Impressora 3D RepRap Prusa

@Blood Dragon Ainda não vi nenhuma impressora de bq que vale o dinheiro que pedem por elas.
O modelo anterior "Bq witbox" era uma porcaria, preço muito elevado, fazia montes de barulho, qualidade de impressão muito fraça para o preço pedido (+/- 1400€). Depois tiveram varios modelos bq hephestos que não passava de copias da prusa i3 mas com um preço mais elevado e com hardware proprietario. Depois veio o modelo bq hephestos 2, prusa que usava componentes bastante melhores a nivel mecanico (guias linear) mas não tinha uma cama aquecida??? algo que para uma impressora de +800€ não faz qualquer tipo de sentido, mas pronto.. so mesmo a BQ. Eles tem varios modelos sem cama aquecida e nunca percebi isso. Ainda não percebi como eles acham que é possivel imprimir algo de grande dimensão sem cama aquecida.

Este modelo "Bq witbox 2" não conheço e pelo historico da bq eu diria para simplementes esquecer. Eu pessoalmente já nem me dou ao trabalho de olhar para modelos novos da bq, nunca saiu nada de jeito e não me parece que vai ser agora que mudou.
Meu conselho: Se tiver tempo e vontade não ha nada melhor do que montares a tua impressora, faz da forma que queres, apreendes montes no processo, mas ao contrario de muita gente pensa não é a forma mais economica. Se o orcamento for apertado tens modelos tipo Anet A8 ou algo deste tipo a menos de 200€, super barato e uma opção como primeira impressora. Caso gostas de imprimir coisas pode depois comprar uma melhor, caso contrario pode revender e perdes pouco dinheiro no processo. Orcamento a volta dos 450€ tens a cr10 (*****). Orcamento +/-800€ tens a mk3/mk2. Se € não for um problema vai para uma ultimaker.
Outra coisa, da uma vista de olhos no olx, ha muita gente que compra depois não lhe da uso e as revenda a preço de saldo.
 
Pequena brincadeira para converter uma prusa i3 para estrutura em perfil 3030:
5SVI4G4.png


Peças com algumas mods, mas no geral iguais a isto:
https://www.thingiverse.com/thing:1692666
 
estou a pensar fazer o mesmo, transformar a minha i3 mini visto após algumas impressões a estrutura e cama em acrílico terem começado a dobrar :(
 
Pequena brincadeira para converter uma prusa i3 para estrutura em perfil 3030:
5SVI4G4.png


Peças com algumas mods, mas no geral iguais a isto:
https://www.thingiverse.com/thing:1692666

Boa noite a todos.
Será que dá para aproveitar algu
Pequena brincadeira para converter uma prusa i3 para estrutura em perfil 3030:
5SVI4G4.png


Peças com algumas mods, mas no geral iguais a isto:
https://www.thingiverse.com/thing:1692666

Boa noite a todos.
Será que dá aproveitar alguns dos ficheiros desta?

https://www.thingiverse.com/thing:2287979
https://www.thingiverse.com/thing:2287979
Cumps.
 
Sim dá.
Atenção que nesse link é utilizado motores iguais à prusa mk2 que incorpora leadscrew. Com este tipo de motor no Z eixo X baixa mais. Para motor com acoplador para apertar ao leadscrews, é necessário subir a mesa 30mm.
No tópico da anet tenho desenhado a prever essa situação.
 
Sim dá.
Atenção que nesse link é utilizado motores iguais à prusa mk2 que incorpora leadscrew. Com este tipo de motor no Z eixo X baixa mais. Para motor com acoplador para apertar ao leadscrews, é necessário subir a mesa 30mm.
No tópico da anet tenho desenhado a prever essa situação.

Boa noite.
Obrigado pela informação! Estava a pensar que não havia diferenças no leadscrew com ou sem acoplador.
Cumps.
 
Ver Stl's no windows explorer:

Malta, este fim de semana tentei arrumar os meus STL's.
Se calhar já conhecem, mas encontrei maneira de fazer preview dos mesmos no explorer do win10.

Instalem o "mixed reality Viewer"da microsoft ( via microsoft store) .
Depois, têm de associar a extenção .stl a este programa, por defeito ( properties, open with, always open with)
Voilá! Passa a aparecer na preview pane do explorer.

