os settings, as minhas peças também se desfaziam devido à temperatura ser muito baixa (estava a fazer testes até 220).
Quanto a aderência à cama, primeiro tentei com 45, 55 e 65, mas peças não colavam bem. A 90 já colaram. Mas pareceu-me que estava quente demais.
 
Só depois de ter comprado o sensor é que me apercebi que o indutivo não funcionaria com vidro.

@yougurt, olhando para a foto que partilhaste não consigo distinguir a diferença entre ser o de 4 ou 8mm. Vou reformular a pergunta com base num quote do @jbaiao

...O sensor parece-me que é o de 4mm. Se for indutivo terás problemas caso uses vidro. Era preferível o de 8mm ou capacitivo.

Qual a diferença entre o sensor indutivo de 4mm ou de 8? Porque o capacitivo é a óbvia compatibilidade com o vidro.

Já agora para o @yougurt e @jbaiao que já imprimiram e tiveram/têm esta mod(http://www.thingiverse.com/thing:1811083) nas printer's.
Vou questionar sem testar por não ter os parafusos para experimentar, mas cá vai.

Como é que os parafusos M6 que são colocados no eixo X, na zona do esticador da correia, são fixos? O parafuso vai enroscar directamente na peça de plástico?

abraço
 
@CyreX, ve o autocolante que vem no sensor. Tem um codigo (exemplo: LJ18A3-8-Z/BY ) Compara esse codigo com o quadro do link da mensagem anterior . É assim que se identifica qual o tipo de sensor, e características.

O @jbaiao topou logo que o teu deveria ser de 4mm porque a olho, na tua foto, parece ser de 8 mm de diametro e habitualmente os de 8mm de diametro disponiveis *****, não activam a mais de 4 mm.

Só depois de ter comprado o sensor é que me apercebi que o indutivo não funcionaria com vidro.

Tens toda a razão, mas segue o meu raciocinio e perceberas porque o baiao aconselhou indutivo de 8mm , mesmo com vidro ( ja tive esse setup ).

1a regra, os indutivos, no aluminio so têm 60 a 70% do range de detecção anunciado.
Terás cama quente de aluminio, e em cima um vidro de 3 ou 4mm. De acordo com a regra acima, vamos dizer que o sensor vai activar aos 5/6mm distancia da chapa de aluminio ( vai "sentir" através do vidro ) . Assim , com um sensor de "8mm" , e contando com o vidro, ainda te sobram 1/2 mm de distancia a mesa e não tens acidentes, é acertar o off set.
Com um sensor de apenas 4mm, que na verdade vai activar aos 2/2,5 mm não te sobra espaço para colocares o vidro.

BTW, uso vidros normais de 3 mm e ainda não parti nenhum. Aqui podes ganhar1 milimetrozinho :)

Assim quanto muito com o sensor que actualmente tens, terias que meter apenas kapton na mesa, com putty de cola branca ( usei imenso tempo, mas nao sou fan) , fita azul, ou então um daqueles pads de fixação que andam na moda, porque à partida não vais ter mais de 2,5mm de distancia a mesa depois de feita a medição.


Os capacitivos, sentem tudo ( os dedos também por exemplo ) , e é extraordinariamente sensivel às variações de temperatura. É o que uso e sem queixas. Faço um autolevel a la pata sempre que ligo a printer em meia duzia de segundos para lidar com este aspecto e garantir que esta tudo certinho.
É que se estiverem 14º mede uma coisa, se estiverem 24 mede outra... e ainda tens outros. O 3dtouch chinês sei que numa maquina deste tópico funciona bem!

Quanto ao eixo x que linkaste, acho que já escrevi algures que não o uso, deixo o aviso ao pessoal novamente. Olha aqui no fim deste post o link que mandei na altura para o que te recomendo:
[Projecto] Impressora 3D RepRap Prusa

Com o que linkaste, tive problemas com folgas nas porcas impressas inferiores , e para meter as nuts backlash pelo inferior tinha dificuldades de clearance com os couplers flexíveis , o que fazia com que a ponta da nozzle não conseguisse chegar a mesa.
Mesmo o suporte de sensor que aí está ( integrado no carriage ) tinha como inconveniente roubar uns 2 cm de impressão em X, dado que bate na frame, pelo lado direito a dada altura. ( como é que não "vi" isto antes de o imprimir).

Julgo que o Jbaiao ainda usa o eixo na itopie, (mas nao o carriage ) e está satisfeito. ( confirmas @jbaiao?) Na hephestos eu não estou.


Quanto à questão dos M6, sim, esses dois enroscam na peça, mas o do meio tem porca.
O eixo que uso actualmente é igual , so passaram os apoios das porcas do lead screw para o topo e nao tem porcas impressas de apoio.
Abc
 
Última edição:
Impressão com filamento PLA e madeira da Plataform_Jack. Disponível em http://www.thingiverse.com/thing:925556.

Esta peça sempre me fascinou, pelo design e pela forma engenhosa como foi concebida para impressão em 3D.

Desde que comecei a imprimir que esta peça está na minha lista. Mas imprimir em que material? E em que cor? Bem, o mais apropriado seria filamento de madeira.

O filamento de madeira, pelo menos o que eu tenho, WoodFill da BQ, não está muito indicado para imprimir uma peça como esta devido à deficiente capacidade de retração do filamento.

Antes de imprimir esta peça voltei a fazer vários testes com os dois modelos que uso para calibrar a retração mas os resultados nunca foram satisfatórios. A única alteração que realmente resultou, embora que ligeiramente, foi o aumento da velocidade nos movimentos sem filamento.

