Impressora 3D VORON 1.55 3030 - CoreXY (Stl para 3030 disponiveis 1º Post)

Tenho usado PLA mesmo em partes mais sensíveis e tenho tido resultados bastante aceitáveis mas tenho de experimentar o PETG. :D

Nesta build penso ser obrigatório usar este tipo de filamento.

EDIT: Pelo que estou a ver o PETG tem cores espectaculares!
 
Lembrei-me também do seguinte:

Olhando para o projecto original, no que diz respeito a firmware e ligacoes electricas, aquilo tem muito pouco a ver com o que estamos habituados. Uma serie de pin assignments diferentes, usam um ssr ( de qualidade, nao chines) , aquilo esta configurado para automatismos que a mim nao sao relevantes (exemplo, a fan do extruder só activar quando a print começa ), etc.

Como para mim estes aspectos nao eram prioritarios, e como as configs do marlin para alem do configuration.h ainda me criam algumas dificuldades, optei, mais uma vez pelo caminho mais facil, mas eficaz!

Config simples, EFB ( extruder, fan, bed ) , com o mosfet na vez do ssr, ou seja, em tudo igual ao que ja tenho na hephestos, que muito me facilitou o trabalho.
Foi so pegar no marlin mais recente, fazer as alteracoes necessarias tendo em atencao o marlin ja disponibilizado e chuta para a frente!

Ja passei por varias versoes de gantry. Desde a original , de 8mm , com nozzle sensor ( foi o aspecto que mais me fascinou desde o inicio, achei super inteligente ) e agora estou a 12mm com bltouch.

Desisti do nozzle sensor, porque, como "pobrezinhos" que somos, usei um endstop chines. Resultado, funcionava, mas a tensão que criava nos varoēs Y ao "sentir" a cama foram suficientes para empenar os de 8mm.
Parece que com um endstop de qualidade, mais sensivel, de marca, até funciona bem, mas tenho visto a maioria do pessoal a desistir do mesmo. Como opção ja temos carriages para bltouch, ir sensor, o tipico sensor indutivo/capacitivo. Para extrusao, desde a simples e3d á chimera. Temos bowden ou direct com o bondtech/titan , neste ultimo com a carriage original, desde que se tranque a mesma para anular o efeito do nozzle sensor. ( sugestao minha)

Ou seja , o projecto permite uma serie de possibilidades adaptadas as necessidades e capacidades do builder!

EDIT: outro aspecto importante: as peças do @jbaiao usam igus chinesoides de 12mm por uma questao de custos. Estes têm um OD diferente dos originais, ao contrario dos igus clones de 8mm que sao identicos. Estes têm um OD de 20mm vs os 22mm dos originais, de modo que estas peças apenas vao servir para os igus nao encapsulados clones.
 
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Boas!

Mais uma questão...

Que tipo de união usaram para ligar os cantos da estrutura? Não usaram os cubos por uma questão de orçamento ou a união que utilizaram tem melhores resultados?
 
@Wheeler , Ficou directo, sem cubos:
Foi orçamento e assim tb fica uma uniao muito forte. Usámos M6 button head.
O @jbaiao até fez caimbras a fazer roscas para isTo, depois de abrir as furacoes.
Ele deu a sugestao de fazer desta forma, tratou do trabalho mecanico, ( sou cheio de sorte ) e confirmo que é funcional e eficaz. Quase que a frame se auto - alinha .


exp_01.gif
 
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Quero dar os meus parabéns ao vosso trabalho, está qualquer coisa! É também de louvar a vossa vontade em fazer algo assim e partilhar com a comunidade! Vou andar mais atento por este tópico!
 
Para manter a chama acesa , algumas pics de experiencias e testes de calibração...
isto devagarinho chega lá :

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Tenho uma outra, mas convido-vos a irem ao topico show off... esta merece ir para lá!
cheira-me que vou comecar uma nova trend , como aconteceu com a arvore de natal do final do ano passado...
 
@yougurt Qualidade muito boa, parabéns pela impressora.


Eu tive problemas com os rolamentos do eixos Z da minha corexy, por algum motivo eles deixaram de deslizar corretamente. Notei isso quando ao imprimir comecei a notar linhas nas impressões no eixo do Z. Não sei porque motivo eles se lixaram, tenho duas teorias: mesa demasiada pesada ou ma qualidade dos rolamentos.
Com este problema aproveitei para refazer a cama. Ja tenho a nova cama montada na impressora, so me falta instalar o silicone heater de 220V, sensor de temperatura e camada pei.
 
