Impressora fotográfica (actualização)

mirai

Power Member
Boas tardes a todos...
Apesar de ser um visitante assíduo deste fórum só hoje tomei a iniciativa para fazer parte desta enorme comunidade.
Mas o que leva a criação deste post é o tema das impressoras fotográficas de pequeno/médio formato.
Consultei um tópico que estava no arquivo em que se tocou neste assunto(embora desactualizado), vi intervenções muito interessante mesmo...

Qual será a melhor opção para imprimir fotografias? por sublimação ou a jacto de tinta? que modelo?
A qualidade e durabilidade da impressão é de real importância, uma vez que será material que poderá ter de ser comercializado. não esquecendo claro o preço da impressão, se bem que neste caso a qualidade é primordial.

Neste momento estou inclinado para as impressoras a jacto de tinta, uma vez que também me permitem uma maior versatilidade em relação à gramagem e tipo de papel a utilizar.

ps: sou designer de profissão :bigrinbo:
 
Da pouca experiência que tenho as impressoras por sublimação parece-me que produzem impressões melhores, quando a durabilidade só posso referir que em teoria as de sublimação serão mais duradouras, apesar de já existirem impressoras a jacto de tinta que garantem 50/100 anos com a combinação certa de papel/tinta.

Em relação a questão económica as de sublimação são mais caras por impressão, e nunca irás fazer mais barato do que mandar fazer numa loja (quer seja sublimação ou jacto de tinta).

Como nota, se a tua ideia será vender as as fotos, além de serem mais caras para o cliente, em geral para obteres melhores resultados terás de usar o papel da marca que geralmente é feito com um formato de postal (com as linhas e o sitio para o selo) o que não cai muito bem se não é essa a intenção do cliente.

ps. sou engenheiro de profissão :)
 
Última edição:
médio formato de sublimação não conheço... só pequeno formato...

quanto à tecnologia o ideal seria jacto de tinta com tintas pigmentadas. qual o teu budget?

se tiveres dinheiro para investir pensa na HP Photosmart Pro B9180. tens suporte para medias complexos, como tela, e é muito económica na tinta. vê o melhor preço em http://itcomponents.net/.

se não quiseres investir tanto, a b8850 está quase aí a rebentar, e é uma versão junior da de cima!

se pesquisares por reviews vais ver que a B9180 é bastante boa. as reviews sao bastante criticas porque é um equipamento semi profissional, daí ser normal apontarem bastantes defeitos, tal como apontam as melhores no mercado, mas as conclusões e o resultado final é o que interessa :)
 
"se a tua ideia será vender as as fotos, além de serem mais caras para o cliente, em geral para obteres melhores resultados terás de usar o papel da marca que geralmente é feito com um formato de postal (com as linhas e o sitio para o selo) o que não cai muito bem se não é essa a intenção do cliente"
tens razão, é exactamente essa sensibilidade que procuro. a questão é que mandar imprimir fora limita o tipo de papel... e numa fase inicial não será grandes séries, se por ventura justificar tenho noção que terei de mandar fazer fora. Mas ter a opção de fazer em casa dá outra segurança na hora do desenrasque.

Continuo atento às opiniões e desde já obrigado pelo vosso tempo...
 
Da pouca experiência que tenho as impressoras por sublimação parece-me que produzem impressões melhores, quando a durabilidade só posso referir que em teoria as de sublimação serão mais duradouras, apesar de já existirem impressoras a jacto de tinta que garantem 50/100 anos com a combinação certa de papel/tinta.
a b9180 que citei, bem como a sua congénere, estão testadas em laboratório com permanência de 200 anos :)


em relação ao papel postal não percebi... nunca vi tal coisa a não ser como opção, e por piada! só se for hábito nas impressoras de sublimação, dado que não conheço tão bem o mercado...

de resto, claro que tens melhores resultados com o papel da marca, pois foi testado com a tinta, ou com o método de impressão... no caso da B9180 tens todos os suportes até A3+, seja tela, canvas, papel foto, cartão, etc... caso queiras usar papel de outras marcas podes sempre recorrer a perfis disponíveis na net, ou desenvolver os teus.

muitos fotógrafos usam a b9180 para vender as fotos, acho que é prova mais que suficiente.
 
Última edição:
Eu tenho ali uma Canon Selphy ES2 para ir testar depois logo conto o que raios faz ela em termos de qualidade a desvantagem talvez é só imprimir até 10x15
 
então mas não querias médio formato? uma impressora que só faz 10x15 não ajuda muito... o que entendes por médio formato? se calhar é melhor perguntar assim...
 
Epah, eu comprei uma PIXMA iP4500 e fiquei parvo com a qualidade de imagem. As tintas chromalife e o papel mate high resolution são uma excelente combinação. :)

Cada 100 folhas 10x15 da Canon custam 5,90€, o que dá 6 cêntimos por folha, e de acordo com o site da Canon, os tinteiros dão para muitas fotos (Cyan: 459 photos, Magenta: 300 photos, Yellow: 334 photos).
Não fiz as contas à tinta mas, no pior dos casos, deve dar 15 cêntimos por folha, mais 6 do papel, dá 21 cêntimos, o que já é mais barato que muitas lojas de fotografia.

Penso que indo para uma gama profissional de médio formato, as impressoras devam ser muito boas mesmo. Se fores ao site da Canon e fizeres upload de uma foto tua, eles enviam-te uma amostra impressa na impressora que escolheres.

Quanto às de sublimação térmica, já trabalhei com uma Canon de formato A4, e a qualidade de imagem era boa. O maior problema era o preço por foto e o tempo que demorava a imprimir cada foto. Isto hoje pode já ser diferente, mas acho que continuo a preferir jacto de tinta de uma boa impressora.

