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Impressora 3D RepRap Prusa

Discussão em 'Impressão 3D' iniciada por ajmartins, 15 de Março de 2013. (Respostas: 4847; Visualizações: 277030)

  1. devil_

    devil_ Power Member

    Pois eu acho que a tatica que vou fazer é compra no ali ou no bg pelo menos um tentar ver nas reviews os que tem melhores reviews. Porque compensa por menos de 20€, depois é perceber se é oue não utilizavél. Essa ultima tática que falas como é que consigo se realmente originais e novos? Consegues arranjar um exemplo para ter a noção dos preços
     
  2. yougurt

    yougurt Power Member

    Não tenho experiencia com rails, mas o meu comment reflecte a experiencia que tenho acompanhado no slack, com a voron, e mais especificamente a voron2 , acabadinha de ser lançada.

    E É preciso realcar o seguinte também, para quem vem de varaoes lisos ou v-slot , etc . O ir para guia, mesmo chinoca é sempre um upgrade qualitativo. Nao esquecer isto. Ou seja ja temos beneficios so com esta mudanca!

    Dito isto e Como ja tinha escrito no outro post, o projecto presumia o uso de apenas componentes de "marca", daí que para a evolução V2, o opção caiu sobre rails Hiwin ou chieftek precision cpc ( na europa o equivalente seria a dold mechatronic ). Com precos claramente a acompanhar.
    Contudo, Actualmente a BOM oficial V2 tem rails da china pelo seguinte :

    Muitos testes depois, alguem envia ao fulano que a estava a desenhar, o russiancatfood ( gosto do nome ;) ) rails chinocas, mais especificamente deste seller, para testes,

    CNA Linear guides - cortam a dimensao pretendida sem cobrar mais, o que é TOP
    https://pt.*****.com/item/Free-ship...y-MGN9C-or-MGN9H-Long-linear/32525032241.html

    Apos testes, chegaram a conclusao que as diferencas de tolerancias entre ambos, apesar de existirem , nao justificavam a diferenca de precos e o investimento extra, para o uso que lhes iam dar, em impressoras 3d, que têm muitos mais aspectos a contribuir para o resultado final, para alem das tolerancias dos rails. Pondo de outra forma, cheguei a ler que os valores ja eram tao reduzidos por si só, que eventualmente as diferencas de diametro num rolo de filamento teriam um impacto superior.

    ( ou seja , este seller parece ter a melhor garantia de qualidade no que diz respeito as tolerancias e fica desde ja a dica)

    Atencao estes sao mgm9 , com 20mm, ideais para frames 2020. Para as 3030 devemos ir para rails mgm12, com 27mm.

    A robotdig tambem foi testada, mas ficou em 2°lugar .

    Outro aspecto que fixei vs originais de marca, é que os clones parecem enferrujar com mais facilidade, por isso atenção a este aspecto.

    Atenção, tudo bem lubrificado com SuperLube!!! ( que nos states serve para tudo ;) ) é o que basta para deslizar como pele de bébe!

    ( nao vi ninguem aqui a falar da lubrificação)

    Ou seja, talvez com este seller valha a pena comprar rails por esta via, fundamentalmente por ser ja testado, evitando assim a "lotaria do chines". Obviamente que quem tiver dinheiro para originais, compre, mas no espirito low cost, esta seria a via que eu iria seguir.
    É que a diferenca de precos justifica andar a esmiuçar este assunto.

    De resto, parece que este seller chinoca abaixo tambem vende genuinos, mas os portes ficam altos para alem da hipotese de ficar na alfandega.
    De qualquer forma deixo o link. Tambem andam pelo ali , os feedbacks são bons..

    Edit: @devil_ so agora vi a tua mensagem anterior.
    Checa este seller que linkei acima
    Edit 2 : link corrigido
    Edit 3 : com tanto edit, ja apaguei sem querer.... tive de escrever novamente algumas coisas.
     
    Última edição: 11 de Janeiro de 2018
  3. Filipe campos

    Filipe campos Power Member

    Acho que vale a pena tentar a tua sorte com os rails chinos do link que o yougurt forneceu, se já tem boas review há boas hipótese de vir sem problemas.

    Sobre lubrificação não é nada de especial.. só é preciso os lubrificar de vez em quando com massa sintética. Se os rail tiverem sempre lubrificados eles tem um desgaste minimo e duram muitos anos. Antes dos montar é aconselhado retirar o bloco do rail e limpar/lubrificar com massa sintética. Também limpar muito bem o rail antes de o montar. Há um filamento de metal a segurar as esferas no sitio, mas mesmo assim convém ter algum cuidado ao tirar o bloco do rail para nao perder nenhuma esfera.