Comprei 2 folhas de PEI no ebay, a preta é de 1mm e a transparente de 0,5mm, ficaram 11€ e 8€ e demorou a volta de 1 mes e meio a chegar. Ainda nao sei ao certo qual vou instalar na impressora, a outra fica de backup.
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o suporte da cama foi cortado a laser e é uma placa de inox de 4mm. A cama é aluminio de 4mm e tem 3 pontos de suporte. O silicone heater vai ser colado por baixo. tem dois rolamentos longos de 16mm de cada lado e um ball screw de 12mm no meio.
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Mesa instalada na impressora:
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O suporte foi cortado em inox de 4mm e acho que foi um erro, deveria ter feito em aluminio de 5mm devido ao peso do inox. Mas de qualquer forma ficou muito mais leve que a outra que tinha antes. Ponto negativo foi ter perdido algum volume de impressão.
Agora só com o tempo é que vou saber se não me vai dar novamente o mesmo problema...
 
@Filipe campos , Muito obrigado pelo teu feedback!
Mas tenho de admitir, todas estas em vase mode, na verdade são prints fáceis! Ao fim ao cabo é uma extrusao continua, single line do principio ao fim.

Acima de tudo, sinto que são um bom teste à estrutura, principalmente aquela piramidezinha fractal de ontem ( que macanicamente é um excelente stress test ) e demonstra bem que este modelo Voron 3030 tem muitas pernas para andar ( ou correr ) O resto depende da extrusora de eleição. ( se nao estiver satisfeito ate maio, aproveito os anos e compro um bondteck, peço ao baiao para me adaptar a carriage para isto e resolvo o problema.) já existe modelo mas é para igus originais....

A minha dificuldade tem passado acima de tudo pelo conjunto de ajuste de setings de retract + extra restart + coasting com este bowden que acho enorme! ( eu que venho de direct e da sua simplicidade de ajustes... para mim qualquer bowden é grande hehehe).

É claro que o benchy sai impecavel para além do vase mode, mas eu gosto de aventuras mais dificeis... está a ser dificil encontrar o sweet spot para ter paredes longas perfeitas sem marcas de start stop, mas em paralelo ter filamento suficiente quando chego aos detalhes finos na mesma print. Tirando isto, o detalhe das paredes está impecavel, layers bem alinhadas, quase se fundem! Sinal de uma boa estrutura!

Quando fiz o vaso verde , fiquei preocupado, pelas linhas que são visiveis, principalmente no topo! Foi por isso também que continuei a loucura dos vasos ( esta noite foi mais um hehe ) , porque ao toque parece perfeitamente lisinha, sem wobble, e também nao notei visualmente nas peças seguintes.

Cheira-me que este verde, quase fluorescente, pla, é mais sensivel às oscilacoes de temperatura da nozzle, e sendo honesto, tinha pid para 200° mas imprimi a 185°.
Estou convencido que é disto, dado que nao vejo wobble nenhum nas seguintes prints.


Agora a tua máquina.... wow, wow, wow ... a cama e o Z da voron do @jbaiao é em tudo semelhante á tua , está a ficar brutal! exepção feita ao fuso que é lead screw . Julgo que ele aqui tomou tambem uma excelente decisão ao ir por esta via, que obriga a maquinação de plate e cama, que foi um aspecto que eu procurei fugir. Tentei fazer tudo em casa com o material que tenho ou entregue pelo correio.
(Tenho é de desenvolver á seria as skills de cad para nao ter sempre de andar a pedir favores cada vez que quero alterar alguma coisa.)

Já agora, como vais meter o PEI, um videozinho de como o RCF ( russiancatfood ) mete o dele, mas com acesso a uma oficina com material para tudo e um par de botas... aquele rolo para aplicar o pei esta demais:


Já agora... um video do homing da V2. Acho isto brutal. A Cama é fixa na base. O que mexe é a gantry XY por meio de belts nos 4 cantos e nemas independentes em cada um dos cantos o suporte é dado pelos linear rails chineses. ( tu é que eras menino para construir uma destas ;) )
Já estou como o @jbaiao... isto ja nao é uma corexy... é mais uma delta dentro de uma frame quadrada hehe!

