Impressora 3D RepRap Prusa

Bom post. Foi a melhor modificação que fiz na minha Anet A8. Eu apenas usei um modelo mais simples, que fica com o buraco para a porca aberto. Como ela fica por baixo, nao deixa o manípulo cair. Mas o pormenor da gola é interessante.

Alinhar a primeira layer com a impressora em funcionamento (ajuda se estiver com uma velocidade mais baixa) é muito fácil.
 
Olá malta, tenho andado um bocadinho desaparecido ...mas deixo aqui uma imagem falta só a eletronica chegar...
ZKRUWks_d.jpg


E as placas de alumínio que um "gajo" já tem para me entregar à já algum tempo hehehe
 
Última edição:
Lá venho eu mais uma vez.........
"Sugiro" que para novos projectos, como é o caso do @FiwiPITO, fossem criados novos tópicos.

Sei que vão aparecer mais alguns projetos engraçados, como é o caso da Voron do @yougurt, e a meu ver (tal como apareceu este tópico) era uma mais valia para o fórum e consequentemente fazia sentido acompanhar nesse tópico a evolução.

Já por várias vezes fui criticado por mencionar isto ou até alertar para o "off topic"... venha de lá essas criticas, mas construtivas!
 
@FiwiPITO, you know what to do! Hehe
Lá estarei para fazer um like no primeiro tópico.
Como a voron vai devagarinho, ainda falta algum tempo para a colocar, mas acho a sugestao do baiao muito razoavel e justificada. Sem criticas da minha parte.
Abc
 
É só a mim que isto acontece?? Tanto este branco como o vermelho da BQ vieram ambos assim, cheio de "entrelanços". No preto ou no transparente (também da BQ) já não acontece isto... Fico lixado porque já me estragou imensas prints e tenho que estar sempre em cima da impressora para desenrolar de 5 em 5 minutos, caso contrário o motor não consegue puxar e acaba por deixar zonas sem filamento nas impressões...

ZHsJMeD.jpg
 
Já vi mais pessoal a queixar-se disso. Em alguns casos deve ser o pessoal que deixa uma ponta fugir. Basta a ponta passar por baixo de outro laço e passado umas voltas prende o filamento. Podem ser apenas meia-dúzia ou 50. É claro que a particularidade dos rolos da BQ virem tão mal enrolados não ajuda.

O que tenho feito quando uma ponta foge é dar folga ao filamento e tirar uma dúzia de voltas para fora do rolo para depois enrolar certinho.

Mas acredito que há rolos da BQ que mesmo que nunca se tenha deixado uma ponta fugir, vão entrelaçar na mesma. É que são tão mal enroladinhos que nem consigo perceber como é que conseguem fazer um trabalhinho tão mau. Só vendo. Deve ser mão de obra "especializada".

Felizmente nunca me aconteceu, mas nem 10 rolos deles gastei. A minha amostra é pequena, ou tive sorte.

Já apanhei pessoal noutros fóruns a dizer que os continua a comprar, mas a primeira coisa que faz é enrolar noutro rolo. Eu prefiro comprar outras marcas como RepRap e Colorfabb, pois vêm perfeitinhos, e quando uma ponta foge, normalmente não se embaraça. E comparando o preço da reprap com a BQ, acho que não compensa o risco.
 
Tambem tenho muito este problema dos entrelanços, mas nunca apanhei nenhum rolo da bq a vir já assim de origem e já gastei muitos... Isso acontece porque guardas o rolo sem prender a ponta e ela facilmente se entrelaça. E muitas das vezes só se nota passado já algum tempo a imprimir, até já tive impressões que falharam por causa disto. Há uns pequenos suportes que podes imprimir para preender a ponta antes de guardares o rolo ou entao simplesmente prende a ponta nos buracos laterais do rolo. Estes buracos servem para isso...

Os rolos são enrolados por maquinas dái quase ser impossivel virem entrelacados de origem.
 
