Impressora 3D Tevo Tarantula

Já me chegou uma nova board, montei funciona, atualizei o firmware e correu tudo bem.
Agora tenho uma dúvida, na board original quando fazia home aos eixos o nozzle ficava à frente da cama e quando tentava mover os eixos para por exemplo alinhar a cama o Y e o Z estavam inicialmente em valores negativos, ao mover eles iam primeiro ao 0 e quando todos estavam no 0 realmente ficavam por cima da cama.
Agora quando faço home ele tb não fica sobre a cama mas quando os tento mover estão no 0, ou seja o home "real" fica fora da cama.
Como acerto isto? Tenho de definir valores em algumas variáveis no firmware?
Boa noite a todos.
Dá uma olhada a este link sobre o homing da Tarantula e ao video do ruiraptor sobre os settings.
Cumps.

https://www.thingiverse.com/groups/tevo-tarantula-owners/forums/general/topic:15349

 
Última edição:
Já vi no vídeo, obrigado. São as variáveis MANUAL_X_HOME_POS, etc... já tinha ficado com a dúvida se seriam essas por um tópico lá no thingiverse mas aí no vídeo vê-se os valores que falava (-41).
Amanhã a ver se alinho a cama, depois calibrar a impressora e ver como fica.
 
Ontem "terminei" as arrumações na minha tarantula, fiz um cubo para ver como estava e saiu muito bem, medi o cubo e tinha uma pequena variação aos 20mm no eixo Y e uma maior no Z fui tentar configurar o esteps com estes valores para ver se ficava melhor, coloquei os valores mas reparei que a minha não tinha a opção para guardar estas alterações.
Pelo que fui ler seria necessário atualizar o firmware, fui tentar colocar este https://github.com/JimBrown/MarlinTarantula conforme os guias mostravam mas o Arduino dá sempre erro:
Código:
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout
avrdude: stk500v2_getsync(): timeout communicating with programmer
A partir dai a impressora não liga, fica só com duas linhas de quadrados no LCD!:facepalm:

Já tentei sem sucesso:
- Diferentes versões do Arduino IDE (última 1.8.5, 1.6.6, 1.6.8)
- Troquei de cabo usb, porta usb, computador, S.O. (Windows 7 e Linux Mint)
- Porta COM num número maior
- Impressora ligada e desligada
- Com LCD ligado e desligado

Alguém já passou por este problema que possa dar uma ajuda por favor?

Relativamente a este assunto, consegui recuperar a board com um programador AVRISP mkII!:001:
Eis o que fiz:
- No Arduino IDE exportei para hex

- Liguei o programador por ISP

- Segui este guia http://wspublishing.net/avr-c/restoring-arduino-mega-bootloader/ para flashar o hex que o arduino exportou e voila:


A board está de volta mas se tento flashar via USB "normalmente" volta a dar erros e "morre", não sei porque esta board não gosta deste método Arduino-USB...
 
Alguém me sabe indicar se é possível alterar o build volume da impressora e se basta mexer na estrutura e bed ou se é necessário algo mais?
 
Não mencionas a área que pretendes, mas assim por alto vejo que terás de comprar varão leadsrew, correias, mesa quente, mesa do Y, perfis 2020 (precisa de calculo para inercia dos perfis em função da dimensão que pretendes)....
Ou seja, é aproveitar a electronica e montar uma impressora nova.
 
Última edição:
@Erbium
pequenos defeitos que se nota das fotos:
-nas paredes ha umas ondulações que acho que é causado por causa dos steppers que esta a usar. Podes tentar imprimir com velocidade diferentes a ver se encontrar alguma que causa menos vibrações e barulho. verifica tambem a voltagem dos steppers de forma a reduzir essa vibrações.
-A primeira camada não parece estar perfeita, mas é dificil saber o certo nessas fotos.

estas a usa o slider simply3d? se não tenta este que da melhor resultados que o cura.
Mas a qualidade já está bastante boa no geral, não ha muito a apontar..
 
@Erbium
pequenos defeitos que se nota das fotos:
-nas paredes ha umas ondulações que acho que é causado por causa dos steppers que esta a usar. Podes tentar imprimir com velocidade diferentes a ver se encontrar alguma que causa menos vibrações e barulho. verifica tambem a voltagem dos steppers de forma a reduzir essa vibrações.
Vou ver isso também.
-A primeira camada não parece estar perfeita, mas é dificil saber o certo nessas fotos.
Tenho a cama com vidro e laca, já fiz várias impressões desde a última vez que nivelei a cama, pode já não estar perfeita de vários tira e mete o vidro...

estas a usa o slider simply3d? se não tenta este que da melhor resultados que o cura.
Mas a qualidade já está bastante boa no geral, não ha muito a apontar..
Sim, uso o simplify3d.
 
podes fazer pid tunning do hotend e cama.
para fazer o pid tunnig corre os seguintes gcodes

hotend:
M303 E0 S200 C8

breve explicação:
E0 -> indica o hotend
S200 -> temperatura desejada 200ºC
C8 -> vai fazer 8 ciclos

cama:
M303 E-1 S60 C8
E-1 -> indica a cama
S60 -> 60ºC
 
Exacto.
Normalmente para PLA é um, para ABS outro e por ai em diante.

Procedimento,
- Para autotune PID o hotend:
M303 E0 S190 C8

- Para autotune PID a heatbed:
M303 E-1 S60 C8

Nos valores que indico a vermelho coloca o que utiliza para determinado filamento.

Depois no marlin terá de colocar esses valores, ou caso pretenda no "start gcode" ( valores a vermelho de acordo com o obtido pelo passo anterior):

M301 P38.05 I5.88 D61.56 ; Define PID hotend 190
M304 P473.15 I87.52 D639.52 ; Define PID heatbed 60
 
Então depois de:
- afinar a extrusão (estava a fazer 10,6 ao pedir 10.0...)
- afinar a tensão dos steppers (estavam todos entre 0,84v e 0,87v)
- nivelar a cama
- PID autotune e atualização dos valores no firmware
O resultado com layer a 0,15mm:


 
Back
Topo