Impressora 3D VORON 1.55 3030 - CoreXY (Stl para 3030 disponiveis 1º Post)

yougurt

Power Member
Companheiros,
Como alguns sabem, tenho passado o ultimo ano, em “parceria” com o @jbaiao, agradavelmente distraído com a construção de uma COREXY cujo projecto, desde o inicio me chamou à atenção, pela simplicidade, achei muita piada ao sensor Z apesar de ja não o usar, gostei das belts não cruzarem, a inovação e empenho do líder espiritual da coisa ( russiancatfood aka rcf), que aliás, pôs o jbaiao com os cabelos em pé, porque sempre que ele adaptava uma nova peça, aparecia uma nova evolução do projecto, com um stl mais afinado ou uma nova carriage, etc, etc, obrigando a novas adaptações.
Seja como for, é uma comunidade interessantíssima, a comunicação é feita principalmente por canal de slack, muito activa e participada, onde, por exemplo, as carriages mais usadas são já contributo de um user com dotes para o design.

voron_assembly.png


Entretanto foi já publicado no natal a V2 da mesma, que aparece devido a construção de uma impressora profissional que ele fez para uma empresa, mas da qual aproveitou algumas melhorias| com guias lineares , e com uma cama totalmente suportadas por belts, com 4 nemas para a cama… merece ser vista!

Este projecto vai até à versão 1.55 da mesma, mas a ideia foi adaptar em parte à realidade económica do tuga , fazendo o sourcing de tudo ou via china, ou localmente, garantindo na mesma a qualidade do projecto americano, que usa componentes de marca para tudo, levando o projecto quase aos 1000 € ou mais.

No nosso caso, ficou definitivamente abaixo dos 500, mas para ser franco , ja me perdi nas contas...definitivamente pode ficar mais barata! ( so para terem ideia, como quis usar uma mk3 de 300x300, a mesma custou-me 80€ via reprap.me ) o baiao maquinou uma chapa de alumínio com um pad heater por baixo, por um custo muito inferior.


(o trabalho “duro” foi todo do @jbaiao, eu fiz de beta tester nas diversas iterações que a maquina entretanto foi sofrendo )


Julgo que a muito breve trecho, o @jbaiao irá partilhar os stls e caracteristicas especificas das nossas build, que interessantemente acabaram por ser bastante distintas em termos das fixações dos varoes e sistemas para as camas quentes, para além dele usar so um motor no Z e eu ainda estar com 2.

Da minha parte podem contar com a partilha das minhas experiências e dificuldades com a build, razoes para ter modificado certas coisas, etc

https://www.reddit.com/r/voroncorexy/
https://github.com/mzbotreprap/VORON
https://github.com/mzbotreprap/VORON/wiki

De qualquer forma, achei por bem abrir já este tópico já porque, com o começo do ano topei noutros tópicos malta com vontade de fazer uma corexy, e acho este modelo muito interessante.

Por isso, se quiserem usar extrusoes 3030, varoes 12mm cama 300x300 ou 300x200, material chines com fartura, podem ir ja pensado na coisa que os stls vao aparecer.

Fica um videozinho de quando eu fiz o apply para ter um numero de registo para a minha, que alguns ja viram!


Edit:

Link Para os Stls 3030:

JBaiao GitHub:
https://github.com/jbaiao/Voron-1.55-3030
 
Última edição:
Tem sido um enorme desafio, tudo tem sido estudado e testado ao pormenor.
Ainda temos um pequeno percurso a percorrer mas está a ganhar forma este desafio.
Esta é a novidade que partilhamos convosco.
Brevemente, tal como disse o yougurt, partilharei todos os ficheiros e fotos da montagem (que atualizarei neste mesmo post)

E para ir adoçando a "coisa", deixo-vos uma foto da minha "pretinha" :)
66CHaSQ.jpg
 
Que projeto incrível! Muitos Parabéns aos dois! Imagino (ou não) as horas sem dormir.. :boredo:

Ainda ontem falei com o @jbaiao sobre a minha vontade de começar uma V2 mas, após alguma conversa, fiquei com o bichinho pelo vosso modelo. Ainda tenho de estudar bem os projetos mas quero avançar com uma delas.

Apesar de não participar muito no forum, tem sido um gosto ver a vossa abordagem às impressoras 3D.

