1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Impressora para 2 redes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por bensousa, 27 de Maio de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 839)

1. Bom dia.

Na minha escola temos 2 redes de Internet ( uma do Ministério para as salas TIC e uma outra ADSL que serve a Sala do Professores, Serviços Administrativos, Conselho Executivo e Biblioteca)
    Temos na Regrografia uma Impressora que recebe esta segunda rede (toda a gente tem um código para imprimir).

A pergunta é:
    - Será que nesta Impressora também posso imprimir documentos da primeira rede? ( ou seja 1 impressora .... 2 redes distintas)
    - Que devo fazer?
    Obrigado

2. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

O que vocês têm são dois acessos ADSL. O que falta saber é se as redes locais estão interligadas.

3. E podem estar as redes interligadas? Como fazer issso?
    Temos 4 pavilhões na escola ( 1 bastidor em cada pavilhão) que estão interligados entre si por fibra optica.

4. Neptune

Antes de perguntares como fazer tens de saber se já estão ou não estão. A rede das salas e a rede da secretaria, sala de profs, etc... estão interligadas ou são independentes?

5. sdvferreira

sdvferreira Power Member

tenta saber como está tudo ligado.. coloca aqui os ip's das redes e verifica se elas estão ligadas por vland...

6. OK. Amanhã mesmo vou tratar disso

vland!!! O que é isso? (desculpa se for uma enormidade)

7. sdvferreira

sdvferreira Power Member

sorry enganei-me a escrever.... Vlan

virtua lan - é uma rede local virtual...

8. Olá. Cá estou eu de novo.

O que verifiquei foi o seguinte.
    A rede do Ministério não tem IP's .... trabalha com DNS. Recebe via modem e deste vai para o Servidor regressando ao "router-switch" que distribui pelos PC's das salas TIC

A rede ADSL vem do Modem e é distribuida pelos pavilhoes via Bastidores e fibra óptica. Os Ip's são os vulgares 192.168.1.....

As duas redes Ainda não se interligaram (mas posso fazer isso ... já que da rede do ministéria tenho possibilidades de ligar através de cabo a um dos bastidores numa das portas do switch que tenho em cada bastidor)

Será preciso mais alguma verificação?. O que fazer agora? Sempre será possível ligar a dita cuja Impressora?

Obrigado

9. Neptune

A rede do ministério de que estás a falar não será porventura o acesso ADSL fornecido pela FCCN às escolas? E algo está mal nessa descrição, porque sem IP's não te adianta de nada ter DNS.

10. É essa mesmo. E não preciso colocar Ip's nos PC's da sala. Basta-me colocar os DNS que eles têm logo Internet

11. Neptune

Isso é porque o router tem um servidor DHCP que atribui IP's automaticamente. Nem DNS deves ter que colocar, já que os routers costumam fazer DNS relay e atribuem logo pelo DHCP, fazendo com que quando tentas ligar à net dê automaticamente (em princípio).

12. Sendo assim (verifiquei que os IP's das 2 redes pelo facto de terem routers são 192.168.1.....- ambos) que devo fazer para poder ter a impressora a funcionar para essas duas redes?

Será que posso ligar as duas redes no mesmo switch? Isto não vai dar confusão para a impressora?

Obrigado

13. Neptune

Antes de mais, se vais unir as redes, convém teres somente um servidor DHCP para evitar conflitos. Mas isso iria fazer com que perdesses a independência de cada uma das redes. A solução pode passar por partilhares a impressora através do Windows Server (uma placa de rede para uma rede, outra para outra) e manteres a separação das redes.

Partilhar esta Página