Impressora 3D RepRap Prusa

não é uma boa opção imprimir brinquedos para animais. do que sei não ha nenhum plastico seguro, alguns exemplos:
-pla é perigoso porque quando parte estala e aparecem partes cortantes em que o cão pode se cortar. obsorve agua e ao longo do tempo pode acumular fungos. Não deve ser usado para ter contacto com a comida e muito menos para roer.
-abs é toxico por isso é melhor o cão nao comer isso.. Mas quando parte não estala com o pla, é mais elastico.
-petg não é toxicoe e não absorve humidade mas estala como o pla.

sobre o Air Horn Blaster acho que é possivel com abs ou petg.
 
Viva pessoal.
Sou novo nestas andanças e agradecia a vossa ajuda.
Tenho uma CTC Prusa I3 Pro B e não consigo imprimir em ABS!
O que acontece é após a primeira ou segunda camada o hotend entope e deixa de imprimir.
Os settings usados são: cama a 90º; extrusor a 240º; velocidade 35mm/s.

Estou a fazer alguma coisa mal?
Será que incompatibilidade da impressora com o material (3Dfilamentos.net)?
Ou é mesmo azelhice minha?...
 
@SERIS O mais provavel é o problema estar relacionado com o teu hotend e em segundo lugar com o extruder. Em primeiro lugar, so tens problema a imprimir em abs? consegue imprimir em pla sem problema?

Pode ser muita coisa...mas a algumas causas mais provaveis que outras.. diria a primeira vista que nao consegue dereter correctamente o abs ou o motor nao tem força suficiente ou ainda o nozzle/hotend ter algum defeito.
Como teste mais rapido podes experimentar imprimir com temperatura mais altas, tipo 245ºC e 250ºc. Tambem podes verifica se o stepper do motor do extruder está a fornecer voltagem suficiente para puxar o filamento.

AVISO: esqueci-me de indicar que so deves aumentar a temperatura do hotend caso este for todo de metal, senao esquece que vai estragar o tubo ptfe...
 
Última edição:
Viva Filipe, desde já obrigado pela tua ajuda.

Sim, o problema é só no ABS.
Só uma dúvida, o heatbreak tem manga de teflon (e é nesse teflon que o filamento fica preso), é recomendável ou não retirar essa manga de teflon?
Quanto às temperaturas, vou experimentar aumentar mais um bocado.
 
não aumentas a temperatura porque o teu hotend não é todo de metal. se tens uma manga de teflon no meio é porque o maximo que pode ir é 240ºC. o teu problema pode ser muito bem ser isso, temperatura demasiada baixa para a marca de abs que estas a usar.

pode enviar uma foto do teu hotend para ter a certeza do que se trata?
 
Bem, a minha iTopie finalmente "cuspiu" qualquer coisa... Desculpem, o termo cuspiu não lhe faz justiça, pois graças às mãozinhas do @jbaiao, o primeiro cubo de teste saiu já com uma qualidade considerável:

Qxk0Bf0.jpg


Tem ainda muito para afinar, mas lembro... isto foi a primeira impressão!

Pequeno clip de video: https://imgur.com/N8HwfVj

Um muito obrigado ao @jbaiao - se não fosse ele, ao fim de mais de 1 ano de ter iniciado este projecto, eu ainda não teria isto a funcionar... Agora vou organizar os cabos, tentar colocar tudo mais arrumadinho, e aprender a usar isto. Sim, ainda tenho muito para aprender... Isto foi impresso ainda no jblab, vamos lá ver se consigo sequer meter isto a funcionar outra vez :-P
 
Bem, a minha iTopie finalmente "cuspiu" qualquer coisa... Desculpem, o termo cuspiu não lhe faz justiça, pois graças às mãozinhas do @jbaiao, o primeiro cubo de teste saiu já com uma qualidade considerável:

Qxk0Bf0.jpg


Tem ainda muito para afinar, mas lembro... isto foi a primeira impressão!

Pequeno clip de video: https://imgur.com/N8HwfVj

Um muito obrigado ao @jbaiao - se não fosse ele, ao fim de mais de 1 ano de ter iniciado este projecto, eu ainda não teria isto a funcionar... Agora vou organizar os cabos, tentar colocar tudo mais arrumadinho, e aprender a usar isto. Sim, ainda tenho muito para aprender... Isto foi impresso ainda no jblab, vamos lá ver se consigo sequer meter isto a funcionar outra vez :-P

Ora aqui está um post que muito ansiava por ver... e que realmente merece a minha atenção (se é que me entendem :) )
Agora é continuar com o trabalho... que ainda é muito :)
Força @miguelbarroso, estou cá para o que precisares e a porta do JBLAB estará sempre aberta :)
 
Ender-3 é mais uma impressora super low cost.
vale a pena? A este preço e se funcionar é difícil dizer que não vale a pena como primeira impressora...
Acho que a A8 anda por estes preços e parece ser uma melhor opção se estás a pensar em fazer algum upgrade no futuro.
 
Ender-3 é mais uma impressora super low cost.
vale a pena? A este preço e se funcionar é difícil dizer que não vale a pena como primeira impressora...
Acho que a A8 anda por estes preços e parece ser uma melhor opção se estás a pensar em fazer algum upgrade no futuro.