( a mim nao me faz diferença esta alteração, abro depois os stl via S3d.)

sLTmpBZh.jpg
 
Pequena brincadeira para converter uma prusa i3 para estrutura em perfil 3030:
5SVI4G4.png


Peças com algumas mods, mas no geral iguais a isto:
https://www.thingiverse.com/thing:1692666


Bom projecto @jbaiao, eu estava a considerar um projecto deste tipo v-slot para substituir o quadro da minha itopie :( Mas queria considerar o movimento em v-slot wheels em vez os tradicionais varoes lisos com os lm88uu. Acham que isso é uma solução superior para os eixos??
 
Não tenho experiencia, mas do que leio, é preferivel as guias lineares, mesmo que sejam as *****, já a mt bom preço.

Olha aqui este exemplo, ja ficas com uma ideia.

8598022150_d5086b9c75_z_d.jpg
 
Pois seriam os guia lineares montados no perfil 2020, tb vi que que a ratrig tem este kit montado com v-slot wheels mas é uma fortuna cerca de 250€. Tenho de encontrar um bom projecto para isso.
 
relativamente a guias lineares acham mesmo que vale a pena as dos chinocas as mgn12? Alguem tem ideia de preço de uma peça destas original com o rail e a carriage? onde é que isto pode ser aquirido talvez até exista em segunda mão.
 
@devil_ As guias lineares dos chinos MGN12 são normalmente copias da marca hiwin e no ebay/***** consegue a preços bastante baratos, tipo a volta de 15€ cada. Pelo que li é uma questão de sorte e da empresa a quem compras, há copias que até são bem feitas e outras que mais vale não compares porque no fim só vão te trazer problemas. Na china há montes de empresas familiares (pequenas) que se dedicam a este tipo de negócios e acho que só deves comprar se encontrar alguma em que já tenha um feedback bom de muita gente.
Se forem originais cada guia linear hiwin tem um preço a rondar entre os 150€ a 200€, depende do tamanho e modelo do bloco que queres. o preço de 3 guias novas facilmente passa dos 400€. Outra opção é procurar no ebay quem vende em segunda mão, no meu caso eu comprei 3 originais MGN12 usadas por 145€ no total uma pessoa alemã que me tinha sido recomendada num outro forum. As guias quando as recebi estavam semi-novas.
Ha tambem guias de boa qualidade mas de marca mais barata a venda em lojas online na europa, consegues umas novas a volta dos 90€ cada.

Mas usares guias lineares de 12mm numa prusa é overkill, procura mas é as de 9mm que chega e basta. As guias são muito boas devido a ridigez que trazem, mas numa prusa cada eixo é separado e não há forças laterais como tens na hbot, corexy ou delta.

deixo-te aqui um videos das guias que comprei ja montadas na impressora para teres uma noção da fluidez e rigidez que elas permitem.

video que encontrei sobre clone Vs original hiwin
 
Última edição:
@devil_ As guias lineares dos chinos MGN12 são normalmente copias da marca hiwin e no ebay/***** consegue a preços bastante baratos, tipo a volta de 15€ cada. Pelo que li é uma questão de sorte e da empresa a quem compras, há copias que até são bem feitas e outras que mais vale não compares porque no fim só vão te trazer problemas. Na china há montes de empresas familiares (pequenas) que se dedicam a este tipo de negócios e acho que só deves comprar se encontrar alguma em que já tenha um feedback bom de muita gente.
Se forem originais cada guia linear hiwin tem um preço a rondar entre os 150€ a 200€, depende do tamanho e modelo do bloco que queres. o preço de 3 guias novas facilmente passa dos 400€. Outra opção é procurar no ebay quem vende em segunda mão, no meu caso eu comprei 3 originais MGN12 usadas por 145€ no total uma pessoa alemã que me tinha sido recomendada num outro forum. As guias quando as recebi estavam semi-novas.
Ha tambem guias de boa qualidade mas de marca mais barata a venda em lojas online na europa, consegues umas novas a volta dos 90€ cada.

Mas usares guias lineares de 12mm numa prusa é overkill, procura mas é as de 9mm que chega e basta. As guias são muito boas devido a ridigez que trazem, mas numa prusa cada eixo é separado e não há forças laterais como tens na hbot, corexy ou delta.

deixo-te aqui um videos das guias que comprei ja montadas na impressora para teres uma noção da fluidez e rigidez que elas permitem.

video que encontrei sobre clone Vs original hiwin


@Filipe campos obrigado pela ajuda bem me parecia que havia alguem aqui no topico que tinha colocado esse video, esses rails tem um movimento exelente. Eu não estou a ponderar esses rails para uma prusa estou a montar uma kossel 2020 e com linear rails.