Aproveito a discussão sobre rolos para perguntar uma coisa que tinha perguntado a alguns dias mas que passou ao lado =D Estou a ter problemas nos retracts depois de ter construido uma dry box que fixa cerca de 1,5m abaixo do meu extruder e tem o tubo bowden desde a saida da caixa até ao extuder. Os sintomas enquando está a imprimir fica tudo certo e perfeito na peça até chegar a parte onde é necessario fazer retracts no cura tenho 20mm de distancia de retract, nao sei se tem a ver com o bodwen, com a distancia ou com o facto de a caixa estar em baixo, alguem já teve problemas deste tipo?
 
@devil_
A distancia da caixa até a tua dry box não tem influencia nos valores dos rectacts, o que interessa é a distancia do extruder até ao hotend. qual a distancia do extruder até ao hotend? De qualquer forma 2cm de retract é demasiado elevado... Eu uso direct nas minha impressoras e tenho o valor de 0.8mm para os dois e tenho optimos resultados. Para um sistema bowden com 50cm de tubo, filamento 1.75 os valores ronda os 5mm. Se usares filamento 3mm podes usares valores mais baixos e tens menos problemas.

Tens de por umas fotos das impressões que fizeste para ter uma noção de qual tipo de problemas estas a ter.
 
@devil_
A distancia da caixa até a tua dry box não tem influencia nos valores dos rectacts, o que interessa é a distancia do extruder até ao hotend. qual a distancia do extruder até ao hotend? De qualquer forma 2cm de retract é demasiado elevado... Eu uso direct nas minha impressoras e tenho o valor de 0.8mm para os dois e tenho optimos resultados. Para um sistema bowden com 50cm de tubo, filamento 1.75 os valores ronda os 5mm. Se usares filamento 3mm podes usares valores mais baixos e tens menos problemas.

Tens de por umas fotos das impressões que fizeste para ter uma noção de qual tipo de problemas estas a ter.


obrigado pela resposta, na verdade enganei-me na descrição queria dizer era 2mm de retract e nao 20mm, mas na verdade acho que sempre tive alguns problemas com isso, nem sei o tamanho do meu tubo desde o extruder até ao hotend terei de medir, existe alguma regra para isso? alguma forma de calcular o retract com base nessas variavies tamanho do tubo de diametro do filamento? Quando chegar a casa posto umas fotos daquilo que aconteceu nalgumas peças, depois de desligar o retract nao tive mais esses problemas.

Tinha tido algumas falhas nalgumas layers depois de começar a parte da peça onde existe muitos retracts.
 
Nem mais.. 20mm deve de ser erro... até porque o filamento acabava por sair do extrusor.
Devias de querer dizer 2mm.

Eu sou um fã do bowden.... o retract que uso é de 3mm, a cima disso em distancias curtas o filamento não é depositado e fica visível a falha nas paredes externas.
Mas o retract muda de maquina para maquina, e tal como o filipe diz, pode ir até aos 5mm (a E3D indica entre 2 e 6mm), a partir deste valor passas a ter os tais "clog's".

A temperatura é outro factor extremamente importante no sistema bowden, em direct usava 190º e em bowden passei para os 195º.
Penso que também usas o filtro com uma gota de óleo das maquinas (atenção, 1 gota de óleo e não é óleo de fritar batatas!), ajuda sempre a lubrificar o ptfe e eliminar algum atrito do filamento nas paredes dele.

Em relação ao comprimento, é relativo. Nas minhas experiencias tento fazer com que em nenhum ponto (próximo da mesa) o tubo fique demasiado curvado, e quanto mais próximo tiveres o motor melhor (tenho cerca de 35cm de tubo).

Também convem veres se tens o ptfe sem folga no recorde, eu uso uma mola dos carros RC para eliminar qualquer folga existente no plástico que faz prisão do ptfe.
 