É a primeira impressora, mas acho que ela só está com esse preço devido a ser um lançamento e à promoção ***** nestes dias. Se formos ver as caracteristas dela, penso que já vem com muita coisa melhorada em relação à Anet. Cumps.

https://goo.gl/42iBE2
 
A ender-3 é capaz de ser melhor que a A8 se fizeres uma comparação directa entre elas, isso é, sem nenhuma das duas levar nenhum upgrade. Mas a A8 tem muito mais potencial, com mais uns 40 a 50€ em cima consegue ficar com uma impressora muito superior.
O problema da ender-3 é que tem algum defeitos graves que se os queres corrigir vão ficar muito mais caros.
Por exemplo ender-3 só tem um motor no Z e somente 1 parafuso enquanto a A8 ja traz 2 de cada lado. A ender-3 usa sistemas de rodas sobre perfil para todos os eixos. Este sistema de movimentos é uns dos piores que podes ter porque é demasiado flexível e tem um desgaste rápido. outro problema ainda maior é as rodas virem motadas em peças de acrílico.
Mas tento a ender como a A8 usam material barato, mas a ender usa material ainda mais barato e com menos um motor e thread screw.

Se a tua ideia é ter uma impressora barata e não queres mexer mais nela no futuro, entao a ender-3 é uma boa opção.
Mas tens de ver que estas a perguntar por uma impressora que esta no fundo da cadeia alimentar.. e foi como te disse na minha primeira resposta, se ela funcionar sem dar problemas vale a penas :)
 
Última edição:
A ender-3 é capaz de ser melhor que a A8 se fizeres uma comparação directa entre elas, isso é, sem nenhuma das duas levar nenhum upgrade. Mas a A8 tem muito mais potencial, com mais uns 40 a 50€ em cima consegue ficar com uma impressora muito superior.
O problema da ender-3 é que tem algum defeitos graves que se os queres corrigir vão ficar muito mais caros.
Por exemplo ender-3 só tem um motor no Z e somente 1 parafuso enquanto a A8 ja traz 2 de cada lado. A ender-3 usa sistemas de rodas sobre perfil para todos os eixos. Este sistema de movimentos é uns dos piores que podes ter porque é demasiado flexível e tem um desgaste rápido. outro problema ainda maior é as rodas virem motadas em peças de acrílico.
Mas tento a ender como a A8 usam material barato, mas a ender usa material ainda mais barato e com menos um motor e thread screw.

Se a tua ideia é ter uma impressora barata e não queres mexer mais nela no futuro, entao a ender-3 é uma boa opção.
Mas tens de ver que estas a perguntar por uma impressora que esta no fundo da cadeia alimentar.. e foi como te disse na minha primeira resposta, se ela funcionar sem dar problemas vale a penas :)

O sistema de rodas que ela tem não é o mesmo que tem por exemplo a CR-10? De qualquer maneira, vou pensar mais um pouco. Pelo menos, até ao final da promoção. Obrigado pela ajuda Filipe. Cumps.
 
Boas malta,

Esclareçam aqui o menino nume duvida existencial que já procurei durante muito tempo mas que nunca encontrei...

Para passar o firmware para o Arduino é preciso ele estar desmontado da impressora ou pode estar tudo montado e no sitio e depois é so ligar o Arduino ao pc e avançar?

Eu tenho quase a certeza que pode estar tudo montado porque, por exemplo o manual da Hephestos diz para montar tudo, mas não sabendo, prefiro perguntar.


Obrigados malta.
CyreX

Edit: já vi qual foi o problema, tinha a placa errada selecionada e por algum razão o PC actualizou a porta COM.
Já consegui enviar o Firmware para o Arduino liguei tudo pela primeira vez, mas nada aconteceu... :facepalm: Nem no LCD. Já estou a ver se está tudo activo no código...
 
Última edição:
Boas malta,

Esclareçam aqui o menino nume duvida existencial que já procurei durante muito tempo mas que nunca encontrei...

Para passar o firmware para o Arduino é preciso ele estar desmontado da impressora ou pode estar tudo montado e no sitio e depois é so ligar o Arduino ao pc e avançar?

Eu tenho quase a certeza que pode estar tudo montado porque, por exemplo o manual da Hephestos diz para montar tudo, mas não sabendo, prefiro perguntar.


Obrigados malta.
CyreX

Edit: já vi qual foi o problema, tinha a placa errada selecionada e por algum razão o PC actualizou a porta COM.
Já consegui enviar o Firmware para o Arduino liguei tudo pela primeira vez, mas nada aconteceu... :facepalm: Nem no LCD. Já estou a ver se está tudo activo no código...
Tens uma hephestos?
Queres o firmware para ela?
 
Muito interessante mesmo! Obrigado pelo share!
Dei uma vista de olhos pelo instructable e está muito bom.

Cheira-me que temos um amigo por aqui que vai ficar cheio de inspiração !
 
Gosto muito da ideia...... nada que já não me tivesse passado pela cabeça.
Fico é com a sensação que estas modificações ficam dispendiosas.
Queria algo mais em "conta".
 
@CyreX, o arduino ide antes de fazer o upload imagino que compilou sem erros , correcto? ( a pergunta é um bocado parva, porque com erros, nao faz upload)

Podes apenas nao ter definido o lcd no firmware e o resto estar bom. Chegaste a tentar usar o control panel do teu slicer para ligar à impressora e mexer algum eixo, por exemplo?
 
Back
Topo