Impressora 3D Tevo Tarantula

Update à minha máquina, já montei o kit de peças de alumínio no lugar das peças de acrílico (menos 2 ou 3 que não tive tempo naquele dia e ainda não vi necessidade de as montar).

FLUhkCs.jpg


Depois disto fiz várias impressões em que fiquei satisfeito com o resultado, ficam alguns exemplos:

NCXbAa0.jpg


sPtJdYF.jpg


73yO0lE.jpg


u2ylOKM.jpg


yBvsoJ4.jpg



Mas houve sempre um pormenor que não estava bom, a falta de precisão do eixo Z, que causa algumas camadas "espalmadas" ao longo das peças, e faz com que a extrusora esteja sempre a "aliviar" a pressão do material, problema este que se agravou nos ultimos dias, com a cama acabada de nivelar e ficava com "elephant foots" enormes a partir da segunda camada. o que me levou a imprimir estas simples peças:

T1lsotg.jpg


Com isto no sítio o eixo Z não tem qualquer folga, como tinha antes devido à peça que liga o fuso ao motor ter mola. Depois de montar isto só pus a imprimir uma peça, mas acho que o problema ficou completamente resolvido. Nos proximos dias vou fazer mais umas impressões a ver se se mantém impecável.
 
P_CaB consegues colocar umas fotos em pormenor dessas camadas espalmadas?

Entretanto na minha iniciei-me em PETG.
Li umas indicações (aqui e pela net fora) para fazer um apanhado dos melhores settings...
Encomendei uns rolos de PETG da reprap, importei um perfil do Simplify3D "especifico" para esta impressora, meti basicamente as temperaturas que o Djizasse recomendou por aqui para o reprap (235/80) e imprimi este teste: https://www.thingiverse.com/thing:990484 um pouco redimensionada para não ficar tão grande. Para um infill de 20% e para a espessura das paredes pareceu-me bem forte (só consegui partir com um alicate agarrando na ponta e com alguma força), agarrou perfeitamente à cama (vidro e laca continente), não levantou, etc...
Entretanto fiz uma peça para suporte de um candeeiro e ficou assim:




Que acham?
A mim parece que está porreiro e o receio que tinha de imprimir PETG diminuiu consideravelmente :cool:
 
@P_CaB e @Erbium , isso é que tem sido imprimir! Principalmente o P_Cab, que pelo numero de peças, deve ter feito uma maratona das grandes no fim de semana, hehe! Já pareces eu, que este fim de semana consegui " queimar" ( e bem queimadinho :) ) 1kg de pla em 55h!
Parabens a ambos!

Acho que estao a ir muito bem!
Mais do que falar de uma das vossas peças em especifico, acho que agora é fazerem o que têm feito: Imprimir!
Se têm algum aspecto que não gostam, ( zits, blobs, layers, overhangs, etc ) é bater a net, perguntar aqui, i ir fazendo pequenas alteracoes nos settings e progressivamente melhorar o vosso perfil de impressão!

P_Cab, adorei o batente do breaking bad ( é esta serie não é? ) perfeito! O candeiro, esta bestial, mas sim, ao longo da altura não esta certo. Peças em vase mode , tipo um cilindro são optimas para testar este aspecto ( nao sei se essa lithophane que fizeste é em vase mode. Tenho de fazer uma um dia que é mt cool! ) podes sempre adicionar nut antibacklash ( as de mola ) que pode ajudar. Uso nas minhas 2 maquinas e penso que me ajudam nos resultados.

erbium, parece que tens a mesma situacao. A print esta boa, mas as layers verticais podiam estar mais certinhas. Experimenta dar mais tensão ainda na belt X a ver se ajuda!

Abc
 
Última edição:
Sim o meu X acho que não está grande coisa, aquele sistema de fixar as polias só num suporte...:rolleyes:
Estou a pensar imprimir isto: https://www.thingiverse.com/thing:1730521
Já fixa melhor e fico com capacidade para regular a tensão...

Quanto às impressões... este suporte de candeeiro deu muito gozo porque "resolveu uma limitação" do sistema original. Pensei na solução, fui ao onshape.com em minutos fiz o desenho 3D, exportei para STL, simplify3D, impressora e voila!:clap:
 
Gostava de partilhar convosco a aquisição que fiz para a minha Tarantula. Tinha curiosidade relativamente ao consumo da impressora e decidi comprar um medidor para o efeito.
Em Idle ronda os 10~14w e em Load, os 40~50w sendo que durante o período de pré-aquecimento os valores disparam para os +200w.
Não digo que fiquei surpreendido pois não tinha noção dos consumos mas fiquei satisfeito com os valores apresentados. Quanto à precisão do aparelho, não posso opinar. Sei que quando ligo a iluminação LED COB que adicionei à impressora, os valores sobem 1~2w pelo que me parece correcto.



 
Bem há já algum tempo que não vinha aqui, mas a impressora não morreu :D

Ao contrário do que disse no meu post anterior, o meu problema com o eixo Z não ficou resolvido, fiquei com algum "Z wobble", depois de testar e alinhar o fuso e experimentar mais alguns designs para resolver o problema (sem sucesso), resolvi inverter o eixo Z.

