Impressora 3D RepRap Prusa

@FiwiPITO O problema tem a ver com o diâmetro interior do igus, eles tem um bocado a mais que os 8mm. Eles são desenhados desta forma porque o tal casquilho metálico é que vai dar o "aperto" ao rolamento igus e fazer que o diametro interior fica inferior a 8mm. Isso permite que todas a parede interior do bearing de plastico fica em contacto com o rodds. E essa pressão vai garantir o bom funcionamento mesmo depois de ter algum desgates com o uso.
É muito facil de notar se vai ter o problema ou não, basta por um rolamento no rodds de 8mm e verifica se ele desliza sozinho caso inclinares o eixo. Se deslizar facilmente é porque tem a tal falta de pressão. Quando usava igus na minha corexy consegui remover um bocado o problema apertendo mais que devia as peças imprimidas que seguravam os igus. Mesmo assim notava que todo o mecanismo x e y vibrava quando estava a imprimir a determinadas velocidades. Se bem me lembro aquilo vibrava muito a velocidades entre os 30 e 40mm/s e assim evitava essas velocidades para não as ter. Mas cada caso é um caso, e pode ser que não sofras do mesmo problema. Também já li online que já existem a venda no ebay concorrência dos igus que não precisam de casquilho. E acho que igus ja tem uma versão para impressoras 3d. Falta saber qual versão é que tens...

Na altura mudei de rolamentos made in china para os da igus na corexy G&C e tive uma melhoria muito grande a nivel de ruidos. A nivel de qualidade notei o aparecimentos das tais micro ondulações nas paredes. Mas o grande problema foi mesmo por estar a usar peças imprimidas em conjunto com rolamentos de plastico. Ter tudo em plastico traz muitos problemas..

Eu sei que numa impressora reprap é muito importante reduzir os custos dos materiais, a ideia é mesmo contruir uma impressora boa a custo barato. Numa prusa até consegues isso porque o mecanismo x e y são separados e não tens forças laterais nos rolamentos. Agora numa corexy tens de ter essas forças laterais em consideração. Dai ter te falado dos problema que tive com os rolamentos de igus, essa vibrações vinham das tais forças lateriais.

Li que tiveste alguns stress com placas queimadas, não sei se ja compraste outra. Mas caso ainda não compraste pensar por uma placa 32bit na tua corexy, vai notar um boa diferença a velocidades maior e pode por dois steeper 1/128 no x e y. Vai ver que este steeper vão fazer uma grande diferença a nivel de eleminar ruido e vibrações. Eu ja consegui instalar com sucesso uma smart ramps, arduino due e com dois raps128 no x e y e outros dois 1/32 para o y e extruder. A placa é muito barata e vale bem o dinheiro.
O @jbaiao é que me deu a ideia desta placa e ele tambem vai usar uma na sua impressora. A placa tem muito pouca informação online e quando ele me disse que tinha comprado no inicio não achei boa ideia, mas como o preço era barato decidi ariscar. Ja a tenho a funcionar a varios meses e posso garantir que em termos preço/qualidade dificilmente arranjas melhor. a placa é suportada pelo repetier, para marlin não sei.
 
Última edição:
@Filipe campos A Vibração Nota-se +- às Velocidades que falas...vou testar mais uns dias e ver, A Velocidades mais altas torna-se mais silenciosa, a unica coisa que ouço é a ventoinha e os rolamentos das correias(Uma das coisas a rever, não gosto muito) tirando isso tenho a certeza que ficou melhor...É dificil é mover os "Eixos" com a mão tenho que fazer um bocado de força...

Sobre a folga que tinha de 2mm +/- no final dos eixos, já resolvi, tinha um varão ligeiramente mais comprido, e quando o coloquei não reparei que estava a fazer pressão o que fez com que ficasse ali a pressionar...E não deixou juntar bem os Perfis20x20.

Logo faço um pequeno video para verem o barulho.


@jbaiao Chuta aí a Board.
Edit: Já encontrei hehehe :P


Cumprimentos,
 
Última edição:
Atenção que os movimentos têm de ser suaves e sem atrito, caso contrario os motores vão andar sempre em esforço.
Existem truques muito simples para isso, desde o uso de spray ptfe ou ate um ligeiro calor com isqueiro (as peças dilatam/expandem e os casquilhos não ficam presos).
É tudo uma questão de paciencia, mas que no final os eixos ficam deslizantes.

