Impressora fotográfica (actualização)

mirai

Power Member
Boas tardes a todos...
Apesar de ser um visitante assíduo deste fórum só hoje tomei a iniciativa para fazer parte desta enorme comunidade.
Mas o que leva a criação deste post é o tema das impressoras fotográficas de pequeno/médio formato.
Consultei um tópico que estava no arquivo em que se tocou neste assunto(embora desactualizado), vi intervenções muito interessante mesmo...

Qual será a melhor opção para imprimir fotografias? por sublimação ou a jacto de tinta? que modelo?
A qualidade e durabilidade da impressão é de real importância, uma vez que será material que poderá ter de ser comercializado. não esquecendo claro o preço da impressão, se bem que neste caso a qualidade é primordial.

Neste momento estou inclinado para as impressoras a jacto de tinta, uma vez que também me permitem uma maior versatilidade em relação à gramagem e tipo de papel a utilizar.

ps: sou designer de profissão :bigrinbo:
 
Da pouca experiência que tenho as impressoras por sublimação parece-me que produzem impressões melhores, quando a durabilidade só posso referir que em teoria as de sublimação serão mais duradouras, apesar de já existirem impressoras a jacto de tinta que garantem 50/100 anos com a combinação certa de papel/tinta.

Em relação a questão económica as de sublimação são mais caras por impressão, e nunca irás fazer mais barato do que mandar fazer numa loja (quer seja sublimação ou jacto de tinta).

Como nota, se a tua ideia será vender as as fotos, além de serem mais caras para o cliente, em geral para obteres melhores resultados terás de usar o papel da marca que geralmente é feito com um formato de postal (com as linhas e o sitio para o selo) o que não cai muito bem se não é essa a intenção do cliente.

ps. sou engenheiro de profissão :)
 
Última edição:
médio formato de sublimação não conheço... só pequeno formato...

quanto à tecnologia o ideal seria jacto de tinta com tintas pigmentadas. qual o teu budget?