Última edição:
Mais uma dica que é bastante importante, o motor e todo o sistema envolvente (por exemplo o airtripper), tem de estar bem fixo e não pode ter folgas.
No inicio usei um sistema que permitia tirar o airtripper da frame... asneira... nunca conseguia ter o retract bem, até que fixa tudo e deixei de ter problemas.
 
Tambem tenho muito este problema dos entrelanços, mas nunca apanhei nenhum rolo da bq a vir já assim de origem e já gastei muitos... Isso acontece porque guardas o rolo sem prender a ponta e ela facilmente se entrelaça. E muitas das vezes só se nota passado já algum tempo a imprimir, até já tive impressões que falharam por causa disto. Há uns pequenos suportes que podes imprimir para preender a ponta antes de guardares o rolo ou entao simplesmente prende a ponta nos buracos laterais do rolo. Estes buracos servem para isso...

Os rolos são enrolados por maquinas dái quase ser impossivel virem entrelacados de origem.

És capaz de ser isso então. A verdade é que realmente nunca prendo os rolos. Vou ter mais cuidado daqui para a frente.
 
@RM7 Eu até hoje só tive problemas num rolo da BQ que comprei em Portugal, que tinha sido ou "Emendado a meio" ou "partiu-se" mas não encontrei a ponta nem ficou solta e tive que o cortar...

Tirando isso não tenho tido problemas.
 
Uso rolos da BQ e nunca tive problemas. Contudo só usei 4 rolos diferentes, poderei ter tido sorte. Quanto à situação do PETG, parece que acertei com as settings dele.

Seguem algumas imagens de testes e resultados das peças que imprimi para mudar a minha Anet A8 para um Bowden.

Primeiros testes. Variações com temperaturas, fan, flow. Aplicava força entre layers e maior parte dele partiu (os de baixo). Os últimos já não partiam. Provavelmente conseguia testar o mesmo com menos cubos, mas foi a maneira me melhor me serviu.
_aKb8vcy5xIBxElPT_O91DGb3LT4r1WVOtuQQBT4Imh5BSTf8OOvk_nlM0Ad9jwkDBO6YSTpBU0MpjQ8fdtxwRc56EEIbAFD6vJwQfUz6p01ofHBcNmUPErv4zVYAJN1bPq9i0UA3TYCKk-Ee14CbLgOQO2R29TlBHYauFmskQvVJSDteBPA0ut8SXacJ5U1X7flR6StFXKNWtC_1upxmAZoMnWH7ZwHscbm6AaBBhGU_vIejB-zm8DZdkaPVO14Ss7KffLw6GoatnUW0oFO2z-ZPQvDTIFlfUdTyF7IBqDxTpWd11cgzDX8bYtMIdH26i7EHzlg0HFeIuZfQKgvodRMf2h4HWLA0lmFrVTB8cwR5QufqELGHaun8GtJbfpXuy_PXAcLfxCjMt3Epdz-D-NHssH2bT7Ut8roXdBeCnOV3LATtf2ohtzigd32h4QU4-sgSKonuGoYyqgrgUaLWRIM_IbrWEZh80ACxXpxfjlgUBgSfgCfLVmpIpbYqxbDxSjNY0uMR3wmgT8qG4oT0X6Eu5H_7DZwiI01D5HnxHtL5Kcub1aYAXhPy9R3fHZ3e_odWtwsobOfLqIQCDaOQN-5T9ZsyV8wAwOAR9Z8RtliT7gA=w1267-h950-no


