Impressora 3D Vulcanus Max 30 - (CoreXY)

@yougurt , obrigado! A minha intenção é 12mm no Z e 10 nos outros. Igus, bem queria, mas são caros. Comprei uns lineares melhorezinhos.
Os comuns que estamos a habituados a ver, por exemplo na hephestos da bq, aquilo são 304 ou 316? É que, por exemplo o da reprap é 304... O tubo não me agrada muito...
 
Nota de interesse acerca dos varões. Esta história toda obrigou-me a procurar de fia a pavio, os malditos varões... E o que achei poderá ser de grande interesse para todos. Descobri, aqui perto da minha residência, uma empresa, pela qual até passo quase todos os dias, mas nunca lá fui. Segue abaixo descrito:
Varão Inox Redondo Calibrado(!!!) 304
10mm : 9.08€ mais IVA
12mm : 12.34€ mais IVA

Varão Inox Redondo Calibrado(!!!) 316
10mm : 12.78€ mais IVA
12mm : 18.39€ mais IVA

São vara de 4 metros, mais do que suficientes para 2 ou 3 comprarem em conjunto. Ainda não consegui ir lá assegurar da qualidade do mesmo, mas o senhor que me atendeu corrigiu-me e disse-me que era tudo calibrado.

O que acham?
 
muito fixe. Depois diz qual é o local, que na margem sul dá-me jeito caso precise. Temos mais um supplier, e julgo que a grande vantagem desse local que encontraste é terem o 316.

Specs 316
http://asm.matweb.com/search/SpecificMaterial.asp?bassnum=mq316j

Specs 304
http://asm.matweb.com/search/SpecificMaterial.asp?bassnum=mq304a

A principal diferença que encontro é os 316 serem com uma dureza superior ( 80 vs 70 do 304 ) daí estes serem ainda uma melhor opção!

Os custos parecem-me em linha com o que tenho encontrado.


Para o corte, comprei uma rebarbadora marca branca do leroy por 20€ e um suporte para a mesma no lidl por 15/16 dado que tambem estava nos meus planos cortar uns 2020 para a frame da heatbed.

Já agora, olha que com facilidade esgotas os 4 metros da barra... principalmente numa core xy.
Como as minhas, para caberem no carro , têm de ser cortadas ao meio, coisa que me fazem a olho, com alicate de corte ( dos gigantes ) , faz com que ainda perca algum tamanho de varao com esta situacao.

Na hephestos tenho o kit de rods da BQ, mas nunca encontrei as specs dos mesmos. Nao sei qual o material

A melhor opcao é mesmo o cromo vanadio ( qt do anjo) se achares que precisas de algo ainda mais duro.
 
@yougurt , peço desculpa! É a Ferrus, na zona da Sobreda, perto do restaurante "O Texugo". Penso que este será mais do que suficiente. Melhor do que isto, e sendo bruto, tenho de procurar titânio! Lol!!!
 
Ah, fui informado que eles não cortam, mas têm uma bancada e uma tomada elétrica para efectuarmos o corte que pretendemos. Como tu bem tens, uma rebarbadora elétrica serve bem!
 
Nota de interesse acerca dos varões. Esta história toda obrigou-me a procurar de fia a pavio, os malditos varões... E o que achei poderá ser de grande interesse para todos. Descobri, aqui perto da minha residência, uma empresa, pela qual até passo quase todos os dias, mas nunca lá fui. Segue abaixo descrito:
Varão Inox Redondo Calibrado(!!!) 304
10mm : 9.08€ mais IVA
12mm : 12.34€ mais IVA

Varão Inox Redondo Calibrado(!!!) 316
10mm : 12.78€ mais IVA
12mm : 18.39€ mais IVA

São vara de 4 metros, mais do que suficientes para 2 ou 3 comprarem em conjunto. Ainda não consegui ir lá assegurar da qualidade do mesmo, mas o senhor que me atendeu corrigiu-me e disse-me que era tudo calibrado.

O que acham?
Mas o preço é por metro ou a barra?
 
@jbaiao Eu se não estou em erro não paguei mais de 20€ pelas 2 Varas Redondas E Calibradas de 8mm e 10mm acho que era o 304...Vou procurar a factura.

EDIT: Sim, o Iman não pega...(É o teste do "Algodão") :berlusca:
 
Não tenho dado muitas noticias, pouco tempo...

Mas esta semana tenho estado por casa, e fica um mini video da impressão do costume...Retraction Torture



Vulcanus Max 30
Velocidade: 50mm/s




Cumprimentos,

Fiwi
 
Não tenho dado muitas noticias, pouco tempo...

Mas esta semana tenho estado por casa, e fica um mini video da impressão do costume...Retraction Torture



Vulcanus Max 30
Velocidade: 50mm/s




Cumprimentos,

Fiwi
Olá, sou novo neste fórum, estou montando uma vulcanus v1 e estou em dúvida em questão aos parafusos, poderiam me informar uma lista correta de que tipo de parafuso e quantidade preciso comprar?
Obrigado!!
 
Boas tardes. Peço desculpa pela demora, mas só há pouco tempo comprei os varões e lhes dei uso.
Conforme tinha dito, seguem os valores e o tipo de material que adquiri.

Varões Inox calibrado 316 de 10mm e 12mm, cada um com 4 metros de comprimento, ficou um total de 38,34€! Os rolamentos que possuo, foram comprados na RepRap.pt, e deslizam bastante bem naquilo. A minha única questão é a limpeza (e o polimento se necessário).

Tenho cerca de 20 a 30 cm de varão de 10mm, um pouco torto, mas como só preciso de menos de 2 metros, ainda tenho varão para dar e vender.

Ah, fiz o teste do "algodão", e ele nem sequer hesita! lol
Este material foi comprado na Ferrus, na Sobreda.

Muito obrigado ao @jbaiao e ao @yougurt.
 
@R Paulo, os meus limpei com wd-40. Quanto ao polimento.... tenho para aqui um pouco de material de polir e dei umas esfregadelas à mão, mas para ser franco, acho que nao fiz grande coisa...

Como uso igus em quase todos os eixos ( exepto no Z , tem piada... ) uso spray de ptfe para lubrificar.
O meu problema com o rolamentos metalicos chineses é esse aspecto do deslizar bem.... muitas vezes bem demais, o que esta relacionado com folgas entre o rolamento ( chinesoide, mas os originais sao caros demais ) e o varao, o que se traduz principalmente numa chinfrineira de ruidos parasitas durante as impressoes. Os igus chineses, de 8mm ou 10mm resolvem bem este problema. Têm é de ter um stl bem desenhado para os mesmos, porque precisam de ser " apertados" para tocarem no varao por igual em toda a circinferencia do varao.

Nos rolamentos metalicos, para lubrificacao, tenho usado massa de lubrificacao, que aplico da seguinte forma: um dedo a tapar um dos lados do rolamento. Encher por dentro até ao topo e tentar pressionar a massa no interior com o outro dedo, de forma a que entre nos orificios das esferas internas. É preciso fazer alguma pressão. Tirar o excedente do interior com o proprio varao.


Abc
 
Back
Topo