FgK0GXY.jpg


No fim de fazer isto o "Z wobble" quase desapareceu, não desapareceu completamente porque tenho o lead screw ligeiramente torto (já vem um novo a caminho, penso eu), entretanto fui fazendo mais algumas impressões bastante aceitáveis.

O meu maior projecto até agora:

7FaL6Wg.jpg


Algumas peças para os meus RC:

CAnYEWO.jpg


cJfRa6M.jpg


7CsJG0I.jpg


E os ultimos upgrades que fiz, TL-smoothers:

flVyarp.jpg


Spool holder novo, com rolamentos para não ter qualquer prisão (não tive problemas com o anterior, mas este assim também fica agarrado à estrutura em vez de ficar ao lado):

aEjAErT.jpg


E, por fim, um suporte para a camara, um fan-duct novo so com uma ventoinha (o outro com duas mandava ar a mais) e re-imprimi os reforços e o suporte para o visor já com as cotas todas corrigidas:

TGokEWF.jpg
 
Última edição:
Galera, boa tarde

Estou com um problemão, comprei a tevo tarântula faz 5 meses, porém estou tendo problema com a mesa e aquecimento que não passa dos 45°, não sei se é o firmware ou algum componente da placa, gostaria de saber se alguém sabe resolver esse problema ou possa me indicar alguém que faça manutenção da impressora Tevo tarântula, ou alguma empresa que faça esse tipo de serviço, pois estou com receio de danifica-la.
 
Hoje chegaram mais uns upgrades :D

Fans noctua, para o heat block e para a main board, fica a faltar uma para a fonte de alimentação. (não sei se compro a fan ou faço logo upgrade total da fonte...) Falta um conversor melhor para a fan de 40mm. (já está desenhado, imprimo amanha)

WGorG3Z.jpg


E noise dumpers para reduzir o ruído dos steppers

Vq3hN6P.jpg


A diferença é enorme! já devia ter comprado isto logo no início.
 
boa noite

Estou com problema na mesa da tevo ela nao esta aquecendo fica na temperatura ambiente

alguem ja teve esse problema?


Estou com o mesmo problema na hora q eu tiro o sensor de temperatura ele emite o comando de esquentar a mesa porem não esquenta pois eu tirei o fio do A14, assim que eu coloco ele de volta ele reseta o controle LCD(obs: ele não passa dos 45° se eu colocar para esquentar manualmente), não sei se é a mesa que possa ser o termistor com defeito ou se é a placa.. alguém pode dar uma dica do que seja? problema que eu estou em duvida se eu compro uma placa nova e não ser ela ou se é realmente a mesa.
 
Verificaste as ligações todas?

Eu verifiquei que é o A14 creio que seja da mesa, quando tiro ele ela esquenta porem a temperatura naturalmente vai ta desregulada (em torno de 300°) mas ela emite o comando para esquentar assim q eu plugo o cabo do A14 ela reseta o console e não esquenta mais que 45°.
 
E a ficha da cama? Eu tive um pequeno problema em que a ficha derreteu num dos fios de massa e não aquecia pelo mau contacto.
 
Sim, parece-me em condições. Se calhar o problema não está na cama.

a umas 2 semanas atras eu tive um pequeno acidente com a placa, os fios encostaram um no outro e derreteu, ai eu fiz uma solda direto na placa será que foi isso? mas eu cheguei a imprimir 4 peças depois.. To pensando em comprar uma placa nova mesmo e tenta acaba com essa dor de cabeça a MKS 1.4 Gen funciona para tevo tambem será? o que muda nela é que nao tem as entradas com a nomenclatura A13 A14 A15, esta com outra nomenclatura..
Encostou um cabo no outro olha a lambança que fez..
placa.jpg


Fiz uma solda nos cabos direto na placa
placa_2.jpg

E eu tinha visto essa placa aqui pra compra ela mas ela e diferente da minha, o que muda é que a minha é uma MKS base V1.4,
e nessa do lado ali nos plugs (acredito eu que seja refrente as entradas a13 a14 a15,seja A21, A16, A14 nessa placa)
placa_mks_1.4_gen.jpg


Obs: Desculpem o incomodo mas a pessoa que me vendeu isso no mercadolivre no dia que vendeu disse que tinha contatos para dar manutenção se fosse necessário, passou o tempo o cara sumiu e não me responde mais >(>(>(
 
Pode estar aí o problema. É engraçado que neste mesmo tópico na primeira página, o @jbaiao chamou a atenção para essas mesmas ligações. Deves utilizar terminais aí para evitar esses problemas. A outra board em principio, será compatível mas é melhor aguardares a resposta de alguém que perceba disso.
 
@GustavoBtos para mim se existiu "curto circuito" deve ter afetado mais alguns componentes.
Este é o maior problema de boards all-in-one, cada vez que existe um problema temos de comprar uma board completa.
Por isso aconselho sempre arduino+ramps+drivers.
Pondera essa escolha, além de mais barato, em caso de avaria dificilmente afeta todos os componentes.
 
Última edição:
Back
Topo