Estou de roda de uma "coisa" que usa porcas anti-folga e rolamentos lm8uu, com o próprio peso do material o eixo move-se...... mas para chegar a isso tive de perder muito tempo no alinhamento.......
 
Boas Noites Malta,

Fica o video da CoreXY a 75mm/s para ouvirem o barulho.


Ouve-se claramente os rolamentos pequenos que vou troca-los por as GT2 Smooth Com O rolamento incluído porque penso que esse barulho sera eliminado.
 
@yougurt é isto:
gt2-pulley-6mm-width-idler.jpg
 
Ah , nao pensei que fosse isso...
Olha, mas o que tens actualmente no lugar dessas lisas? As dentadas?


E já agora , que steppers estas a usar, por curiosidade? Drv ou os a4988?
 
Flanged bearings?

E tambem tens drv na extrusora?
Gosto de teres sistema direct. Nunca pensei que bowden com 300mm de area se tornasse uma ciencia tao dificil. Estou a odiar.
 
@FiwiPITO A impressora está com muito bom aspecto no geral e pelo que vi o cubo já está com boa qualidade. Mas pareceu-me ver algumas ondulações pequenas num dos canto do cubo, experimenta reduzir o jerk no firmware para ver se elas desaparecem.
Da para ouvir uns pequenos clicks, este barulho vem dos rolamentos da correia? Se for pode pensar em subituir estes rolamentos pela versão flangeled (f624zz), permite não ter de usar as duas anilhas de cada lado. O barulho pode vir das anilhas.
 
@Filipe campos Eu logo coloco uma foto, esqueci-me de tirar, sim tem umas ondulações, o Jerk já tá a 10...

Sim, o Barulho que se ouve é das Correias/Rolamentos, hoje vou ver se imprimo umas partes para encaixar nos Rolamentos para poder tirar as anilhas e testar enquanto espero que venham as outras que coloquei em cima, não gosto muito desse baralho. Mas também fico com a ideia que no geral para quem montou sozinho e demorou 6meses ou mais a montar tá boa :P hehehe, só me falta depois do que mencionei em cima é arrumar os cabos e por tudo direito e começar a colocar "Tampas" em todo o lado da Print menos na Frente e em Cima, para ficar mais "Bonita"
 
@FiwiPITO Não ponhas as "gt2 smooth" que falas, elas não servem para o que queres. Tens de usar uma que tem rolamentos. Essas gt2 smooth tem uma peça interior que roda sem qualquer tipo de rolamentos e vai ter 2 problemas: 1) não consegues as apertar com força sem bloquear a peça que roda no interior. 2) não tem rolamentos e a rotação delas não é perfeito e tem um maior desgaste.
O melhor é mesmo usar dois rolamentos flageled ou entao gt2 smooth que tem usa mesmo um rolamento
 
@FiwiPITO sobre as ondulações podes tentar reduzir ainda mais o jerk, tipo para 6 e ver se resolveu alguma coisa. Elas aparecem em todos os cantos do cubo que imprimiste ou só numa direção? Este tipo de problemas com ondulações na paredes é muito lixado de resolver porque pode ser muita coisa. Podes verificar se não existe alguma peça com folga, tipo se o carriage não tem movimentos laterais devidos aos igus, verifica tambem se o hotend está bem seguro.
 
@FiwiPITO , eu diria até que a tua build esta muito Boa! NAo tenhas duvidas, Parabens!

So coloquei a questao quanto aos steppers porque actualmente tenho os drv em tudo, incluindo a extrusora.
E se calhar fiz mal, pelo menos na extrusora, onde estou a pensar, das duas uma:

1)Trocar o titan xines pelo airtripper ( o meu titan tem uma gear das antigas, totalmente dentada, ao contrario das actuais e da original que sao estilo mk7/8), que me parece que nao estará a ser eficaz , quando tenho retracts.
Isso aliado a ter stepping 1/32 e reducao 3/1, com motor 0,9, se calhar ja sao stepps a mais para os 8bits da ramps.

2)Manter o titan e o drv e reduzir para 1/16 steps com drv

3) meter a4988 na extrusora e manter titan.

4 ) airtripper e a4988 na extrusora.

5) comprar uma nova gear para o titan estilo mk8 e esperar um mes.... bahhhhh

Nao me apetece experimentar isto tudo mas la vai ter que ser...

Edit: pondo de outra forma, tenho para fazer bowden na voron

Titan
Airtripper
Drv
A4988
Nema 1.8
Nema 0.9

Que combo escolheriam face á ramps?
 
Última edição:
Back
Topo