Esses guias lineares de boa qualidade que falas em lojas europeias é tipo estes? Já agora o que faz o movimento desses rails é a carriage e não o rail claro que o rail tem de estar pelo menos direito? Será eficaz comparar por exemplos 3 rails de 500mm nos chinocas com esses preços e depois comprar por exemplos 3 carriages da pagina que linkei. Isto fará sentido?
 
@devil_ O link que enviaste da motedis revendem os rails que estava a falar. Mas ele são revendedores, talvez consigas melhor preço na loja de origem. Para uma kossel 2020 faz todo o sentido usares rails de 12mm com blocos compactos curtos, os 9mm não sei se permite fixar correctamente nos 2020.

"Será eficaz comparar por exemplos 3 rails de 500mm nos chinocas com esses preços e depois comprar por exemplos 3 carriages da pagina que linkei. Isto fará sentido?" Acho que não, acho muito pouco provavel serem compativeis. até estamos a falar de marcas e modelos diferentes. Podes é experimentar é comprar 1 rail de 12mm dos chinos e comprar um block hiwin original.
Eu estive na mesma situação que tu e escolhi comprar em segunda mão, dai se me perguntares a minha opiniao eu digo-te compra em segunda mao uns originais.
 
@devil_ O link que enviaste da motedis revendem os rails que estava a falar. Mas ele são revendedores, talvez consigas melhor preço na loja de origem. Para uma kossel 2020 faz todo o sentido usares rails de 12mm com blocos compactos curtos, os 9mm não sei se permite fixar correctamente nos 2020.

"Será eficaz comparar por exemplos 3 rails de 500mm nos chinocas com esses preços e depois comprar por exemplos 3 carriages da pagina que linkei. Isto fará sentido?" Acho que não, acho muito pouco provavel serem compativeis. até estamos a falar de marcas e modelos diferentes. Podes é experimentar é comprar 1 rail de 12mm dos chinos e comprar um block hiwin original.
Eu estive na mesma situação que tu e escolhi comprar em segunda mão, dai se me perguntares a minha opiniao eu digo-te compra em segunda mao uns originais.

Eu achava que o mgn12 era um modelo que era "universal" ou seja tanto os chinos como os hiwin como essas lojas europeias que falas fosse todos compativeis nesse caso está fora de questão então. Consegues indicar-me esses lojas de origem que não são os revendedores mas sim os fabricantes para eu verficiar os preços. Eu sinceramente até preferia comprar como tu fizeste em segunda mão, mas já andei a verificar no ebay uk e de nao encontro nada em segunda mão com o tamanho que preciso 500mm.
 
Não sei se são compativeis, mas podes confirmar isso comparando as especificação (dimensões) de cada um deles. Tens é de ter em consideração que os clones não tem controlo de qualidade e embora podem dizer no papel que tem um determinada dimensões essas pode não estar correcta na realidade. Pelo video da comparação de um clone com o original nota-se bem isso, tens o bloco do clone que tem paragens em alguma zona e depois encrava em outras. isso parece ser um problema de dimensões erradas em algumas zonas do rail.
Não estou a dizer para não comprar do ebay ou ali, pelo preço que custam pode valer a pena tentar a sorte... Mas se tiveres um com o mesmo problema que aparece no video não instalas isso na delta, so vai te dar problemas.

tens ai o link para o modelo compacto 12mm:
https://smalltec.de/en/Profil-rail-...l-support-unit-MR12-M3440-3449-3455-3457.html

Da uma vista de olhos ao modelo normal, é maior e mais robusto porque tem mais uma fila de rolamento em cada lado e sobretudo é mais barato. Mas o modelo normale é sem duvida overkill mas não deixa de ser uma opção valida.

Esqueci-me de referir que ainda tens a opção de comprar pelo alieprese rails novos originais directamente da fabrica, pode até falar com o vendedor e pedir para enviar em 3 encomendas e por em cada uma delas o preço inferior a 20€.
 
Última edição:
Pois eu acho que a tatica que vou fazer é compra ***** ou no bg pelo menos um tentar ver nas reviews os que tem melhores reviews. Porque compensa por menos de 20€, depois é perceber se é oue não utilizavél. Essa ultima tática que falas como é que consigo se realmente originais e novos? Consegues arranjar um exemplo para ter a noção dos preços
 
Back
Topo