 
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a folha de pei é colada ao alumínio e depois é cortado o excesso, quando comprei vinha com uma folha de 3M que cola dos dois lados. usar um rolo para instalar o 3M e pei é p.a.n.e.l.e.i.r.i.c.e.s a mais, basta colar e ter algum cuidado com bolhas de ar.

A cama da Voron é diferente porque tem apoio dos 2 lados e na minha opinião é melhor que a solução que tenho.

Essa já é a terceira cama que uso nessa impressora:
A primeira era uma cama de 20x20 e usei veios de 12mm. Usei essa versão durante mais de um ano sem nunca ter tido problemas.
A segunda versão usava 3 barras de perfil de alumínio: duas de 2020 e uma de 2040. Cama de 315x300. Tinha 2 rolamentos com casquilho de 16mm e um casquilho para o ball screw. tive durante ano e meio até ter começado a detetar problemas nas impressões. ao desmontar o problema estava em ambos os rolamentos de 16mm que encravavam de x em x cm. Não sei ao certo o que provocou isso, pode ter sido o peso da cama mas os veios não tem qualquer tipo de marca. Pode ter sido também algum problema de oxidação ou algo deste tipo. De qualquer forma rolamentos duplos de 16mm deveriam aguentar vários kilos sem qualquer tipo de problema.

Essas fotos são a terceira versão (300x275), desenhei uma placa de suporte de propósito para poder remover as barras e casquilhos. O objectivo desta cama foi subituir os rolamentos de 16mm e reduzir ao maximo o preso da cama. A cama ficou bastante mais leve, a area de impressão ficou 15cm mais prquena no X, nos Y é igual a 2 versão. Na segunda versão tinha muita area da cama que o hotend não chegava la. Outro mudança é o silicone heater de 20x20 (12v 150W) para um de 30x20 (220V 750W).

Da qualquer forma para camas grande o modelo usado na voron é uma melhor solução, muito mais estável. Na minha solução para compensar o problema de estabilidade uso veio enormes de 16mm. Mas a versão que usa o @jbaiao é ainda melhor que a usada na vorom por usar somente um motor e acho que é umas das melhores que ja vi em impressoras de grande volume.
 
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Se calhar, enquanto a cama apenas estiver apoiada num dos lados esse será um problema que continuarás a ter.
Pela descrição a ideia com que fico é que com o passar do tempo e uso, o rolamento empena.
Com o teu set up , o meu senso comum diz-me que a pressao exercida no rolamento nao é igual em todo o diametro ou seja um dos lados do mesmo tem a tensão adicional do peso da plate ( tipo prancha de mergulho de uma piscina ) .

Provavelmente, com o tempo , as esferas deformam ligeiramente ou acamam mais de um lado daí teres o problema que referes. Já pensaste em colocar barras de suporte com rolamento do lado oposto?

Ou se calhar até fazer como a cama do baiao . 4 barras verticais, 2 ball screw, um motor. É elegante!.

Contudo, continuo a achar que com um lead screw self locking , a cama nao irá descair e podemos usar na boa os 2 motores e distribuir o trabalho por ambos. Agora se for um acme, aí sim, um motor apenas é melhor!
Fica a ideia
 
Sim, o peso da cama pode ter desformado um bocado as esferas dos rolamentos com o tempo. Mas este tipo de rolamentos são feitos para deslocar muitos kilos e mesmo com o efeito de alavanca continuo a achar muito estranho eles terem começado a falhar por causa disto. Para já o plano foi reduzir o peso dela e por novo rolamentos, optar para uma cama suportada por 2 eixos teria de comprar novos perfil 2020 e refazer novas placas do eixo x e Y para não perder área de impressão. Seria uma alteração demasiado grande e cara. Mas se fizesse tudo de raiz muito provavelmente feria uma cama muito parecida com a voron do jbaiao. Daqui um tempos logo vejo como esse novo modelo se comporta.

sobre o mecanismo X e Y de uma corexy o modelo que implementei para mim foi uma aposta ganha. ontem consegui desmontar e instalar a nova cama numa 1 hora. Todo o mecanismo x e y consitui em desaparufar a placa superior e depois voltar a aparufusar sem necessitar de ajustar nada.
 
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Se as pics acima eram algumas brincadeiras de teste, agora sim, fiz-lhe o verdadeiro Stress test, a todos os niveis:

é a repeticao da carroçaria do morgan, mas agora sim, com settings decentes!