    Sobre a possibilidade de comprar diretamente a fabrica: no ali ha um chat que permite falar diretamente com vendedores destas fabricas, se falares com eles deves negociar o preço e o modo de envio. Eu cheguei a falar com um deles e se me lembro ele fazia um preço a rondar os 80€ por cada rail 12mm hiwin de 40cm e com um bloco compacto incluído. Depois tens o problema da alfandega, podes pedir para por um valor da venda muito mais baixo na embalagem, mas não garante que não para na alfandega... é uma questão de sorte.
    Ja comprei varias coisas da china acima dos 20€ e pedi para um valor mais baixo na embalagem sem nunca ter tido problema, mas não esquece que é ilegal.
     
  4. miguelbarroso

    miguelbarroso Power Member

    Boas, estou de volta para ver se finalizo a minha iTopie (vergonha :facepalm:)

    Já tenho a parte mecânica quase toda montada, falta o Airtripper. Estava a pensar em montar aqui nesta posição:

    [​IMG]

    Que vos parece? Sugestões aceitam-se... (principalmente de quem já montou iTopies, claro!)
     
  5. Filipe campos

    Filipe campos Power Member

    aí nao me parece bem, o tubo vai fica mais grande que o necessario. Poe no topo por exemplo, tem de ficar num sitio de forma a teres um tubo ptfe mais curto possivel e o extrusor ser de facil acesso. Outra coisa, evita teres curvas no tube ptfe

    exemplo:
    [​IMG]
     
  6. devil_

    devil_ Power Member

    Obrigado a ambos fico contente ter vindo pedir aqui antes de me por a encomendar, posto isto vou usar o seller que o @yougurt indicou esta a vender uns mgn12 450mm a 12€.

    Esta parte aqui deixou-me mais que convencido pelos visto isto já foi testado com gente suficiente para me dar confiança de gastar 30 e tal euros depois se não correr vou tentar outras soluções e vou dar noticias sobre o resultado.

    Já agora dizes que para 2020 é usado o mgn9? Mas a kossel de 2020 é para usar mgn12 eu vou mandar esses de 12mm.
     
  7. cabul

    cabul Power Member

    Viva, eu por acaso também tive de lado.

    Actualmente troquei o meu extruder para o topo da frame (embora de forma improvisada) , como o Filipe Campos mostrou e tenho gostado mais.
     
  8. jbaiao

    jbaiao Power Member

    O melhor sitio é este:

    [​IMG]

    Desta forma o airtripper fica com uma ligeira inclinação retirando pressão dentro do ptfe provocado pelo filamento.
    E reparem bem como tenho (tinha... que a itopie já tem novo dono à uns meses...) o encaixe rápido ;)
     
  9. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Já agora só um alerta.
    Pela foto visualizo que as "rodinhas" impressas para nivelamento manual da mesa quente, estão mal montadas.
    São por debaixo da mesa do Y.....
     
  10. yougurt

    yougurt Power Member

    Efectivamente podia ter-me explicado melhor. Quando disse que eram ideais, adjectivei dessa forma somente tendo a dimensao dos mesmos em mente. 20mm corresponde á lateral do 2020 dai achar que os 9 seriam melhor opcao.
    Como os 12 têm 27mm fica mais perto dos 30mm da face do 3030, daí ter relacionado os rails desta forma com as extrusoes

    Ou seja podemos meter um mgm12 na extrusao 2020 mas vai ficar com 3,5 mm a mais de cada lado.

    Atencao, estou a mandar bitaites sem ter metido a mao no material. Se estiver a fazer mal as contas digam-me.
     
  11. Filipe campos

    Filipe campos Power Member

    @yougurt Acho que os 12mm fica melhor num perfil 2020. Tens de ver que ao bloco do rail vai ser apertado aquela peça que segura o braço da delta e essa peça é mais que normal ter mais de 2,7 cm de largura. O de 9mm até pode ser instalado bem no 2020, mas é um bocado a justa. O perfil 2020 tem um rasgo ao meio de 7mm e o rail tem uma largura de 9mm, é simples de ver que o rail fica realmente apoiado somente 1mm de cada lado. Enquanto os de 12mm tem um apoio de 2,5mm de cada lado. Na delta nao vejo a largura do bloco ser um problema dai pessoalmente achar que o de 12mm ser melhor ao 9mm.
     