:beerchug:
 
Realmente este modelo está muito bem pensado.
O yougurt manteve a linha original da VORON, eixo Z com dois motores e peças impressas.
No meu caso tive uma abordagem diferente, reduzir ao máximo as peças impressas (menos probabilidade de partir/empenar), diminuir os motores do Z e reduzir o peso do respetivo eixo.
Uma das coisas que também tive de alterar foi a mesa quente (tal como referiu o yougurt). Optei pelo pad heater e uma chapa em alumínio, que reduz também um pouco o valor monetário da mesa quente.
Ainda no eixo Z, para que nada falhe, desenhei umas "tools" de alinhamento, desta forma os varões ao serem aplicados na frame ficam logo alinhados corretamente.
Mas em breve irei mostrar (talvez em vídeo) todas as modificações que fiz.

De salientar também o sistema de correias do eixo x e y, de todas as corexy esta foi a única que me agradou, é simples de aplicar e mais fácil ainda de esticar as correias (algo difícil nas corexy).
Não existem correias dobradas ou cruzadas entre si, fazendo com que as correias tenham um vida útil muito longa.....
 
Que projeto incrível! Muitos Parabéns aos dois! Imagino (ou não) as horas sem dormir.. :boredo:

Ainda ontem falei com o @jbaiao sobre a minha vontade de começar uma V2 mas, após alguma conversa, fiquei com o bichinho pelo vosso modelo. Ainda tenho de estudar bem os projetos mas quero avançar com uma delas.

Apesar de não participar muito no forum, tem sido um gosto ver a vossa abordagem às impressoras 3D.

:beerchug:
Por causa do comentário "...as horas sem dormir.." comecei-me a rir sozinho :)
Uma delas foi até às 4:30 da manhã...... onde em pleno JBLAB estávamos os dois quase a dormir de tanto cansaço! heheheh

Mas o tempo é tão pouco que quando estamos juntos (eu e o @yougurt) acabamos por nos perder no meio de tantas ideias..... e este talvez tenha sido ou seja o maior desafio.

Acreditem que andamos nisto à 1 ano... muita coisa foi alterada e cada vez que olhamos para algo já montado ficamos com a sensação de que se podia ter melhorado aqui ou acolá.
Para inicio de projeto, tudo foi desenhado em 3D, as medidas de todos os elementos (frame, varões, mesa, etc) foram retirados do mesmo.
Sendo o projeto original direcionado para perfis 2020, todas as peças impressas tiveram de ser redesenhadas para o perfil 2020...
E o pior ainda foi a estrutura, no meu caso, levei 5 meses a montar, e a meio da montagem tive de refaze-la, ou seja, cortar novos perfis!...... Tudo isso porque não conseguia atingir as dimensões de impressão que tinha definido logo de inicio (300x300x300), faltava-me 18mm no x e y..... E a culpa de quem foi? Pois..... minha! Mas tudo isto porque o projeto original é em polegadas e para uma área de impressão 200x200x200.
Sou sincero, nesta altura deu-me vontade de desistir..... mas o @yougurt com a sua enorme paciência lá me levou pelo bom caminho....

Também saliento que optamos pelos 300x300x300 por ser uma área que abrangerá maior parte dos nossos projetos, mas estou plenamente convicto que pela rigidez da estrutura e inercia que os perfis podem sofrer, que esta versão aguentará perfeitamente os 400x400x400.
 
Última edição:
E pelo que vejo na tua imagem o trabalho compensou. As linhas limpas que a impressora apresenta revelam trabalho a nível profissional. (Empresas estabelecidas que nem metade dessa qualidade apresentam...). Gosto muito de ver a rigidez extra do perfil 3030.

Ainda estou a navegar pelas informações destes modelos mas 1 único motor no Z é suficiente? Quais são os problemas flagrantes desta opção?
 
Ora aqui está uma bela pergunta, algo que estava à espera que os mais atentos fizessem.

Esta é uma das diferenças que existe nas duas impressoras que estamos a construir, uma delas mantem as linhas originais do Z, onde utiliza 2 motores acoplados ao leadscrew ,e a outra com apenas 1 motor, sendo feita a ligação ao eixo através de correia GT2 "loop".

No meu caso, a segunda versão com apenas 1 motor, todo o peso do conjunto do Z está a ser descarregado para o leadscrew (apoiado em rolamentos). O motor apenas terá que ter força para rodar os varões leadscrew (motor com 4.6kg é suficiente) e como usa as correias a ligar os dois lados do eixo, facilita caso tenhamos de movimentar manualmente o eixo, ou seja, ambos os leadscrew estão sincronizados.
O uso de duas correias também tem um propósito, faz com que o veio do motor esteja "tensionado" uniformemente.
 
O design parece-me muito bem pensado e compreendo a facilidade de movimentar manualmente mas faz-me alguma confusão o "equilíbrio" do Z depender de duas correias...

