Impressora e scanner 3D!

Não sei se é repost, mas já tinha visto uma impressora do genero no programa do orange county choppers (aqueles das motos) ehe :) parece porreira. Mas será que aquilo faz peças resistentes? ou as peças servirão apenas como molde para outras?
 
Já trabalhei com uma dessas "impressoras 3D". Fazia modelos bastante interessantes, embora tivesse algumas limitações nos que podia fazer.

É realmente brutal ver uma coisa dessas a "cuspir" no fim maquetes :D
 
Eu por caso já tinha visto isso no programa de tv(discovery channel) sobre novas tecnologias.Espero que qualquer dia possamos ter uma coisinha dessas em casa!:D
 
Não sei se é repost, mas já tinha visto uma impressora do genero no programa do orange county choppers (aqueles das motos) ehe :) parece porreira. Mas será que aquilo faz peças resistentes? ou as peças servirão apenas como molde para outras?

Não tenho 100% certesa mas os moldes que saiem da impressora são apenas para "mostrar". Aquele não vai ser o produto final para venda ao publico. Penso eu.

Mas também queria um para ter os meus modelos ao vivo! haha!

o scanner também é giro mas não faz o meu estilo.:-D
 
Sei que compraram uma impressora dessas aqui para o instituto politécnico da guarda. Aquilo parece que mete medo, tanto em tamanho como em preço :D
 
Não tenho 100% certesa mas os moldes que saiem da impressora são apenas para "mostrar". Aquele não vai ser o produto final para venda ao publico. Penso eu.

Mas também queria um para ter os meus modelos ao vivo! haha!

o scanner também é giro mas não faz o meu estilo.:-D

Os modelos são finais. É so cromar ou dar o acabamento que eles querem e por na moto.
Um jacto de agua muito forte e fino fura o metal e dá a forma que eles querem. O principio é o mesmo no fabrico de jantes personalizadas por exemplo.
 
boas a todos.

meu 1 post aqui no forum, por isso, viva a mim! :)

antes demais, quero dizer q o video do scanner nao me parece credivel...
trabalho diariamente com este tipo de scanners 3d, quer a projecção de luz branca quer a laser, e parece-me bastante irreal o tempo de processamento dos dados.

acredito q o scanner funcione, mas no video os modelos que mostram no ecran ja foram feitos assim como aplicado o render.

mas é por aqui o caminho do 3d... :)
 
Posso dar o exemplo, que até é a área a q estou mais ligado, no desenvolvimento de 1 automovel novo.
Sketch...Modelo Clay 1/8...Scan 3D...Maquinação modelo 1/1...Scan 3D...

Quanto ao material das maquinas de prototipagem, existem varios...
Desde polimeros, ligas de aluminio... Mas os mais comuns sao pós ou resinas.
 
Última edição:
Na minha escola há uma "impressora" e um scanner 3D (não sei se iguais ao video porque não o vi) mas aquilo pega em um modelo 3d por exemplo e faz um modelo real em resina.
O scanner se lá metermos por exemplo uma chávena aquilo faz o modelo virtual num programa de modelação e depois se quisermos podemos "imprimir" uma chávena igual à outra..

Até aqui nada de novo, pelo menos para mim.

EDIT: Ok a da minha escola é diferente, mas o conceito não é novo para mim de qualquer forma.
EDIT 2: Tirando a nivel de rendering (por causa da SLR) o Mephisto não e lá muito eficaz...
 
Última edição:
Posso dar o exemplo, que até é a área a q estou mais ligado, no desenvolvimento de 1 automovel novo.
Sketch...Modelo Clay 1/8...Scan 3D...Maquinação modelo 1/1...Scan 3D...

Sim, eu sei, também não estou propriamente a cuspir para o ar. Nem todos os projectos passam por esse processo. Depende do tipo de projecto. Como disse, um braço do rio, não o rio todo.
O scan 3D é bastante usado e já a algum tempo. Tem optimas vantagens. E era bem vindo na minha area de trabalho também(tar a modela mobiliario classico não tá com nada), mas também preciso da liberdade que o mundo real não me permite ter.

Se canalizar-mos todo o 3D para clay e scann, baseamo-nos apenas no que o clay nos oferece. Nalguns projectos o clay chega noutros acho que não.

Mas isto é só opinião minha, tendo em conta a pouca experiencia que tenho no ramo a 3 dimenensões.



EDIT:- o que quero dizer é que o 3D não sei baseia em copy real / paste digital. Mas se continuar a evoluir, acredito que o scan será cada vez mais usado, isso sim.
 
Última edição:
Back
Topo