Na fotografia podem ver-se as "teias de aranha" no interior e exterior da peça impressa resultado da retração deficiente.

pj_1.jpg


Numa fase já muito avançada da impressão da peça, as folgas entre os vários elementos que compoem o modelo estão claramente separados.

pj_2.jpg


Fim da impressão, 8 horas e 55 minutos.

pj_3.jpg


Modelo retirado da mesa de impressão. Vista da base.

pj_4.jpg


Vista do topo.

pj_5.jpg


Foi necessário fazer uma grande limpeza à peça antes de tentar qualquer movimento. Pacientemente fui retirando todos os fios excedentes quer do exterior quer dos que se podiam ver no interior.

A rosca sempre esteve funcional mesmo antes de começar os retoques. As partes móveis foram a minha maior preocupação, um passo em falso e lá se vai todo o trabalho.

Terá resistido a Platform Jack a tanta "teia de aranha"?
Ver o resultado em https://forum.zwame.pt/threads/topico-do-show-off.985410/page-2
 
Gosto muito. Parece mesmo madeira. Se tiveres paciência para lixar e envernizar fica ainda mais a parecer madeira.
Esse é um tipo de filamento que ainda não experimentei. Sabes se esse da BQ dá para variar de côr consoante a temperatura/velocidade? Com uns scripts em python daria para alterar o gcode e "desenhar" os veios da madeira.
Velocity painting:
http://www.velocitypainting.xyz/gui/index.html
 
Última edição:
Bom... a desgraça instalou-se cá em casa :D

Montada ou quase montada se assim podemos dizer, a ansiedade é muita e quero ver tudo pronto o quanto antes... acabei por cometer erros...

Resultados de ontem: Vidro da cama partido e driver queimado [Check]

No meio de tanta estupidez ainda tive a sorte de nao partir nenhuma peça.

A menina ta montada mas já começou o parto de a configurar :D

Deixo algumas imagens.

k3aDvQR.jpg


6CrWHmA.jpg
 
Última edição:
Tem calma. Vai Devagar e pensa bem nas coisas antes de dares o comando. maozinha sempre no interruptor de energia, para quando dá asneira.
Diz-me uma coisa, esse sensor é de qts mm de detecção?
Pelo diametro nao me parece ser mais que 2 ou 4 mm, ( posso estar enganado) o que pelo raciocinio que acima expliquei ao Cyrex, não sera compativel com a utilizacao do vidro por falta de clearance.
 
Boas, o sensor é este: https://pt.ali___expresso .com/item/LJ12A3-4-Z-BY-Inductive-Proximity-Sensor-Switch-PNP-DC-6V-36V-NEW/32616006024.html?spm=2114.13010608.0.0.kXL23c

Eish... oh maezinha... agora é que tou a ver... é de 4MM F#ck me... Encomendei o errado... Really?

@RM7 do Z? nop não ora vê a posição do motor se não esta correcta. As minhas peças são mesmo assim.

Mas eu descobri um macete para colocar o vidro na mesma com este sensor. É colocar uma fita de aluminio nos pontos onde vou calibrar... no caso nos 4 cantos.
 
Última edição:
Compara as tuas pics da pagina anterior e compara com as de hoje quanto ao eixo X ( não o Z)
VÊs a diferença? Era a isso que o @RM7 se refere.

A fita poderá funcionar provisoriamente, mas não basta ser fita metalizada. Tem de ser mesmo de/com aluminio

Edit: Atenção aos links...
 
Última edição:
Compara as tuas pics da pagina anterior e compara com as de hoje quanto ao eixo X ( não o Z)
VÊs a diferença? Era a isso que o @RM7 se refere.

A fita poderá funcionar provisoriamente, mas não basta ser fita metalizada. Tem de ser mesmo de/com aluminio

Edit: Atenção aos links...

Ah sim, de facto ele tem em parte razao, o @jbaiao tinha me dito isso eu troquei e tive que voltar a trocar hehehe.
 
Olá malta.

Quase que tenho a certeza que sim, mas para não fazer bosta prefiro questionar.

É possível colocar uns conectores para todos os fios do hotend(ventoinha, termistor e resistência de aquecimento), antes de passar os cabos todos pelas guias?

A minha dúvida reside mais na resistência de aquecimento...

Abraços
 
Boa noite amigos!!!

Com muita felicidade minha a BatPrinter já imprime :D IT'S ALIVE!!!!

Mas como nem tudo é um mar de rosas, muita coisa ainda pela frente para fazer.

Tive que ajustar um pouco a estrutura no lado esquerdo devido ao motor que raspa lá...

Outra coisa é um problema que me está a tirar do sério... A printer faz tudo... mas tudo mesmo... auto bed leveling bilinear ok, sobe e desce correctamente no eixo Z mas antes de começar a printer quando devia aproximar correctamente o nozzle da bed, não o faz... tenho que dar pause ajustar o nozzle e depois fazer resume para imprimir correctamente.

É isto que me acontece... exatamente o mesmo que este rapaz:


Como há uma primeira vez para tudo... esqueci-me que ainda não tenho suporte para o filamento e puf... partiu...

Amanhã deixo algumas imagens das minhas perfeitas prints :D

Edit: Já ajustei os driver no potenciómetro, já troquei lm8uu, já lubrifiquei tudo novamente, já desmontei e montei eixo Z, já testei outra print e nada.
 
Última edição:
Back
Topo