Questão hipotética: Se apenas uma das correia perder um pouco da sua tensão não se irá notar logo na qualidade da impressão?
 
um motor pode mover perfeitamente uma cama de 300x300 ou até maiores. Se não conseguir mover nota-se logo por falha de passos e aparecer linhas sobressaídas na impressão.

O mais importante não é a força do motor mas sim o pitch do lead screw ou screw ball usado. O pitch funciona como um redutor e permite mover peso mais pesados que o motor em teoria aguenta. Simples exemplo: um pitch de 0,4mm é necessário só metade da força em relação um que tenha um pitch de 0.8mm e este vai ter o dobro da "definição". Por regra geral quando menor for o pitch melhor… Menos força o motor precisa de realizar para mover a cama e mais definição vai ter.

Se for usado correias para mover a cama o ideal é usar um redutor para o motor ter força suficiente, aumentar a definição e a cama não cair em queda livre em caso de corte de energia.


O principal problema em cama grande não é o motor para mover a cama, mas sim os suportes da cama. Quando se usa por exemplo só 2 varões de um só lado numa cama grande as vibrações durante a impressão vão provocar ondulações. Essas ondulações vão ser maiores do lado que não tem suporte, dai em camas grande é aconselhado usar 4 varões (2 de cada lado) ou caso usar somente 2 então os sobre dimensionar.

Outro factor importante: a cama a imprimir vai se mover somente para baixo e em correias ou screw o peso da cama faz que esteja sempre em tensão.
 
@jbaiao 2 correias? vi o comentario do wheeler e tinha ficei confuso sobre as 2 correias no Z, mas depois vi melhor a foto e vi que tens 2 correias, porque?

Gostos muito do mecanismo Z que o jbaiao implementou embora não percebo a utilidade de usar 2 correias, acho que uma tinha chegado ou então usar uma de 9mm em vez de 6mm. Tenho um reparo que é o numero de dentes das correias em directo contacto com as polias. Não deve ser um problema, mas podias facilmente aumentar o numero de dentes em contacto usando uma correia maior e mais 2 polias/romalmentos. a correia fazia um T em vez de um triangulo.
 
Última edição:
@jbaiao 2 correias? vi o comentario do wheeler e tinha ficado confuso sobre as 2 correias no Z, mas depois vi melhor a foto e vi que tens 2 correias, porque?
O uso de duas correias também tem um propósito, faz com que o veio do motor esteja "tensionado" uniformemente.

Alem deste aspecto, aproveitei o facto de ter já estas correias em stock.
Existe a possibilidade de usar apenas uma, mas é aconselhado que tenha 10mm de largura.

Alem disso..... é uma marca diferenciadora :)
 
@Wheeler , usamos Petg , apesar de o projecto original usar abs , a 0,6 de layer para maior resistencia de layer.
No meu caso foi a 0,35, petg , 55%infill.
Nem testei o abs porque a extrusora da hephestos tem garganta ptfe e nao posso passar dos 235°. Alem disto, é um filamento dificil, com muita tendencia a warping, se impresso sem enclosure....
Contudo, amo, amo, amo o petg. Principalmente o translucido. Até para pecas de caracter estetico passei a usar, vs pla.

Alias, para passar para o petg usei um perfil de pla e so aumentei o retract, substancialmente.... mais facil que isto...

Temos outro aspecto a considerar nesta discusao:

O que levou a que surgissem as primeiras mods com apenas um lead tem a ver com 2 circunstancias distintas, neste projecto:

A BOM original não referia pitch e lead em particular, de modo que a maioria das pessoas acabaram por comprar o tipico acme com 8/8 lead e pitch. Depois, esta malta US e CAN nao tem o habito de mandar vir coisas *****. Parece que a alfandega deles no outro lado do atlantico ainda é muito pior que a nossa. Só compram equipamento de marca , e os lead sairam-lhes caros.

O que sucedeu foi que face ao peso da cama ( placa aluminio TIC 6 (ou 9) ) , a maquina, quando desligada, com os nemas off, a cama descaia, de um lado ou outro, levando a que a cama perdesse o acerto.

Assim, com a compra de umas belts e imprimindo umas quantas peças, passou a ser possivel ter um unico nema a comandar os dois lead screw. Assim, se descair, descaí por igual!

O meu approach foi diferente: comprei lead screws com 2 de pitch e 2 de lead que sao "self locking" ou seja nao descaem, nem a lei da bala. Como tambem nao queria alterar em demasia o modelo, e tenho dificuldade em alterar os ficheiros 3d , mantive este sistema de dois nemas,contudo aquilo que o baiao refere de poder mexer no Z à mão, em algumas situacoes , ja lhe senti a falta...
 
Back
Topo