Primeiros 'Marvin' para experimentar algo que não o cubo. Sairam relativamente bem. Foram impressos com algumas alterações para ver se seriam significativas.
b8p70EGx3_SjdkkTyB9IPkx3B17tHbdSjvZflUDPp2uEneYEZbYMoKUrmuB6MdQwHPU2ufHtYv3jPM-zi7M8gYv2Hqg_jUh4NLib0PNHWC52NbD2ePQGhwXNq81Jn7NkA6TXawN2dIe8ZHJgQGczJEMafRBKJEOaFIMfdvtvA0XazySypz4xTyABGc42nqCtiWEfb9FaM_T_J5_Yi_Dn_S3Ey3i6mKBW-Gf7NWFNzldIrvQu3eqKjS7vAT4SX0vDbBfc3jpOAwVIjknodHqrIE23UDhVcPkklocnig5UrH4ScsGq4Pdna3lEOEdlOC_44Vp4haiSuVqGi8IzFX_YGR5XEJm9GdyNYsp_o8CpLg_E_R2Qskh3ZIlGlP7ObmP67x6Vi7zSVV88qkvWjaPOEDkH6Amh6OfFApEvwF5hyfVjBqFZtT9KXXws7nHBWUSiioBKOeAa0RoVEhAJJ0DSuaURkgSl6T-mbQqFs8lK9WPe3RJSXa2j49YJWTlXV4JpvNzIHm3m6sIBkbrhTQbhm1ubQnp6RIOFq0P7Yh12d734WqTxxHPfX5esIaQHQ7TsEHEg1XNObU0sIgfABSl0PM2xGuag-VxSFWUPClEUyzAGb87Y=w1267-h950-no


Passei para um Benchy para tentar ver outros parâmetros, notei que tinha grandes problemas de stringing.
cXn48jE9XKEu-hRjqZJbJVccINme1iUPOPAZ2OH08RQ3F2YbDr3tnHrRqqiX3q1Ho04XM9-oLuELiWqlrLUdUNMBFEQnOJgGGBXlJT_76hMVdQiayxNSdHcron_kuiM-pfCJK2ztTAyQafK1TcNKKrrYx9Ne4d7yJ3Rx6UPtx_pDjbQo7h0_BT-vkK1ZnBfEYpzgKTrHeUpGQvQ1gG0CWrK0F5nyH63UcJqRF9HQxR1g912kMIAi10wweEF68SU1j_0LoQkT1n0HGodZWKvklAyD7b2i1_20M-88qh-UuHPyNUR8g4YJyjkpqQ5mg1WdqITtmBA0gQ347cYqL7YCTCEpkUIRfYPVC8ANzJUqy66ixbI4ht7x58VGgqDmDqPFueDqsEFKA0DJlM2BUzg0tLsI-dlmW4KQmdwcYHw-bsJr29n6Yo_zaKFEUTpwMGF5UGQb0sUTA4RckH-vC9wrd4DCiyzHpPNJZ-yt7xdUpXB9W1H5o-6Uw54ibzeNHT3jjmd8Ro81irGgQF_R5ui86jmb7KPpYRvhf0JAgGV5Ao2V4eMKxLcXPpJJYOn-GFMeTBDqNu8uzcct-KHD5LvkBFLL-29MNQJy1UxNP0U4QFZblqp5=w1267-h950-no

2HqZdko6x-kdlTjm9TueUnl2y2xxGTp2Xey5BJu5nPcVtfoFUmh24leeCLMX1P2b6x-rEQwYa6HSeBQTey0wSqEZU-z90wlUpo2ugPj_sN3pJDKyOmQlmF5l624oHx2VvdMUB3e85lrX27ImGH2uVWtyeqBFoAPM_0vE2XHxNwCGud75Z4Pet0Sil7XtpbC5LdM7iDNJEGc_ObzNKOj10OL-StgwDGPZSAwARAbbn9wWcSiLLWiTiKZfHfMTaZ23DD83QJ6UsBuU2xAmRkk4G5S2VqJmSzRBxPDaYOOayKb0vkLXNNJog6Tyzd_2ALuTAFYqPW1e39ERX1iMTcyiSwEKHaj-XCxJpuO84cVmNTmJDfiEEYw1A20YnytOj76hXpYD3LDpB6MoLmWlcub8ZsY96I-8UkJnPGqkX1fRQKPKSD47aaN3-H3T_ucXB86E-kNT6KMzKlJz3xcHni7EKrIL8k7JdZZCSrW5hDo6t8SAQJjsTZ9iMKdrUa-zgLVElRfZSR3oPPxBdsY9_mDrgLg_-JLj35KHvWzdQoTEw2vpvC2FehQhYDOOGKv0iiI7cKTiBq_KBqfuxRoG1zw-gXt3hqOltY9yh1hnpdcP1PKgfu2J=w713-h950-no


