Impressora 3D RepRap Prusa

Muito boas mesmo.

Diz-me uma coisa, parece que se nota os "veios" do caminho que a impressora tem de fazer quando está a imprimir. No entanto quando na internet vimos peças feitas, aquilo parece tudo lizinho.
É dos modelos das impressoras? É da largura da impressão ?
 
Sim nota-se um pouco, especialmente o meu "Top Infill" que não é grande coisa.... Eu estou a fazer camadas de 0,25mm para tentar uma superficie o mais lisinha possivel, mas como uso uma ponteira de 0,5 é dificil, brevemente vou mudar para uma de 0,4 a ver se as cosas melhoram ainda mais.

Está neste momento a imprimir http://www.thingiverse.com/thing:11838 esta peça...estou a usar uma margem de 4mm (brim) apenas para que não corra riscos da peça se descolar... mais logo mostro foto.

Uma amostra....

UM grande problema agora é a falta de potÊncia da minha fonte, fazendo com que não consiga 110 graus na mesa aquecida. Já mandei vir agora uma fonte de 30A.

Coloquei todas as peças nos varões para se perceber que todas ficam alinhadas.
 
Última edição:
Boas a todos.

Primeiro que tudo gostava de dar os meus parabéns ao bozpet por este excelente projecto e por ter aberto este tópico, pois em Portugal não tenho visto muitos sites a falar sobre como construir uma impressora 3D, as dificuldades que se teve, o material a adquirir, etc. Eu sei que há por aí muitos outros sites dedicados ao assunto mas pelo que vi, há muito que estão parados.

Estou também muito interessado em fazer a minha própria impressora e depois de muitos meses a pesquisar decidi-me pela Prusa i3. Como acontece a muita gente, não vou comprar o kit completo uma vez que sendo estudante o dinheiro não é uma coisa que me assiste, e também porque acho muito mais interessante ser eu a construí-la de raíz.

Neste momento estou a construir a parte da electrónica. Já comprei uma placa da Ramps 1.3 (só a pcb) e só me falta arranjar os componentes para soldar. Comprei também 5 módulos para os steppers (pololu A4983) e vou aproveitar o mega2560 que já aqui tinha. Os steppers, extruder, a heated bet e a alimentação ficam para mais tarde quando tiver mais dinheiro.

Tenho agora uma questão. Encontrei no thingiverse este frame modificado em aluminio para que se use o mínimo número possível de peças impressas. Amanhã vou a uma empresa que me vai fazer os cortes em aluminio e gostava de saber se há aqui alguém que me possa fazer as peças que são precisas para esta frame. Pelo que percebi, acho que não vale a pena comprar um conjunto completo de peças impressas para a Prusa i3 uma vez que esta estrutura leva menos peças.

Posso estar a fazer asneira ao estar a escolher este frame, mas parece-me que a estrutura ficará mais rígida e assim evito problemas de vibração durante a impressão. E também porque fica mais porreiro!

Assim que tiver a frame compro o resto do hardware numa loja da especialidade.

Cumprimentos
 
Viva

Finalmente a chegar ao verão e já tenho quase todas as peças da impressora, faltando me só o vidro para a hotbed. Mas tenho uma dúvida relativamente ao Hotend, eu comprei o "J-Head Mk V-BV" e segundo li a forma ideal de por o resistor era com um composto de silício para assegurar a melhor transferencia de calor.

Alguém aqui usou algum composto semelhante? Pensei talvez em usar uma pasta térmica utilizada em processadores e afins.
E já agora se usaram algum fio especial para ligar ao termistor e resistor dado que estes terão de suportar temperaturas elevadas.

Cumprimentos
 
Última edição:
Viva

Finalmente a chegar ao verão e já tenho quase todas as peças da impressora, faltando me só o vidro para a hotbed. Mas tenho uma dúvida relativamente ao Hotend, eu comprei o "J-Head Mk V-BV" e segundo li a forma ideal de por o resistor era com um composto de silício para assegurar a melhor transferencia de calor.

Alguém aqui usou algum composto semelhante? Pensei talvez em usar uma pasta térmica utilizada em processadores e afins.
E já agora se usaram algum fio especial para ligar ao termistor e resistor dado que estes terão de suportar temperaturas elevadas.