Aliás, trabalhando tu com gráficos, o ideal não seria mesmo uma plotter?
 
Última edição:
a b9180 mete as pixmas a4 a um canto... tb é uma liga diferente... desafio-vos a ler umas reviews sobre este modelo. ias gostar de imprimir lá umas fotos Rui Marto :p
hp_photosmart_pro_b9180_01_thumb.jpg
hp_photosmart_pro_b9180_02_thumb.jpg



até traz um plug in para o photoshop :D
 
Nem eu estava à espera que uma impressora de 100€ fosse bater uma impressora que custa 5 vezes mais. São ligas totalmente diferentes e a Canon pode ser boa em fotografia (no geral) mas nem 8 nem 80.
No entanto tenho duas impressoras HP, uma delas custou o dobro desta Canon, e coitadinha dela ao lado desta (e não é só pelas fotografias).
Isto leva-me a suspeitar que as impressoras de médio formato da Canon, também sejam muito boas, e competitivas.

Quanto ao plug-in para o photoshop também a minha tem. :D
PS: E também tenho os dois tinteiros de preto. ;)
 
Última edição:
então mas não querias médio formato? uma impressora que só faz 10x15 não ajuda muito... o que entendes por médio formato? se calhar é melhor perguntar assim...


O formato 10x15 serve, falei em médio formato para ponderar os custos de impressão. se compensar o trabalho de corte... entendes?
 
PS: E também tenho os dois tinteiros de preto. ;)
mas não tem o cinzento para evitar o metamerismo (pigmentações magentas e verdes) quando se imprime a B&W :D

O formato 10x15 serve, falei em médio formato para ponderar os custos de impressão. se compensar o trabalho de corte... entendes?
bom... as impressoras 10x15 são para brincar apenas... fora as de sublimação,que no meu entender têm custos de manutenção caros para o que queres, ficas muito melhor servido no mercado a4/a3+.

existem algumas 10x15, que fazem 13x18, que é melhor para os formatos digitais, caso da hp a626. depois no a4, tens muitas ofertas, mas se queres mesmo investir, aconselhava-te a esperar pelo modelo júnior desta b9180, que já referi em cima.

se chegar a um preço agradável ficas com uma bomba.
 
existem algumas 10x15, que fazem 13x18, que é melhor para os formatos digitais, caso da hp a626. depois no a4, tens muitas ofertas, mas se queres mesmo investir, aconselhava-te a esperar pelo modelo júnior desta b9180, que já referi em cima.

se chegar a um preço agradável ficas com uma bomba.

sim, eu quero mesmo investir. achas que esse modelo "júnior" pelo que percebi esse modelo sairá em abril...

Antes da pesquisa iria sem dúvida para a canon, tenho um IP3000 e é excelente. Mas o facto de ser para uma finalidade diferente e ter de ser uma análise actualizada está-me a fazer mudar de ideias...
 
Última edição:
cuidado com a epson... os resultados são soberbos, mas o custo de impressão costuma ser o pior de todas as marcas!

relativamente ao modelo que te falei, tendo em conta o anúncio (mais info aqui) que foi feito deve ser lá para março/abril o lançamento...

quanto à economia, sai sempre mais barato estas A3 semi-profissionais, e cortar as fotos. sem sombra de dúvida. mas convém sempre definires o budget...

este segmento da epson r1800, canon 9000 e esta futura hp é o segmento dos 500 eur!
 
As Epson têm fama de gastar muita tinta não só quando estão a imprimir, mas também durante a manutenção, especialmente a limpar cabeças.

Quanto aos resultados, de acordo com o luminous landscape, as impressoras da Canon e da HP já apanharam as Epson, e estes últimos modelos da Epson não têm sido nada de especial. Penso que isto está escrito na review da B9180.

mas não tem o cinzento para evitar o metamerismo (pigmentações magentas e verdes) quando se imprime a B&W :D

Infelizmente não tem, mas também já era um pouco overkill para uma impressora desta gama. :) Por acaso isso aconteceu-me recentemente com um P&B impresso em minilab (por quimicos/loja), que saiu todo esverdiado, e foi mesmo esta impressora que foi usada para imprimir correctamente. :)

Já agora, tu disseste "pigmentações". Isso só acontece com tinta de pigmento?
 
Última edição:
As Epson têm fama de gastar muita tinta não só quando estão a imprimir, mas também durante a manutenção, especialmente a limpar cabeças.

Quanto aos resultados, de acordo com o luminous landscape, as impressoras da Canon e da HP já apanharam as Epson, e estes últimos modelos da Epson não têm sido nada de especial. Penso que isto está escrito na review da B9180.

Eu tenho uma Epson Stylus Photo R800 e de facto a única coisa que lhe tenho a apontar é o gasto em consumíveis.. os tinteiros são um bocado caros (ainda por cima são logo 8..) e realmente gasta um bocado na limpeza das cabeças, mas não é nada de extraordinário.. De resto, em termos de qualidade de impressão é espectacular, uma nitidez deveras impressionante..

cumps
 
Eu tenho uma Epson Stylus Photo R800 e de facto a única coisa que lhe tenho a apontar é o gasto em consumíveis.. os tinteiros são um bocado caros (ainda por cima são logo 8..) e realmente gasta um bocado na limpeza das cabeças, mas não é nada de extraordinário.. De resto, em termos de qualidade de impressão é espectacular, uma nitidez deveras impressionante..

cumps

Bom, eu tenho um Epson Stylus R265 e acho a impressora mesmo espectacular. Custou 100€ e pelo preço não poderia exigir mais qualidade. As fotos quando impressas num papel fotográfico de qualidade têm uma nitidez e cores impressionantes.

Quanto aos consumíveis gasta um bocado mas também não seria de esperar outra coisa atendendo o preço.

Cumps
 
Back
Topo