NPhJPvjlfr3Uc8P79XVFDYjZfC3zEBMf5uTB96X0w1Kb5JFh6idE-OpN91RKWzs7HFeARiBjeVq-tVfwjSEsS-RnTU5GyOrI-imQSt_dsk-77XAbf24qSyebni3JwImASrO3DXXwTfZ_qGu0bPnjujVLjo2vkpW-JjPjsIVKUI1p2nlI-mBnoNcN1ZFwg41rwNnffJ3q9L3RwzmA-z-LsFbGaNH34KJhW8QH2etzif3DVUbV-8TTm9gf712JWcZjZ3gLoz1-vEoUoHjCZzpfVu0Req36PXwveggOnM1ZGkV7Xf3Mdr6XghRraHbZHZ0mvJ_zEfa63dbC0Z7wcrH-6yNTrSIV23NLWsh_r32j6pYVpuaBZ69N0B2pDtuZzWWps0r3OZU83rL5-tIlE9Bu5Jaz823E2C5iG2YNcJBiRMr48Wvn9eRPYvHrakMuz_KOs9rnSMwe3dukBcwUzocvBuY1qtik_vB7yBnF6LbZ4ozqcH2Q0105Wt0rKmM4oRRoyVHSJ3w1bPTi5AMJ-Y1VM1qpW-S395w5Y24Mea44jwx1-b_u_L9ZrJwxAnWg-udlfRpLsWT7O0zbCVJxhrPZOv9l_nw6g8YSKMZpUOyATaQ99F22=w1267-h950-no

Hgg83qNuTn_Dmio5ez4af0V9J39QA9LAK5znMsbML5e33lPGN6iB94jlcRc2MDA9qY4JXwvWduqI9GJOPgigyfOXHSGDSGTbizuSMer5fvgravCyLC72_O-q9vkZdd1RFDiQ0L2qX4cH37BKhwuUrXV9-ghKQsmvWzxn6gF-KaR2m2-FUrj9bdKdO_D7VxhP9vPbcCv_G-zGgTPG6m7YQZyfq9vO__dYC3AdaUKEHRNDBYGwIon39iw_qQutJHbF428-jvJ_TxROxTkB-E0yhqr9Llq73SJZzpmSli0wJxnP8I8Zo_m1-Bx341ZT4Yt0uFCWXq-0v-NuW0wEvfVeDsHvEXVBhq7AwX2U8_jOsJKi_YIIt-6DyYEac4XwgZnMhB8m5n_etzzMx8Ga9gFgl9zdN0uLeGBdamI-9pgL3_74RyZnMtolJl7ktHvCnKq8STyhs_NhPcUDLC7ZJieckSg5kor_vTbPruOl0mf6t-Kc3ooHK5x1468FEC2E-THQtCR-KI1oTK67Ys27Q2dLc_EjyysB77utKnBPu67SiQAFRfrOXYBn6jnni7IroB73O1NxEF0YCJ43KzntWIz_xpKYwD2f3luGCZ-hHHj4gj8b8dM1=w1267-h950-no
 
Boas! Long-time lurker deste tópico!
Decidi finalmente construir a minha Prusa i3.
Ja encomendei grande parte do material e até ja tenho as partes impressas. O que ainda não consegui encontrar foram smooth rods baratas.

Ha algum sitio em PT que tenha isso a preços porreiros? Ou mandaram vir de fora?

Cumprimentos
 
Back
Topo