Testou a Duração da impressão, quase 26h , a 0,1 de layer ( a carroçaria merece para depois lixar e pintar) , 45 de infill ( queria aquilo resistente oara aguentar a pós produção) , toneladas de retracs, suportes com fartura, etc. teste superado no que á maquina diz respeito! Foi uma "nightmare print"!!

Percebi que para já o ponto mais fraco é o meu loom de fios que vai para gantry ( o que não é nada mau ! ), dado que com o teste, e eventualmente por a minha espiral estar demasiado apertada, devo ter trilhado os fios do touch e da alimentacao do led, que são fininhos e os unicos que nao estao na cabo cat 7 que lá tenho para tudo o resto, de modo que fiquei com mau contacto nos mesmos em alguns locais, de acordo com os movimentos da cabeca de extrusao. ( testei que nao é dos terminais, por isso so pode ser o fio em si! )

Trabalhinho hoje a noite a refazer. E provavelmente vou testar sem autolevel , só endstop fisico que acho esta cama uma rocha!

De qualquer forma, e como se dizia no programa da TV, desafio superado!
Ficam as pics! MUitas!!!!


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A qualidade da layer é impressionante, ao toque nem se sentem, nas verticais!


Depois deste pesadelo, foi o pesadelo dos suportes, mas como ja tinha feito testes especificos para suportes, acabou por correr bem. Nem 5 minutos demorou a sacar tudo, sem partir nada!

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A carrocaria metalizada vai ser refeita, nao gostei do resultados, partes frageis e mal impressas, dado que ainda estava,na altura,em testes de calibração.

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Tenho a dizer-vos, esta maquina é tudo o que imaginei! Estou a adorar todo o processo!
Darei updates deste "Morgan", pode é demorar algum tempo, até porque arranjo sempre projectos paralelos para me distrair, e como agora quero comecar a brincar mais á seria com o putty, lixa e pinturas, mada como uma mascara para testes, esta foi totalmente a 0,2: ( só falhou meter uns suportes nas orbitas dos olhos , foi excesso de confiança, sempre a aprender! )

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E não resisto só a mostrar a qualidade das layers, quer internas, quer do lado externo.... ao olhar tenho dificuldade em acreditar que foi a 0,2mm!

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Brutal, mas será que se nota ali ( o padrao circular na pic acima ) um pouco do "salmon skin" dos Drv, ou estarei a ser picuinhas? Adoro as layers interiores!

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Nas exteriores, pelas formas, ja se nota mais a layer!

E desculpem se estou a dar cabo do plano de dados moveis de alguem..... tantas pics! Se for exagero avisem, que eu fico com a pica e depois dá nestes posts que nao acabam.
Abcs
 
Meus amigos, já disponibilizei no meu github os tão esperados ficheiros para a Voron 1.55 3030.
Alguma duvida não hesitem em perguntar.
 
É adequado o elogio ao imenso trabalho do baiao na modificacao das peças originais para 3030.

Muito obrigado pela Partilha, companheiro!


Nao vos passa pela cabeça as iterações diferentes que algumas parts atravessaram e todas as experiencias que foram feitas. Eu simplesmente fui beta tester, o JBaiao fez o hard work, apesar dele dizer que não! :)

De qualquer forma, penso que desta forma passamos a ter Vorons para todos os gostos, entre as peças do @jbaiao, e as mods disponiveis quer no Thingui, quer no proprio github original ( seccao mods ) , ja é possivel optar por extrusao 2020 ou 3030, varoes de 8, 10 ou 12 mm, e3d , chimera, direct , bowden, rods em CF ou extrusao de aluminio, suportes para qs todos os sensores, diversas opções de cama ( aqui , de todas a melhor é sem duvida a do baiao), etc, etc.


Para os mais distraidos, o git hub do jbaiao acede-se através do simbolo do gatinho na sua sig.
 
Grande trabalho e partilha! Cada vez que dou uma vista de olhos neste tópico, a carteira começa logo a dar comichão... Estou mesmo a finalizar outros projetos pendentes e depois penso que as negociações com o @jbaiao vão começar. Esta impressora pede para ser construída!!

@yougurt A qualidade das linhas na tua impressão demonstram mesmo que esta impressora tem pernas para correr!

@jbaiao O suporte do motor no Z é "home made"?
 
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