    Última edição: 11 de Janeiro de 2018
  12. miguelbarroso

    miguelbarroso Power Member

    Claro, que idiota fui... aqueles parafusos assim levantados seriam meio caminho andado para ter o hotend a chocar contra aquilo :blubomte::rcarton:

    Obrigadíssimo!

    Quanto à posição do Airtripper vou então estudar a melhor posição - pelo que li para além de ser o mais curto possível, o ideal é que só tenha uma flexão num sentido, para diminuir bastante o atrito (mesmo que fique ligeiramente mais longo).
     
  13. yougurt

    yougurt Power Member

    @Filipe campos , obrigado pela resposta acima! Efectivamente os bitáitos vindos de quem já meteu as mãos na massa têm outra validade! Tks

    @miguelbarroso , lol , faltou aí o emoji chicote para a auto- flagelação, heheheh
     
  14. Boa noite, possuo uma bq hephestos há já uns tempos. Hoje decidi fazer um upgrade com leadscrews de 8mm .

    [​IMG]

    depois de algumas dificuldades em ajustar o marlin para funcionar como eu queria Acho que os resultados não sao muito maus. Impressão a 0.2 e 40 mm/s

    [​IMG]

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    [​IMG]
     
    Última edição: 12 de Janeiro de 2018
  15. yougurt

    yougurt Power Member

    @Ricardo Duque, boas!
    bem vindo a este cantinho. Para mim , é sempre um gosto vêr uma " nova" hephestos por aqui. Essa é uma das originais, nao é, V1, com ramps. Fixe.
    Ao fim ao cabo foi com este modelo que me meti nestas andanças, e tenho por ela um carinho especial !

    Quanto ao Benchy, nada a apontar, parece-me mt bem! Entrando no preciosismo, diria só , que essa cor, pelo caracter mais brilhante, translucido, disfarca muito as irregularidades, pelo que nem sempre é a mais indicada para pecas de calibracao, mas por outro lado, quando quero fazer presentes, opto sempre por esse tipo de cores , hehehe. Ficam sempre com melhor ar!

    Já agora, qual o material? Andei a procura com o jBaiao dessa cor, mas em petg e nao encontrei na loja do costume.

    Acrescento só o seguinte, quando se te acabar essa 3dLac, nao acho necessario voltares a comprar outra. Por uma fracção do preço, a extra forte da marca " É" do continente (a que uso) ou uma mylabel, tb extra forte ( a que o @jbaiao prefere ) , fazem o mesmo. Sempre ficam uns euros mais para torrar em filamento.

    Por fim, uma questão,
    A cama esta com essa orientacao por alguma razao em particular ?
    Eu virava a cama a 180° quer em X quer em Y ( hehehe, calão 3D ) , ou seja o vermelho para baixo , para o contactos ficarem protegidos , e os fios para a traseira, por seguranca e para estarem mais perto da ramps.

    Um abc e bem vindo mais uma vez.
     
  16. @yougurt, Obrigado pela resposta. Sim esta hephestos é V1 com ramps. Imprimi o benchy com essa cor porque foi para oferecer ao meu sobrinho.
    O material é o da foto

    [​IMG]
    A cama está com essa orientação porque quando montei ela e andei a procura de informação li que usando vidro as pistas de cobre tinham que ficar viradas para cima. "Again, the current standard (as of January 2015) when the PCB heatbed is used with a piece of glass as the build surface is to mount the PCB heatbed with the traces up. This improves heat transfer to the glass and the PCB heats up faster."
     
  17. Boas malta! Qual a vossa superfície de impressão preferida para PETG? Decidi meter as mãos numa BuildTak e aquilo funcionou bem durante meia dúzia de peças, mas agora na primeira camada, em zonas com linhas mais pequenas, simplesmente não adere e estraga completamente a impressão. Tenho a cama a 70C

    Alguma dica sobre o que possa fazer?
     
  18. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Vidro e "Laquinha" do "contenente" :)
     
  19. devil_

    devil_ Power Member

    Malta estou a ter um problema a fazer store na eeprom se alterar por exemplo os valores da acelaração ou do jerk a partir do pronterface e fizer m500 para fazer store parece-me que corre bem, mas quando reinicio a printer fico com os valores que estavam lá anteriormente. O M500 devia persistir o valor entre reboots certo??
     
  20. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Sim se tiveres a eeprom ativa, ou seja, na compilação do firmware tens de ativar a eeprom store:

    #define EEPROM_SETTINGS
     

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