Cumprimentos

Eu tambem uso o mesmo Hotend, usei a pasta termica utilizada para processadores, para fazer uma melhor transferencia de calor, embora tive tambem de adicionar a volta da resistencia uma camada de papel de aluminio para fazer o enchimento, pois a resistencia tinha um diametro menor que o furo.

Quanto ao fio, utilizei o fio de cobre normal, mas com um isolamento que suporta temperaturas maiores, podes tambem utilizar a fita Kapton.
 
Bozpet, podes dizer qual o firmware e software que estas a utilizar, para imprimir?

Eu ao utilizar o Repetier Host, com o firmware Repetier, por vezes as pecas não ficam bem impresas.
Consigo os melhores resultados com o firmware Marlin e o software Pronterface, usado o slic3r
 
Bozpet, podes dizer qual o firmware e software que estas a utilizar, para imprimir?

Eu ao utilizar o Repetier Host, com o firmware Repetier, por vezes as pecas não ficam bem impresas.
Consigo os melhores resultados com o firmware Marlin e o software Pronterface, usado o slic3r

Eu uso o marlin com o Repetier Host e Slic3r, testei o skeinforge mas é um pouco mais complicado...

O slic3r se usar directamente no Repetier Host nem sempre funciona em condições.

Para já todas as peças tem sainda bastante bem, já fiz um KIT para mais uma Prusa I2 sem problemas excepto num pequeno descolar dos pés, afectando esteticamente.

Olha conselho-te se já não tens a colocar o Damper V3, um género de amortecedores, é uma diferença abismal em termos de barulho, não ouço qualquer ruido excepto das ventoinhas.
 
Ora muito bom topico aqui vai! Eu estou prestes a entrar neste mundo do 3Dprint, mas gostava de saber umas informações aqui do pessoal. A nivel de fornecimento de material o que sugerem? Tipo lojas para comprar filamento ou fita kapton, algumas nacionais? E a nivel de preços e qualidade?
Penso ter uma prusa i3 brevemente e gostava de ter uma ideia de onde conseguir filamento de qualidade e barato. Ja agora a fita kapton onde sugerem?
 
Fita kapton mandei vir do ebay, em relação ao filamentos os sitios mais baratos que encontrei foi na RepRapBCN, RepRapWorld e Gadgets3D.

O ABS uso da RepRapBCN e o PLA da Gadgets3D-
 
Também eu me vou aventurar numa coisa destas... já tenho quase tudo encomendado (até ao final da próxima semana deve-me chegar tudo), só me falta mesmo o Hotend (que nem sei qual devo comprar), fonte de alimentação e ferragens (varão, porcas, ...) (e o filamento)
 
Bom dia

A quem já tem a sua prusa montada, como é que arranjaram a placa inferior onde é montada a hotbed? Tenho andado à procura de um esquematico para fazer eu mesmo em madeira ou idealmente mandar fazer em aluminio mas ainda não consegui encontrar.

Obrigado e cumprimentos
 
Bom dia

A quem já tem a sua prusa montada, como é que arranjaram a placa inferior onde é montada a hotbed? Tenho andado à procura de um esquematico para fazer eu mesmo em madeira ou idealmente mandar fazer em aluminio mas ainda não consegui encontrar.

Obrigado e cumprimentos

Pois realmente também tive o mesmo problema... acabei por fazer as medidas +- a olho. Eu comprei duas folhas de aluminio por 10€.
 
Já comecei a montar a minha prusa i3. A frame já está. A ver se este fim de semana me dedico a parte eletrônica. Algum sítio que recomendam para arranjar os terminais conectores para os cabos? A fita kapton mandei vir da Lizbit e foram rápidos a entregar, paguei e no dia seguinte já tinha.
 
Boa noite

Alguém sabe onde arranjar cabos para os termistores? É suposto aguentarem altas temperaturas certo?

Obrigado

Os meus vinham com um tubinho proprio, mas metilhe tambem tubo termoretractil e ate hoje sem problemas.

Ja agora um pequeno update.... comprei uma fonte generica de 12v 380w 30A mas sempre que ponho a funcionar passado um minuto a fonte desligasse.... a placa aquecida aquece muito mais rapido, mas por pouco tempo...
 
Bons dias

O termistor que tinha com o hotend também trazia esse tubo mas em relação ao fio mesmo utillizaste um fio normal de electrónica? Peço desculpa a insistência mas não queria arriscar me a fazer isto mal =/

Thanks ;)
 
Back
Topo